Autor Tópico: Fotografar em menos megapixels  (Lida 4063 vezes)

fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2018, 10:50:40
Geralmente, cenas com mais cores os arquivos ficam maiores. Além disso, o ISO tem muito impacto no tamanho do arquivo, quanto maior o ISO, maior o tamanho do arquivo.

não exatamente por causa do ISO mas por causa do ruído que ele gera.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2018, 10:53:02
não exatamente por causa do ISO mas por causa do ruído que ele gera.

Sim, é uma correlação direta.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2018, 11:24:48
Usando mRAW ou sRAW (RAW reduzido), a qualidade da foto é inferior, por isso nunca uso os reduzidos. Não sei se isso já mudou nas câmeras mais modernas, os últimos lançamentos, a minha já tem 4 anos de idade.

Quanto ao problema de armazenamento do colega, se vc comprime um arquivo, se ele não jogar algumas coisas fora, no mínimo o seu processador vai perder mais tempo e processamento para descomprimir o arquivo, nunca ouvi falar que o LR trabalha com arquivos comprimidos, pelo que sei, ele somente comprime para backup.

Quanto ao espaço de armazenamento, ja pensou em usar um HD externo??? É um bom investimento, mas vc vai ter que ficar controlando aquilo que deve permanecer no SSD do seu computador.

Quanto a velocidade na edição, não acredito que vai ter muito jeito, porque é uma questão de processador. Os colegas ai já deram a dica do smart preview, que ajuda na visualização da foto durante a edição.

O LR lê o arquivo RAW mas não modifica ele. O LR trabalha em uma camada superior ao arquivo se dados RAW, ele usa um algoritmo que faz um preview e aplica na tela do computador enquanto vc edita. Depois que vc exporta ele cria um novo arquivo que contem as alterações, se for um JPG (ou TIFF ou outro) será um arquivo contemplando as alterações. Se for um DNG será uma relação entre o RAW e as alterações.
« Última modificação: 16 de Julho de 2018, 11:26:58 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 17 de Julho de 2018, 10:00:42
vou acompanhar, pois o assunto é interessante.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #19 Online: 17 de Julho de 2018, 10:16:18
No caso do autor do tópico, pelo que eu me lembre, não há opção de mRAW nas T3i. Só RAW e os JPG.
Então investir em processamento, memória e armazenamento é fundamental.
Eu acho que esse investimento é realmente FUNDAMENTAL pra qualquer pessoa que queira trabalhas com fotos.
Se for por hobby, até dá pra tentar qualquer subterfúgio de redução em DNG - creio que tenha como fazer isso já na importação do LR, como uma predefinição de importação. Assim poderia importar arquivos reduzidos e só usar os arquivos grandes em algumas imagens específicas (importando normal).
« Última modificação: 17 de Julho de 2018, 10:19:11 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 17 de Julho de 2018, 10:18:40
No caso do autor do tópico, pelo que eu me lembre, não há opção de mRAW nas T3i. Só RAW e os JPG.
Então investir em processamento, memória e armazenamento é fundamental.

Ou trocar de câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2018, 11:01:56

Não tem outra opção para RAW na T3i. Da página da Canon:

Formato de gravação

Tamanho do arquivo
(1)    Grande: Aprox. 17.90 Megapixels (5,184 x 3,456);
(2)    Médio: Aprox. 8.00 Megapixels (3,456 x 2,304);
(3)    Pequeno: Aprox. 4.50 Megapixels (2,592 x 1,728);
(4)    Pequeno 2: Aprox. 2.50 Megapixels (1,920 x 1,280);
(5)    Pequeno 3: Aprox. 0.35 Megapixels (720 x 480);
(6)    RAW: Aprox. 17.90 Megapixels (5,184 x 3,456)
http://www.canon.com.br/produtos/produtos-para-voce/cameras/linha-eos/rebel-t3i#
Canon 5D MK III - Sony A7III


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2018, 11:28:02
No caso do autor do tópico, pelo que eu me lembre, não há opção de mRAW nas T3i. Só RAW e os JPG.
Então investir em processamento, memória e armazenamento é fundamental.
Eu acho que esse investimento é realmente FUNDAMENTAL pra qualquer pessoa que queira trabalhas com fotos.
Se for por hobby, até dá pra tentar qualquer subterfúgio de redução em DNG - creio que tenha como fazer isso já na importação do LR, como uma predefinição de importação. Assim poderia importar arquivos reduzidos e só usar os arquivos grandes em algumas imagens específicas (importando normal).

x2...
penso exatamente igual.
é a evolução natural... quer melhor qualidade tem que investir em processamento...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2018, 19:51:03
Vou pegar um PC de mesa

Pegar um i5 com benchmark de uns 6 a 8 mil que estarei bem servido.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2018, 21:57:42
Até a 5DMK3 nunca tinha usado isso. Mas agora com a SR tem que usar senão explode tudo.

Não sei se tem como gravar o RAW e o sRAW juntos pra guardar o grande caso seja necessário.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 18 de Julho de 2018, 08:10:25
Até a 5DMK3 nunca tinha usado isso. Mas agora com a SR tem que usar senão explode tudo.

Não sei se tem como gravar o RAW e o sRAW juntos pra guardar o grande caso seja necessário.
Pois é... Eu não vejo função no mRAW.
Investir em cartão de memória, e no computador é fundamental mesmo.

Lidoerle.. não sei se precisa tudo isso. Eu montei um bom note com upgrades com 4500. Tô bem feliz. Trabalho com LR + PS abertos ao mesmo tempo e ainda deixo o Chrome ligado tocando uma musiquinha no Deezer.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
« Última modificação: 18 de Julho de 2018, 08:11:33 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 18 de Julho de 2018, 08:30:50
Fico pensando se um profissional, que sempre usa sRaw ou mRaw, não comprou a ferramenta errada para o trabalho....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Julho de 2018, 08:49:26
Fico pensando se um profissional, que sempre usa sRaw ou mRaw, não comprou a ferramenta errada para o trabalho....
sim. Se sempre usa comprou errado.

Quem faz todos os dias o mesmo tipo de trabalho, para a mesma finalidade, pode escolher uma camera ideal é usar sempre Full.

Mas quem tem diversos tipos de uso e uma camera de 50 a 200MP, deve adequar o tamanho do arquivo conforme o projeto.

Por exemplo, eu tenho um cliente onde os produtos são impressos em áreas pequenas, mas o arquivo sofre muita  manipulação com dezenas de camadas. Com 50mp, o PSD final ultrapassa 2GB, limite do Photoshop para incorporação. Neste caso uso mraw, ou reduzo o primeiro smart object e manipulo o nível superior com a metade do tamanho.

Quando não tenho certeza, uso Full.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 18 de Julho de 2018, 08:53:34 por Claudio Rombauer »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Julho de 2018, 11:24:36
sim. Se sempre usa comprou errado.

Quem faz todos os dias o mesmo tipo de trabalho, para a mesma finalidade, pode escolher uma camera ideal é usar sempre Full.

Mas quem tem diversos tipos de uso e uma camera de 50 a 200MP, deve adequar o tamanho do arquivo conforme o projeto.

Por exemplo, eu tenho um cliente onde os produtos são impressos em áreas pequenas, mas o arquivo sofre muita  manipulação com dezenas de camadas. Com 50mp, o PSD final ultrapassa 2GB, limite do Photoshop para incorporação. Neste caso uso mraw, ou reduzo o primeiro smart object e manipulo o nível superior com a metade do tamanho.

Quando não tenho certeza, uso Full.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
O mRAW perde muita qualidade??? O que é que ele perde, só resolução ou outras coisas tbm??? Seria assim como fotografar com uma câmera de menos megapixels???
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 18 de Julho de 2018, 11:27:56
O mRAW perde muita qualidade??? O que é que ele perde, só resolução ou outras coisas tbm??? Seria assim como fotografar com uma câmera de menos megapixels???

acho que a lógica é essa, mas como o processador faz isso fiquei curioso agora...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.