Autor Tópico: Imensa dificuldade em cravar o foco com teleobjetiva em fotos com pouca luz  (Lida 6806 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2018, 11:47:20
Na Pana tem, mas tá desligado. SErá que por usar o tripé, eu teria que desativar o IBIS da Oly?

acho que não precisa. mas eu faria esse teste.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2018, 11:53:10
Adriano,

Todas essas fotos tem áreas de alto contraste. Mesmo a última, no limite do rosto tem alto contraste, fora a maquiagem branca.
Baixa luz não significa necessariamente baixo contraste.
Na da fonte luminosa, o foco está na silhueta das pessoas sobre o fundo azul. Pode ser que as câmeras que vocês estão usando sejam menos sensíveis ao problema da E-M10 e E-M5.

o foco da pen-f é bem melhor que da em10. o da em10 mkII sempre me pareceu melhor ate do que o da pen-f, que é mais moderna. mas é tanta questão que influi no foco em situações de baixa luz. o fato de usar m4/3, nos obriga sempre a utilizar velocidades mais baixas do obturador e como uso sempre a camera na mão, acho que conseguia melhor foco com a em10mkII por causa da ergonomia, principalmente pelo fato do evf ser no centro da camera, que no caso da pen-f é no canto.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 28 de Julho de 2018, 12:11:39
Na Pana tem, mas tá desligado. SErá que por usar o tripé, eu teria que desativar o IBIS da Oly?

Estabilização no sensor eu não sei, na lente é certo da problema em cima do tripé.

Você tem disparador remoto? Se o tripe não estiver 100%, o movimento de apertar o botão pode está colocando a foto fora de foco.
E isso seria mais visível na tele do que na grande angular.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2018, 22:44:25
Estabilização no sensor eu não sei, na lente é certo da problema em cima do tripé.

Você tem disparador remoto? Se o tripe não estiver 100%, o movimento de apertar o botão pode está colocando a foto fora de foco.
E isso seria mais visível na tele do que na grande angular.

Eu uso o Timer da câmera.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2018, 00:14:44

Também uso as 9-18 e 40-150 da Olympus com a GX7 e sempre crava. O problema não é das lentes.


Idem. Não tirei fotos do eclipse, o tempo estava nublado aqui em Santos. Mas nunca tive problemas em cravar o foco com nenhuma dessas lentes clicando com a Pana GX7.

Pessoalmente não gosto da Oly 40-150mm, mas é mais uma questão de gosto. O foco sempre cravou, então não me parece um problema crônico da lente.

Grande e forte abraço.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2018, 10:03:03
Na Pana tem, mas tá desligado. SErá que por usar o tripé, eu teria que desativar o IBIS da Oly?

quando a lente tem a estabilização se colocar no tripé o ideal é desligar a estabilização, fiquei curioso se a estabilização é no sensor precisa também  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2018, 10:03:30
Estabilização no sensor eu não sei, na lente é certo da problema em cima do tripé.

Você tem disparador remoto? Se o tripe não estiver 100%, o movimento de apertar o botão pode está colocando a foto fora de foco.
E isso seria mais visível na tele do que na grande angular.

x2


Off topic (no meu caso Nikon).

apesar de que o ideal é desligar apenas se o tripé for bem estável e forem fotos com velocidades abaixo dos 1/100.

fiz um evento de dança onde usei velocidades acima de 1/200 e fiz o teste usei o active, normal e off para a estabilização na lente em uma 70-200 não senti diferença. Mas em velocidades abaixo de 1/100 já fiz de paisagens e a nitidez fica reduzida. Não que fique tremida mas não fica nítida é algo curioso.
« Última modificação: 30 de Julho de 2018, 10:06:25 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2018, 10:06:39
Como eu disse acima, uso o timer da câmera.
Resta fazer o teste com o IBIS desativado e ativado, pra ver se dá diferença. E focar usando a ampliação da área de foco no monitorzinho, ao invés do peaking.  :(


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Julho de 2018, 10:12:09
Como eu disse acima, uso o timer da câmera.
Resta fazer o teste com o IBIS desativado e ativado, pra ver se dá diferença. E focar usando a ampliação da área de foco no monitorzinho, ao invés do peaking.  :(

pq não testa?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 30 de Julho de 2018, 10:45:15
Mas eu vou testar, rs. Como eu disse, resta fazer.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 30 de Julho de 2018, 10:48:05
Mas eu vou testar, rs. Como eu disse, resta fazer.

Curioso com o resultado aqui...  :)

essa estabilização no corpo é algo bem interessante e que todos gostariam de ter.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 30 de Julho de 2018, 11:18:12
esse tópico aí é mais pro MarcioK e Angelone, rsrs, acho que os maiores utilizadores de micro 4/3 aqui do fórum, junto comigo. Oliberal está sumido...

Acho que tirei foto desse tipo somente uma vez, em uma superlua quando ainda morava no Rio. Foi com uma Olympus (não lembro se era a E-M10 ou a E-M5 MK II), mas a lente foi a Panasonic 45-175.

Estava tanto com o OIS como o Ibis desativado (o que dificultava muito ajustar o foco, pois a lente estava no zoom máximo e qualquer toque na câmera mexia MUITO a imagem), pois sempre li que é recomendável desligar qualquer estabilização quando usar tripé. O tripé era um Slik bem grande que eu tenho, acho que aguenta até 4 kgs, e tirei na areia da praia - o que por si só já deve ajudar na estabilidade. Como falei, bastava um toque mínimo na câmera para balançar toda a imagem, então se o chão for firme e tiver carros / ônibus passando por perto, a vibração do solo pode ser um fator também.

Lembro que não usei peaking, pois ele não aparecia nas áreas do relevo da lua, somente na borda - e é nesses relevos que você precisa focar. Mas sei que em fotos com baixa luz, o peaking realmente não é sempre confiável, mesmo com câmeras da Panasonic. Tiro muitas fotos em show com lente adaptada, e SEMPRE preciso da combinação peaking + imagem ampliada - se usar só o peaking no frame no tamanho original, certeza que a imagem sairá desfocada (por isso sempre reclamo das Olympus não terem o ajuste de ativar peaking + imagem ampliada em um só botão, são necessárias duas operações).

Na verdade, acho que lembro vagamente que o AF consegui lockar na lua, não lembro se realmente precisei de foco manual.

Também não lembro (teria de usar a foto e achar o EXIF) se usei exposição longa, pois lembro que acertar a exposição foi bem complicado. Acho que como a lua estava clara, usei metering pontual e não precisei subir muito o ISO - pois uma hipótese pode ser movimentação atmosférica, uma nuvem invisível ou onda de calor passando durante a exposição longa.

Mas enfim, para foco manual crítico, recomendo sempre usar ampliação da imagem, seja com peaking ou não. É bem mais confiável.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 30 de Julho de 2018, 11:31:06
Então, minha suspeita é que o toque para ativar o timer esteja deixando a foto fora de foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #28 Online: 30 de Julho de 2018, 12:56:11
Então, minha suspeita é que o toque para ativar o timer esteja deixando a foto fora de foco.

Uai, mas eu toco, a câmera para, conta e só depois tira a foto. Por que esse toque poderia estar atrapalhando?  :ponder:
De qualquer forma, é outra coisa que vou considerar então. Não sei se rola disparo remoto por app de celular, com a Pen F. Vou averiguar isso.

Coisas pra fazer no teste:
-tirar foto com e sem IBIS ativado;
-usar somente ampliação de imagem ao buscar o foco;
-ver se rola o disparo remoto (vou até ver a possibilidade de usar o obturador eletrônico, ainda não usei esse recurso na Pen, e sei que tem).

Agradeço a todos que estão deixando sua colaboração.  :ok:



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #29 Online: 30 de Julho de 2018, 12:58:59

(...)
Na verdade, acho que lembro vagamente que o AF consegui lockar na lua, não lembro se realmente precisei de foco manual.
(...)


Então, no meu caso, em uma oportunidade que rolou há um tempo atrás, até com o AF acusando foco a lua ficou sem foco (com a 40-150).
Só ampliação de imagem na causa, hehe.
« Última modificação: 30 de Julho de 2018, 12:59:25 por Helena Bsb »