Autor Tópico: Edição de Software - Luminar 2018  (Lida 19693 vezes)

CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #45 Online: 28 de Outubro de 2019, 06:25:33
Interessante. Mas o Affinity não faz processamento de raw, ou até faz, mas muito limitado?

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Sobre o Affinity:
Faz o processamento do RAW.
Para o meu uso (amador), acho bom.
Ainda faz HDR e panorâmica, além de muitas edições em camadas (estilo PS). Não costumo salvar estes arquivos, ficam enormes.
Para quem tem grande volume de fotos acho trabalhoso, precisa selecionar e abrir as fotos direto da pasta.
Acho o tratamento em lote fraco, e só achei como fazer salvando a sequência do tratamento em alguma foto. Não consegui fazer edição em lote direto do RAW.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 28 de Outubro de 2019, 09:39:52
Sobre o Affinity:
Faz o processamento do RAW.
Para o meu uso (amador), acho bom.
Ainda faz HDR e panorâmica, além de muitas edições em camadas (estilo PS). Não costumo salvar estes arquivos, ficam enormes.
Para quem tem grande volume de fotos acho trabalhoso, precisa selecionar e abrir as fotos direto da pasta.
Acho o tratamento em lote fraco, e só achei como fazer salvando a sequência do tratamento em alguma foto. Não consegui fazer edição em lote direto do RAW.

Pra processamento em lote direito mesmo, só tem dois que eu gosto, o DxO e o Silkypix que é excepcional mas lento de doer.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #47 Online: 28 de Outubro de 2019, 09:50:47
Pra processamento em lote direito mesmo, só tem dois que eu gosto, o DxO e o Silkypix que é excepcional mas lento de doer.

Gostava muito do Aperture. Mas aí já vira saudosismo...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 28 de Outubro de 2019, 09:54:13
Gostava muito do Aperture. Mas aí já vira saudosismo...
Aperture foi pra dentro do Photos.

Porém é tudo oculto lá, pra mim esses todos faltam ajustes, não falo do RAW em si, falo de controles extras de edição como gradientes, merges, etc.

O que ao meu ver melhor entrega isso é o Capture One, porém a redução de ruído dele é pífia, felizmente ele interpreta tudo que você ajusta na câmera (incluindo a redução de ruído) no RAW da Fuji, mostrando pra você a foto do jeito que você vê na câmera e com todos os ajustes que fez no JPEG.

Isso pra mim não tem preço.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 28 de Outubro de 2019, 10:14:03
Gostava muito do Aperture. Mas aí já vira saudosismo...

Saudosismo nada, continua funcionando perfeitamente no Mojave... Como não pretendo atualizar para o Catalina não estou nem aí...  :D

O Aperture não foi para dentro do Photos, esse último não faz 1/100 do que o Aperture faz.

Dá uma olhada no RawPower, é um front-end para o motor raw da Apple, feito pelo mesmo autor do Aperture. Dá para usar como aplicação autônoma ou como helper do Photos. Não tem tudo, mas para converter raw funciona direitinho.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 10:15:27 por AFShalders »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #50 Online: 28 de Outubro de 2019, 10:54:29
Meu Mac que tinha Aperture foi roubado...
No novo acabei instalando o Affinity, acho que finalmente estou me adaptando.
O Photos achei muito fraco, nem uso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 28 de Outubro de 2019, 11:48:12
No meu caso, enfiei o pé na jaca e troquei de computador também. Agora um Ryzen 7 com 32 Gb de RAM e SSD de 512 Gb. Se o Luminar (que comprei por 26 dólares) não funcionar a contento, é porque é ruim mesmo.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #52 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:21:05



....Mas tem um monte de gente que já está irritada com o 4, dada a quantidade de bugs do 3. Tem um boato de upgrade do 3 pro 4 por 49 dólares, o que faria o preço dele pra mim ficar em 76 dólares. Mandei email perguntando, vamos ver a resposta.

E nesse monte eu me incluo... pq o Luminar 3 demorou muitos meses esse ano pra ficar ao menos utilizável,  e ainda tem vários bugs e coisas pra corrigir, e  quando lançarem oficialmente a versão 4 , é quase certo que não vai mais ter atualização da versão 3.

Mas realmente quando ele calha de funciona direito, pra mim ele  também atende pro meu  uso amador. 

Até a penúltima atualização  do Luminar 3, ele dava várias  capengadas,  mas não travava . Mas essa última atualização que teve,  pelo menos pra mim , ele desandou e começou a dar crash e encerrar abruptamente com uma relativa recorrência

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:32:48

E nesse monte eu me incluo... pq o Luminar 3 demorou muitos meses esse ano pra ficar ao menos utilizável,  e ainda tem vários bugs e coisas pra corrigir, e  quando lançarem oficialmente a versão 4 , é quase certo que não vai mais ter atualização da versão 3.

Mas realmente quando ele calha de funciona direito, pra mim ele  também atende pro meu  uso amador. 

Até a penúltima atualização  do Luminar 3, ele dava várias  capengadas,  mas não travava . Mas essa última atualização que teve,  pelo menos pra mim , ele desandou e começou a dar crash e encerrar abruptamente com uma relativa recorrência

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Eles deveriam dar o 4 pra quem tem o 3.

Eu Não comprarei, fato.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:51:21
Meu Mac que tinha Aperture foi roubado...
No novo acabei instalando o Affinity, acho que finalmente estou me adaptando.
O Photos achei muito fraco, nem uso.

O Photos é muito, muito básico. É mais para quem usa smartphone.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 28 de Outubro de 2019, 13:52:43

E nesse monte eu me incluo... pq o Luminar 3 demorou muitos meses esse ano pra ficar ao menos utilizável,  e ainda tem vários bugs e coisas pra corrigir, e  quando lançarem oficialmente a versão 4 , é quase certo que não vai mais ter atualização da versão 3.

Mas realmente quando ele calha de funciona direito, pra mim ele  também atende pro meu  uso amador. 

Até a penúltima atualização  do Luminar 3, ele dava várias  capengadas,  mas não travava . Mas essa última atualização que teve,  pelo menos pra mim , ele desandou e começou a dar crash e encerrar abruptamente com uma relativa recorrência

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Em que situações ? Aqui no Mac não trava, deve ser algum bug estranho com o Windows.
Não é o meu programa favorito mas pelo menos aqui não dá esses problemas todos não.




« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 14:03:25 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 28 de Outubro de 2019, 14:29:05
Ficou ruim de ler:

Isso com umas 15 imagens carregadas



« Última modificação: 28 de Outubro de 2019, 14:31:17 por AFShalders »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #57 Online: 28 de Outubro de 2019, 15:39:47

Em que situações ? Aqui no Mac não trava, deve ser algum bug estranho com o Windows.
Não é o meu programa favorito mas pelo menos aqui não dá esses problemas todos não.





Pode ser isso mesmo. Aliás sempre tive essa sensação   que a Skylum da mais atenção na versão do Luminar do Mac que a do Windows .

Uma situação que pelo menos no meu computador o Luminar fica bem capenga é quando uso (ou tento usar) as  ferramenta de remoção de mancha (erase) ou o clone&stamp. Tá certo que meu note não é zero km, mas é um Core i7 , com 12gb de RAM , sdd . 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 28 de Outubro de 2019, 15:44:38
Eu uso em Mac e em Windows, é a mesma porcaria.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #59 Online: 28 de Outubro de 2019, 16:05:24
E nesse monte eu me incluo... pq o Luminar 3 demorou muitos meses esse ano pra ficar ao menos utilizável,  e ainda tem vários bugs e coisas pra corrigir, e  quando lançarem oficialmente a versão 4 , é quase certo que não vai mais ter atualização da versão 3.


Por este forum aqui, o suporte da Skylum disse que vai continuar desenvolvendo o Luminar 3. É esperar pra ver.


https://community.skylum.com/hc/en-us/community/posts/360048091251-Free-update-for-Luminar-4