Autor Tópico: Problema na Olympus 9-18mm: Please check the status of a lens  (Lida 386 vezes)

makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Olá gente,

Queria saber algum de vocês já tiveram problemas com a Olympus 9-18mm f/4.0-5.6 antes.
Semana passada ele começou a apresentar um problema que quando eu coloco o zoom a partir de 15mm e tenho disparar, a câmera para de funcionar e mostra a mensagem "Please check the status of a lens".
O intervalo 9-14mm funciona normalmente e foi como eu usei durante esse últimos dias. Já testei com uma segunda câmera e dá o mesmo erro.

Pelos fóruns gringos, parece que é um erro que acontece nas zooms por conta do desgaste do cabo flat.

Gostaria de saber de vocês se já tiveram algum problema parecido e aonde que eu posso mandar para consertar.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 1.196
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2018, 00:13:44
Já tive problemas com a Oly 9-18mm, nao me lembro em detalhes, faz tempo, mas era semelhante ao seu:  de inicio funcionava somente em algumas distancias focais, até posteriormente nao funcionar mais em nenhuma. Aparentemente aconteceu quando fiz uma atualizaçao do firmware, mas pelo que informou a assistencia técnica (nos USA), era defeito na placa. Estava fora da garantia, mas depois de muita, muita luta (aqui, principalmente), uma novela,  consegui que me arrumassem de graça. A Olympus USA foi ótima, no final trocaram a board da placa e disseram q nada tinha a ver com o firmware, mas nao discuti mais porque resolveram e nao cobraram rsrs.. (por essa e outras sou fã deles). Só pense em recorrer a autorizada no Brasil se estiver na garantia, pois a Olympus Optical do Brasil (que lida com equipamentos médicos somente) banca, se estiver fora, esqueça, pois a autorizada (q fica no ABC) é simplesmente um lixo total, incompetentes inigualáveis.. Se tentarem mexer arrebentam, pode acreditar. Se estiver na garantia eles simplesmente conferem se tem defeito e a Olympus BR troca a lente, em geral por outra nova. Se estiver fora eles nao querem nem saber... ai só  enviando para os states mesmo, nao tem jeito.
Problema  no flat cable, conhecido simplesmente com flexivel, é típico de zoons, de qualquer marca. Pode ser ou nao o seu caso.  De qualquer forma, quase impossivel reparar no Brasil, autorizada ou não, que  nao tem maquinário nem peças, mas podes arriscar enviando para um ótimo técnico na Galeria 7 de Abril, loja 13 (acho), SP, pois de repente ele pode importar a peça. Mas, adianto, q uma lente Oly vagabunda de de kit com o flexivel defeituoso,  ficou mais de 6 meses lá e nao conseguiram o cabo. Mas se para voce for impossivel ou inviável (economicamente e na prática) enviar para os states, tente com ele.  Mas para reparar com certeza consiga um  um jeito de mandar para o centro de reparo da Olympus nos states, fica proximo a NY, dá para saber previamente o custo aproximado do conserto, que nao é barato. Antes, se possivel, eu tentaria reinstalar o firmware, pois existe uma possiblidade, remota, de ser fw corrompido. Mas se já tiver instalado a ultima versao vc nao vai conseguir por vias normais. Nesse caso, tem uma ferramenta nao oficial que baixa a versao correta e e permite a instalaçao via cartão SD. Já usei e funciona. Coloquei o link em um tópico aqui no forum, nao me lembro o nome, pesquise q vc deve encontra-lo. 
« Última modificação: 26 de Julho de 2018, 00:29:55 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2018, 18:03:54
Já tive problemas com a Oly 9-18mm, nao me lembro em detalhes, faz tempo, mas era semelhante ao seu:  de inicio funcionava somente em algumas distancias focais, até posteriormente nao funcionar mais em nenhuma. Aparentemente aconteceu quando fiz uma atualizaçao do firmware, mas pelo que informou a assistencia técnica (nos USA), era defeito na placa. Estava fora da garantia, mas depois de muita, muita luta (aqui, principalmente), uma novela,  consegui que me arrumassem de graça. A Olympus USA foi ótima, no final trocaram a board da placa e disseram q nada tinha a ver com o firmware, mas nao discuti mais porque resolveram e nao cobraram rsrs.. (por essa e outras sou fã deles). Só pense em recorrer a autorizada no Brasil se estiver na garantia, pois a Olympus Optical do Brasil (que lida com equipamentos médicos somente) banca, se estiver fora, esqueça, pois a autorizada (q fica no ABC) é simplesmente um lixo total, incompetentes inigualáveis.. Se tentarem mexer arrebentam, pode acreditar. Se estiver na garantia eles simplesmente conferem se tem defeito e a Olympus BR troca a lente, em geral por outra nova. Se estiver fora eles nao querem nem saber... ai só  enviando para os states mesmo, nao tem jeito.
Problema  no flat cable, conhecido simplesmente com flexivel, é típico de zoons, de qualquer marca. Pode ser ou nao o seu caso.  De qualquer forma, quase impossivel reparar no Brasil, autorizada ou não, que  nao tem maquinário nem peças, mas podes arriscar enviando para um ótimo técnico na Galeria 7 de Abril, loja 13 (acho), SP, pois de repente ele pode importar a peça. Mas, adianto, q uma lente Oly vagabunda de de kit com o flexivel defeituoso,  ficou mais de 6 meses lá e nao conseguiram o cabo. Mas se para voce for impossivel ou inviável (economicamente e na prática) enviar para os states, tente com ele.  Mas para reparar com certeza consiga um  um jeito de mandar para o centro de reparo da Olympus nos states, fica proximo a NY, dá para saber previamente o custo aproximado do conserto, que nao é barato. Antes, se possivel, eu tentaria reinstalar o firmware, pois existe uma possiblidade, remota, de ser fw corrompido. Mas se já tiver instalado a ultima versao vc nao vai conseguir por vias normais. Nesse caso, tem uma ferramenta nao oficial que baixa a versao correta e e permite a instalaçao via cartão SD. Já usei e funciona. Coloquei o link em um tópico aqui no forum, nao me lembro o nome, pesquise q vc deve encontra-lo.

Grato pela ajuda! Vou dar uma procurada e tentar reinstalar o firmware


Helena Bsb

  • Trade Count: (37)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.446
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2018, 08:41:36
Pensa numa lentezinha que trabalhou muito, numa viagem que fiz... Adoro ela. Espero que a minha se mantenha sempre com boa saúde, hehe.


makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2018, 17:09:23
Pensa numa lentezinha que trabalhou muito, numa viagem que fiz... Adoro ela. Espero que a minha se mantenha sempre com boa saúde, hehe.

Também adoro essa lente... Praticamente essa última viagem só foi com ela...
Foi triste vê-la dando problema no meio do dia....