A culpa de qualquer erro eh sempre de quen esta dirigindo a sessao.
Há controvérsias dear Croix
Temos o foodstylist, mas, 99% das evzes não querem contratar esse profissional, o que eu acho ridículo, por que investem em toda uma estrutura para vender alimento, e na hora de seduzir os olhos, economizam, é o mesmo que vender um carro por catálogo, sem fotos, apenas descritivo, para mim um absurdo, afinal, comemos com os olhos.
Normalmente quando vou a uma sessão, deixo isso pra o cliente optar, tenho três planos, assim, ele escolhe o que lhe convém e boa.
Nisso, dá para perceber quem realmente ama o que faz e quem apenas quer apenas vender comida.
Cansei de dar dicas, ensinar a empratar, tudo isso me custou, e muito, assim que, cada um recebe pelo que paga, agora, a direção é do fotógrafo, a montagem do prato, dos profissionais da cozinha, se o empratamento está um lixo, a foto sairá um lixo, esse negócio de ser "legal" e ensinar o cliente depende muito do perfil deste, se estiver perdido, uma luz, mas não refazer todo empratamento do restaurante grátis para a foto sair bonita...
Por isso, mesmo sabendo empratar, cobro isso como um trabalho a parte, mesmo me doendo ver que tem como melhorar, se não contratam esse serviço, aguento, fotográfo e tchau.
Galera tá muito mal acostumada, tá certo que o tempos estão dificeis (quando estiveram bons?), maioria acha que fotografar é dom de apertar o botão, certa vez, um cozinheiro me disse que a máquina era boa, fiz as fotos, depois ele me chamou para almoçar, brinquei com ele e disse, nossa, sua panela faz milagres, qual a marca dela? Ele ficou achando isso estranho, e me disse, não é a panela, mas sim quem cozinha, disse a ele, o mesmo se aplica a fotografia, não é a máquina, mas quem "aperta o botão"... Ele se ligou e demos boas risadas.