Autor Tópico: Sigma USB dock, vale a pena?  (Lida 3282 vezes)

fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Julho de 2018, 09:47:09
Pessoal, bom dia!

Sou usuário Nikon e dentro do meu set, possuo a 18-35 1.8 Art, tão famosa pelo seu problema de foco.
Além dela, hoje possuo: D610, D7100, 50 1.8g e 85 1.8g.

Fotografo eventos e a 18-35 é minha grande angular para isso, além de ser a única lente crop.

A intenção é, em curto prazo, trocar a D7100 pela D750, mas, ainda continuarei a mercê de uma lente GA.
Então, minha situação hoje:

- Se adquiro um 24-70, penso que ela ainda ficará "apertada" na D7100 - e adoro a qualidade das fixas, à primeira instância, não queria deixá-las de lado pra usar somente a 24-70.
- 24-70 + corpo FF novo agora, $$$$ não dá.
- Tamron 17-50 é uma opção, mas, ainda fico inseguro em relação à qualidade, foco, etc... Medo de comprar por ser mais acessível e me arrepender depois.
- Seria o USB Sigma dock a solução desse meu problema com a 18-35?

Adoro a qualidade dela, mas, esse foco tá complicado.
Me adaptei bastante às suas condições e quase sempre ando acertando - se não fosse pelo quase - e isso me irrita.

O dock seria a opção mais barata, porém, busquei relatos aqui na internet e nenhum veredito de que realmente funciona ou não.  :ponder:

Alguém teve alguma experiência com ele ou, pode me auxiliar de alguma maneira?
Obrigado!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2018, 09:48:58
Pessoal, bom dia!

Sou usuário Nikon e dentro do meu set, possuo a 18-35 1.8 Art, tão famosa pelo seu problema de foco.
Além dela, hoje possuo: D610, D7100, 50 1.8g e 85 1.8g.

Fotografo eventos e a 18-35 é minha grande angular para isso, além de ser a única lente crop.

A intenção é, em curto prazo, trocar a D7100 pela D750, mas, ainda continuarei a mercê de uma lente GA.
Então, minha situação hoje:

- Se adquiro um 24-70, penso que ela ainda ficará "apertada" na D7100 - e adoro a qualidade das fixas, à primeira instância, não queria deixá-las de lado pra usar somente a 24-70.
- 24-70 + corpo FF novo agora, $$$$ não dá.
- Tamron 17-50 é uma opção, mas, ainda fico inseguro em relação à qualidade, foco, etc... Medo de comprar por ser mais acessível e me arrepender depois.
- Seria o USB Sigma dock a solução desse meu problema com a 18-35?

Adoro a qualidade dela, mas, esse foco tá complicado.
Me adaptei bastante às suas condições e quase sempre ando acertando - se não fosse pelo quase - e isso me irrita.

O dock seria a opção mais barata, porém, busquei relatos aqui na internet e nenhum veredito de que realmente funciona ou não.  :ponder:

Alguém teve alguma experiência com ele ou, pode me auxiliar de alguma maneira?
Obrigado!
Seu problema de foco é em 1.8?


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2018, 09:58:19
Seu problema de foco é em 1.8?

Em qualquer abertura. Já tentei o microajuste pela câmera também e melhorou, porém, a cada distância, o valor é diferente do outro. Se estou em 18mm, às vezes fica OK. Se coloco em 35mm, ai ferra tudo - ou vice e versa.

Notei que, em 18mm consigo um foco mais certeiro pelo ponto central. Já em 24 a 35 mm, o foco fica mais correto com um ponto acima do ponto central.

Mas, não é todo caso que acerta. Já cansei de fazer aquelas fotos posadas e pedir pra repetir porque alguém "piscou", quando, na verdade, ficou fora de foco. rsrsrs.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2018, 09:58:51
Pessoal, bom dia!

Sou usuário Nikon e dentro do meu set, possuo a 18-35 1.8 Art, tão famosa pelo seu problema de foco.
Além dela, hoje possuo: D610, D7100, 50 1.8g e 85 1.8g.

Fotografo eventos e a 18-35 é minha grande angular para isso, além de ser a única lente crop.

A intenção é, em curto prazo, trocar a D7100 pela D750, mas, ainda continuarei a mercê de uma lente GA.
Então, minha situação hoje:

- Se adquiro um 24-70, penso que ela ainda ficará "apertada" na D7100 - e adoro a qualidade das fixas, à primeira instância, não queria deixá-las de lado pra usar somente a 24-70.
- 24-70 + corpo FF novo agora, $$$$ não dá.
- Tamron 17-50 é uma opção, mas, ainda fico inseguro em relação à qualidade, foco, etc... Medo de comprar por ser mais acessível e me arrepender depois.
- Seria o USB Sigma dock a solução desse meu problema com a 18-35?

Adoro a qualidade dela, mas, esse foco tá complicado.
Me adaptei bastante às suas condições e quase sempre ando acertando - se não fosse pelo quase - e isso me irrita.

O dock seria a opção mais barata, porém, busquei relatos aqui na internet e nenhum veredito de que realmente funciona ou não.  :ponder:

Alguém teve alguma experiência com ele ou, pode me auxiliar de alguma maneira?
Obrigado!

Cara vou ser bem sincero; se fosse você vendia essa Sigma 18-35 e comprava ou uma Tamron 17-50 se ficar apenas com crop ou juntava uma grana a mais e pegava a excelente Tamron 24-70 2.8. Tem um vídeo de um fotógrafo comparando detalhadamente a Tamron 24-70 2.8 que tem VC com a Nikon 24-70 e a Tamron é a metade do preço e uma lente melhor que a versão da própria Nikon, inclusive o autofoco da Tamron 24-70 focava até no escuro, algo que a Nikon não fazia.

Tamron em questão de autofoco é melhor que Sigma, não há o que discutir. Acho que qualquer lente de terceiros sempre vai focar mais lento um pouco do que originais, mas as da Sigma são bizarras, até as lentes da Youngnuo funcionam melhor que a Sigma no quesito autofoco.

O Sigma Doc vai melhorar o foco da sua Sigma. Mas só vale a pena se você tiver um set de pelo menos 2 lentes da Sigma. Não acho legal ter que comprar um acessório apenas porque a lente não foca adequadamente. E você pode pegar Sigma que tem autofoco rápido e preciso, como pode pegar uma bomba em mãos.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2018, 09:59:42
Em qualquer abertura. Já tentei o microajuste pela câmera também e melhorou, porém, a cada distância, o valor é diferente do outro. Se estou em 18mm, às vezes fica OK. Se coloco em 35mm, ai ferra tudo - ou vice e versa.

Notei que, em 18mm consigo um foco mais certeiro pelo ponto central. Já em 24 a 35 mm, o foco fica mais correto com um ponto acima do ponto central.

Mas, não é todo caso que acerta. Já cansei de fazer aquelas fotos posadas e pedir pra repetir porque alguém "piscou", quando, na verdade, ficou fora de foco. rsrsrs.
Bem ruim, o Dock permite ajuste por faixa de foco sim, mas você terá um trabalhão pra arrumar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.886
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2018, 10:01:03
Cara vou ser bem sincero; se fosse você vendia essa Sigma 18-35 e comprava ou uma Tamron 17-50 se ficar apenas com crop ou juntava uma grana a mais e pegava a excelente Tamron 24-70 2.8. Tem um vídeo de um fotógrafo comparando detalhadamente a Tamron 24-70 2.8 que tem VC com a Nikon 24-70 e a Tamron é a metade do preço e uma lente melhor que a versão da própria Nikon, inclusive o autofoco da Tamron 24-70 focava até no escuro, algo que a Nikon não fazia.

Tamron em questão de autofoco é melhor que Sigma, não há o que discutir. Acho que qualquer lente de terceiros sempre vai focar mais lento um pouco do que originais, mas as da Sigma são bizarras, até as lentes da Youngnuo funcionam melhor que a Sigma no quesito autofoco.

O Sigma Doc vai melhorar o foco da sua Sigma. Mas só vale a pena se você tiver um set de pelo menos 2 lentes da Sigma. Não acho legal ter que comprar um acessório apenas porque a lente não foca adequadamente. E você pode pegar Sigma que tem autofoco rápido e preciso, como pode pegar uma bomba em mãos.
Pow, minhas sigmas sempre tiveram foco rápido, tive algumas, mas nunca tive essas ART.


anck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2018, 10:12:29
Em algumas lentes não é possível ajustar o foco.

Eu tenho uma 17-70 C e uma 18-300 C. Consigo atualizar a lente, mas no foco não é possível mexer. Pelo menos na versão de software que eu estava. Tem um ano que não abro ele.

É possível ajustar o foco na lente 18-35 A. https://www.youtube.com/watch?v=dpkDJhiid8c


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Julho de 2018, 10:21:56
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2018, 10:31:51
Se vender a D710 + a sigma 18-35 +o valor do adaptador, não compra uma FF com uma 35mm 1.8?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2018, 10:33:08
Cara vou ser bem sincero; se fosse você vendia essa Sigma 18-35 e comprava ou uma Tamron 17-50 se ficar apenas com crop ou juntava uma grana a mais e pegava a excelente Tamron 24-70 2.8. Tem um vídeo de um fotógrafo comparando detalhadamente a Tamron 24-70 2.8 que tem VC com a Nikon 24-70 e a Tamron é a metade do preço e uma lente melhor que a versão da própria Nikon, inclusive o autofoco da Tamron 24-70 focava até no escuro, algo que a Nikon não fazia.

Tamron em questão de autofoco é melhor que Sigma, não há o que discutir. Acho que qualquer lente de terceiros sempre vai focar mais lento um pouco do que originais, mas as da Sigma são bizarras, até as lentes da Youngnuo funcionam melhor que a Sigma no quesito autofoco.

O Sigma Doc vai melhorar o foco da sua Sigma. Mas só vale a pena se você tiver um set de pelo menos 2 lentes da Sigma. Não acho legal ter que comprar um acessório apenas porque a lente não foca adequadamente. E você pode pegar Sigma que tem autofoco rápido e preciso, como pode pegar uma bomba em mãos.

Vou dar uma procurada nesse vídeo comparativo entre as duas 24-70 que ainda não vi.
Minha dúvida sobre a Tamron é que, há uns 2 anos, não tive uma experiência boa com uma Sigma 17-50, detestei ela e, a Tamron nunca tive oportunidade de testá-la, então, fica o receio.

Pensei no USB dock, por ser a opção mais em conta, mesmo comparando à Tamron.
Por outro lado, mais a longo prazo, a intenção é adquirir uma 50 1.4 art que, ai pode justificar também o investimento no dock.


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2018, 10:41:36
Se vender a D710 + a sigma 18-35 +o valor do adaptador, não compra uma FF com uma 35mm 1.8?

Cogitei a possibilidade, o problema é achar quem compra!
Fiz anúncio e de duas, uma:

- O pessoal sempre quer tentar trocar por algo, ao invés de comprar e as trocas nada vantajosas. rs
- Ou, quando querem comprar, querem só o corpo. Se quisessem a lente primeiro, o corpo vende mais fácil, acredito eu, mas vender o corpo e ficar com a lente, pra mim acredito que não é bom negócio.

Tenho até uma D5200 pra vender também, que agregaria mais um valor ainda e não gastaria praticamente nada na troca dos equipos. Essa tá no ML, menos de 25k cliques, e até agora só curiosos.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2018, 10:49:30
Cogitei a possibilidade, o problema é achar quem compra!
Fiz anúncio e de duas, uma:

- O pessoal sempre quer tentar trocar por algo, ao invés de comprar e as trocas nada vantajosas. rs
- Ou, quando querem comprar, querem só o corpo. Se quisessem a lente primeiro, o corpo vende mais fácil, acredito eu, mas vender o corpo e ficar com a lente, pra mim acredito que não é bom negócio.

Tenho até uma D5200 pra vender também, que agregaria mais um valor ainda e não gastaria praticamente nada na troca dos equipos. Essa tá no ML, menos de 25k cliques, e até agora só curiosos.

o problema do comércio fotográfico é que você compra caro e dificilmente vende bem...

aí não tem jeito, se quer trocar vai precocemente vai perder uma grana, mas pode ganhar em conhecimento, experiência de uso.

faz uma ponderação o quanto pagou pelo set e o quanto já recuperou de dinheiro, deprecia o que já consumiu de vida útil da câmera...

no final a coisa é pra ficar equilibrada.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2018, 16:26:08
o problema do comércio fotográfico é que você compra caro e dificilmente vende bem...

aí não tem jeito, se quer trocar vai precocemente vai perder uma grana, mas pode ganhar em conhecimento, experiência de uso.

faz uma ponderação o quanto pagou pelo set e o quanto já recuperou de dinheiro, deprecia o que já consumiu de vida útil da câmera...

no final a coisa é pra ficar equilibrada.

Com certeza. Acho que isso acontece não só no mercado fotográfico, mas em qualquer tipo de negociação de usados. Dificilmente o pessoal quer pagar o preço que vale, ainda mais com tudo o que a gente vê por aí.

**** MODERADO ****
« Última modificação: 23 de Julho de 2018, 19:42:12 por cfcsosa »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2018, 16:36:20
Como não estou desesperado, não queria abaixar mais pra não perder ainda mais dinheiro.

é... isso é importante, tenta ver se acha uma oportunidade, mas não espere muito pois a tendência é depreciar mais ainda.

a D7100 tem um bom mercado de revenda, mas como tem muitas no mercado acaba tendo que esperar mais pra vender, ou se quer vender rápido abaixar o preço em relação à concorrência.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2018, 16:44:23
Eu comprei meu dock no Ebay do Japão por 60 dolares.

Demorou, mas chegou. Atualizei a lente e o dock não serviu para mais nada e acabei vendendo no ML.

Olha se você acha alguém que tem e te empresta ou passa o scan para vc.