Autor Tópico: Imensa dificuldade em cravar o foco com teleobjetiva em fotos com pouca luz  (Lida 6807 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Pessoal, tô encafifada com uma questãozinha que acontece quando uso minhas duas teles (M.Zuiko 40-150mm e Panasonic 100-300mm). É praticamente impossível cravar o foco. Olha que a Pen F tem focus peaking, e mesmo assim tá difícil. Bem difícil. Mesmo com o peaking indicando foco, a foto fica sem foco.  Me lembro de fotos da lua que fiz com a 40-150 na época da Olympus OM-D usando foco automático. A câmera sempre acusava foco, mas depois que vi as fotos no computador, todas sem foco. Bem, problema então é o foco automático, certo? Só que não.
Quando comprei a 100-300, mirei no bouganville do vizinho tirei foto com todo o zoom para ver qual era, e mesmo de dia, em 300mm o foco não ficou cravado.
Hj fui fazer fotos do eclipse, dessa vez com a Pen F, e mesmo problema. Ou seja, problema da câmera, não é. Será que tenho duas lentes com problema, pra meu azar? Ou tem algum segredinho aí que não tô sabendo?
Vou deixar dois exemplos de hj.
Na foto em que aparece o lago e o reflexo, não acredito que tenha tremido, pois tenho uma foto tremida e está bem diferente, ficou tipo um fantasma nela, e não esse aspecto de falta de foco.

Essa daqui foi com a 40-150. ISO 640, 66mm, f/6.3, 1/4s. Tripé e timer de 2s.


E essa com a 100-300. ISO 640, f/5.6, 1/5s. Tripé e timer de 2s.
ESsa nem saiu tão ruim... mas esperava mais de uma lente dessa numa câmera micro 4/3, essa ficou no nível das fotos que andei tirando com a SX40hs, no eclipse de 2014.


« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 21:36:25 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2018, 21:37:10
Ah, em tempo... ano passado estive nos países nórdicos pra ver aurora boreal. Sofri com o foco no começo, mas consegui cravar. Isso com a M.Zuiko 9-18. Essa chatice com foco tá rolando só com as tele mesmo.
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 21:43:26 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2018, 22:15:07
esse tópico aí é mais pro MarcioK e Angelone, rsrs, acho que os maiores utilizadores de micro 4/3 aqui do fórum, junto comigo. Oliberal está sumido...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2018, 22:43:29
Tripé instável?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2018, 22:55:11
Tripé instável?

Estável... o mesmo que aparou a mesma câmera (com outra lente) para a foto da aurora boreal.
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 22:55:55 por Helena Bsb »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2018, 23:13:56
gente, nao sinto essa dificuldade nao.
hj mesmo fiz algumas fotos da lua com a pen-f+pana 45-200, sem muita dificuldade para focar.
essa é mais antiga, pois ainda nao tirei da camera as de hj, mas ficaram parecidas com essa. não sei nem como te ajudar, pq com o focus peaking e o ampliar, raramente o foco sai errado comigo.


Moonshadow
by Adriano Ferreira, on Flickr
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 23:31:02 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2018, 23:24:48
gente, nao sinto essa dificuldade nao.
hj mesmo fiz algumas fotos da lua com a pen-f+pana 45-200, sem muitas dificuldade para focar.
essa é mais antiga, pois ainda nao tirei da camera as de hj, mas ficaram parecidas com essa. não sei nem como te ajudar, pq com o focus peaking e o ampliar, raramente o foco sai errado comigo.


Moonshadow
by Adriano Ferreira, on Flickr

Uau!!  :eek:
Perfeita, essa foto da lua.
Pois é, pois é... sei lá o que pode estar acontecendo aqui.
Por favor, depois mostre as de hj!!
« Última modificação: 27 de Julho de 2018, 23:25:26 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2018, 09:07:31
Pensei na 9-18 ser bem mais leve e curta que as teles.
Outra coisa seria is ligado, mas não tem na lente né ?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2018, 10:21:14
Helena, tive pouca experiência com as Oly MFT, somente com a E-M10 e E-M5 e sempre achei o sistema de AF delas muito ruim em baixa luz. Uma vez em Barcelona, tentei fotografar uma daquelas fontes luminosas que ficam mudando de cor, a noite, e não focalizavam de jeito nenhum quando a iluminação era laranja ou vermelha.

O contraste certamente é um grande problema, se for pouco, realmente elas sofrem bastante, pelo menos nesses dois modelos que usei. Isso foi uma das razões de eu ter saído da Olympus.

Já as Panasonic são o contrário. É impressionante como o foco delas é rápido e preciso, desde o tempo da 1a delas, a GF1. Da GX7 em diante chega a ser bizarro de tão rápido.

Também uso as 9-18 e 40-150 da Olympus com a GX7 e sempre crava. O problema não é das lentes.


P.S.

Essa foto do Adriano, da Lua, não é referência para isso porque o contraste é absurdo de tão alto.
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 10:22:22 por AFShalders »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2018, 11:27:26
algumas outras que consegui cravar o foco em situações um pouco diferentes de baixa luz.


Lua
by Adriano Ferreira, on Flickr


Circuito Magico Del Agua
by Adriano Ferreira, on Flickr


Circuito Magico del Agua
by Adriano Ferreira, on Flickr

Essa foi feita praticamente no breu, com a camera na mão e com velocidade muito lenta do obturador. nessa hora o estabilizador de 5eixos faz muita diferença.

Waiting her turn
by Adriano Ferreira, on Flickr

o que posso dar como dica, principalmente em fotos com o tripé, é que uso mais a função ampliar pra conferir o foco, do que o focus peaking. às vezes é difícil mesmo, nem sempre da pra acertar de primeira, mas no geral isso nao tem sido uma grande dificuldade para mim.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2018, 11:29:34
Helena, se serve de consolo, a foto de capa do jornal O Globo de hoje, que retrata o eclipse, tá com o foco bem pior que o seu.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2018, 11:32:54
Adriano,

Todas essas fotos tem áreas de alto contraste. Mesmo a última, no limite do rosto tem alto contraste, fora a maquiagem branca.
Baixa luz não significa necessariamente baixo contraste.
Na da fonte luminosa, o foco está na silhueta das pessoas sobre o fundo azul. Pode ser que as câmeras que vocês estão usando sejam menos sensíveis ao problema da E-M10 e E-M5.
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 11:34:14 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2018, 11:38:35
Helena, se serve de consolo, a foto de capa do jornal O Globo de hoje, que retrata o eclipse, tá com o foco bem pior que o seu.

hahahahahaha, depois vou olhar, rsrs.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2018, 11:39:21
Adriano,

Todas essas fotos tem áreas de alto contraste. Mesmo a última, no limite do rosto tem alto contraste, fora a maquiagem branca.
Baixa luz não significa necessariamente baixo contraste.
Na da fonte luminosa, o foco está na silhueta das pessoas sobre o fundo azul. Pode ser que as câmeras que vocês estão usando sejam menos sensíveis ao problema da E-M10 e E-M5.

Rapaz, mas veja que no meu caso, foram fotos da lua. Super contraste. No entanto...
E a foto da aurora boreal com quase nada de contraste, saiu cravada.
Tô vendo que no meu caso o jeito vai ser usar a ampliação da área do foco manual mesmo. Pôxa, é dose ter que usar isso com um recurso que em teoria, seria tão preciso, quanto o focus peaking.
« Última modificação: 28 de Julho de 2018, 11:40:47 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2018, 11:42:20
Pensei na 9-18 ser bem mais leve e curta que as teles.
Outra coisa seria is ligado, mas não tem na lente né ?

Na Pana tem, mas tá desligado. SErá que por usar o tripé, eu teria que desativar o IBIS da Oly?