Autor Tópico: antiga Sony R1 e nova Sony Alpha 100  (Lida 2890 vezes)

GabiÓ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:02:14
Olá pessoal ! Resolvi entrar no fórum pois estou com dúvidas sobre equipamentos, alguém pode ajudar?!

Sou formada em Artes Plásticas com ênfase em Fotografia, pelo Instituto de Artes da UFRGS. Viver de arte nesse país não é um bom negócio, portanto trabalho como fotógrafa. Fotos socias, fotos de divulgação (studio), fotos de obras de arte para portifólios, etc.

No início da faculdade eu utilizava uma Pentax analógica com lente 50mm. Claríssima !!!  Fotos p&b, filmes coloridos puxados e slides. Maravilha.. mas totalmente inviável.. só para 'amateurs' mesmo. Amateur, no sentido literal de amante, não de amador.

Minha primeira digital foi uma cannon cybershot de 3 megapixels, com a qual fiz macros incríveis ! Hoje, totalmente obsoleta.

Adquiri uma Sony R1, que é um luxo, robusta, com aquele visor como da hasselblade (escreve assim?). Tem 10.3 megapixels, e o fabuloso previw que as reflex não tem. Eu estava quase comprando uma pentax reflex, mas por esse motivo optei pela Sony R1.

Rescentemente, num dos primeiros trabalhos de fotos sociais (aquela correria e empurra-empurra), senti que meu equipamento não dava conta do recado. O tempo de disparo com flash é muito grande. Não tenho flash externo. Aliás detesto flash, mas nesses casos é indispensável.

Enfim, tomei conhecimento do novo lançamento da Sony, a Alpha 100, que está o mesmo preço da R1, que já saiu de linha. É reflex e tem 10.8 megapixels. Dizem ser a primeira profissional da Sony.

Tenho uma compradora para minha R1, mas ainda estou em dúvida de me desfazer dela.

Preciso de um bom equipamento para poder oferecer trabalhos de qualidade, e sinto que a R1 não está dando conta. Apesar de achar muito chato essa história de ficar trocando lentes, acho que é inevitável para um profissional.

Consigo negociar minha R1 por 3.500,00 (o valor que paguei).
Alguém me dá uma luz ??????

abraço
Gabi

www.cucalandia.blogspot.com


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:23:00
Gabi, bem vinda ao fórum.
Se voce consegue negociar a R1 por este preço venda imediatamente. Como voce não ficou satisfeita com ela para eventos compre qualquer DSLR atual, Canon, Nikon, Pentax, Sony, todas são muito boas. E compre um flash também. Com a grana que voce diz que consegue dá e sobra.

Gostei das fotos do seu blog, depois posta algumas aqui para a gente ver melhor.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:13:21
Gabi,

Bem vinda ao fórum.

Concordo com o Paulo... Venda o quanto antes, se vc tem quem compre.

Sobre a compra de SLR, a Sony tá chegando agora no mercado (mesmo comprando a Minolta) e marcas consagradas como Canon e Nikon ainda tem sua superioridade, principalmente na facilidade de achar lentes, flashes e outros acessórios, principalmente usados.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:42:13
Eu pensaria duas vezes antes de adquirir uma reflex da Sony. Não por causa da qualidade, mas a Sony costuma cobrar barato pelo hardware básico e morder nos periféricos.

Além disso, a oferta de lentes Sony/Minolta é muito menor que Canon, Nikon e até mesmo Pentax, o que faz com que os preços se elevem.

A Sony R1 é uma excelente câmera. Inovadora, boa lente, boa qualidade de imagem, grande-angular de 24mm, sensor grande. Com um flash dedicado você provavelmente conseguirá boas fotos de eventos, mas, se você realmente consegue R$3500,00 por ela, eu compraria uma DSLR e um flash dedicado para começar.

Ah, eu também tenho uma Pentax analógica toda manual. Realmente, é desconfortável fotografar eventos com ela, mas perfeitamente possível. Ter uma autofoco com flash dedicado tem mais a ver com o conforto do fotógrafo, mas não com a qualidade das fotos. Inclusive, nos eventos familiares como formaturas e casamentos, eu sou sempre o "backup" do fotógrafo profissional e não é raro eu conseguir fotos de melhor qualidade, tanto em termos de texturas e luz quanto de composição.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Complementando, recentemente, numa recepção de formatura, vi um fotógrafo mais velho (faixa dos 60 e poucos anos) cobrindo o evento com uma slr Yashica.

Sabendo fotometrar e tendo intimidade com o equipamento, dá para cobrir eventos numa boa com um flash potente e uma objetiva 50mm.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Mas, é claro, com R$3500,00 na mão, eu iria querer ter conforto. A minha sugestão de compra é uma digital Pentax K100D/K110D. Inclusive, você pode usar nela a sua lente 50mm da Pentax (se for de baioneta).

 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 13:57:48 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GabiÓ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2007, 09:49:54
Meninos,
obrigado pelas dicas... me agrada muito a idéia de poder usar minha lente 50mm numa pentax digital. E andei pesquisando.. as lentes são realmente muito caras!!
De qualquer maneira, ainda está difícil de me desfazer da R1.

Vocês sabem me dizer, onde melhoraria efetivamente minhas condições de trabalho se  eu optar, por exemplo, por uma Pentax K10D?!

Lembrando que a lente carl zeiss da R1 é fabulosa!
Posso usar o CF card e o memory stick, que uso na R1, na K10D??


Ahhhh  e me agrada mais ainda poder usar meu filtro polarizador !


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2007, 10:18:22
Gabi,

A K10D é uma ótima camera, seja pelo seu sistema de selamento, seja pelo estabilizador no corpo e até pela qualidade da imagem. Acredito ser uma opção muito boa.

Claro que no que tange à ótica, as lentes intercambiáveis são mais caras, mas com qualidade bem superior.

Imagino que o CF vc vai poder usar na K10D, já o Memory Stick é uma bateria proprietária da Sony... Aproveita e vende com a cam.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 10:25:04
se vc não conseguir vender a R1 poderia comprar um flash Metz 45 Cl1(se não me engano tem na consigo) que tem luz de sobra, inclusive para rebater no teto e obter uma iluminação difusa, além de poder usar rebatedor acoplado na cabeça do flash, e em fotos sociais seu pequeno e "antiquado" sensor externo(nada de TTL) funciona muito bem. Para conseguir a qualidade da lente da R1 vc vai gastar muita grana. Se vc pegar prática com a R1 pode até focar manualmente no anel de foco já que ela amplia o centro da imagem para facilitar o foco. Concluindo se a R1 resolve seu problema quanto a lente acho que é melhor pegar um flash potente e ter resultados bem melhores que vender a camera perdendo muito dinheiro, principalmente pq, como eu disse, para obter a qualidade da lente dela em uma DSLR de qualquer marca vc vai gastar muito.
CF vc pode usar em diversos modelos de DSLR mas não todas, memory stick só em cameras Sony, e no caso da A100 só do tipo Duo.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2007, 12:13:30
mais uma coisa:
as cameras normalmente usadas pelo pessoal daqui do fórum não são profissionais, mas DSLR que podem muito bem ter uso profissional(leia fazer grana).
Vale a pena vc navegar pelos posts do fórum e ver assuntos como uso do RAW, já que noto que vc valoriza qualidade e o RAW é o "negativo digital", o máximo de qualidade que se obtém com uma digital.
Quanto a Sony Alpha estou satisfeito e dia desses fiz prova da qualidade ao fazer uma foto em ISO 400, 5.6 com a lente do kit em RAW; converti para jpg aumentando em um ponto EV no programa que vem com a camera(o que praticamente deu um resultado equivalente a ISO 800); mandei ampliar em papel metálico 30x45cm: o resultado ficou ótimo com uma nitidez impressionante e sem o temido ruído. Uma qualidade dessas é suficiente pra mim e o flash 56 da Sony tem luz suficiente pra usar rebatido no teto. Como dizem por aqui que se encontra o kit Alpha por 2.000 nas ruas de SP acho que é uma ótima relação custo/benefício. Espero logo logo comprar outro 56 pra usar wireless pq o pré flash teima em disparar a fotocélula antes da hora o que atrapalha tudo em algumas fotos.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:00:27
Citar
Gabi,

A K10D é uma ótima camera, seja pelo seu sistema de selamento, seja pelo estabilizador no corpo e até pela qualidade da imagem. Acredito ser uma opção muito boa.

Claro que no que tange à ótica, as lentes intercambiáveis são mais caras, mas com qualidade bem superior.

Imagino que o CF vc vai poder usar na K10D, já o Memory Stick é uma bateria proprietária da Sony... Aproveita e vende com a cam.

Abraço,
Fernando
Só uma coisinha: a K10D não vai aceitar o CF também, ela só usa cartão SD/SDHC.

Então o jeito é se livrar dos cartões mesmo.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2007, 01:14:52
Pessoal,

Pegando uma carona neste post, será que eu posso usar o Flash Vivitar 285HV na Pentax K10d? Tem esses lances de voltagem e tal... Lógico que o Vivitar 285HV não é TTL, então teria que ser tudo no modo manual mesmo, mas isso eu tava mais ou menos acostumado a fazer com a S9000...

Alguma idéia?

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2007, 02:06:19
Citar
Enfim, tomei conhecimento do novo lançamento da Sony, a Alpha 100, que está o mesmo preço da R1, que já saiu de linha. É reflex e tem 10.8 megapixels. Dizem ser a primeira profissional da Sony.
Olá Gabi! Só uma correção, a Sony Alfa 100 não é profissional, na verdade é uma reflex de entrada, voltada para amadores e hobbystas. Mas é claro, nada impede que seja usada para trabalhos mais moderados, até porque "profissional" é o fotógrafo e não a câmera exatamente :) Na realidade ela está bem próxima da R1 quanto à durabilidade e qualidade de construção, ou seja, não "aguenta o tranco" se o uso for pesado, intensivo. É importante definir bem isso antes de tua mudança. De qualquer forma, estamos falando de um ciclo de vários milhares de fotos mensais, coisa que nem todo mundo atinge em sua profissão.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #11 Online: 24 de Março de 2007, 06:57:08
Se vc consegue vender sua R1 por R$3.500, aproveita a oportunidade pois até por R$2.000 seria difícil de vendê-la no mercado hj.
Com esse valor vc compra uma Nikon D50, uma lente 18-70 ou 18-135 e um flash SB800 e ainda sobra uma graninha pros cartões. Com certeza vc terá resultados muito melhores q a R1.

Davi, não acredito que haja problema em usar o 285HV com a Pentax, já que o HV é justamente o modelo de voltagem mais baixa.
Agora valia a pena vc dar uma pesquisada na voltagem máxima suportada pela Pentax prá ficar mais garantido.
Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2007, 12:39:52
Valeu Eduardo! Vou pesquisar!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2007, 14:07:07
Olá Gabi,

se vc consegue pegar esse valor na R1, na minha opinião deveria pegar uma Dslr, isso por conta do seu trabalho, qto a Sony Alpha, ela está chegando agora no mercado, ainda uma dificulada de em questão de lentes e flash no mercado, já as Canon, Nikon, Pentax, vc consegue até mesmo usadas com valor bem legal.

Abraços.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Gabril Gonçalves

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
Resposta #14 Online: 27 de Março de 2007, 17:46:17
Sai fora da SONY ALPHA 100, ela só aceita flash sony, não tem como ligar flash de estudio e não existe adaptador para tal utilização.