Pois é... quem queria ML leve e pequena comprou... quem não comprou...agora é tudo MonsterLess
Sobre Retrofocus:
E eu li que, ao contrário do filme, as retrofocus sao a única opção ao digital (pois a mesma alinha os raios paralelamente e o sensor são milhares de túneis). O filme pode receber raios de luz de vários ângulos, por ser plano e químico... mas o digital, sendo túneis, precisa de alinhamento paralelo dos raios. As microlentes atuam corrigindo variações leves de ângulo, variações microscópicas mesmo...causadas pelo encaixe/construção, mas, não fazem o milagre necessário para uma não retrofocus GA funcionar no digital.
Ai, depois que eu vi Zeiss Otus chegando toda retrofocus, gigantona e como uma das melhores 50mm do mundo (em nitidez), e Nikon lançando retrofocus nos 85mm (onde, no filme, não precisa). e li, pela própria Zeiss que a Zeiss Hologon jamais poderá ser feita para o digital... e vejo Fuji tudo Retrofocus e a Fuji era a esperança pq era a única que não teria puxado nada de DSLR (como M4/3 e Sony teriam feito) cheguei a conclusão de que está correto, retrofocus é um mal necessário ao digital
Gostei da análise
Trouxe fatos bastante interessantes (quanto à questão das
microlentes, entendo que é isto mesmo que escreveste).
Provavelmente esta é a razão para que a Sony (e a
Microsoft) tenham iniciado as pesquisas com sensores curvos (
curved sensors), sendo que ambas as empresas já apresentaram protótipos no ano passado (a Sony, até onde sei, já produziu um pequeno lote destes sensores.).
Os sensores curvos dispensariam (na verdade, são incompatíveis) as atuais fórmulas óticas, cuja finalidade é projetar a imagem em uma superfície plana. Teríamos lentes muito mais simples e, consequentemente, menos custosas para fabricar.
Entretanto, isto estaria praticamente restrito às grande-angulares e, talvez, as normais. Salvo engano, sensores curvos não funcionam com teleobjetivas
Pessoalmente, vejo os sensores curvos sendo largamente utilizados em câmeras de vigilância, câmeras automotivas, câmeras para aerofotografia e astrofotografia, câmeras de ação (além de alguns celulares), uma vez que estes tipos de câmeras requerem lentes grande angulares.
Em relação às lentes Fujinon, tenho duas "primes": a XF 14mm f/2.8 e a XF 35mm f/1.4. Ambas (especialmente a 14mm) realmete são
retrofocus. Entretanto, por serem óticamente corrigidas, apresentam praticamente nenhuma distorção e foi esta a razão primária para adquiri-las. Não tenho a 56mm f/1.2 (outra lente óticamente corrigida). Como não faço mais retratos, não vi necessidade de ter uma (mas no "
Carnevale di Venezia", esta lente teria bastante uso
)
Lembrando que a flange do
X Mount é de 17.7mm. Não tem como escapar das fórmulas
retrofocus mesmo!
Será que a Nikon estava pensando em sensores curvos quando projetou este novo
mount? Considerando o histórico de utilização de sensores Sony nas Nikon, não me surpreenderia