Autor Tópico: Nova câmera "super" topo de linha para o início de 2019  (Lida 15184 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Julho de 2018, 11:46:24
É um rumor que começou a circular há alguns dias e agora o 43rumors dá como certa que ela será lançada no início de 2019:

https://www.43rumors.com/ft5-confirmed-new-olympus-super-high-end-camera-will-be-launched-in-very-early-2019/

O estranho é que as fontes deles dizem que é um modelo que irá ficar ACIMA da E-M1 MK II - não se sabe ao certo o que isso quer dizer.
E, sinceramente, se for uma m4/3, tem que trazer algo de muito revolucionário - pois a E-M1 MK II, apesar de excelente, ficou meio cara (especialmente após o lançamento da A7 III).

Ou será que a Olympus vai partir para novos formatos?
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2018, 10:42:23
Bem, 43rumors publicou como FT5 (ou seja, certeza) que em janeiro essa nova câmera sai...e não vai ser full frame, e sim uma nova camera m43 High End com um novo sensor e "advanced video features".

Bacana, mas ainda esperando por uma E-M5 MKIII, ou uma Pen F MK II....
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2018, 13:55:25
logo agora? estranho...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2018, 13:56:14
Acho que o grande segredo do sucesso do M4/3 é não ficar pulando de formato


isso é verdade... mas o problema é que as marcas estão pulando do m4/3...

essa realmente é uma notícia curiosa...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2018, 17:45:45
Já tive vontade de ter uma E-M1 ou E-M5 mas sempre esbarrei no meu gosto e adaptação com o tamanho dos sensores vs qualidade de imagem. Mas, de qualquer maneira, o que quero falar é sobre a ergonomia e funções da E-M1. Já manipulei-a algumas vezes e realmente é o melhor corpo não DSLR que já "apalpei". A Olympus é muito acertiva nos seus lançamentos e se realmente irá ser acima da E-M1, fico esperando coisa boa por aí.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2018, 12:02:13
Bem, 43rumors voltou a falar dessa câmera, novamente como FT5 (ou seja, como certa). As fontes disseram que:

a) Vai ser MUITO cara;
b) Feita para eclipsar todas as câmeras atuais.

Juntando com os últimos acontecimentos, isso me faz ter um exercício de futurologia - vamos ver se em Janeiro eu vou estar certo, hehehe.

Os fatos são os seguintes:
- Essa câmera definitivamente vai ser m4/3, visto que a Olympus foi a única companhia que (ainda?) não entrou no bonde de formatos maiores - a Pentax parece que vai lançar uma FF mirrorless no aniversário da companhia, e a Fuji pulou FF mas entrou pesado no MF;
- Sendo mais cara que a E-M1 MK II, vai ser no mesmo preço (ou mais) do que a A7R III, Nikon Z6, Fuji XT-3 e (talvez) a Canon EOS R. Considerando a percepção de muitos (justificada ou não é outro assunto) que o m4/3 é um formato "menor", essa câmera realmente teria de ter recursos excepcionais para justificar seu preço.

Acho quase certo que um sensor novo será lançado com essa câmera, provavelmente Sony. O não lançamento até hoje da E-M5 MK III e a manutenção do sensor de 16mp na E-M10 MK III me parecem corroborar isso também. Provavelmente o sensor já existe, mas somente não está listado (os sensores da GH5 / G9, GH5s e da Fuji Xt-3 somente foram oficialmente listados pela Sony esse mês).

Imagino que o sensor vai ser BSI; o único sensor BSI m4/3 é o da GH5s, e com o lançamento do sensor BSI da XT-3 me parece que finalmente a Sony vai abrir essa porteira. Sensores BSI, em sua maioria, tem cerca de 1 stop de ganho em relação ao seus pares FSI com a mesma resolução. Aí existem dois caminhos a seguir: ou o sensor terá os mesmos 20mp com ganho de 1 stop de luz, ou (o que acho mais provável) a resolução suba para 23-24mp com performance semelhante à atual em low light (como foi feito na mudança de 16 para 20mp).

O que poderia ser melhorado no lado fotográfico em relação à E-M1 MK II? Não muito - imagino que um sistema de AF amplamente revisado, para fazer frente às câmeras mais novas, aumentando o número de pontos PDAF no sensor e melhorando massivamente o desempenho em C-AF / tracking (foi o caminho da Fuji na XT-3). Um aumento ainda maior em FPS (apesar que até hoje a E-M1 MK II é uma das câmeras mais rápidas do mercado). E eventuais ganho em low light e resolução do sensor.

Provavelmente o foco (e os rumores corroboram isso) vai ser na parte de vídeo. Desempenho de AF contínuo vai ser crucial, pois isso passou a ser um fator altamente considerado (calma, Rinaldo  :D). 4K60p deve ser uma certeza, mas isso somente não justificaria o preço. Então, acho quase certo que a câmera deve gravar vídeo em RAW, provavelmente ProRES RAW. Imagino que 4K60p 4:2:2 interno também seja uma certeza. Mesmo assim, só igualaria câmeras já existentes.

O diferencial, além do RAW, acho que seria 4k120fps, e/ou 1080p 240fps. Aí tem uma limitação - o sensor teria de suportar essas velocidades, e acho que somente um sensor stacked (como os de 1" da RX100 V e VI) aguentariam essa carga. E acho difícil que a Sony abra essa porteira criando um sensor desses. Mas seria uma possibilidade. Ou que a câmera seja totalmente voltada para vídeo, como a GH5s, mas com um novo sensor stacked que aguentasse esses modos - mas acho difícil.

Imagino que a câmera vá gravar em 6K também (a GH5 já faz isso, mas só em modo 6k photo), pra aumentar o diferencial.

Outras coisas que acho prováveis (para justificar o preço):
- Display OLED superior no corpo, como tem sido comum nas novas câmeras;
- EVF de alta resolução, como o da Leica SL (a câmera nova da Zeiss também tem um EVF de alta resolução);
- Weather sealing topo de linha.

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2018, 12:38:30
O AF vai ter de ser algo mesclado entre Dual Pixel e o da Sony A9 para ter a vanguarda novamente.
EVF precisa buscar o melhor do mercado que é Canon EOS R seguido bem de perto pela Z7.
Bateria também vai ter que chegar nos 700 cliques.
Eles poderiam soltar um sensor com os mesmos 20 MP sem filtro AA sendo BSI o que daria aumento na definição e melhoria no ruído.

A ergonomia se for no nível da EM1 misturado com GH5 seria muito top mesmo. Vamos aguardar e ver.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2018, 13:56:26
M4/3 e apsc poderiam ser tranquilamente o futuro em fotografia de ação, deixar a brincadeira mais cara (paisagens, produtos, still, etc.) pra Full Frame e MF.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2018, 14:27:15
O AF vai ter de ser algo mesclado entre Dual Pixel e o da Sony A9 para ter a vanguarda novamente.
EVF precisa buscar o melhor do mercado que é Canon EOS R seguido bem de perto pela Z7.
Bateria também vai ter que chegar nos 700 cliques.
Eles poderiam soltar um sensor com os mesmos 20 MP sem filtro AA sendo BSI o que daria aumento na definição e melhoria no ruído.

A ergonomia se for no nível da EM1 misturado com GH5 seria muito top mesmo. Vamos aguardar e ver.

Dual Pixel é patente da Canon (a Samsung licenciou a tecnologia para os sensores de celular), então a concorrência não usará. O da A9 é PDAF como todos usam, só bem calibrado - deve ser o caminho.
O melhor EVF é o da Leica SL, e é exclusivo dela até o momento - acho que deve ser os das novas Panasonic S, também.
Minha escolha de sensor seria essa também, 20mp BSI, mas número de MP ainda é considerado fator por uns 95% dos compradores... (o Kirk Tuck está usando uma GH5s para fotos e considera uma das melhores que já usou, FF incluídas, mesmo com seus 10mp).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2018, 14:30:45
M4/3 e apsc poderiam ser tranquilamente o futuro em fotografia de ação, deixar a brincadeira mais cara (paisagens, produtos, still, etc.) pra Full Frame e MF.

Para quem REALMENTE conhece, meio que já o é. As superteles m4/3 são adoradas pelo pessoal profissional de wildlife - muito mais portáteis, e usando superteles o DOF maior do m4/3 vira uma vantagem (uma 600mm 2.8 full frame tem um DOF tão pequeno que mal o olho do bicho sai em foco...)

Lembro de uma matéria interessantísima de um fotógrafo que usou uma Nikon 1 (sim, a com sensor de 1") com uma Nikon supertele adaptada para fotografar campeonatos de surf com resultados excepcionais (o AF daquelas camerazinhas era um dos melhores da época, e novamente com DOF maior, mais chances do surfista inteiro estar em foco).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2018, 15:31:45
Para quem REALMENTE conhece, meio que já o é. As superteles m4/3 são adoradas pelo pessoal profissional de wildlife - muito mais portáteis, e usando superteles o DOF maior do m4/3 vira uma vantagem (uma 600mm 2.8 full frame tem um DOF tão pequeno que mal o olho do bicho sai em foco...)

Lembro de uma matéria interessantísima de um fotógrafo que usou uma Nikon 1 (sim, a com sensor de 1") com uma Nikon supertele adaptada para fotografar campeonatos de surf com resultados excepcionais (o AF daquelas camerazinhas era um dos melhores da época, e novamente com DOF maior, mais chances do surfista inteiro estar em foco).
Sem contar que essas fotos são pra consumo rápido, velocidade pra esses caras é essencial, incluo aí fotojornalismo esportivo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2018, 21:59:30
Vai ter que ter também o foco mais absolutamente ninja de todos, inclusive no breu e sem contraste, e ter ISO 20000 limpinho.  :D


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2018, 08:18:30
Vai ter que ter também o foco mais absolutamente ninja de todos, inclusive no breu e sem contraste, e ter ISO 20000 limpinho.  :D

Tomara. O PDAF da E-M1 MK II é bom, mas ficou bem para trás em C-AF em relação aos lançamentos mais novos...

Sigo no aguardo da E-M5 MK III, heheheh
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2018, 10:51:19
M4/3 e apsc poderiam ser tranquilamente o futuro em fotografia de ação, deixar a brincadeira mais cara (paisagens, produtos, still, etc.) pra Full Frame e MF.
Sem contar que essas fotos são pra consumo rápido, velocidade pra esses caras é essencial, incluo aí fotojornalismo esportivo.

Engraçado que nunca me encaixo nessas definições…  :ponder:




Provavelmente o foco (e os rumores corroboram isso) vai ser na parte de vídeo. Desempenho de AF contínuo vai ser crucial, pois isso passou a ser um fator altamente considerado (calma, Rinaldo  :D). 4K60p deve ser uma certeza, mas isso somente não justificaria o preço. Então, acho quase certo que a câmera deve gravar vídeo em RAW, provavelmente ProRES RAW. Imagino que 4K60p 4:2:2 interno também seja uma certeza. Mesmo assim, só igualaria câmeras já existentes.


Enquanto isso….. testando aqui o AFC com o novo firmware da GH5…  :assobi: :D

Como sempre, ótima análise Marcio. Vamos ver se a Olympus consegue tirar o melhor desempenho do PDAF em vídeo.

De tudo que falou só não boto fé em vídeo raw e 4K/120fps. E na faixa de preço acho que só GH5/5S possuem 4:2:2 interno, isso também tenho dúvida que venha. Mas torço pra que tenha tudo, e um pouco mais!

Legal a info sobre o Kirk Tuck, fui lá fuçar e descobri que a GH5S tem 14 bits de cor em foto. Bem bonitas as imagens, aliás… deu até uma coceira aqui… hehe…
  vimeo     flickr     insta


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2018, 10:52:31
Engraçado que nunca me encaixo nessas definições…  :ponder:



Enquanto isso….. testando aqui o AFC com o novo firmware da GH5…  :assobi: :D

Como sempre, ótima análise Marcio. Vamos ver se a Olympus consegue tirar o melhor desempenho do PDAF em vídeo.

De tudo que falou só não boto fé em vídeo raw e 4K/120fps. E na faixa de preço acho que só GH5/5S possuem 4:2:2 interno, isso também tenho dúvida que venha. Mas torço pra que tenha tudo, e um pouco mais!

Legal a info sobre o Kirk Tuck, fui lá fuçar e descobri que a GH5S tem 14 bits de cor em foto. Bem bonitas as imagens, aliás… deu até uma coceira aqui… hehe…
Não sei o que você faz, fica difícil argumentar.