Autor Tópico: Fujifilm X-Trans III vs. Bayer – Texture & Detail Comparison  (Lida 14483 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 17 de Julho de 2018, 16:37:08
Tenho uma D7200 e a Fuji X-T10, vou te falar, para viagem não levo a Nikon nem a pau. Cores da Fuji em JPEG são lindas. Agora para eventos onde foco e velocidade são fundamentais, Fuji nem pensar, só se for a linha PRO da Fuji, mas nunca a usei.
A X-T10 é antiga, eu tive e adorava, mas não dá pra comparar o foco da D7200 com as novas Fujis.

Eu também tenho uma D7200 aqui.


osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #76 Online: 17 de Julho de 2018, 16:47:18
A X-T10 é antiga, eu tive e adorava, mas não dá pra comparar o foco da D7200 com as novas Fujis.

Eu também tenho uma D7200 aqui.

Você acha que vale a pena eu trocar pela X-T20?
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 17 de Julho de 2018, 16:56:57
Você acha que vale a pena eu trocar pela X-T20?
A diferença é grande, vale a pena sim.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #78 Online: 26 de Julho de 2018, 09:38:52
É bem por aí...
Para viagens, Fuji é show. Lentes fabulosas e pequenas... câmeras lindas... já viu a x-t2 silver ???

Para trabalho, é procurar problema...
A foto que você perder o foco, fica na sua memória para sempre...dials inúteis (só de enfeite)

Ainda não inventaram um sistema de foco profissional (100% confiável) para ML... além do DualPixel.

O da X-T2 que usei, chama "325-Point Intelligent Hybrid AF System"

Veja o nome pomposo... na prática, chame de phase ML, de contraste, de híbrido...

chame do que quiser

Em ML, hoje, só o DualPixel é 100% confiável.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Ernesto, você não acha nem o AF da a9 confiável?

Pelo que eu percebi, o AF dela pode ser discretamente inferior ou superior ao AF da 1DXmk2 e da D5, a depender de situações específicas. Mas de modo geral, ele me parece comparável com o AF das DSLRs top, então não entendo sua birra com o AF das mirrorless.

A a9 tem uma série de limitações mas, ao meu ver, o AF não é uma delas.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #79 Online: 27 de Julho de 2018, 18:52:58
Entendi. É que eu conheço gente cuja opinião difere bastante da sua, principalmente após o último update de firmware, há mais ou menos 1 mês. E todos usuários de DSLR.

Todas ML que tive/testei eram similares a Nikon D800 ou pior... nenhuma é apta a fotografar um atlera correndo em direção do fotógrafo.


A Sony A9... é igual Windows...
"Dessa vez arrumamos todos os problemas que dizíamos que tínhamos arrumado na anterior"  :ok: Compra, compra...compraaaaa :doh: :hysterical:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 18:54:48 por davi_ssilva »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #80 Online: 28 de Julho de 2018, 00:44:09
Observe o problema HOJE da Helena BsB com o Eclipse...

Foco em ML não é confiável...  :no:


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132258.0.html


Ai, vc perdeu o gol da final, perdeu o Beijo da Noiva, perdeu o eclipse


Faz o que ? Pede pro planeta Terra voltar atras e te dar outra chance ?  :ponder:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Pode ser lento, mas foco por contraste é mais confiável que por detecção de fase. Uma demonstração disso seria que câmeras ML não precisam de ajuste fino de foco.

Claro que se não houver contraste, não tem foco.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #81 Online: 28 de Julho de 2018, 09:09:03
Até onde eu entendo, o ajuste fino de foco que as DSLRs às vezes necessitam não tem nada a ver com o foco não ser por contraste. A questão é que os detectores de fase estão na câmara do espelho, e não no sensor, então se houver qualquer desalinhamento entre o espelho e o elemento traseiro da lente, isso gera um erro de foco que terá que ser compensado pelo ajuste fino.

Além disso, uma foto da lua contra um céu preto é praticamente o máximo de contraste que pode haver...


 
Pode ser lento, mas foco por contraste é mais confiável que por detecção de fase. Uma demonstração disso seria que câmeras ML não precisam de ajuste fino de foco.

Claro que se não houver contraste, não tem foco.

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 09:16:49 por davi_ssilva »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #82 Online: 28 de Julho de 2018, 09:13:30
Observe o problema HOJE da Helena BsB com o Eclipse...

Foco em ML não é confiável...  :no:


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132258.0.html


Ai, vc perdeu o gol da final, perdeu o Beijo da Noiva, perdeu o eclipse


Faz o que ? Pede pro planeta Terra voltar atras e te dar outra chance ?  :ponder:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Vc leu o tópico? O problema não é do AF... A garota não está conseguindo focar nem manual. E, de qq forma, tá me parecendo mais imperícia dela do que qq coisa...

E, de qq forma, não sei se a PEN F é um exemplo de câmera com o AF moderno das últimas ML.

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 09:15:24 por davi_ssilva »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #83 Online: 28 de Julho de 2018, 10:58:35
Até onde eu entendo, o ajuste fino de foco que as DSLRs às vezes necessitam não tem nada a ver com o foco não ser por contraste. A questão é que os detectores de fase estão na câmara do espelho, e não no sensor, então se houver qualquer desalinhamento entre o espelho e o elemento traseiro da lente, isso gera um erro de foco que terá que ser compensado pelo ajuste fino.

Além disso, uma foto da lua contra um céu preto é praticamente o máximo de contraste que pode haver...


 
Enviado de meu SM-G930F
O "mecanismo" de detecção de foco nas ML é o mesmo, seja em foco automático ou manual: maximização de contraste (ou focus peaking). Por ser um sistema chamado fechado (uma vez que o feedback de foco é dado pelo mesmo sensor que faz a foto), quando há o feedback, ele é certeiro.

As DSLR normalmente usam sensores de foco fora do sensor de imagem, que podem apresentar as divergências que você citou. Mas, se mecanicamente está tudo bem (e essa é uma das grandes complexidades das DSLR, fazer tantas partes em lugares diferentes ficarem alinhadas), fica tudo bem.

Não sei o que aconteceu com a Helena, por isso não comentei no post dela. Mas faço fotos da lua com foco manual tranquilo. Das estrelas é mais difícil.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #84 Online: 28 de Julho de 2018, 11:23:03
Ah sim, o peaking é por contraste.

Mas nesses EVFs mais modernos eu raramente uso peaking. Prefiro ir no olho mesmo, ou então magnificando. Aí o contraste não influi em nada.
O "mecanismo" de detecção de foco nas ML é o mesmo, seja em foco automático ou manual: maximização de contraste (ou focus peaking). Por ser um sistema chamado fechado (uma vez que o feedback de foco é dado pelo mesmo sensor que faz a foto), quando há o feedback, ele é certeiro.

As DSLR normalmente usam sensores de foco fora do sensor de imagem, que podem apresentar as divergências que você citou. Mas, se mecanicamente está tudo bem (e essa é uma das grandes complexidades das DSLR, fazer tantas partes em lugares diferentes ficarem alinhadas), fica tudo bem.

Não sei o que aconteceu com a Helena, por isso não comentei no post dela. Mas faço fotos da lua com foco manual tranquilo. Das estrelas é mais difícil.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #85 Online: 28 de Julho de 2018, 15:16:59
Mas eu só citei a a9 pq sei que seu nível de exigência pra AF é de profissional de esportes.

Para um nível menor, como dessas outras reflex que vc está falando, há ML também muito boas e até superiores, como a própria X-T2 ou a a6500. Em FF tem a a73 tbm...

Enfim, vai de cada um.

Vai de cada um... eu sempre curti tecnologia, por isso, uso DSLR.... quero precisão... foco perfeito... mas, não é todo mundo que tem que pensar como eu.

Por outro lado, se todo mundo tiver que comprar A9... estamos mal. Por 10% do preço da Sony A9, temos várias Reflex de foco perfeito (se é que a A9 presta)



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #86 Online: 28 de Julho de 2018, 17:32:00

Ah sim... eu imagino que o mercado esteja bem atendido pelas ML

Não é o que tínhamos há 5 anos atrás.

Cabe, agora, definir quem dominará o ML...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Mas isso eu acho que já tá definido, pelo menos no meio APS-C. Ninguém chega perto da Fuji nessa categoria.
A briga será no FF.

Enviado de meu SM-G930F