Autor Tópico: Set de lentes para uma Sony A7 III  (Lida 18009 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2018, 11:19:22
Davi, uma pergunta a respeito do lag time no VF eletrônico, existe??? Incomoda??? A resolução incomoda em relação ãs cameras de espelho??? Como é a experiência de fotografar com o EVF???
Conhecimento importa mais que equipamento.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 30 de Agosto de 2018, 00:42:27
Davi, uma pergunta a respeito do lag time no VF eletrônico, existe??? Incomoda??? A resolução incomoda em relação ãs cameras de espelho??? Como é a experiência de fotografar com o EVF???

Nessas sony de terceira geração o lag é praticamente inexistente, é tudo bem instantâneo e nunca me incomodou.

Pra mim a resolução do EVF da a7iii não incomoda em relação ao OVF, mas confesso que nunca fui usuário muito assíduo de DSLRs, então talvez o meu nível de exigência em termos de resolução seja menor que o seu. Mas caso isso seja preponderante pra você, pegue a a7RIII, que tem um EVF maravilhoso.

Fotografar com EVF pra mim é muito simples. O preview da abertura e da fotometria está na minha cara, o tempo todo. Nas situações difíceis, dá pra escolher usar um histograma em tempo real no EVF, mas eu prefiro usar outro recurs mais avançado: as zebras.

O histograma é baseado no JPG, então nem sempre ele mostra toda a latitude da imagem acuradamente. Já as zebras podem ser configuradas de forma a exibirem a fotometria do RAW, e isso em tempo real. Esse nível de precisão só é possível em câmeras da Sony, e só nas de terceira geração, tanto para stills quanto para vídeo. Além disso, nas Sony o histograma não pode ser usado ao mesmo tempo que o indicador de nível do enquadramento no EVF (na tela traseira pode). Já as zebras funcionam com qualquer opção de layout no EVF.
Como elas podem distrair ou incomodar se usadas o tempo todo, eu coloquei essa função para um botão específico. Então, quando estou fotografando mais livremente, me guio apenas pelo EVF sem outros recursos. Já em condições difíceis de fotometria, é só apertar um botão, conferir as zebras e fazer os ajustes. É muito simples e bem rápido, principalmente depois que se pega o jeito.

Outra coisa que adoro é poder rever as fotos tiradas no próprio EVF, sem tirar a câmera do olho. Além de eliminar a degradação da qualidade da imagem gerada por ambientes muito luminosos (sol do meio dia, por exemplo), eu ainda consigo verificar instantaneamente o ponto em que a camera focou ao apertar o botão de zoom. Nessas novas Sony, ao se apertar o zoom a câmera magnífica exatamente no ponto em que ela focou, ou seja, não necessariamente no centro do quadro. Isso é ótimo para conferir o eye-af, por exemplo: eu tiro uma foto e, sem tirar a câmera do olho, eu acesso o playback e aperto o zoom. Caso o que aparecer pra mim for exatamente a íris da pessoa, eu posso ficar tranquilo que o foco foi certeiro. Tudo isso em 1 segundo.

Enfim, eu gosto bastante. Mas mesmo assim, eu acho que a melhor coisa que você pode fazer é alugar ou emprestar a câmera com uma boa lente, por pelo menos uma semana de uso intenso. Só assim pra ter certeza que ela te entrega tudo o que você precisa.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Agosto de 2018, 12:53:25
Nessas sony de terceira geração o lag é praticamente inexistente, é tudo bem instantâneo e nunca me incomodou.

Pra mim a resolução do EVF da a7iii não incomoda em relação ao OVF, mas confesso que nunca fui usuário muito assíduo de DSLRs, então talvez o meu nível de exigência em termos de resolução seja menor que o seu. Mas caso isso seja preponderante pra você, pegue a a7RIII, que tem um EVF maravilhoso.

Fotografar com EVF pra mim é muito simples. O preview da abertura e da fotometria está na minha cara, o tempo todo. Nas situações difíceis, dá pra escolher usar um histograma em tempo real no EVF, mas eu prefiro usar outro recurs mais avançado: as zebras.

O histograma é baseado no JPG, então nem sempre ele mostra toda a latitude da imagem acuradamente. Já as zebras podem ser configuradas de forma a exibirem a fotometria do RAW, e isso em tempo real. Esse nível de precisão só é possível em câmeras da Sony, e só nas de terceira geração, tanto para stills quanto para vídeo. Além disso, nas Sony o histograma não pode ser usado ao mesmo tempo que o indicador de nível do enquadramento no EVF (na tela traseira pode). Já as zebras funcionam com qualquer opção de layout no EVF.
Como elas podem distrair ou incomodar se usadas o tempo todo, eu coloquei essa função para um botão específico. Então, quando estou fotografando mais livremente, me guio apenas pelo EVF sem outros recursos. Já em condições difíceis de fotometria, é só apertar um botão, conferir as zebras e fazer os ajustes. É muito simples e bem rápido, principalmente depois que se pega o jeito.

Outra coisa que adoro é poder rever as fotos tiradas no próprio EVF, sem tirar a câmera do olho. Além de eliminar a degradação da qualidade da imagem gerada por ambientes muito luminosos (sol do meio dia, por exemplo), eu ainda consigo verificar instantaneamente o ponto em que a camera focou ao apertar o botão de zoom. Nessas novas Sony, ao se apertar o zoom a câmera magnífica exatamente no ponto em que ela focou, ou seja, não necessariamente no centro do quadro. Isso é ótimo para conferir o eye-af, por exemplo: eu tiro uma foto e, sem tirar a câmera do olho, eu acesso o playback e aperto o zoom. Caso o que aparecer pra mim for exatamente a íris da pessoa, eu posso ficar tranquilo que o foco foi certeiro. Tudo isso em 1 segundo.

Enfim, eu gosto bastante. Mas mesmo assim, eu acho que a melhor coisa que você pode fazer é alugar ou emprestar a câmera com uma boa lente, por pelo menos uma semana de uso intenso. Só assim pra ter certeza que ela te entrega tudo o que você precisa.
Legal!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Agosto de 2018, 13:00:34
Aguem usando os adaptadores para lente Canon em câmeras Sony???

Ou tem alguma experiência com Sigma MC-11 ou Metabones V???
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:30:36
Aguem usando os adaptadores para lente Canon em câmeras Sony???

Ou tem alguma experiência com Sigma MC-11 ou Metabones V???
Canon está para lançar suas novas ML com compatibilidade para as EF sem adaptador (nada concreto).

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132563.15.html


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2018, 12:20:28
Canon está para lançar suas novas ML com compatibilidade para as EF sem adaptador (nada concreto).

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132563.15.html
Se a seleção de lentes estiver correta, vai ser uma baita competição pra Sony, e uma pá de cal em cima das ML da Nikon.

Enviado de meu SM-G930F



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2018, 05:42:39
Eu acho que irao resolver o af e farao um marketing em cima, mas o slot...
Desconfio que vai ser comum 1 slot..
Agora.... Uma empresa vender camera sem mostrar claramente o campo de atuacao.... é uma piada.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2018, 05:48:08
Será que a Canon vai fazer isso?
Eu acho que irao resolver o af e farao um marketing em cima, mas o slot...
Desconfio que vai ser comum 1 slot..
Agora.... Uma empresa vender camera sem mostrar claramente o campo de atuacao.... é uma piada.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 01 de Setembro de 2018, 06:29:25
De qualquer forma, os rumores falam em um sensor de 30mp e AF com sensibilidade de - 6EV.
Não vai ter IBIS ou dois slots, mas pelo menos vai ser superior à a7iii em outros quesitos (AF talvez?), ao invés de fazer igual à Nikon, que apenas igualou alguns features e fez outros piores.

Isso aliado ao set de lentes nativas me pareceu uma estratégia muito boa, embora ainda não se saiba o preço e a disponibilidade delas.

A Sony vai ter muito trabalho com a Canon de agora em diante!

Enviado de meu SM-G930F



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Setembro de 2018, 06:51:37
Desculpe, eu estou falando da Nikon. Mas no passado ambas empresas faziam downgrades, construiam ou desconstruiam quase do mesmo modo. Eu acredito que Sony, Canon e Nikon irao se igualar.

Ps a eletronica na Canon é agil. Isto nao tem como negar.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2018, 06:58:46 por Leonardo Tonin »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 01 de Setembro de 2018, 08:12:14
Eu perdi a fé na Nikon. Ela tem a melhor DSLR de todos os tempos, mas não consegue nem suprir a demanda. Minha aposta vai pra Canon. Fazendo a lição de casa, ela recupera a liderança de vendas facinho facinho.
Desculpe, eu estou falando da Nikon. Mas no passado ambas empresas faziam downgrades, construiam ou desconstruiam quase do mesmo modo. Eu acredito que Sony, Canon e Nikon irao se igualar.

Ps a eletronica na Canon é agil. Isto nao tem como negar.

Enviado de meu SM-G930F



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Setembro de 2018, 08:59:22
Nem me fale da Nikon, a vantagem para mim seria usar minhas lentes f e o sistema de flashes e rádio que tenho... e ... só  :(

Esses tempos cogitei ir para a Sony também que nem o Lindsay, mas decidi esperar as ML da Nikon.

Agora vem as Canon.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 01 de Setembro de 2018, 09:07:16
Nem me fale da Nikon, a vantagem para mim seria usar minhas lentes f e o sistema de flashes e rádio que tenho... e ... só  :(

Esses tempos cogitei ir para a Sony também que nem o Lindsay, mas decidi esperar as ML da Nikon.

Agora vem as Canon.
Eu particularmente tenho o feeling que a Canon vai mandar muito bem. Recomendo esperar pra ver o que acontece.

Enviado de meu SM-G930F



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.251
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Setembro de 2018, 09:09:55
Eu particularmente tenho o feeling que a Canon vai mandar muito bem. Recomendo esperar pra ver o que acontece.

Enviado de meu SM-G930F

Deu para ver pelas especificações... só o -6ev e aquela 28-70 f2 me ajudariam pra caramba!

Falta o eye-af e o slot duplo.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 01 de Setembro de 2018, 09:25:20
Mas será que não vai ter eye-af? Eu acho que vai, hein
Deu para ver pelas especificações... só o -6ev e aquela 28-70 f2 me ajudariam pra caramba!

Falta o eye-af e o slot duplo.

Enviado de meu SM-G930F