Autor Tópico: Agora é oficial! Nikon anuncia o desenvolvimento de sua “mirrorless” (FF)  (Lida 32303 vezes)

Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #30 Online: 06 de Agosto de 2018, 20:07:59
Pois é... quem queria ML leve e pequena comprou... quem não comprou...agora é tudo MonsterLess


Sobre Retrofocus:
E eu li que, ao contrário do filme, as retrofocus sao a única opção ao digital (pois a mesma alinha os raios paralelamente e o sensor são milhares de túneis). O filme pode receber raios de luz de vários ângulos, por ser plano e químico... mas o digital, sendo túneis, precisa de alinhamento paralelo dos raios. As microlentes atuam corrigindo variações leves de ângulo, variações microscópicas mesmo...causadas pelo encaixe/construção,  mas, não fazem o milagre necessário para uma não retrofocus GA funcionar no digital.

Ai, depois que eu vi Zeiss Otus chegando toda retrofocus, gigantona e como uma das melhores 50mm do mundo (em nitidez), e Nikon lançando retrofocus nos 85mm (onde, no filme, não precisa). e li, pela própria  Zeiss que a Zeiss Hologon jamais poderá ser feita para o digital... e vejo Fuji tudo Retrofocus e a Fuji era a esperança pq era a única que não teria puxado nada de DSLR (como M4/3 e Sony teriam feito) cheguei a conclusão de que está correto, retrofocus é um mal necessário ao digital



Gostei da análise :ok:  Trouxe fatos bastante interessantes (quanto à questão das microlentes, entendo que é isto mesmo que escreveste).

Provavelmente esta é a razão para que a Sony (e a Microsoft) tenham iniciado as pesquisas com sensores curvos (curved sensors), sendo que ambas as empresas já apresentaram protótipos no ano passado (a Sony, até onde sei, já produziu um pequeno lote destes sensores.).

Os sensores curvos dispensariam (na verdade, são incompatíveis) as atuais fórmulas óticas, cuja finalidade é projetar a imagem em uma superfície plana.  Teríamos lentes muito mais simples e, consequentemente, menos custosas para fabricar.

Entretanto, isto estaria praticamente restrito às grande-angulares e, talvez, as normais.  Salvo engano, sensores curvos não funcionam com teleobjetivas :no:  Pessoalmente, vejo os sensores curvos sendo largamente utilizados em câmeras de vigilância, câmeras automotivas, câmeras para aerofotografia e astrofotografia, câmeras de ação (além de alguns celulares), uma vez que estes tipos de câmeras requerem lentes grande angulares.

Em relação às lentes Fujinon, tenho duas "primes": a XF 14mm f/2.8 e a XF 35mm f/1.4.  Ambas (especialmente a 14mm) realmete são retrofocus. Entretanto, por serem óticamente corrigidas, apresentam praticamente nenhuma distorção e foi esta a razão primária para adquiri-las.  Não tenho a 56mm f/1.2 (outra lente óticamente corrigida).  Como não faço mais retratos, não vi necessidade de ter uma (mas no "Carnevale di Venezia", esta lente teria bastante uso :ponder:)

Lembrando que a flange do X Mount é de 17.7mm.  Não tem como escapar das fórmulas retrofocus mesmo!

Será que a Nikon estava pensando em sensores curvos quando projetou este novo mount? Considerando o histórico de utilização de sensores Sony nas Nikon, não me surpreenderia  :snack:


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #31 Online: 06 de Agosto de 2018, 20:11:00
Eu consegui as imagens originais (as do Nikonrumors estão recortadas e são de pior qualidade)











Sent from my Hasselblad using Tapatalk

São bem melhores mesmo!  Podemos ver mais detalhes das novas câmeras.  Valeu :ok:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 06 de Agosto de 2018, 20:15:20
Olha, nas ML Canon a sapata é a mesma. Não vejo motivos para a Nikon mudar.
O que pode acontecer é os flashs/rádios de terceiros (Yongnuo/Godox) não serem compatíveis de início, mas essas marcas sempre estão lançando updates de firmware para acompanharem novos lançamentos relevantes das marcas.
Teve firmware da Godox até pras M5/M6/M100/M50 da Canon, mesmo elas sendo de um seguimento mais amador da Canon, então é de se esperar que qualquer problema de compatibilidade inicial seja sanado rapidamente nessa ML FF que aparenta ter uma forte relevância para o seguimento profissional da marca.
Uffa!
Ainda bem que temos esses updates.

Espero que bata de frente nas ML da Sony.
Minha vontade de compra é grande, porém o preço não deve ser nada baixo  :(


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #33 Online: 06 de Agosto de 2018, 20:32:46

Pois é... quem queria ML leve e pequena comprou... quem não comprou...agora é tudo MonsterLess



Nem tanto assim; hehehe

Para quem não precisa de câmeras "...a prova de qualquer coisa..." e de lentes "...Pro Grade...", entendo que existem boas opções de mirrorless no mercado. Temos, por exemplo, as Olympus E-M5, E-M10 e a belissima "Pen F", por exemplo.  Na Fuji, temos a X-E3, a X-T20 (tenho duas deste modelo) e a nova X-T100.  Na Sony, temos a A6300 e A6500 e na Canon temos as EOS M, em especial a M5 e a nova M50. 

Não me recordo dos modelos da Panasonic, mas sei que também tem opções nesta marca. 

Todas estas câmeras que citei acima são excelentes para viagens e lazer, por exemplo.  Também são excelentes para aprender a fotografar pois todas permitem graus variados de operações manuais (As Fuji, em particular, te permitem um estilo totalmente "old school" de fotografar; tudo o que tem a fazer é ajustá-las corretamente ;)).

Minhas X-T20 me convenceram que, em matéria de qualidade de imagem, não há necessidade de se pagar mais de US$ 900,00 em uma câmera digital nova.  O mesmo vale para as demais câmeras que citei acima; quem tiver qualquer uma delas estará mais que satisfeito :clap:

Falei aqui apenas das mirrorless para não fugir demais do tópico, pois também existem DSLR pequenas e leves que também são excelentes no que diz respeito à qualidade de imagem.

Boa semana e boas fotos a todos :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 06 de Agosto de 2018, 22:08:56
Gostei da análise :ok:  Trouxe fatos bastante interessantes (quanto à questão das microlentes, entendo que é isto mesmo que escreveste).

Provavelmente esta é a razão para que a Sony (e a Microsoft) tenham iniciado as pesquisas com sensores curvos (curved sensors), sendo que ambas as empresas já apresentaram protótipos no ano passado (a Sony, até onde sei, já produziu um pequeno lote destes sensores.).

Os sensores curvos dispensariam (na verdade, são incompatíveis) as atuais fórmulas óticas, cuja finalidade é projetar a imagem em uma superfície plana.  Teríamos lentes muito mais simples e, consequentemente, menos custosas para fabricar.


Canon tem diversas patentes de sensor curvo.

Pelo que entendi do pessoal comentando no canon rumors, cada DF precisa de uma curvatura diferente, o que pediria um sensor com curvatura dinâmica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Agosto de 2018, 10:11:59
Canon tem diversas patentes de sensor curvo.

Pelo que entendi do pessoal comentando no canon rumors, cada DF precisa de uma curvatura diferente, o que pediria um sensor com curvatura dinâmica.


Seria interessante então para lentes fixas por exemplo as Xt-100 da Fuji?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 07 de Agosto de 2018, 11:16:43

Seria interessante então para lentes fixas por exemplo as Xt-100 da Fuji?

Acho que não. A variação da distância até o plano focal altera (pouco, mas altera) a distância focal da lente. Não sei de nenhum projeto de lente de foco variável (existem lentes fixas, "focus-free") onde isso não ocorra.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Agosto de 2018, 11:18:49
Acho que não. A variação da distância até o plano focal altera (pouco, mas altera) a distância focal da lente. Não sei de nenhum projeto de lente de foco variável (existem lentes fixas, "focus-free") onde isso não ocorra.

é já que a gopro lança um treco desses...  :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 07 de Agosto de 2018, 12:59:14
é já que a gopro lança um treco desses...  :eek:

Sim. Câmeras de ação seriam um nicho pra este tipo de tecnologia. Mas aí tem o desafio do preço...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Agosto de 2018, 13:44:50
Sim. Câmeras de ação seriam um nicho pra este tipo de tecnologia. Mas aí tem o desafio do preço...
realmente
subir ainda mais o preço da Gopro?  :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 09 de Agosto de 2018, 07:29:39
Pra quem não viu, a Hasselblad lançou MESMO SLOGAN em 2016... e MESMO ESTILO de video sobre a LUZ (em um video mil veses melhor)

This is our light
This is our freedom
this is our creativity
this is our passion
this is our future
Hasselblad X1D

e o Mercado Hasselblad seguiu na DSLR  :doh: e a empresa foi vendida para a DJI (meses depois...)
Até hoje tem 5 lentes.. :(
A Fuji 50GFX veio um ano depois e já tem 12 lentes... :assobi:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Não sei de câmera mas de comercial eles pagam pra equipe certa fazer... adoro ver esses comerciais de câmera...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 09 de Agosto de 2018, 07:30:12
Mais um vídeo da Nikon ML...

vai dominaaaaaa e quem vai compraaaaa ?  :ponder:

https://nikonrumors.com/2018/08/09/third-nikon-mirrorless-camera-teaser-released.aspx/

Podíamos fazer o Poll do NikonRumors aqui...né ???

Afinal, quem aqui vai comprar ?  :ponder: :D ;) :( :no: ??



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

se custar 1 barão eu compro...  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #42 Online: 09 de Agosto de 2018, 11:11:11
... adoro ver esses comerciais de câmera...  :snack:

Eu também  :assobi:
« Última modificação: 09 de Agosto de 2018, 11:13:40 por tiagomoura »
Sempre dá pra melhorar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 10 de Agosto de 2018, 07:47:41
A Nikon segue neste terceiro video dizendo que colocou tudo que aprendeu em 100 anos nesta camera...


Isso é para nos preparar quando chegar o preço...

Isso vai ser tão caro que a Fuji vai parecer brinquedo...



não diga isso... ela vai vir por um preço menor que a D850  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 10 de Agosto de 2018, 08:27:51
Se ela vier acima do preço de 2k da A7III eu vou demorar muito para ter uma kkkk