Autor Tópico: Acham que as imagens do site de alimentos estão boas?  (Lida 6769 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Julho de 2018, 17:47:32
Bah eu prometi pra mim mesmo que não voltaria nesse tópico... Mas cá estou.
Sabe o que vocês estão fazendo?
Vocês não estão trazendo uma informação melhor sobre fotografia de alimentos. Isso não está sendo debatido.
Vocês não estão ajudando o colega a crescer e melhorar os seus trabalhos.
Vocês só estão dando munição e informações pro cliente pechinchar na próxima contratação. Ou, pelo menos, pra ele encher de exigências o coitado que for fazer o próximo trabalho deles.
O cara entrou aqui e disse: contratei, recebi e aprovei. Tá bom?
A única resposta possível da nossa parte é: TÁ ÓTIMO!
Se ele fosse o fotógrafo até podíamos trazer essa discussão toda que pintou aí. Mas não é!
Sabe-se lá o que o cara pediu. Sabe-se lá se o fotógrafo teve que se virar num canto qualquer pra fazer seu trabalho, tomando esbarrão de garçom, p ex.
Tampouco sabe-se o orçamento e tempo destinado pro cara trabalhar e entregar as fotos...
Se vocês não cobram o tempo de vocês, estão errados!!! E mais tempo = melhor resultado.
Enfim... Não sei por que voltei, se disse que não faria.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Num sei não Nando, o cara pediu minha opinião sobre as fotos e la no comecinho eu dei minha opinião... depois o assunto foi rolando e a coisa vai aumentando como tudo aqui, vc sabe.
Acho que vc colocou pontos interessantes sobre um monte de coisas e tal, mas se ele queria "fotos profissionais", e se ele contratou um profissional da área, seja lá o quanto foi que ele pagou, ou que condições ele entregou. Não sei se ele quer somente um afago, para poder justificar, que o serviço foi bem feito, pra ele mesmo ou para alguém. Mas e se ele for um cliente e estiver se sentindo enganado???

O importante é que aqui, neste fórum, tem pluralidade, e agora ele já tem um monte de informações, de vertente diferentes. Então ele que filtre aquilo que achar interessante para formular a resposta que pediu.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 23 de Julho de 2018, 17:58:22
Depende do lugar. Se eu fotógrafo pra uma casa noturna, posso iluminar com luzes coloridas, por exemplo. Se é um restaurante mediterrâneo de comida leve posso trazer mais luz. A luz deve ser contextual.

Eu prefiro luz lateral, em geral.

Outras pessoas pensam diferente.
Em tempo, esse tipo de fotografia não é obrigatório fundo claro e contra luz.

Estava caçando esse video aqui nos favoritos: fundo escuro e iluminação lateral.


Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 23 de Julho de 2018, 17:59:45 por Claudio Rombauer »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #32 Online: 23 de Julho de 2018, 21:24:52
o que vende mais?
Miojo vende mais, e nem por isso é qualidade.
Resumindo, fotos ilustrativas, estilo Mc Donalds são um engodo, usam truques como glicerina, papelão, queijo derretido com secador, entre outras coisas, acredito que estamos em uma fase de transição, onde tem muita gente que walk and shit para imagem (não se nutrem, apenas fazem a barriga parar de encher o saco).
Em contrapartida, temos pessoas que investem em alimentos de verdade e querem comprar produtos tal qual a foto, onde o gelo não é acrilico, o leite não é cola e sorvete não é massinha.

VAi de mercado, creio que foto de alimento muito perfeita (se é que são fotografias, podem ser 3D) não vende mais como antes, basta olhar as fotos de sorvete e chocolate...pura pós produção, a galera está acordando, e esse é o público que quero, os despertos, e não os que comem mentiras. :D
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #33 Online: 23 de Julho de 2018, 21:30:26

A proteína não inidentificável é culpa de quem nesse caso?
Normalmente de quem montou o prato (chef, cozinheiro), o que acontece é que a maioria dos restaurantes são empresas onde os donos não sabem fritar um ovo, contratam alguem que saiba o que faz, e pressionam os aprendize a absorverem tudo, quando isso ocorre, dispensam o profissional (por ser caro) e tudo fica na mão dos aprendizes 4 vezes mais baratos, o resultado é esse, proteinas não identificaveis, tratadas como lixo...
O desleixo e insatisfação normalmente aparecem no prato...
Já vi muita coisa por aí... tenho relatos novos para este assunto, rendem boas risadas e ojeriza.
« Última modificação: 23 de Julho de 2018, 21:32:16 por Macrolook »
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #34 Online: 23 de Julho de 2018, 21:38:42

Nunca havia feito fotos de comida, olhei uns vídeos no youtube pra pegar uns macetes e pra esse caso resolveu, claro que se eu for fazer um catálogo de um restaurante tenho muito caminho a estudar pela frente.

A questão dessa foto, eu usaria a luz no contra pra dar mais volume ao prato, é uma questão de aprimoramento e não equipamento ai. Eu gosto de comida com tons mais quentes, então esquentaria a luz na pós.

Fato, quando se tem UM elemento no prato onde a textura é única, realmente, fica mais fácil, o problema na fotografia de alimentos reside quando há vários fatores envolvidos, e aí, é que a complexidade aparece, são elementos orgânicos, translúcidos, com IOR (indice de refração) diferentes, e sem contar o fator temperatura, os alimentos estão sempre se deteriorando, desde a cozinha até o prato, e nem sempre é fácil harmonizar todos estes fatores.
Sem contar a louça, os acessórios, o background e o que quer destacar no prato, mas de nada isso importa, se no final, nãod er água na boca. :ok:
Comida é arte.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 24 de Julho de 2018, 08:17:56
se me permitem mudar um pouco o rumo do assunto, muito falamos de luz, agora fiquei curioso sobre a lente.
qual seria uma distância focal ideal pra fotos de alimentos? 24-70... 70-200?
e a abertura?
e o ISO?

qual seria uma configuração ideal?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 24 de Julho de 2018, 11:16:52
se me permitem mudar um pouco o rumo do assunto, muito falamos de luz, agora fiquei curioso sobre a lente.
qual seria uma distância focal ideal pra fotos de alimentos? 24-70... 70-200?
e a abertura?
e o ISO?

qual seria uma configuração ideal?

Não existe.

A DF é exatamente aquela correspondente à distância que você quer atribuir entre o observador e o objeto. Você coloca o prato, se posiciona em relação a ele e ali vai a câmera. Use a DF pra "cropar" o que não entra na cena. Em fotos de embalagem uso em geral 90mm, em pratos tenho usado muito 50mm. São abordagens bem distintas. Minha foodstyler também é fotógrafa e sempre chegamos a um senso comum antes de montar o produto.

Uma objetiva perfeita pra este tipo de foto seria uma hipotética 35-90mm 2.8.
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 11:18:03 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 24 de Julho de 2018, 12:16:28
Acho que está claro que temos 02 habilidades distintas que podem ou não serem feitas pela mesma pessoa.
Montar o prato e fotografar o prato.

A proteína não inidentificável é culpa de quem nesse caso?
A culpa de qualquer erro eh sempre de quen esta dirigindo a sessao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 24 de Julho de 2018, 12:23:15
Normalmente de quem montou o prato (chef, cozinheiro), o que acontece é que a maioria dos restaurantes são empresas onde os donos não sabem fritar um ovo, contratam alguem que saiba o que faz, e pressionam os aprendize a absorverem tudo, quando isso ocorre, dispensam o profissional (por ser caro) e tudo fica na mão dos aprendizes 4 vezes mais baratos, o resultado é esse, proteinas não identificaveis, tratadas como lixo...
O desleixo e insatisfação normalmente aparecem no prato...
Já vi muita coisa por aí... tenho relatos novos para este assunto, rendem boas risadas e ojeriza.

Eu trabalhei em uma reditribuidora que produzia catalogos volumosos o ano todo. E para isso, contrataram um fotografo para alguns dias, para ele comprar os equipamentos necessarios, montar o estudio e deixar camera e luzes configuradas. E depois disso dispensaram ele, ficando apartir de entao para qualquer um fotografar. Bastava ligar a camera, os flashes, colocar o produto na posicao e clicar. Uma amiga que trabalhava no estudio dizia que se alguem mudar qualquer configuracao sem querer, ninguem sabe o que fazer, entao chamam o fotografo, paga 1h de trabalho dele para ele "corrigir" a configuracao, e tchau.  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 24 de Julho de 2018, 12:27:11
Bah eu prometi pra mim mesmo que não voltaria nesse tópico... Mas cá estou.
Sabe o que vocês estão fazendo?
Vocês não estão trazendo uma informação melhor sobre fotografia de alimentos. Isso não está sendo debatido.
Vocês não estão ajudando o colega a crescer e melhorar os seus trabalhos.
Vocês só estão dando munição e informações pro cliente pechinchar na próxima contratação. Ou, pelo menos, pra ele encher de exigências o coitado que for fazer o próximo trabalho deles.
O cara entrou aqui e disse: contratei, recebi e aprovei. Tá bom?
A única resposta possível da nossa parte é: TÁ ÓTIMO!
Se ele fosse o fotógrafo até podíamos trazer essa discussão toda que pintou aí. Mas não é!
Sabe-se lá o que o cara pediu. Sabe-se lá se o fotógrafo teve que se virar num canto qualquer pra fazer seu trabalho, tomando esbarrão de garçom, p ex.
Tampouco sabe-se o orçamento e tempo destinado pro cara trabalhar e entregar as fotos...
Se vocês não cobram o tempo de vocês, estão errados!!! E mais tempo = melhor resultado.
Enfim... Não sei por que voltei, se disse que não faria.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Eu disse que pode estar bom ou ruim dependendo do contexto.  :assobi:

Toda opiniao precisa de contexto, se nao eh mero achismo. E por isso mesmo nao vale a pena ficar pedindo opiniao de forma aleatoria por ai pq as respostas serao aleatorias.

Eu ate ja fiz esse teste. Eu postei uma vez uma foto em uma comunidade sem contexto, perguntando somente o que acharam, e a resposta foi que a foto estava ruim, a pose estranha, artificial, sem naturalidade, o rosto na sombra estava errado, etc. Depois eu falei o contexto, contando que se tratava de fotos de danca, e as respostas foram o contrario, que a foto estava legal, dinamica, harmonioza, luz interessante, etc. A foto era essa:



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #40 Online: 24 de Julho de 2018, 13:00:51
Não li os comentários, mas sobre a pergunta do autor, pra mim a foto está boa. Se eu fosse um cliente do restaurante, não teria motivos pra reclamar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 24 de Julho de 2018, 13:18:25
Eu trabalhei em uma reditribuidora que produzia catalogos volumosos o ano todo. E para isso, contrataram um fotografo para alguns dias, para ele comprar os equipamentos necessarios, montar o estudio e deixar camera e luzes configuradas. E depois disso dispensaram ele, ficando apartir de entao para qualquer um fotografar. Bastava ligar a camera, os flashes, colocar o produto na posicao e clicar. Uma amiga que trabalhava no estudio dizia que se alguem mudar qualquer configuracao sem querer, ninguem sabe o que fazer, entao chamam o fotografo, paga 1h de trabalho dele para ele "corrigir" a configuracao, e tchau.  :D
kkkkkkkkkkk, mas isso já aconteceu tantas vezes comigo... desde empresa que fabrica bolo e doces até fabricantes de roupas moda. Até empresa que me chamava pra eventos, comprou uma câmera e colou um funcionário em mim por uns 2 anos, depois pararam de me contratar, só me chamam em situações criticas.

Infelizmente acontece muito, sempre assim...
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 24 de Julho de 2018, 14:43:28
Não existe.

A DF é exatamente aquela correspondente à distância que você quer atribuir entre o observador e o objeto. Você coloca o prato, se posiciona em relação a ele e ali vai a câmera. Use a DF pra "cropar" o que não entra na cena. Em fotos de embalagem uso em geral 90mm, em pratos tenho usado muito 50mm. São abordagens bem distintas. Minha foodstyler também é fotógrafa e sempre chegamos a um senso comum antes de montar o produto.

Uma objetiva perfeita pra este tipo de foto seria uma hipotética 35-90mm 2.8.

legal... valew...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #43 Online: 24 de Julho de 2018, 15:24:52
A culpa de qualquer erro eh sempre de quen esta dirigindo a sessao.
Há controvérsias dear Croix :D
Temos o foodstylist, mas, 99% das evzes não querem contratar esse profissional, o que eu acho ridículo, por que investem em toda uma estrutura para vender alimento, e na hora de seduzir os olhos, economizam, é o mesmo que vender um carro por catálogo, sem fotos, apenas descritivo, para mim um absurdo, afinal, comemos com os olhos.
Normalmente quando vou a uma sessão, deixo isso pra o cliente optar, tenho três planos, assim, ele escolhe o que lhe convém e boa.
Nisso, dá para perceber quem realmente ama o que faz e quem apenas quer apenas vender comida.
Cansei de dar dicas, ensinar a empratar, tudo isso me custou, e muito, assim que, cada um recebe pelo que paga, agora, a direção é do fotógrafo, a montagem do prato, dos profissionais da cozinha, se o empratamento está um lixo, a foto sairá um lixo, esse negócio de ser "legal" e ensinar o cliente depende muito do perfil deste, se estiver perdido, uma luz, mas não refazer todo empratamento do restaurante grátis para a foto sair bonita...
Por isso, mesmo sabendo empratar, cobro isso como um trabalho a parte, mesmo me doendo ver que tem como melhorar, se não contratam esse serviço, aguento, fotográfo e tchau.
Galera tá muito mal acostumada, tá certo que o tempos estão dificeis (quando estiveram bons?), maioria acha que fotografar é dom de apertar o botão, certa vez, um cozinheiro me disse que a máquina era boa, fiz as fotos, depois ele me chamou para almoçar, brinquei com ele e disse, nossa, sua panela faz milagres, qual a marca dela? Ele ficou achando isso estranho, e me disse, não é a panela, mas sim quem cozinha, disse a ele, o mesmo se aplica a fotografia, não é a máquina, mas quem "aperta o botão"... Ele se ligou e demos boas risadas.
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 15:30:31 por Macrolook »
Comida é arte.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #44 Online: 24 de Julho de 2018, 16:48:43
Bah eu prometi pra mim mesmo que não voltaria nesse tópico... Mas cá estou.
Sabe o que vocês estão fazendo?
Vocês não estão trazendo uma informação melhor sobre fotografia de alimentos. Isso não está sendo debatido.
Vocês não estão ajudando o colega a crescer e melhorar os seus trabalhos.
Vocês só estão dando munição e informações pro cliente pechinchar na próxima contratação. Ou, pelo menos, pra ele encher de exigências o coitado que for fazer o próximo trabalho deles.
O cara entrou aqui e disse: contratei, recebi e aprovei. Tá bom?
A única resposta possível da nossa parte é: TÁ ÓTIMO!
Se ele fosse o fotógrafo até podíamos trazer essa discussão toda que pintou aí. Mas não é!
Sabe-se lá o que o cara pediu. Sabe-se lá se o fotógrafo teve que se virar num canto qualquer pra fazer seu trabalho, tomando esbarrão de garçom, p ex.
Tampouco sabe-se o orçamento e tempo destinado pro cara trabalhar e entregar as fotos...
Se vocês não cobram o tempo de vocês, estão errados!!! E mais tempo = melhor resultado.
Enfim... Não sei por que voltei, se disse que não faria.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Você está certo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2018, 16:48:55 por lindoerle »