Autor Tópico: Um iniciante cheio de expectativas e sua primeira câmera  (Lida 14956 vezes)

penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #75 Online: 19 de Agosto de 2018, 16:31:40
Olá pessoal, depois de dar muito trabalho aqui, consegui tirar uma foto do jeito que eu queria.
Vim agradecer vocês pela ajuda, por todas as respostas e ensinamentos.
Fiquei MUUUUUITO feliz com o resultado, essa foi minha primeira "astrofotografia", tentei editar ela para ficar melhor, não sei se consegui rsrsrs.
Vou mostrar ela para vocês, sei que a foto está ruim, assim como a edição, porém foi minha primeira e acho que deveria compartilhar com vocês pois todos ajudaram a chegar até aí.
Daqui pra frente vai ser melhor ainda, muito obrigada.
E ah, pra variar, uma dúvida, como eu deixo ela com resolução top para poder usar de papel de parede para celular, Pc e tals?
Se puderem, critique a foto, o que pode melhorar e tals, e se gostarem, tbm falem kkkk.
Obrigadaaa
https://photos.app.goo.gl/fUr6tdVttxXgMAXq6

Ficou bacana, mas faltou um pouco de nitidez, ou o foco não ficou legal - nesses casos, tem que ser foco manual, pois o AF não consegue focar astros no escuro (a não ser que tenha uma lua ou algum mais brilhante) - ou talvez foi movimento, de vento ou do próprio clique do seu dedo (use um disparador remoto ou tire foto com timer) lembrando que o tripé é essencial.

Se usou RAW, tens que exportar a imagem para um arquivo jpeg ou o formato que quiser,  usando o maior tamanho possível

PS.: coloque as informações (EXIF) da foto - abertura, exposição, distancia focal e etc
« Última modificação: 19 de Agosto de 2018, 16:32:48 por penna_i »
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #76 Online: 19 de Agosto de 2018, 17:58:54
Ficou bacana, mas faltou um pouco de nitidez, ou o foco não ficou legal - nesses casos, tem que ser foco manual, pois o AF não consegue focar astros no escuro (a não ser que tenha uma lua ou algum mais brilhante) - ou talvez foi movimento, de vento ou do próprio clique do seu dedo (use um disparador remoto ou tire foto com timer) lembrando que o tripé é essencial.

Se usou RAW, tens que exportar a imagem para um arquivo jpeg ou o formato que quiser,  usando o maior tamanho possível

PS.: coloque as informações (EXIF) da foto - abertura, exposição, distancia focal e etc

Muito obrigada pelo elogio e pelas dicas, também percebi uma falta de nitidez, provavelmente foi por conta do foco, tentei ficar meio rápido e acabei não tendo um foco ideal.
Tento focar nas estrelas com o zoom digital.
Vou colocar as informações, esqueci disso...
Fiquei até com medo do fato da minha câmera não ser profissional mesmo a imagem não ter uma qualidade legal kkkk, mas creio eu que seja configurações mesmo.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 20 de Agosto de 2018, 11:00:11
Karen,

tem um app chamado TetherMonkey, ele é um controle remoto por celular onde você pode ajustar e disparar a câmera sem tocar nela. Isso funciona pra astrofotografia porque não treme a câmera na hora do disparo. Tem que ter um cabo que ligue o celular à câmera e tem que escolher a função Host na tela do celular (onde se escolhe "Usar USB para Transferir arquivos MTP").

boa sorte
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #78 Online: 20 de Agosto de 2018, 17:46:55
Muito obrigada pelo elogio e pelas dicas, também percebi uma falta de nitidez, provavelmente foi por conta do foco, tentei ficar meio rápido e acabei não tendo um foco ideal.
Tento focar nas estrelas com o zoom digital.
Vou colocar as informações, esqueci disso...
Fiquei até com medo do fato da minha câmera não ser profissional mesmo a imagem não ter uma qualidade legal kkkk, mas creio eu que seja configurações mesmo.

Focar nas estrelas é chato, pois elas são muito apagadas, fica difícil mesmo. O que eu faço é escolher alguma coisa que esteja iluminada e distante (uma casa, por exemplo) e focar lá. Aí coloca o foco no manual e não mexe mais.

Pra foto não tremer, tripé. O disparo pode ser por controle remoto ou, se não tiver, usando o timer - 2s são suficientes, não precisa usar o padrão de 10s.

Não conheço direito as Canon, mas deve ser possível fazer exposições de até 30s com ela. Se usar iso 3200 em 30s, vc terá boas fotos com a lente do kit.

O resto é ir tentanto. Fotografia é aprendizado igual qualquer outra coisa. Depois que vc vai aprendendo, fica fácil.

Boa sorte!
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 21 de Agosto de 2018, 07:56:49
Minha contribuição de iniciante: como não tenho tripé ainda, deixo a câmera sobre alguma coisa: teto do carro, alguma pedra, etc. Coloco o timer em 5 segundos e mando ver.
Ahhh, quanto ao foco, como o pessoal disse, focar em algum objeto distante. Uma pessoa me ensinou a também apontar a câmera para a estrela mais brilhante e mexer no foco até ela se tornar o menor ponto de luz possível. Não testei essa técnica ainda.
César L. T.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #80 Online: 21 de Agosto de 2018, 08:09:10
Focar nas estrelas é chato, pois elas são muito apagadas, fica difícil mesmo. O que eu faço é escolher alguma coisa que esteja iluminada e distante (uma casa, por exemplo) e focar lá. Aí coloca o foco no manual e não mexe mais.

Pra foto não tremer, tripé. O disparo pode ser por controle remoto ou, se não tiver, usando o timer - 2s são suficientes, não precisa usar o padrão de 10s.

Não conheço direito as Canon, mas deve ser possível fazer exposições de até 30s com ela. Se usar iso 3200 em 30s, vc terá boas fotos com a lente do kit.

O resto é ir tentanto. Fotografia é aprendizado igual qualquer outra coisa. Depois que vc vai aprendendo, fica fácil.

Boa sorte!
Cuidado com os 30s, tem que levar em conta a rotação da terra, com esse tempo dependendo da distância focal, vai criar rastro na imagem

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #81 Online: 21 de Agosto de 2018, 10:41:53
Cuidado com os 30s, tem que levar em conta a rotação da terra, com esse tempo dependendo da distância focal, vai criar rastro na imagem

Enviado de meu XT1650 usando o Tapatalk

Não com a lente do kit em 18mm. Vai só alongar um pouco as estrelas, mas no geral fica bom, e ainda pode aparecer a via láctea se estiver num local bem escuro.

Além disso, eu disse "até 30s". A idéia é ir experimentando. Deixe ela ir tentando e tirar as próprias conclusões.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2018, 10:42:55 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 21 de Agosto de 2018, 12:09:22
cltctba,

Não colocaria em cima do carro, porque a suspensão é sujeita balançar com o vento ou outro veiculo por perto. Quando apoiar em alguma superfície, vale uma dica: forrar com um pano ajuda a isolar a temperatura quente e a evitar arranhões no corpo da câmera.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #83 Online: 23 de Agosto de 2018, 18:03:07
Pessoal, muito obrigada pelas dicas, estou treinando bastante e aprendendo mto com vocês, comprei alguns cursos e tudo mais.
Estudos, estudos e mais estudos... Rsrsrs

Só gostaria de saber como faço a limpeza da minha lente, se eu não me engano ela está suja, não sei como pois deixo a câmera com o protetor e guardada em uma bolsa dentro do meu quarto.

Olhem algumas fotos: https://photos.app.goo.gl/bu6xMkSLCRZEf29QA
Lá no canto superior esquerdo tem uma bolinha, é sujeira msm? Fica mais evidente em velocidades mais altas, quando fica mais escuro.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2018, 18:03:37 por Karen Souza »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #84 Online: 23 de Agosto de 2018, 18:14:18
Sujeira visível em foto, 99% das vezes é no sensor e não na lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #85 Online: 23 de Agosto de 2018, 18:16:23
Pessoal, muito obrigada pelas dicas, estou treinando bastante e aprendendo mto com vocês, comprei alguns cursos e tudo mais.
Estudos, estudos e mais estudos... Rsrsrs

Só gostaria de saber como faço a limpeza da minha lente, se eu não me engano ela está suja, não sei como pois deixo a câmera com o protetor e guardada em uma bolsa dentro do meu quarto.

Olhem algumas fotos: https://photos.app.goo.gl/bu6xMkSLCRZEf29QA
Lá no canto superior esquerdo tem uma bolinha, é sujeira msm? Fica mais evidente em velocidades mais altas, quando fica mais escuro.

eu uso um paninho de microfibra e uma solução de limpar óculos, comprada em ótica. Uma vez que a lente ficou muito ensebada usei água da torneira com duas gotinhas de detergente diluídas pra tirar o grosso, depois paninho e solução ótica. Não tem muito segredo, o importante é tirar poeira ou areia da lente antes pra não riscar hora que passar o pano. Eu uso movimentos circulares do centro para a borda, foi assim que aprendi, mas já vi gente dizer que tem que fazer movimentos radiais. Prefiro circulares.

É bom também limpar a câmera como um todo.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #86 Online: 23 de Agosto de 2018, 20:05:13
Sujeira visível em foto, 99% das vezes é no sensor e não na lente.

Eu fiz a limpeza manual do sensor e esse pontinho maldito continua.
Quando coloco o f em 3.5 parece que ele some, fica mais claro, mas é só colocar f6/8 ele fica mais visível.
Creio eu que seja a lente msm, só não sei como aconteceu.


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #87 Online: 23 de Agosto de 2018, 20:06:19
eu uso um paninho de microfibra e uma solução de limpar óculos, comprada em ótica. Uma vez que a lente ficou muito ensebada usei água da torneira com duas gotinhas de detergente diluídas pra tirar o grosso, depois paninho e solução ótica. Não tem muito segredo, o importante é tirar poeira ou areia da lente antes pra não riscar hora que passar o pano. Eu uso movimentos circulares do centro para a borda, foi assim que aprendi, mas já vi gente dizer que tem que fazer movimentos radiais. Prefiro circulares.

É bom também limpar a câmera como um todo.

Vou ver se compro aquelas Bombinhas de ar e faço a limpeza.
Pela foto, vc acha ser sujeira?


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #88 Online: 23 de Agosto de 2018, 20:10:37
Vou ver se compro aquelas Bombinhas de ar e faço a limpeza.
Pela foto, vc acha ser sujeira?

Acho que não. Tenho uma câmera (D700) que forma uma mancha assim desse mesmo padrão em longa exposição. Na minha eu acho que é um ponto do sensor que se aquece mais nessas condições, dando uma cor diferente e formando a mancha. Sua câmera é nova, não é pra estar com sensor sujo. Se vc ficar mexendo vai acabar quebrando. Vá fazendo testes, talvez vc perceba em quais condições as manchas aparecem.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2018, 20:12:35 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #89 Online: 23 de Agosto de 2018, 20:10:52
Eu fiz a limpeza manual do sensor e esse pontinho maldito continua.
Quando coloco o f em 3.5 parece que ele some, fica mais claro, mas é só colocar f6/8 ele fica mais visível.
Creio eu que seja a lente msm, só não sei como aconteceu.

Mais um sinal que é no sensor  :assobi:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs