Autor Tópico: Máquina para fotografar aves  (Lida 5743 vezes)

BlueMenacingJay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 30 de Julho de 2018, 10:12:12
Boas,

Sou novo na fotografia mas tenho como hobby a observação de aves, já fotografei aves mas com uma máquina emprestada e não adquiri muita experiência dado que nem sempre a posso usar.

Venho então perguntar que máquina (Corpo+Objetiva) sugerem que adquira para o efeito que mencionei. Devo relembrar que não tenho muita experiência mas também não quero uma maquina que não me deixe proguedir (se é que isso faça sentido).
Portanto se houver por ai fotografos de aves ou entendidos de fotografia que me queiram ajudar agradeço  :worship:

Peço desculpa em avanço se coloquei esta questão no seprador errado  :ponder:

Obrigado e abraço  :ok: :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2018, 10:14:08
Se quer algo com qualidade e um preço não tão fora iria de D7200+150-600 Sigma Contemporany.

Veja as fotos no google pra conferir a qualidade.

Se não me engano o Adm CFSosa está vendendo a dele nos classificados dá uma checada lá.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2018, 12:45:38
Boas,

Sou novo na fotografia mas tenho como hobby a observação de aves, já fotografei aves mas com uma máquina emprestada e não adquiri muita experiência dado que nem sempre a posso usar.

Venho então perguntar que máquina (Corpo+Objetiva) sugerem que adquira para o efeito que mencionei. Devo relembrar que não tenho muita experiência mas também não quero uma maquina que não me deixe proguedir (se é que isso faça sentido).
Portanto se houver por ai fotografos de aves ou entendidos de fotografia que me queiram ajudar agradeço  :worship:

Peço desculpa em avanço se coloquei esta questão no seprador errado  :ponder:

Obrigado e abraço  :ok: :ok:


Alguma câmera DSLR de entrada (como Canon T6 ou Nikon D3400) dá pro gasto pra quem está iniciando e não quer gastar muito, nesse caso, precisa também comprar uma lente que tenha pelo menos 300 mm de distância focal, que lhe dê um bom zoom... as lentes de KIT 18-55 que geralmente vêm com a câmera dão um zoom muito pequeno/próximo para fotografar páasaros... tente evitar essas cameras compactas com zoom longo (tipo 20-30 x) (tipo coolpix), se você quer espaço para "progredir" e se tornar entusiasta
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


BlueMenacingJay

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2018, 13:08:33

Alguma câmera DSLR de entrada (como Canon T6 ou Nikon D3400) dá pro gasto pra quem está iniciando e não quer gastar muito, nesse caso, precisa também comprar uma lente que tenha pelo menos 300 mm de distância focal, que lhe dê um bom zoom... as lentes de KIT 18-55 que geralmente vêm com a câmera dão um zoom muito pequeno/próximo para fotografar páasaros... tente evitar essas cameras compactas com zoom longo (tipo 20-30 x) (tipo coolpix), se você quer espaço para "progredir" e se tornar entusiasta

As maquinas que mencionou parecem ser bastante idênticas a que uso (emprestada), uma Canon 1300D com uma objetiva de 300mm para fotografar com mais distância. Esta objetiva por vezes torna-se insuficiente para fotografar os bichos pois por vezes não é fácil chegarmos suficientemente perto. Existe alguma objetiva superior que não seja muito cara? Todas as que tenho visto são caríssimas.

Se quer algo com qualidade e um preço não tão fora iria de D7200+150-600 Sigma Contemporany.

Veja as fotos no google pra conferir a qualidade.

Se não me engano o Adm CFSosa está vendendo a dele nos classificados dá uma checada lá.

Continuando o que estava a dizer acima.. caríssimas  :D :D Eu sou de Portugal e a maq. aqui sugerida vende-se por 750 Euros, cerca de 3200 Reais (só o corpo), e a objetiva custa para cima de 1000 euros.


Victor Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2018, 00:56:05
Lentes que aproximem muito são caras mesmo. Tem umas como a Bower 500-1000 que são baratinhas pra algo desse tamanho, mas a qualidade acompanha o preço. O tipo de fotos que você quer fazer não dá pra fazer bem feita com equipamento barato, infelizmente pra você. Mas pense positivo, pelo menos não precisará de flashes e outros acessórios caros. Só de uma super-tele e de um bom tripé. Que também é bem caro.
Canon 6D, Canon 60D, Canon EOS 500 e Zenit 122
Canon 50mm 1.4 e 35-80mm 4-5.6, Vivitar 19-35mm 3.5-4.5 (Todas AF)
Rokinon 14mm 2.8, Yashikor 35mm 2.8, Helios 44m-6 58mm 2, Opteka 85mm 1.8, Mitakon Zhongyi Creator 135mm 2.8 e SMC Takumar 200mm f4 (todas manuais)


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2018, 07:41:42
Lentes que aproximem muito são caras mesmo. Tem umas como a Bower 500-1000 que são baratinhas pra algo desse tamanho, mas a qualidade acompanha o preço. O tipo de fotos que você quer fazer não dá pra fazer bem feita com equipamento barato, infelizmente pra você. Mas pense positivo, pelo menos não precisará de flashes e outros acessórios caros. Só de uma super-tele e de um bom tripé. Que também é bem caro.

bem por aí...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2018, 09:18:18
Tem as lentes soviéticas Maksutov MTO 500, MTO 1000, Rubinar 500. Os preços estão em 120,00 doletas. O encaixe é M39 ou M42, que com adaptador encaixam em Nikon ou Canon ou Pentax. São lentes de foco fixo de 500 mm ou 1000 mm.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2018, 20:20:05
As maquinas que mencionou parecem ser bastante idênticas a que uso (emprestada), uma Canon 1300D com uma objetiva de 300mm para fotografar com mais distância. Esta objetiva por vezes torna-se insuficiente para fotografar os bichos pois por vezes não é fácil chegarmos suficientemente perto. Existe alguma objetiva superior que não seja muito cara? Todas as que tenho visto são caríssimas.

Continuando o que estava a dizer acima.. caríssimas  :D :D Eu sou de Portugal e a maq. aqui sugerida vende-se por 750 Euros, cerca de 3200 Reais (só o corpo), e a objetiva custa para cima de 1000 euros.

Infelizmente todas as objetivas acima de 300mm dão um salto no preço.
Não há muito o que fazer. Talvez uma usada seja mais em conta, mas sempre há um risco na compra, portanto é bom testar antes de comprar uma usada.

Há a Tamron 100-400mm e a 150-600mm. Essa última muito apropriada para bird watching e fotos de vida selvagem.
http://www.tamron.jp/en/
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2018, 11:20:41
Eu iria de Canon com lentes Canon, justamente pelo AF…

80D ou a 7D mark II com  70-300L ou a 100-400L.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2018, 12:42:40
Tem algumas pessoas que conseguem fotos interessantes com câmeras superzoom. Tem que ver se de repente isso não te serve.
Uma canon SX60hs, ou uma nikon correspondente... o importante é que seja uma câmera que te ofereça controle manual total, e se puder, que fotografe em RAW (não sei se essas superzoons oferecem esse recurso). Esse tipo de câmera tem suas limitações, especialmente no que se refere à qualidade da imagem. Mas com as configurações adequadas e bom tratamento, dá pra dar uma boa melhorada nesse resultado. Aqui no fórum tem gente que faz fotos legais com superzoom. Vou ver se acho um tópico pra vc, mostrando dessas fotos.

Editando: Poxa, não achei. Sei que vi (e não faz muito tempo) algum tópico só com fotos de aves tiradas com uma dessas superzoom da vida.
Enfim, no google ou nos Flickr da vida, vc com certeza acha fotos de aves tiradas com superzoom. Ah, e a câmera superzoom da Nikon (aliás, nem superzoom é, é ultrazoom!!) é a P900. Mas já vem aí a P1000, com zoom mais assustador ainda.

Uma superzoom definitivamente seria o investimento mais barato que poderia fazer, caso pudesse relaxar um pouco com relação à qualidade da imagem. Fora isso, só coisas mais caras mesmo (se considerar um bom alcance com boa qualidade), ou então de baixa qualidade como essa Bower 500-1000 que foi indicada, e que deve ser bem gigantesca. Pra ficar com uma qualidade reduzida, de repente vale a praticidade da superzoom.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2018, 12:55:24 por Helena Bsb »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2018, 16:42:48
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129885.195.html

Neste link postei fotos que foram tiradas na minha ex-Sony HX-1, superzoom de 26x ou 100mm de 2009. As fotos do gavião caramujeiro saíram ruins sem nitidez. Ele estava bem longe (+ 30 m). Veja o EXIF no flicker. Na outra página tem uma foto de galo de campina e bem-te-vi numa cerca.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2018, 17:18:25
Tem algumas pessoas que conseguem fotos interessantes com câmeras superzoom. Tem que ver se de repente isso não te serve.
Uma canon SX60hs, ou uma nikon correspondente... o importante é que seja uma câmera que te ofereça controle manual total, e se puder, que fotografe em RAW (não sei se essas superzoons oferecem esse recurso). Esse tipo de câmera tem suas limitações, especialmente no que se refere à qualidade da imagem. Mas com as configurações adequadas e bom tratamento, dá pra dar uma boa melhorada nesse resultado. Aqui no fórum tem gente que faz fotos legais com superzoom. Vou ver se acho um tópico pra vc, mostrando dessas fotos.

Editando: Poxa, não achei. Sei que vi (e não faz muito tempo) algum tópico só com fotos de aves tiradas com uma dessas superzoom da vida.
Enfim, no google ou nos Flickr da vida, vc com certeza acha fotos de aves tiradas com superzoom. Ah, e a câmera superzoom da Nikon (aliás, nem superzoom é, é ultrazoom!!) é a P900. Mas já vem aí a P1000, com zoom mais assustador ainda.

Uma superzoom definitivamente seria o investimento mais barato que poderia fazer, caso pudesse relaxar um pouco com relação à qualidade da imagem. Fora isso, só coisas mais caras mesmo (se considerar um bom alcance com boa qualidade), ou então de baixa qualidade como essa Bower 500-1000 que foi indicada, e que deve ser bem gigantesca. Pra ficar com uma qualidade reduzida, de repente vale a praticidade da superzoom.
:ok: Sempre posto fotos no fórum com a Sx60hs
Primeiro, desculpe-me BlueMenacingJay por postar fotos no seu tópico, mais acho que ajuda a ver a qualidade da Canon SX60HS... já vi fotos da P900 de cair o queixo... está vindo a p1000 e se tiver resolvido os problemas de estabilização da P900 vai ficar muito melhor... A qualidade de um conjunto dslr + lente geralmente vai ser melhor por vários motivos, tamanho do sensor, ótica da lente, sistema de foco... mas as bridges tem melhorado muito... em condições boas, a qualidade não vai deixar a desejar para a maioria das pessoas... agora se vais fotografar aves em voo ou fotografar a noite... não indicaria uma superzoom...


JB 07-07-18 by Erick Marques, no Flickr

Campos do Jordão by Erick Marques, no Flickr


Jardim Botanico 261117 by Erick Marques, no Flickr


IMG_4223psweb by Erick Marques, no Flickr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2018, 15:07:26
Pronto... Erick, era seu nome mesmo que tinha em mente, mas não achei o tópico em que vc colocou várias de aves com a HX60.   :clap: :clap: :clap:
Ela fotografa em raw?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2018, 15:08:26 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2018, 15:33:25
Fotografia de aves com DSLR é hobby muito caro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2018, 16:55:53
Caro e barato é relativo... eu defendo que nossa geração inverteu valores...

Em um mundo onde se troca de celular anualmente, se paga mais de 100conto/mês em 4G e se considera telefone de 4mil barato...

Realmente, não sobra dinheiro para investir 10mil em equipamento fotográfico...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Perfeito!!!