Autor Tópico: Problema na Olympus 9-18mm: Please check the status of a lens  (Lida 3672 vezes)

makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Olá gente,

Queria saber algum de vocês já tiveram problemas com a Olympus 9-18mm f/4.0-5.6 antes.
Semana passada ele começou a apresentar um problema que quando eu coloco o zoom a partir de 15mm e tenho disparar, a câmera para de funcionar e mostra a mensagem "Please check the status of a lens".
O intervalo 9-14mm funciona normalmente e foi como eu usei durante esse últimos dias. Já testei com uma segunda câmera e dá o mesmo erro.

Pelos fóruns gringos, parece que é um erro que acontece nas zooms por conta do desgaste do cabo flat.

Gostaria de saber de vocês se já tiveram algum problema parecido e aonde que eu posso mandar para consertar.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2018, 00:13:44
Já tive problemas com a Oly 9-18mm, nao me lembro em detalhes, faz tempo, mas era semelhante ao seu:  de inicio funcionava somente em algumas distancias focais, até posteriormente nao funcionar mais em nenhuma. Aparentemente aconteceu quando fiz uma atualizaçao do firmware, mas pelo que informou a assistencia técnica (nos USA), era defeito na placa. Estava fora da garantia, mas depois de muita, muita luta (aqui, principalmente), uma novela,  consegui que me arrumassem de graça. A Olympus USA foi ótima, no final trocaram a board da placa e disseram q nada tinha a ver com o firmware, mas nao discuti mais porque resolveram e nao cobraram rsrs.. (por essa e outras sou fã deles). Só pense em recorrer a autorizada no Brasil se estiver na garantia, pois a Olympus Optical do Brasil (que lida com equipamentos médicos somente) banca, se estiver fora, esqueça, pois a autorizada (q fica no ABC) é simplesmente um lixo total, incompetentes inigualáveis.. Se tentarem mexer arrebentam, pode acreditar. Se estiver na garantia eles simplesmente conferem se tem defeito e a Olympus BR troca a lente, em geral por outra nova. Se estiver fora eles nao querem nem saber... ai só  enviando para os states mesmo, nao tem jeito.
Problema  no flat cable, conhecido simplesmente com flexivel, é típico de zoons, de qualquer marca. Pode ser ou nao o seu caso.  De qualquer forma, quase impossivel reparar no Brasil, autorizada ou não, que  nao tem maquinário nem peças, mas podes arriscar enviando para um ótimo técnico na Galeria 7 de Abril, loja 13 (acho), SP, pois de repente ele pode importar a peça. Mas, adianto, q uma lente Oly vagabunda de de kit com o flexivel defeituoso,  ficou mais de 6 meses lá e nao conseguiram o cabo. Mas se para voce for impossivel ou inviável (economicamente e na prática) enviar para os states, tente com ele.  Mas para reparar com certeza consiga um  um jeito de mandar para o centro de reparo da Olympus nos states, fica proximo a NY, dá para saber previamente o custo aproximado do conserto, que nao é barato. Antes, se possivel, eu tentaria reinstalar o firmware, pois existe uma possiblidade, remota, de ser fw corrompido. Mas se já tiver instalado a ultima versao vc nao vai conseguir por vias normais. Nesse caso, tem uma ferramenta nao oficial que baixa a versao correta e e permite a instalaçao via cartão SD. Já usei e funciona. Coloquei o link em um tópico aqui no forum, nao me lembro o nome, pesquise q vc deve encontra-lo. 
« Última modificação: 26 de Julho de 2018, 00:29:55 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2018, 18:03:54
Já tive problemas com a Oly 9-18mm, nao me lembro em detalhes, faz tempo, mas era semelhante ao seu:  de inicio funcionava somente em algumas distancias focais, até posteriormente nao funcionar mais em nenhuma. Aparentemente aconteceu quando fiz uma atualizaçao do firmware, mas pelo que informou a assistencia técnica (nos USA), era defeito na placa. Estava fora da garantia, mas depois de muita, muita luta (aqui, principalmente), uma novela,  consegui que me arrumassem de graça. A Olympus USA foi ótima, no final trocaram a board da placa e disseram q nada tinha a ver com o firmware, mas nao discuti mais porque resolveram e nao cobraram rsrs.. (por essa e outras sou fã deles). Só pense em recorrer a autorizada no Brasil se estiver na garantia, pois a Olympus Optical do Brasil (que lida com equipamentos médicos somente) banca, se estiver fora, esqueça, pois a autorizada (q fica no ABC) é simplesmente um lixo total, incompetentes inigualáveis.. Se tentarem mexer arrebentam, pode acreditar. Se estiver na garantia eles simplesmente conferem se tem defeito e a Olympus BR troca a lente, em geral por outra nova. Se estiver fora eles nao querem nem saber... ai só  enviando para os states mesmo, nao tem jeito.
Problema  no flat cable, conhecido simplesmente com flexivel, é típico de zoons, de qualquer marca. Pode ser ou nao o seu caso.  De qualquer forma, quase impossivel reparar no Brasil, autorizada ou não, que  nao tem maquinário nem peças, mas podes arriscar enviando para um ótimo técnico na Galeria 7 de Abril, loja 13 (acho), SP, pois de repente ele pode importar a peça. Mas, adianto, q uma lente Oly vagabunda de de kit com o flexivel defeituoso,  ficou mais de 6 meses lá e nao conseguiram o cabo. Mas se para voce for impossivel ou inviável (economicamente e na prática) enviar para os states, tente com ele.  Mas para reparar com certeza consiga um  um jeito de mandar para o centro de reparo da Olympus nos states, fica proximo a NY, dá para saber previamente o custo aproximado do conserto, que nao é barato. Antes, se possivel, eu tentaria reinstalar o firmware, pois existe uma possiblidade, remota, de ser fw corrompido. Mas se já tiver instalado a ultima versao vc nao vai conseguir por vias normais. Nesse caso, tem uma ferramenta nao oficial que baixa a versao correta e e permite a instalaçao via cartão SD. Já usei e funciona. Coloquei o link em um tópico aqui no forum, nao me lembro o nome, pesquise q vc deve encontra-lo.

Grato pela ajuda! Vou dar uma procurada e tentar reinstalar o firmware


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2018, 08:41:36
Pensa numa lentezinha que trabalhou muito, numa viagem que fiz... Adoro ela. Espero que a minha se mantenha sempre com boa saúde, hehe.


makotomiy

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2018, 17:09:23
Pensa numa lentezinha que trabalhou muito, numa viagem que fiz... Adoro ela. Espero que a minha se mantenha sempre com boa saúde, hehe.

Também adoro essa lente... Praticamente essa última viagem só foi com ela...
Foi triste vê-la dando problema no meio do dia....


Gabrielprz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2021, 20:30:31
Conseguiu resolver o problema?
A minha 12-40 pro deu o mesmo problema =((((((((
Antes era a partir do 35mm, ai nem dei muita bola, pois em tese "só" perdi 5mm.
Agora a lente está praticamente funcionando no intervalo de 12-25...
Não sei o que fazer.. se alguém puder ajudar


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2021, 21:29:41
Conseguiu resolver o problema?
A minha 12-40 pro deu o mesmo problema =((((((((
Antes era a partir do 35mm, ai nem dei muita bola, pois em tese "só" perdi 5mm.
Agora a lente está praticamente funcionando no intervalo de 12-25...
Não sei o que fazer.. se alguém puder ajudar

Parece ser o mesmo problema já mencionado nos posts anteriores: desgaste do flat cable  do zoom.  Chuto que, com muita sorte, poderia ser algum mau contato do cabo mencionado, sendo assim vc teria que levar em algum bom técnico que mexe com lentes para abrir e checar, mas é um certo risco de dano ainda maior, pois essas lentes sao extremamente complexas em termos ópticos e eletronicos muitas vezes exigindo equipamentos e ferramentas especificas, nao sei se é o caso. Um cara que talvez possa mexer é o que indiquei em post anterior (Galeria 7 de abril SP), muito competente. Mas melhor ir se preparando para repara-la na assistencia Olympus dos States. Outra alternativa é enviar para a Olympus de Portugal, que agora centraliza a  assistência de toda a Europa, pela facilidade do idioma deve ser bem mais pratico, apesar do pagamento ser em euros,  prepare o bolso.. Outra vantagem de envio e retorno de Portugal deve ser a fiscalizaçao menos rigorosa que qdo vem dos states. Nao deixe de conferir as exigências burocráticas para enviar e receber sem ser taxado no reingresso da mercadoria..
« Última modificação: 20 de Maio de 2021, 21:33:46 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2021, 22:36:17
Nao deixe de conferir as exigências burocráticas para enviar e receber sem ser taxado no reingresso da mercadoria..


Esse tipo de coisa medonha que dá raiva no Brasil....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2021, 08:47:37
Cabo flex é um conserto simples, você pode procurar o cabo no Ebay e mandar para o técnico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2021, 11:49:35
Cabo flex é um conserto simples, você pode procurar o cabo no Ebay e mandar para o técnico.

Seria a soluçao perfeita!
Uma lente Olympus de kit q tinha, bem popular,  ficou 6 meses em uma assistencia muito movimentada. Ficaram de tentar conseguir importar o flat cable, pois além dos meios normais, eBay, etc, tinham contatos de fornecedores no exterior. Infelizmente depois de longa espera, mais de 6 meses,  nao conseguiram  nada e desisti com medo da minha lente virar sucata esquecida na assistencia rs..
Mesmo sendo uma lente de kit, super comum no mundo, nao conseguiram o tal cabo no mercado internacional.
Há pouco dei uma rapida pesquisada no eBay e, como previa, nao encontrei nada. Se o cabo for um item produzido pela Olympus, novo será quase impossivel conseguir. Usado seria mais provável, mas  o caso de uma lente PRO sucata acho bem improvável conseguir. Por pior q seja o problema, pelo custo, dificilmente nao compensaria o conserto, portanto muito dificil conseguir uma para aproveitamento de peças.. Mas posso estar enganado, talvez algumas palavras chave de pesquisa possam ajudar,  se for o caso, favor indicar aqui..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2021, 12:44:23
Botei só flex Olympus, não sei se tem mais de um modelo dessa DF :

https://www.ebay.com/itm/181564178532?hash=item2a46118064:g:9qQAAOSw6EhURLyF
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2021, 21:35:34
Botei só flex Olympus, não sei se tem mais de um modelo dessa DF :

https://www.ebay.com/itm/181564178532?hash=item2a46118064:g:9qQAAOSw6EhURLyF

Caramba! Fico me perguntando qual foi minha burrada rsrs.. Lembro q digitei rapidamente "Olympus Flex Cable 12-40mm PRO" e depois  Olympus flex cable , e nada.  Agora pesquisei Olympus flex cable e de primeira apareceu um monte rs..  Ainda bem q voce conferiu, bobeada minha!
Por sinal, achei o cabo flex da Oly 12-40mm  f2.8 mencionada anteriormente, a bom preço, veja link abaixo. Eu nao pensaria  e compraria logo.
Se eu ainda tivesse a 9-18mm compraria o flex para deixar de reserva, esta bem barato (30 reais). O link é o indicado pelo Vangelismm.

https://www.ebay.com/itm/172588007016?hash=item282f0bfe68:g:2F8AAOSwcu5URLBK
« Última modificação: 21 de Maio de 2021, 21:47:33 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2021, 00:09:05
Sempre procuro pelo nome do produto + parts repair. ;)

Olympus 9-18mm

https://pt.aliexpress.com/item/1548668463.html

Olympus 12-40mm Pro

https://pt.aliexpress.com/item/1005001288023983.html


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2021, 11:05:07
vou seguir a dica e comprar. Quase não tenho usado a lente (nem a câmera, na verdade... a chama da fotografia está se esvaindo a olhos vistos), mas pelo visto, vale ter. 65 reais a menos não vão me matar, mesmo se forem desperdiçados.