Autor Tópico: Fabricantes chineses cujos dispositivos fotografam em RAW ?  (Lida 15028 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2018, 21:12:46
Prezados,

A Huawei é um fabricante chinês com alguns smartphones que possuem modo manual e fotografam em RAW.
Ocorre, porém, que os modelos P10/P10 Plus são modelos top de linha lançados ano passado e cujos preços ainda não caíram o suficiente para caber no meu orçamento.

O Xiaomi Redmi Note 5 está com um um bom custo x benefício, mas não consegui obter a informação de se este modelo
fotografa em RAW, nem no site oficial do fabricante.

Alguém por caso conhece algum outro fabricante chinês, além da Huawei, com smartphones que fotografam em RAW.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2018, 13:03:44
OnePlus. O OP6 fotografa em RAW e o app da câmera tem controles manuais, além de outras gracinhas. Já tive o OnePlus 5, que era muito bom. Já usei por um tempo o OnePlus 6, mas não tive tempo de fuxicar os RAWs dele (em formato DNG).

Acho que o Xiaomi Mi-A1 também fotografa em RAW, mas com apps de terceiros. Eu uso o OpenCamera.

Normalmente pra um celular Android ser capaz de fotografar em RAW, ele precisa ter a biblioteca Camera2 API implementada.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2018, 13:21:59
Normalmente pra um celular Android ser capaz de fotografar em RAW, ele precisa ter a biblioteca Camera2 API implementada.

Exatamente...

só complementando, o hardware da câmera também precisa ser compatível com o Câmera2 API, ou seja, o hardware da câmera entrega para o API o arquivo RAW o qual permite que o Android guarde este arquivo, no caso o que acontece é que a maioria dos celulares antes de 2016 o chip da câmera entregava a foto em JPG para o Android, assim não dá pra pegar o RAW.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Projectx25

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2018, 01:40:03
Saiu Duplicado!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2018, 01:42:49 por Projectx25 »


Projectx25

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2018, 01:41:05
Prezados,

A Huawei é um fabricante chinês com alguns smartphones que possuem modo manual e fotografam em RAW.
Ocorre, porém, que os modelos P10/P10 Plus são modelos top de linha lançados ano passado e cujos preços ainda não caíram o suficiente para caber no meu orçamento.

O Xiaomi Redmi Note 5 está com um um bom custo x benefício, mas não consegui obter a informação de se este modelo
fotografa em RAW, nem no site oficial do fabricante.

Alguém por caso conhece algum outro fabricante chinês, além da Huawei, com smartphones que fotografam em RAW.




Tenho o Xiaomi MIA1 ,na câmera nativa não tem,porém com a Gcam "Google Câmera" tem a opção de salvar
 Em RAW,sem falar que com a GCam a Câmera do MIA1 bate de frente ao iPhone 8 Plus e o Galaxy S8+,Falo por que tenho e já comparei em alguns grupos


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2018, 16:48:15
o que pega também é, muitas vezes o sensor da câmera é uma bela porcaria e o arquivo tratado fica bom, mas o raw é péssimo. No moto x4 que felizmente troquei depois de poucos meses o raw é uma bela b**** não consegui resultados satisfatórios que não seriam capazes com o jpg.

já no note 8 o raw é bem legalzinho, dá pra brincar bem mais com ele.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2018, 18:03:22
o que pega também é, muitas vezes o sensor da câmera é uma bela porcaria e o arquivo tratado fica bom, mas o raw é péssimo. No moto x4 que felizmente troquei depois de poucos meses o raw é uma bela b**** não consegui resultados satisfatórios que não seriam capazes com o jpg.

já no note 8 o raw é bem legalzinho, dá pra brincar bem mais com ele.

Acho que ainda não usei um celular com um raw decente. Dá o maior trabalho pra imagem ficar com a mesma qualidade do jpg.

Uma coisa legal que acho nos OnePlus é que o app original da câmera tem a opção de selecionar automaticamente jpg quando no modo auto, e jpg+raw no modo manual.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2018, 21:26:43
Grato a todos pelas respostas.
Um YouTuber comentou em um vídeo que o Xiaomi Mi 8 e o Pocofone já ofercem suporte nativo ao Camera2API , ou seja, sem ter que fazer uso "daquela famosa gambiarra" .

Vou pesquisar mais a respeito tentar verificar se o que foi dito acima realmente procede.

Se eu achar informação mais consistente, postarei aqui.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2018, 07:50:49
Grato a todos pelas respostas.
Um YouTuber comentou em um vídeo que o Xiaomi Mi 8 e o Pocofone já ofercem suporte nativo ao Camera2API , ou seja, sem ter que fazer uso "daquela famosa gambiarra" .

Vou pesquisar mais a respeito tentar verificar se o que foi dito acima realmente procede.

Se eu achar informação mais consistente, postarei aqui.

sim a maioria dos celulares de 2016 pra cá já tem apoio nativo, é só instalar o software pra capturar e um pra tratar que melhor te agrade.

agora qualidade já é outros quinhentos, sem contar que o tamanho do arquivo também é grande.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


daviza0

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2018, 14:47:04
Prezados,

A Huawei é um fabricante chinês com alguns smartphones que possuem modo manual e fotografam em RAW.
Ocorre, porém, que os modelos P10/P10 Plus são modelos top de linha lançados ano passado e cujos preços ainda não caíram o suficiente para caber no meu orçamento.

O Xiaomi Redmi Note 5 está com um um bom custo x benefício, mas não consegui obter a informação de se este modelo
fotografa em RAW, nem no site oficial do fabricante.

Alguém por caso conhece algum outro fabricante chinês, além da Huawei, com smartphones que fotografam em RAW.

Não conheço, mas te recomendo muito guardar um pouco e pegar um P10 plus. Eu tenho um, é um aparelho excepcional para se fotografar...
Sobre o modo manual da xiami x modo manual da Huawei:
Eu tive um Xiaomi mi note 3 (que por sinal troquei pelo p10 plus). É um modo manual muito bom, porém... Ele não mostra o resultado da mudança de exposição ou iso, a gente só sabe como fica depois da foto.

No modo Manual da Huawei ele mostra na hora como fica o ajuste da exposição ou iso, eu acho melhor pois já dá pra saber como a foto vai ficar.

Por fim, um adendo: A Huawei só faz .RAW se for no modo manual, foto no "tirou bateu"não faz .RAW não.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2018, 16:12:13
Alternativa economica para RAW nativo se encontra em  alguns smartphones LG tops recentes ou nem tanto,  como o G4 (H815 ou H818P), G5, 6, 7, V10, V20, V30, V40. O LG G4, é o mais antigo deles (top em 2015) e o mais barato usado, mas tem uma excelente camera, sensor maior que a média, estabilizador optico eficiente, todos os controles manuais(menos abertura, obviamente) e com saida para  jpg + RAW simultaneamente. Com o apk do G5 fica melhor ainda, com todos os controles manuais para vídeo 4K também, incluindo os canais do mic estéreo. Já tive o G4 e hoje tenho o V20 e estou plenamente satisfeito.  Todos os demais citados tem esses recursos e outros relacionados as cameras (em geral 2 na traseira), pois o app da LG praticamente nao mudou, mas é eficiente..

https://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 16:14:36 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


max.carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2018, 20:22:08
Alternativa economica para RAW nativo se encontra em  alguns smartphones LG tops recentes ou nem tanto,  como o G4 (H815 ou H818P), G5, 6, 7, V10, V20, V30, V40. O LG G4, é o mais antigo deles (top em 2015) e o mais barato usado, mas tem uma excelente camera, sensor maior que a média, estabilizador optico eficiente, todos os controles manuais(menos abertura, obviamente) e com saida para  jpg + RAW simultaneamente. Com o apk do G5 fica melhor ainda, com todos os controles manuais para vídeo 4K também, incluindo os canais do mic estéreo. Já tive o G4 e hoje tenho o V20 e estou plenamente satisfeito.  Todos os demais citados tem esses recursos e outros relacionados as cameras (em geral 2 na traseira), pois o app da LG praticamente nao mudou, mas é eficiente..

https://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/

Aproveitando a deixa, a linha LG Gx costuma ter certificação IP68?


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2018, 22:47:09
Aproveitando a deixa, a linha LG Gx costuma ter certificação IP68?


A partir do G7, sim.. Na linha V, a partir do V30.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2018, 22:43:06
eu uso o oneplus 5t e posso relatar q ele é ótimo pra fotos (não o melhor, até pq ja é meio antiguinho). porém nunca testei a raw dele  :doh:

nao me vejo mais comprando um celular que nao seja chines (oneplus, xiaomi) no futuro, visto o custo-beneficio oferecido


Jean Ferro

  • Trade Count: (31)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2019, 16:45:50
eu uso o oneplus 5t e posso relatar q ele é ótimo pra fotos (não o melhor, até pq ja é meio antiguinho). porém nunca testei a raw dele  :doh:

nao me vejo mais comprando um celular que nao seja chines (oneplus, xiaomi) no futuro, visto o custo-beneficio oferecido

Outro aqui, fiquei com um cagaço do caramba em comprar meu primeiro Xiaomi Note 5 mas hoje também não me vejo com outra marca, e olha que ja tive quase todas.