Autor Tópico: Acham que as imagens do site de alimentos estão boas?  (Lida 6798 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #45 Online: 25 de Julho de 2018, 12:32:22
Em tempo, esse tipo de fotografia não é obrigatório fundo claro e contra luz.

Estava caçando esse video aqui nos favoritos: fundo escuro e iluminação lateral.


Concordo, inclusive sigo alguns perfis no instagram que tem esse estilo mais "moody", que na minha opnião é bem mais interessante do que uma foto de mcdonald´s, por exemplo:
https://www.instagram.com/_foodstories_


Abraços!
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 25 de Julho de 2018, 13:17:23
Gostei muito desse vídeo...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 25 de Julho de 2018, 15:56:30
Há controvérsias dear Croix :D
Temos o foodstylist, mas, 99% das evzes não querem contratar esse profissional, o que eu acho ridículo, por que investem em toda uma estrutura para vender alimento, e na hora de seduzir os olhos, economizam, é o mesmo que vender um carro por catálogo, sem fotos, apenas descritivo, para mim um absurdo, afinal, comemos com os olhos.
Normalmente quando vou a uma sessão, deixo isso pra o cliente optar, tenho três planos, assim, ele escolhe o que lhe convém e boa.
Nisso, dá para perceber quem realmente ama o que faz e quem apenas quer apenas vender comida.
Cansei de dar dicas, ensinar a empratar, tudo isso me custou, e muito, assim que, cada um recebe pelo que paga, agora, a direção é do fotógrafo, a montagem do prato, dos profissionais da cozinha, se o empratamento está um lixo, a foto sairá um lixo, esse negócio de ser "legal" e ensinar o cliente depende muito do perfil deste, se estiver perdido, uma luz, mas não refazer todo empratamento do restaurante grátis para a foto sair bonita...
Por isso, mesmo sabendo empratar, cobro isso como um trabalho a parte, mesmo me doendo ver que tem como melhorar, se não contratam esse serviço, aguento, fotográfo e tchau.
Galera tá muito mal acostumada, tá certo que o tempos estão dificeis (quando estiveram bons?), maioria acha que fotografar é dom de apertar o botão, certa vez, um cozinheiro me disse que a máquina era boa, fiz as fotos, depois ele me chamou para almoçar, brinquei com ele e disse, nossa, sua panela faz milagres, qual a marca dela? Ele ficou achando isso estranho, e me disse, não é a panela, mas sim quem cozinha, disse a ele, o mesmo se aplica a fotografia, não é a máquina, mas quem "aperta o botão"... Ele se ligou e demos boas risadas.

Eu nao acho que haja controversias.

Se tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo eh responsavel em escolher o profissional que garanta o trabalho, responsavel em ter uma comunicacao clara para que os demais profissionais estejam na mesma pagina.

Se nao tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo achar que nao consegue o resultado esperado, ou achar muito arriscado, pode negar em fazer o trabalho. Se ele aceita, ele esta aceitando a responsabilidade do resultado e aceitando o time delegado.

Se um assistente, estilista, modelo, etc deixa a desejar, o fotografo ou aquele respeonsavel pela sessao, nao pode chegar para o cliente e falar "A culpa eh dele, foi mal". Ele tem que assumir a responsabilidade do trabalho de seu time. Ele tem que falar "escolhi o modelo errado", "falhei na comunicacao", "Calculei errado o potencial do que havia disponivel para o trabalho", etc, e tentar consertar o erro na medida do possivel.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 25 de Julho de 2018, 16:07:11
Em tempo, esse tipo de fotografia não é obrigatório fundo claro e contra luz.

Estava caçando esse video aqui nos favoritos: fundo escuro e iluminação lateral.


Muito ruim o video. Ela usa papelao e monta o estudio no balcao da cozinha. Coisa de amador isso ai. Profissional de verdade usar equipamento profissional. Se eu fotografar assim nao vou impressionar ninguem.  :assobi: :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 25 de Julho de 2018, 16:08:48
Eu nao acho que haja controversias.

Se tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo eh responsavel em escolher o profissional que garanta o trabalho, responsavel em ter uma comunicacao clara para que os demais profissionais estejam na mesma pagina.

Se nao tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo achar que nao consegue o resultado esperado, ou achar muito arriscado, pode negar em fazer o trabalho. Se ele aceita, ele esta aceitando a responsabilidade do resultado e aceitando o time delegado.

Se um assistente, estilista, modelo, etc deixa a desejar, o fotografo ou aquele respeonsavel pela sessao, nao pode chegar para o cliente e falar "A culpa eh dele, foi mal". Ele tem que assumir a responsabilidade do trabalho de seu time. Ele tem que falar "escolhi o modelo errado", "falhei na comunicacao", "Calculei errado o potencial do que havia disponivel para o trabalho", etc, e tentar consertar o erro na medida do possivel.

Você deu um exemplo completamente diferente.
Um restaurante que contrata um fotografo diretamente é a mesma coisa de uma pessoa que contrata um fotografo de casamento ou para um ensaio.
Se os noivos escolherem um decoração ruim, as fotos vão sair com decoração ruim.
Se um cara aparece sem fazer a barba para um ensaio, ele vai sair com barba no ensaio.

O fotografo não está em posição de fazer nenhuma intervenção nesses casos.
No máximo uma recomendação antes, mas no durante já era.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #50 Online: 25 de Julho de 2018, 16:24:44
O fotografo não está em posição de fazer nenhuma intervenção nesses casos.
No máximo uma recomendação antes, mas no durante já era.
Exato!
 
O meu trabalho depende fundamentalmente do iluminador do teatro.
Acontece que 90% são uns Zé Mané que não sabem nem que tipo de luz tem disponível. Ficam alternando absurdamente e colocando cores puras nas cenas.. Tipo só vermelho ou azul.. Diabretes e Smurfs passeiam pelos palcos aqui do sul...
Eu sempre aviso os contratantes que TENHO que conversar sobre a luz e tenho que ter liberdade nesse aspecto. Mas na maioria das vezes os iluminadores me vêem como um chato e não fazem nada que eu peço.  :doh:
Então, segundo a lógica do Croix, a culpa deve ser minha por não ter um iluminador a tira-colo.  :ponder: :hysterical:
« Última modificação: 25 de Julho de 2018, 16:26:00 por nandoespinosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 25 de Julho de 2018, 20:52:45
Vejo que realmente tenho um pensamento um tanto original e singular sobre iluminação. Provavelmente estou errado, eu sei disso.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2018, 21:32:14
Vejo que realmente tenho um pensamento um tanto original e singular sobre iluminação. Provavelmente estou errado, eu sei disso.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

Compartilhe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 26 de Julho de 2018, 00:57:03
Compartilhe.
Nada.

Tenho é que estudar, rever conceitos.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 26 de Julho de 2018, 07:38:09
Exato!
 
O meu trabalho depende fundamentalmente do iluminador do teatro.
Acontece que 90% são uns Zé Mané que não sabem nem que tipo de luz tem disponível. Ficam alternando absurdamente e colocando cores puras nas cenas.. Tipo só vermelho ou azul.. Diabretes e Smurfs passeiam pelos palcos aqui do sul...

Putz e eu pensei que eu estava errando em alguma coisa...

Fui cobrir um evento beneficente esses dias, realmente percebi isso... pensa bem... um painel led de 20 anos atrás apresentando fotos... aqueles pixels gigantes... e a iluminação precária... foi tenso...

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #55 Online: 26 de Julho de 2018, 11:21:30
Eu nao acho que haja controversias.

Se tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo eh responsavel em escolher o profissional que garanta o trabalho, responsavel em ter uma comunicacao clara para que os demais profissionais estejam na mesma pagina.

Sim, e para isso necessitamos orçamento! Que a grande maioria não quer investir, querem que o fotógrafo faça tudo e cobre pouco.

Se nao tem estilista de gororoba, aquele que esta dirigindo achar que nao consegue o resultado esperado, ou achar muito arriscado, pode negar em fazer o trabalho. Se ele aceita, ele esta aceitando a responsabilidade do resultado e aceitando o time delegado.
Tipo um arquiteto que foi contratado para fazer o projeto e no final tem que erguer até as paredes? :D

Se um assistente, estilista, modelo, etc deixa a desejar, o fotografo ou aquele respeonsavel pela sessao, nao pode chegar para o cliente e falar "A culpa eh dele, foi mal". Ele tem que assumir a responsabilidade do trabalho de seu time. Ele tem que falar "escolhi o modelo errado", "falhei na comunicacao", "Calculei errado o potencial do que havia disponivel para o trabalho", etc, e tentar consertar o erro na medida do possivel.
Desde que tudo esteja dentro do combinado, é claro que sim, o problema acontece quando você avisa sobre tudo isso o cliente ignora e insiste que tem que ser assim mesmo, e no final, diz que não era como ele imaginava... :D
Read above
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 26 de Julho de 2018, 15:52:24
Você deu um exemplo completamente diferente.
Um restaurante que contrata um fotografo diretamente é a mesma coisa de uma pessoa que contrata um fotografo de casamento ou para um ensaio.
Se os noivos escolherem um decoração ruim, as fotos vão sair com decoração ruim.
Se um cara aparece sem fazer a barba para um ensaio, ele vai sair com barba no ensaio.

O fotografo não está em posição de fazer nenhuma intervenção nesses casos.
No máximo uma recomendação antes, mas no durante já era.

Eu nao falei que o fotografo eh sempre o responsavel. Eu falei quem esta dirigindo eh sempre o responsavel.

Quem cria o conceito do casamento ou do prato em um restaurante nao eh o fotografo. Em casamentos fotografos estao mais cobrindo um evento antes de mais nada. Em um restaurante fotografos sao reprodutores tecnicos visuais do conceito do prato do chefe ou do restaurante, tal como em qualquer trabalho comercial (nao conceitual por parte do fotografo).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #57 Online: 26 de Julho de 2018, 16:08:41
Read above

Eu nao sei de quem eh esse quote em Negrito. Mas como dito no meu quote original, se o fotografo ou responsavel  acha que o orcamento eh muito baixo ele esta livre para negar o trabalho. Se aceitar eh pq ele esta assumindo responsabilidade com o que foi contratado.

Se o cliente diz que quer uma coisa antes e depois diz querer outra coisa, basta mostrar o que foi acordado em contrato, aprender com a experiencia e evitar tal publico.