Autor Tópico: Review: Cinto duplo LensGO.  (Lida 2930 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 31 de Julho de 2018, 20:52:34
Pessoal, este texto é mais um relato com impressões pessoais do que um Review, acho que é um acessório que cada um se adaptaria de uma forma, vou deixar aqui minhas impressões para que possa ajudar a quem interessar.

Na tentativa de resolver um problema de dor na lombar por ficar muito tempo com o peso de duas câmeras no strap apoiado nos ombros, resolvi como opção, usar um cinto duplo, passando o peso dos ombros para o quadril, por ocasião acabei comprando um cinto duplo da marca LensGO.
O cinto é muito bem construído, com suportes de metal, e muito semelhante ao Spider Holster (mais conhecido).

Usei em um casamento apenas, e apesar de ser a “estreia” do cinto, já tive uma impressão positiva do mesmo, então vamos lá.

A princípio, quando cheguei na igreja e comecei a andar pra lá e pra cá com as câmeras penduradas pensei "Vixi, não vai dar certo essa bagaça", por mais que tenha usado ele em casa todo dia para acostumar, na hora do "rush" a coisa é bem diferente, estranhei demais aquela coisa puxando minha calça pra baixo, e apesar da vontade de tirar ele e botar o Strap, eu sabia que tinha que insistir, e assim foi, quando a cerimonia estava no final o cinto já não me incomodava tanto. Usei também durante a festa (salão com muito espaço) e me incomodou menos ainda, no final já estava razoavelmente confortável com ele.


Como características positivas dele eu vou citar o seguinte:

- As câmeras ficam “estáveis” na cintura (não ficam balançando), é mais fácil evitar que elas se choquem com moveis ou objetos quando você se inclina ou se movimenta.

- Fácil agachar ou ajoelhar, a câmera não bate no chão como acontece com o Strap.

- Fácil "se livrar" das câmeras (ou pega-las), não precisa ficar abrindo mosquetão ou desatarraxar parafusos.
Achei isso uma mão na roda, alguns momentos na recepção gosto de ficar com duas câmeras, e em outros uma é suficiente, fazer a alternância entre uma e duas câmeras com o Strap é um “parto”, pois tenho que trocar o Strap duplo pelo simples, ai é assim: Solta as duas câmeras e coloca em algum lugar, tira o Strap duplo e coloca o simples, prende uma das câmeras e guarda a outra na mochila, isso é trabalhoso e toma tempo. Com o cinto é uma maravilha: Tira a câmera e põe na mochila, ou tira da mochila e põe no cinto, simples e rápido.

- Reduziu a dor lombar, mas não eliminou (Deve ser a idade).


E vamos às características negativas:

- Não dá para tirar as duas câmeras simultaneamente do cinto, pois precisa das duas mãos para tirar cada uma delas, uma mão para segurar a câmera e outra para abrir a trava de segurança, e isso tira mobilidade em algumas situações, por exemplo se precisar "apertar o passo", subir uma escada estreita, passar em um lugar apertado, com o strap você puxa as duas câmeras para cima ao mesmo tempo, segura, e dá até pra dar uma "corridinha", com o cinto sem chance, a menos que você tenha uma mesa ou alguém para segurar uma câmera enquanto você destrava a outra, vai ter sempre uma câmera na mão e a outra no cinto.
Uma solução para isso é remover a trava, isso daria uma agilidade formidável no “tira e põe” das câmeras, mas isso pode comprometer a segurança, apesar da "canaleta" onde encaixa o pino ser profunda e aparentemente não ter como o pino escapar dali, se tem a trava é por que tem o risco, até mesmo os suportes simples de plástico tem a trava, então tem que analisar com cuidado se dá pra tirar.

- Tem que ter um extremo cuidado com a fivela do cinto, apesar de ser de plástico ela é muito resistente, porém tem que checar se travou, as vezes ele trava só um dos lados e abre com o peso, tem que ficar “esperto com isso”. E mesmo travando os dois lados, dá medo, se abrir vai tudo por chão, *tem um clipe de segurança no cinto que comento mais à frente.
“Achei na internet uma fivela que tem um terceiro ponto de segurança, custa baratinho, estou pensando em comprar e trocar” ( Spider Holster vem com essa fivela).


E vamos às características neutras:

- Tem que usar o cinto bem apertado (mesmo), se não “desce”.

- Particularmente achei desconfortável e deselegante usar ele por cima do cinto “tradicional”, então usei apenas ele, ele não cabe nos passadores da calça, mas tem um clipe plástico que prende na cintura da calça e fica bem bacana, *tenho a impressão que esse clipe também serve de segurança caso a fivela destrave, fiz até um teste em cima de um colchão, coloquei as câmeras no cinto e destravei a fivela, o clipe até segurou, mas não passou confiança para essa finalidade.

Resumindo, para um dia apenas de uso, gostei muito, achei muito prático e acredito que vou me adaptar facilmente a ele. Falta pegar confiança, pois apesar do fabricante especificar que aguenta 20 quilos, dá medo da fivela abrir como eu já disse.


O cinto é o da imagem a baixo.

Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aqui.












vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2018, 20:57:47
Estava no aguardo do relato.

O que me incomoda no strap é o balanço e na hora de abaixar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2018, 21:07:23
Estava no aguardo do relato.

O que me incomoda no strap é o balanço e na hora de abaixar.

Pois é, eu achei que abaixar seria ruim com o cinto, mas não, ficou muito melhor, mesmo a câmera com a tele ficou longe do chão.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2018, 22:14:08
Muito obrigado pelo relato Dellano...
Uso um Strap único e até hoje não acostumei com isso, sem falar nos esbarrões que dá nas coisas, às vezes... Tbm não me aguento de dor nas costas e tenho vontade de experimentar algo assim.. já pensei naqueles suportes que encaixa no cinto comum mas não tive coragem ainda e acho caro o que cobram por aquele negócio tão frágil (o frete absurdo torna inviável ainda)...
Esse vc comprou onde e pagou quanto?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 31 de Julho de 2018, 22:14:25 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2018, 22:40:37
Muito obrigado pelo relato Dellano...
Uso um Strap único e até hoje não acostumei com isso, sem falar nos esbarrões que dá nas coisas, às vezes... Tbm não me aguento de dor nas costas e tenho vontade de experimentar algo assim.. já pensei naqueles suportes que encaixa no cinto comum mas não tive coragem ainda e acho caro o que cobram por aquele negócio tão frágil (o frete absurdo torna inviável ainda)...
Esse vc comprou onde e pagou quanto?

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Cara, esse de plastico que vai no cinto é muito barato, em média 30,00 no ML, eu ia comprar dois desses e confeccionar um cinto largo e dedicado a eles, pois não conseguia encontrar o Spider em lugar nenhum aqui no BR, até tinha um no ML, mas o cara queria quase 2 mil, absurdo total, ai encontrei esse da LensGO usado (pouco uso) por R$350,00 , dei uma chorada e saiu por R$300,00


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2018, 00:54:12
O frete sai muito mais caro que o produto em si... Acaba ficando muito inviável...
É já vi comentários de que não inspira segurança...
O Erick mesmo disse, em algum tópico por aqui, ter um e ficar com um pé atrás!
Mas uma hora compro um perda ver qual é!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 01 de Agosto de 2018, 00:54:50 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2018, 10:41:38
Roberto, que bom que tem gostado, espero que se adapte 100% o quanto antes.

Quando eu tive a minha, a trava de segurança eu usava só quando sabia que não iria precisar da câmera, tipo se deslocando de um local pra outro. Acho que é seguro o suficiente pra não precisar travar na maior parte do tempo. Até porque dificilmente o cinto vai ficar numa posição em que a canaleta não fique apontada pra baixo. Acho que vale a pena fazer uns testes nesse sentido, porque realmente, ter que destravar cada vez que for pegar a câmera reduz muito a praticidade...

O meu cinto tinha a trava de segurança no clipe do cinto, é um bom adianto e "conforto psicológico", mas acho que dificilmente essa trava vai se abrir sem querer. A não se que não esteja bem presa, mas aí nem a trava de segurança vai adiantar de nada...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2018, 11:16:27
Quando eu tive a minha, a trava de segurança eu usava só quando sabia que não iria precisar da câmera, tipo se deslocando de um local pra outro. Acho que é seguro o suficiente pra não precisar travar na maior parte do tempo

Mas como você fazia para não travar? Olhando aqui no meu a única forma de fazer isso é removendo a trava do suporte. Ou tem algo que não vi?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2018, 11:20:25
Mas como você fazia para não travar? Olhando aqui no meu a única forma de fazer isso é removendo a trava do suporte. Ou tem algo que não vi?

Hmmm, o seu deve ser diferente do que eu tinha então... No meu cinto dava pra deixar sempre aberta se quisesse, era só pressionar a trava até o fundo, tinha um clique que mantinha ela aberta.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2018, 11:44:31
Hmmm, o seu deve ser diferente do que eu tinha então... No meu cinto dava pra deixar sempre aberta se quisesse, era só pressionar a trava até o fundo, tinha um clique que mantinha ela aberta.

É, esse aqui não tem essa opção.


Quando eu tive a minha, a trava de segurança eu usava só quando sabia que não iria precisar da câmera, tipo se deslocando de um local pra outro. Acho que é seguro o suficiente pra não precisar travar na maior parte do tempo. Até porque dificilmente o cinto vai ficar numa posição em que a canaleta não fique apontada pra baixo. Acho que vale a pena fazer uns testes nesse sentido, porque realmente, ter que destravar cada vez que for pegar a câmera reduz muito a praticidade...

Pelo tempo que você usou acha que da pra ficar definitivamente sem a trava?

Eu vejo dois problemas nessa trava.

1 - A agilidade na troca como já discutimos.

2 - Um eventual emperramento dessa trava no meio de uma cerimonia, já pensou, a noiva bem a frente no corredor, você vai trocar a câmera para pegar a que esta com a GA e a trava emperra, Meo Deos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2018, 11:57:39
Pelo tempo que você usou acha que da pra ficar definitivamente sem a trava?

Cara, fiquei pouco tempo com o cinto, mas não sei se não rola não... Fico pensando em situações que tenha que correr, ou agachar meio rápido e tal, me dava um certo medo de deixar cair... Mas acho que você pode fazer uns testes aí...

Onde você comprou a sua? Tem opção de uma câmera só? Fico pensando em pegar um desses pra deixar a minha câmera de backup pendurada do lado, atualmente deixo ela na mochila, mas essas coisas é sempre bom deixar à mão...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2018, 12:41:54
Cara, fiquei pouco tempo com o cinto, mas não sei se não rola não... Fico pensando em situações que tenha que correr, ou agachar meio rápido e tal, me dava um certo medo de deixar cair... Mas acho que você pode fazer uns testes aí...

Onde você comprou a sua? Tem opção de uma câmera só? Fico pensando em pegar um desses pra deixar a minha câmera de backup pendurada do lado, atualmente deixo ela na mochila, mas essas coisas é sempre bom deixar à mão...

Eu acho que para a câmera "subir" no trilho e cair do cinto só se algo calçar ela e empurrar pra cima, acho muito difícil, a menos que saia uma briga na festa, e com agente ...  :no:

Mas vou fazer uns testes aqui.


Eu comprei usado no Mercado Livre, sei que essa marca tem de uma câmera só, mas aqui no Brasil só encontrei aquele da Ahlva, que é de plastico e a câmera fica travada com o flash virado para fora do corpo, e aqueles de plastico que são avulsos, esse ultimo é bem barato, e como você está em SP pode até pegar em mãos, para testar se fica legal com a câmera de backup acho que vale pena.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-867646728-suporte-cinta-cinto-cintura-cmera-fotografica-trava-spider-_JM

Eu ia comprar dois desses e fazer um cinto se não tivesse encontrado esse que comprei no ML.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2018, 09:56:16
Pessoal, passando aqui para dar um relato final.

Não dá mais pra viver sem o cinto...

 :worship:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2018, 11:53:28
Pessoal, passando aqui para dar um relato final.

Não dá mais pra viver sem o cinto...

 :worship:
Como comprei muitas coisas esses dias no ML, acabei comprando esse aqui por causa do frete grátis no carrinho todo. Não tinha comprado ainda pq o frete era o mesmo valor do produto.
Chegou essa semana, mas confesso que estou bem receoso de usar. A peça é de plástico e daquele plástico seco, que quando quebra chega estala...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2018, 16:13:52
Como comprei muitas coisas esses dias no ML, acabei comprando esse aqui por causa do frete grátis no carrinho todo. Não tinha comprado ainda pq o frete era o mesmo valor do produto.
Chegou essa semana, mas confesso que estou bem receoso de usar. A peça é de plástico e daquele plástico seco, que quando quebra chega estala...


Viu nos comentários um cara relatando que a D800 dele foi pro chão na quebra de um? Sei lá, eu acho que se não haver intempéries ele vai de boa, mas se der uma forçada não aguenta.