Autor Tópico: Sigma USB dock, vale a pena?  (Lida 3281 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2018, 18:18:25
Bem, tem alguma coisa errada ai. Tenho dois docks, um para Sigma SA e outro para Pentax K e ajustei 3 lentes Sigma sem o menor problema. Dá trabalho mas é totalmente factível.

As lentes que ajustei foram duas 18-35 F1.8, uma para Pentax e outra para Sigma SA, e uma 17-70 "C" para Sigma SA. Ficaram perfeitas.

Talvez o problema seja com o alvo de foco. Com esses feitos em casa eu sempre quebrei a cara mas depois que comprei um Lens Allign e consegui deixa-lo 100% alinhado na perpendicular, o problema foi resolvido.

Outra coisa que as pessoas esquecem é que tem que fazer pelo menos dez medidas para cada comprimento focal e cada distância porque todas as objetivas, de todas as marcas tem um problema que se chama inconsistencia de foco. Aí a média das medidas é que tem que ser usada.

Mas que funciona, funciona.


Ah, eu usei exatamente esse target safado que está no video. É horrivel.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, 18:20:09 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2018, 22:43:09
Outra coisa que as pessoas esquecem é que tem que fazer pelo menos dez medidas para cada comprimento focal e cada distância porque todas as objetivas, de todas as marcas tem um problema que se chama inconsistencia de foco. Aí a média das medidas é que tem que ser usada.

Shalders.

A inconsistência de foco das lentes é fato, e se temos que fazer uma média das medidas usadas, logo não temos uma precisão, e se não temos uma precisão, não seria o mesmo que usar o micro ajuste da câmera?

Será que lentes absurdamente caras e "afiadas", como a 200mm F2 também apresentam inconsistência?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2018, 22:55:30
Shalders.

A inconsistência de foco das lentes é fato, e se temos que fazer uma média das medidas usadas, logo não temos uma precisão, e se não temos uma precisão, não seria o mesmo que usar o micro ajuste da câmera?

Será que lentes absurdamente caras e "afiadas", como a 200mm F2 também apresentam inconsistência?


Sim, apresentam, infelizmente. Como todo dispositivo com partes mecânicas, sempre existem folgas, atrito, problemas de dilatação e mesmo pequenos erros causados pela própria parte eletrônica. Esses erros tem um padrão de dispersão em torno do que seria o ideal.

Imagine um atirador e seu alvo. Normalmente o que ocorre é que quando o alvo é atingido, suponha por dez disparos, eles ficam dispostos de uma certa maneira. O mesmo acontece com o foco.

Ao calcular os desvios, é possivel determinar erro médio. Ao corrigir pelo erro médio, essa distribuição tende a ficar menos dispersa, as vezes, de maneira incrivelmente eficiente. Ou seja, vai errar menos. É exatamente da mesma maneira quando calibramos a mira de uma arma.




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.296
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2018, 08:21:49

Sim, apresentam, infelizmente. Como todo dispositivo com partes mecânicas, sempre existem folgas, atrito, problemas de dilatação e mesmo pequenos erros causados pela própria parte eletrônica. Esses erros tem um padrão de dispersão em torno do que seria o ideal.

Imagine um atirador e seu alvo. Normalmente o que ocorre é que quando o alvo é atingido, suponha por dez disparos, eles ficam dispostos de uma certa maneira. O mesmo acontece com o foco.

Ao calcular os desvios, é possivel determinar erro médio. Ao corrigir pelo erro médio, essa distribuição tende a ficar menos dispersa, as vezes, de maneira incrivelmente eficiente. Ou seja, vai errar menos. É exatamente da mesma maneira quando calibramos a mira de uma arma.

Realmente isso é fato...

Nem a melhor câmera com a melhor lente vai errar.


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2018, 08:39:10
Pessoal,

Embarcando neste assunto novamente!
Quando abri o tópico, disse que não teria condições de trocar o corpo e pegar uma nova lente, porém, fiz vários trabalhos nesse período que me possibilitaram a aquisição da D750 e da 24-70.

Porém, parece que não estou 100% feliz ainda. Hahaha

Não sei o que acontece, se eu estava muito acostumado com o jogo de primes (35, 50 e 85mm) ou se estava apostando tanto nesse novo conjunto, que parece que na 24-70 falta um pouco de nitidez. O foco crava, tudo certinho, a imagem fica linda, mas parece que ainda falta.

É normal por ela ser zoom?
Parece que quando trabalho com a 610 com uma 50mm por exemplo e a 750 junto, olho os dois visores e tenho a impressão que a 610 sempre tá melhor. Haha

Depois, vou anexar uma foto para avaliação dos senhores.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2018, 10:21:41
Pessoal,

Embarcando neste assunto novamente!
Quando abri o tópico, disse que não teria condições de trocar o corpo e pegar uma nova lente, porém, fiz vários trabalhos nesse período que me possibilitaram a aquisição da D750 e da 24-70.

Porém, parece que não estou 100% feliz ainda. Hahaha

Não sei o que acontece, se eu estava muito acostumado com o jogo de primes (35, 50 e 85mm) ou se estava apostando tanto nesse novo conjunto, que parece que na 24-70 falta um pouco de nitidez. O foco crava, tudo certinho, a imagem fica linda, mas parece que ainda falta.

É normal por ela ser zoom?
Parece que quando trabalho com a 610 com uma 50mm por exemplo e a 750 junto, olho os dois visores e tenho a impressão que a 610 sempre tá melhor. Haha

Depois, vou anexar uma foto para avaliação dos senhores.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk


Nesse caso o mais comum é uma diferença no ajuste de foco da câmera em si.
Não faz muito sentido ser boa na 610 e ruim na 750. O problema deve ser microajuste.


« Última modificação: 25 de Agosto de 2018, 10:28:30 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2018, 10:38:38

Nesse caso o mais comum é uma diferença no ajuste de foco da câmera em si.
Não faz muito sentido ser boa na 610 e ruim na 750. O problema deve ser microajuste.

Acho que ele quis dizer que o conjunto D610 + 50mm é mais afiado do que o conjunto D750 + 24-70.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.296
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2018, 10:47:31
Mas a 50 é mais nítida que a 24-70.

E a 24-70 como é zoom sofre mais de back/front focus, por ter várias distâncias focais e cada uma teria sua regulagem específica.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2018, 10:52:27
Mas a 50 é mais nítida que a 24-70.

E a 24-70 como é zoom sofre mais de back/front focus, por ter várias distâncias focais e cada uma teria sua regulagem específica.

Exatamente...


fbrisso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2018, 11:47:03
Acho que não me expliquei direito pessoal.

Tanto na D750 quanto na D610 a 24-70 está funcionando perfeitamente, sem problemas de back/front focus.
Porém, achei que falta um pouco de nitidez no contorno dos objetos. O foco está cravado tudo certinho, porém, parece que falta um algo mais, um tchan.
A impressão que tenho é que a 50 dá uma imagem muito mais rica nesse quesito.

Na pós, a foto fica maravilhosa quando adiciona-se nitidez e faz-se todos os ajustes, mas, o que parece é que direto da câmera, a imagem é mais lavada - não em questão de cores, mas no contorno das coisas e a 50mm ou 85mm que seja, não.

Como disse, eu acho que estava esperando tanto do conjunto, que me frustrei nesse quesito, mas, a lente em si é maravilhosa (Tirando o peso).
E, por ser zoom, talvez nunca chegue na qualidade da prime.
Às vezes, pelo rim que tive que vender pra comprar a lente, achei que ela já faria milagres. kkkkk

É que estou em outra cidade hoje, ai não consigo anexar as fotos aqui já. Mas depois farei isso para vocês darem uma olhada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 25 de Agosto de 2018, 11:52:21
Mas a 50 é mais nítida que a 24-70.


Se resume a isso, talvez vc esperava mais porque a zoom é mais cara.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 25 de Agosto de 2018, 15:32:04
Acho que não me expliquei direito pessoal.

Tanto na D750 quanto na D610 a 24-70 está funcionando perfeitamente, sem problemas de back/front focus.
Porém, achei que falta um pouco de nitidez no contorno dos objetos. O foco está cravado tudo certinho, porém, parece que falta um algo mais, um tchan.
A impressão que tenho é que a 50 dá uma imagem muito mais rica nesse quesito.

Na pós, a foto fica maravilhosa quando adiciona-se nitidez e faz-se todos os ajustes, mas, o que parece é que direto da câmera, a imagem é mais lavada - não em questão de cores, mas no contorno das coisas e a 50mm ou 85mm que seja, não.

Como disse, eu acho que estava esperando tanto do conjunto, que me frustrei nesse quesito, mas, a lente em si é maravilhosa (Tirando o peso).
E, por ser zoom, talvez nunca chegue na qualidade da prime.
Às vezes, pelo rim que tive que vender pra comprar a lente, achei que ela já faria milagres. kkkkk

É que estou em outra cidade hoje, ai não consigo anexar as fotos aqui já. Mas depois farei isso para vocês darem uma olhada.

Mas isso é claro, são raríssimas as zooms com qualidade de prime. Não tem muito o que discutir.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Agosto de 2018, 10:37:48
Se resume a isso, talvez vc esperava mais porque a zoom é mais cara.

bem por aí...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.