Autor Tópico: Importar Lente  (Lida 6483 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Agosto de 2018, 08:58:12
Fala galera!

Tava dando uma olhada no Ebay e afins em umas objetivas usadas, será que vale a pena importar?

Certo que vai ser taxada?




fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:05:55
Depende muito do método de envio da origem.

Eu já comprei lente da Ucrânia e passou direto, mas demorou pra chegar.

Se comprar por rastreio e por correio normal tem chance de não taxar, se comprar por courier é praticamente certo que taxa.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2018, 09:06:19 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:09:34
Depende muito do método de envio da origem.

Eu já comprei lente da Ucrânia e passou direto, mas demorou pra chegar.

Se comprar por rastreio e por correio normal tem chance de não taxar, se comprar por courier é praticamente certo que taxa.

Sim, acho que nem EMS se escapa. Pois mesmo sendo usada ele não querem saber né? Taxam e taxam  :no:
Demorou quanto tempo para chegar?

Se chegasse em 60 dias tava bom  :D


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:14:02
Eu comprei uma Canon FD 50mm do Japão por U$25. Quando chegou, queriam cobrar R$650 de taxas!!! Fiz uma solicitação de reconsideração junto à Receita, mostrando inclusive que a objetiva já não era fabricada há mais de 25 anos, mas nem resposta tive. A lente simplesmente foi devolvida...


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:15:35
Se for lentes que vc não encontraria aqui acho válido. Mas se a lente é vendida no Brasil sai quase o mesmo preço. Correndo o risco de ser taxado.
Eu pedi pra um amigo trazer dos EUA a Tamron 45 1.8. Só pq apareceu essa oportunidade, senão compraria uma 35 f/2 IS USM aqui mesmo.

Eu comprei uns dias atrás uma lente M42 antiga da Rússia. Chegou certinho e sem taxas, também foi $30 dolares apenas. Já produtos mais caros pode ser que seja taxado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:21:22
Eu comprei uma Canon FD 50mm do Japão por U$25. Quando chegou, queriam cobrar R$650 de taxas!!! Fiz uma solicitação de reconsideração junto à Receita, mostrando inclusive que a objetiva já não era fabricada há mais de 25 anos, mas nem resposta tive. A lente simplesmente foi devolvida...

Caramba  :o
Realmente é complicado essa nossa Receita  :no:

Se for lentes que vc não encontraria aqui acho válido. Mas se a lente é vendida no Brasil sai quase o mesmo preço. Correndo o risco de ser taxado.
Eu pedi pra um amigo trazer dos EUA a Tamron 45 1.8. Só pq apareceu essa oportunidade, senão compraria uma 35 f/2 IS USM aqui mesmo.

Eu comprei uns dias atrás uma lente M42 antiga da Rússia. Chegou certinho e sem taxas, também foi $30 dolares apenas. Já produtos mais caros pode ser que seja taxado.

É, melhor deixar a ideia de lado... sem garantia ainda...
A própria pessoa trazendo é tranquilo quanto a isso?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:31:38
A própria pessoa trazendo é tranquilo quanto a isso?
É tranquilo, pois ele podia trazer uma camera com ele como se fosse de uso normal. Ai ele trouxe uma 6DII e a lente :wub:.
Falei pra ele...chega lá e compra as coisas coloca no quadradinho verde e sai turista por ai. Pra não ter problema vc compro pra uso seu...Ele fez umas 20 fotos com a  câmera só...

Mas pra uso "doméstico" foi tranquilo, agora se trouxesse mais lentes e outras coisas poderia complicar, veio tudo sem caixa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:47:13
Sim, acho que nem EMS se escapa. Pois mesmo sendo usada ele não querem saber né? Taxam e taxam  :no:
Demorou quanto tempo para chegar?

Se chegasse em 60 dias tava bom  :D

pra mim demorou 7 meses... mas chegou no brasil em 3 semanas.

EMS ou outros couriers vai entregar as vezes na mesma semana mas o valor taxado será de mais de 100% geralmente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:47:50
Eu comprei uma Canon FD 50mm do Japão por U$25. Quando chegou, queriam cobrar R$650 de taxas!!! Fiz uma solicitação de reconsideração junto à Receita, mostrando inclusive que a objetiva já não era fabricada há mais de 25 anos, mas nem resposta tive. A lente simplesmente foi devolvida...

putz que sacanagem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2018, 09:52:53
É tranquilo, pois ele podia trazer uma camera com ele como se fosse de uso normal. Ai ele trouxe uma 6DII e a lente :wub:.
Falei pra ele...chega lá e compra as coisas coloca no quadradinho verde e sai turista por ai. Pra não ter problema vc compro pra uso seu...Ele fez umas 20 fotos com a  câmera só...

Mas pra uso "doméstico" foi tranquilo, agora se trouxesse mais lentes e outras coisas poderia complicar, veio tudo sem caixa.

Coisa boa  :ok:
E aquela lei que estava para sair da isenção na importação para fotógrafos? Sabe como anda?

pra mim demorou 7 meses... mas chegou no brasil em 3 semanas.

EMS ou outros couriers vai entregar as vezes na mesma semana mas o valor taxado será de mais de 100% geralmente.
Vish! Mais de 200 dias parada em Curitiba é foda.
Pode falar o valor em $ da lente?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2018, 10:01:28
Nem sei a que pé anda aquela lei, deve estar engavetada em alguma camara.
Mas como não sou "profissional" que caiba na lei (ainda) não valeria mesmo. E pelo que sei a lei valeria pra equipamentos que não são vendidos aqui. Não me aprofundei muito nisso.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2018, 11:03:58
Coisa boa  :ok:
E aquela lei que estava para sair da isenção na importação para fotógrafos? Sabe como anda?
Vish! Mais de 200 dias parada em Curitiba é foda.
Pode falar o valor em $ da lente?

era uma Helios 44m paguei algo em torno de 30 dólares.

mas acho que a receita nem vai muito pelo valor não, é sorte mesmo... se fosse uma Zeiss de mil dólares talvez passasse do mesmo jeito, ou talvez se fosse pelo canal vermelho iriam ver lente no raio x e iriam taxar por um valor padrão altíssimo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2018, 11:34:58
era uma Helios 44m paguei algo em torno de 30 dólares.

mas acho que a receita nem vai muito pelo valor não, é sorte mesmo... se fosse uma Zeiss de mil dólares talvez passasse do mesmo jeito, ou talvez se fosse pelo canal vermelho iriam ver lente no raio x e iriam taxar por um valor padrão altíssimo.

Mas não são todas encomendas passadas pelo raio-x?


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2018, 12:39:25
Já comprei três lentes no Ebay, uma Panasonic Leica e duas Zeiss/Contax. A Leica comprei nova, as demais, usadas (obviamente :D ).

Fui taxado em todas, mas como sempre vieram acompanhadas de invoice com valor declarado, a taxação incidiu somente sobre esse valor, sem inventarem nada.

O lado bom (se é que tem lado bom em ser taxado) é que paguei exatamente o valor que havia estimado no ato da compra. E ainda fiquei com a documentação aduaneira legalizando a lente.

Vida que segue.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Agosto de 2018, 13:11:54
Mas não são todas encomendas passadas pelo raio-x?

então... alguns dizem que sim outros que não...

acredito que o que acontece é meio que amostragem... e olho do fiscal... passou no raio x algo duvidoso vai pra um canal x... aí o fiscal decide se olha ou não... imagino algo assim.

acredito que o volume é muito grande pra todas as encomendas passarem pelo olho humano.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.