Autor Tópico: Imensa dificuldade em cravar o foco com teleobjetiva em fotos com pouca luz  (Lida 6887 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 30 de Julho de 2018, 13:30:42
Uai, mas eu toco, a câmera para, conta e só depois tira a foto. Por que esse toque poderia estar atrapalhando?  :ponder:
De qualquer forma, é outra coisa que vou considerar então. Não sei se rola disparo remoto por app de celular, com a Pen F. Vou averiguar isso.




Se a cabeça do tripé não for firme, qualquer botão apertado na camera, pode mover o conjunto alguns milimetros.
Isso explicaria as fotos em foco com a wide e fora com a tele, que seria mais sensível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #31 Online: 30 de Julho de 2018, 13:57:49
Sim, com certeza pode acontecer ao se pressionar o botão pra bater a foto direto. Mas com o timer acionado isso também aconteceria?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 30 de Julho de 2018, 14:11:17
Pode ser viagem minha, mas pensei num problema parecido com o focar e recompor.



Você focou na linha vermelha e ao apertar o obturador o foco foi pro ponto azul.
O timer não iria mudar o foco de volta pro ponto vermelho, apenas garantir uma foto desfocada sem motion blur.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2018, 14:32:33
alguem falou em disparador remoto. basta usar o aplicativo olympus no celular e disparar por ele.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2018, 20:44:25
alguem falou em disparador remoto. basta usar o aplicativo olympus no celular e disparar por ele.

aaah, isso que eu queria saber. Bom saber que tem. VAleu!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2018, 20:45:16
Pode ser viagem minha, mas pensei num problema parecido com o focar e recompor.



Você focou na linha vermelha e ao apertar o obturador o foco foi pro ponto azul.
O timer não iria mudar o foco de volta pro ponto vermelho, apenas garantir uma foto desfocada sem motion blur.

Huuumm.... pior que não lembro se fiz isso!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas já vai entrar na listinha de coisas pra testar: NÃO FOCAR E RECOMPOR.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #36 Online: 31 de Julho de 2018, 16:02:33
Não costumo usar muita teleobjetiva, mas quando uso tripé, deixo o timer em 10s ao invés de 2s. Acho 2s pouco para o tripé estabilizar após o toque.
E no geral não costumo desligar a estabilização da câmera, deixo tudo ligado mesmo, mas não sei se em tele faz diferença.
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 16:04:09 por CristianoSoares »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 31 de Julho de 2018, 16:14:44
Mas já vai entrar na listinha de coisas pra testar: NÃO FOCAR E RECOMPOR.


Isso só dá problema para distâncias significativamente próximas e em aberturas grandes. No infinito não faz a menor diferença, nem em situações do tipo uma pessoa s 30m de distancia...
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 16:15:32 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 31 de Julho de 2018, 16:16:48

Isso só dá problema para distâncias significativamente próximas e em aberturas grandes. No infinito não faz a menor diferença, nem em situações do tipo uma pessoa s 30m de distancia...

x2...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 31 de Julho de 2018, 18:50:48

Isso só dá problema para distâncias significativamente próximas e em aberturas grandes. No infinito não faz a menor diferença, nem em situações do tipo uma pessoa s 30m de distancia...

opa, ótimo saber. Valeu!!  :ok:


Gabrielprz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #40 Online: 25 de Agosto de 2018, 16:18:05
]Olá, sou novo aqui no fórum e fiquei curioso com essa discussão. Uso duas Pana (G85 e uma Gx7) e tenho uma tele 45-200 (esperando chegar uma Oly 75-300).
Lembro que no primeiro dia que peguei a camera fiz fotos nítidas da lua, só mudando o modo de medição da exposição para pontual e ficaram bem nítidas (usando G85 + 45-200 em 200mm)

https://flic.kr/p/2an6rSm
Depois nunca mais consegui tirar uma foto extremamente nítida da Lua.
Também não sei o motivo.
Mas se alguém acha que pode ser ao clicar no obturador a solução (pelo menos na panasonic), é tirar o auto foco do obturar e colocar no botação AF/AE lock, depois de feito o foco tirar a foto.
Não testei..
Alguém achou a solução?

Também tenho dificuldade em fazer fotos de pássaros em voo, por que o foco fica caçando o objeto (hunting)..
Gosto do tamanho do sistema, mas acho que as vezes tem muitas limitações.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2018, 16:26:03 por Gabrielprz »


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #41 Online: 30 de Outubro de 2018, 17:48:06
Olha tenho uma M1 e percebi uma lentidão para conseguir foco mesmo com grande angular, só tenho duas lentes desse sistema e nas duas tive esse dificuldade, será que é uma limitação do sistema  :ponder: :ponder: :ponder:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 30 de Outubro de 2018, 19:13:38
Olha tenho uma M1 e percebi uma lentidão para conseguir foco mesmo com grande angular, só tenho duas lentes desse sistema e nas duas tive esse dificuldade, será que é uma limitação do sistema  :ponder: :ponder: :ponder:


Quais lentes vc esta usando?



« Última modificação: 30 de Outubro de 2018, 19:15:10 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 30 de Outubro de 2018, 20:12:48
Olha tenho uma M1 e percebi uma lentidão para conseguir foco mesmo com grande angular, só tenho duas lentes desse sistema e nas duas tive esse dificuldade, será que é uma limitação do sistema  :ponder: :ponder: :ponder:

No meu caso não é nem lentidão, e sim, deficiência mesmo. Nem com foto manual eu consegui acertar.