Autor Tópico: Foto perdendo definição após ajustes no LR  (Lida 4236 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 05 de Agosto de 2018, 00:12:20
De um tempo pra cá, após fazer qualquer ajuste em uma foto ela perde absurdamente a definição/nitidez, independente do que mexa, e ao aplicar redução de ruído (por menor que seja) piora mais ainda...
Coincidência ou não, percebi depois que troquei de monitor, saindo de um LG IPS236V para um Dell P2418 (2k).
O mais estranho é que tem horas que parece que isso não ocorre, tanto que nem lembro. Mas qdo acontece é imediato a percepção e desânimo!

Isso dá um desgosto lascado com as imagens...

Alguém já passou pelo mesmo problema e sabe como resolver?

Original


Com ajustes sem alterar nada na aba DETALHES

« Última modificação: 05 de Agosto de 2018, 00:14:44 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2018, 09:24:55
Amigo. Vi tuas fotos no celular. Então não deu pra a avaliar bem a diferença.
Mas vou te dizer o que aconteceu comigo, pois pode ser o mesmo que ocorre contigo.
Quando troquei de monitor, pra um melhor, comecei a notar que algumas fotos que eu julgava estarem ótimas, na verdade não estavam tão boas assim. Principalmente no quesito foco. Um monitor de melhor qualidade vai te mostrar a diferença de um foco cravado ou não. As modificações na definição da imagem são mais perceptíveis onde o foco não está cravadinho. Opções como aumento de exposição de sombras, aumento de Clarity, por ex., podem exacerbar esse defeito.
Me parece que, nessa foto específica, o foco bateu no bicho de pelúcia da mesa, não? Procure na imagem, onde a nitidez permanece boa mesmo depois dos ajustes. Esse vai ser o ponto do seu foco. Depois vejo no notebook melhor as suas fotos. Abração!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2018, 15:55:23
Olha, Nando, talvez possa ser isso, já que não é sempre que isso me incomoda, e na sua foto do tópico FOTO GAME, verifiquei e não aconteceu isso! Tenho outras imagens que também não acontece isso, e também não é apenas nesse evento que aconteceu...
Mas o mais estranho é que na foto original está ótimo mesmo em 100% de zoom!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2018, 15:56:10 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2018, 16:23:58
A imagem no Lightroom realmente parece ter perdido qualidade, mas no preview da aba detalhe não parece ter havido alteração de qualidade.
Quando você exporta elas também são exportadas com menor qualidade ou você só visualiza assim enquanto edita no Lightroom?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2018, 16:59:53
A imagem no Lightroom realmente parece ter perdido qualidade, mas no preview da aba detalhe não parece ter havido alteração de qualidade.
Quando você exporta elas também são exportadas com menor qualidade ou você só visualiza assim enquanto edita no Lightroom?
Sim, continua ruim (e talvez até pior), Di Torres!
Esse é um recorte do arquivo final exportado em tamanho original..
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2018, 18:24:31
Já usou outro sfw?

Comparou com alguma impressão antiga sua?

Usou outro monitor? Aliás, o monitor está bom?

Sei muito pouco de LR, uso só o básico mas não faz sentido o que está relatando ou foge do meu conhecimento (mais provável)


Boa sorte



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2018, 07:27:28
Que ajuste você fez?

Não entendi a parte intermitente.
As mesma foto sem definição volta a ter definição aleatoriamente?
Ou está falando de fotos diferentes sem o problema?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2018, 08:22:23
Olá André, tudo bem? Difícil identificar o problema, mas especificamente nas fotos que postou, vi e abri no flickr e posso fazer alguns comentários, talvez te ajudem a identificar o problema:

1- Acredito, como já dito, que o monitor novo possa realçar defeitos antes não tão evidentes.
2- A foto em questão, mesmo a que postou como original - ao abrir no flickr, aparenta que o foco não está cravado nas pessoas, e sim antes delas.
3- Nas fotos que postou como antes e depois - o histograma aparenta estar idêntico, imagino que não deve ter mexido em exposição, sombras...etc... talvez clarity que pode ter um efeito negativo neste caso.
4- Na aba detalhes: para o meu gosto esta redução de de 55 de ruído de cor + quase 30 pontos de redução de ruído de luminância - degrada demais a imagem, a degradação pode ter ficado mais evidente com os ajustes que fez na foto original, mesmo mantendo a aba detalhes identica... além disso o elevado nível de sharp = 60, mesmo com uso da mascara, somente vai reforças os contornos, e no caso das pessoas...os contornos já desfocados...
5- Acho que poderá perceber mais ou menos estes defeitos de acordo com os ajustes específicos que utilizar em cada foto - exposição, cor, sombras, WB...etc...
6- Particularmente, hoje, abro minhas fotos e faço todo o tratamento de exposição, WB, ajustes - com a ferramente de sharp e ruído - desabilitadas.... depois de finalizado, filtro as fotos da sessão por intervalo de ISO e aí tenho presets de início estabelecidos para a minha máquina, que aplico e depois faço ajustes finos em cada imagem.
7- Abraços e boas fotos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2018, 10:42:25


Já usou outro sfw?

Comparou com alguma impressão antiga sua?

Usou outro monitor? Aliás, o monitor está bom?

Sei muito pouco de LR, uso só o básico mas não faz sentido o que está relatando ou foge do meu conhecimento (mais provável)


Boa sorte

Tentei testar com o Luminar 2018, mas não está funcionando direito aqui... Não quis carregar o DNG (não sei se não lida bem com esse formato)..
Não testei com outro monitor e o monitor é novo, sem problemas!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2018, 10:48:40


Que ajuste você fez?

Não entendi a parte intermitente.
As mesma foto sem definição volta a ter definição aleatoriamente?
Ou está falando de fotos diferentes sem o problema?

Qualquer ajuste dá problema, independente de qual seja!
Não... Fotos/coleções diferentes...
Por exemplo, depois que criei este tópico, fui terminar de tratar esse aniversário pra entregar e algumas fotos seguintes não aconteceram... De repente, começou de novo! Nessas minimizei a degredação diminuindo a redução de ruido e aumentando os detalhes...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2018, 10:51:02
Imagino que todas na mesma configuração e iluminação.
Não faço ideia do que possa está acontecendo.

Você tem o Photoshop instalado? Se tiver abra essa foto pelo camera raw e veja se continua sem definição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2018, 10:57:36

Qualquer ajuste dá problema, independente de qual seja!
Não... Fotos/coleções diferentes...
Por exemplo, depois que criei este tópico, fui terminar de tratar esse aniversário pra entregar e algumas fotos seguintes não aconteceram... De repente, começou de novo! Nessas minimizei a degredação diminuindo a redução de ruido e aumentando os detalhes...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

É aí está bem estranho mesmo, também não faço idéia do que possa estar acontecendo...acompanhando
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:06:28
Olá André, tudo bem? Difícil identificar o problema, mas especificamente nas fotos que postou, vi e abri no flickr e posso fazer alguns comentários, talvez te ajudem a identificar o problema:

1- Acredito, como já dito, que o monitor novo possa realçar defeitos antes não tão evidentes.
2- A foto em questão, mesmo a que postou como original - ao abrir no flickr, aparenta que o foco não está cravado nas pessoas, e sim antes delas.
3- Nas fotos que postou como antes e depois - o histograma aparenta estar idêntico, imagino que não deve ter mexido em exposição, sombras...etc... talvez clarity que pode ter um efeito negativo neste caso.
4- Na aba detalhes: para o meu gosto esta redução de de 55 de ruído de cor + quase 30 pontos de redução de ruído de luminância - degrada demais a imagem, a degradação pode ter ficado mais evidente com os ajustes que fez na foto original, mesmo mantendo a aba detalhes identica... além disso o elevado nível de sharp = 60, mesmo com uso da mascara, somente vai reforças os contornos, e no caso das pessoas...os contornos já desfocados...
5- Acho que poderá perceber mais ou menos estes defeitos de acordo com os ajustes específicos que utilizar em cada foto - exposição, cor, sombras, WB...etc...
6- Particularmente, hoje, abro minhas fotos e faço todo o tratamento de exposição, WB, ajustes - com a ferramente de sharp e ruído - desabilitadas.... depois de finalizado, filtro as fotos da sessão por intervalo de ISO e aí tenho presets de início estabelecidos para a minha máquina, que aplico e depois faço ajustes finos em cada imagem.
7- Abraços e boas fotos.
1 - Já tinha percebido isso antes. Com mais resolução (mesmo tendo problema de visão) vejo mais detalhes/defeitos nas imagens.
2 - Considero isso uma possibilidade mesmo. Minha lente de eventos (Tamron 17-50 2.8) não é lá essas coisas em qualidade e precisão de foco (apesar de muitos acharem o contrário nunca me dei bem). Pra piorar, ultimamente tenho tentado trabalhar com foco por blocos de 9 pontos e modo Servo, como a maioria dos "grandes" trabalham. Como trabalhava antes (ponto único e one shot) estava perdendo fotos importantes (momentos em movimento) enquanto mudava o ponto entre 45. e em retratos estáticos acabava ficando constrangedor o tempo de mudança, etc.
3 - O antes e depois postado foi alternando com "\" então o histograma não muda mesmo, mas desse aniversário foi raro alguma foto que mexi na exposição.
4 - Pelo (pouco) que já havia estudado/pesquisado tinha aprendido que o efeito era todo o contrário... Anotado aqui.
5 -  :ok:
6 - Workflow interessante.. Vou tentar depois!
7 - Muito obrigado pelo tempo e pela resposta tão elaborada.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:08:29
Acho que talvez não estejamos conseguindo nem ver o mesmo que você. Isso só poderia acontecer com o raw em nossas mãos.

Mas vou tentar identificar algumas possíveis causas.  :assobi:  :ponder:

1º - Não ocorre em todas as fotos. Ou seja, não é defeito no monitor. - fecha a conta e passa a régua nisso.
2º - Aquela foto talvez não seja a melhor amostra do que está acontecendo, pois o foco não me parece cravado.
3º - Você usa a aceleração pelo placa de vídeo? Se sim, tente desabilitar e veja o que ocorre.
4º - É feita alguma conversão antes do LR, ou você edita o raw direto? Creio que o processamento da imagem pelo LR esteja te mostrando mais os defeitinhos... Ainda aqui. Você carrega visualizações inteligentes? Ou cria 1:1 dessas imagens sempre? Se não, o LR pode fazer a visualização 1:1 de algumas imagens e de outras não.
5º - Na imagem que você exemplificou, usa 60 de nitidez aplicada... Pra mim, é excessivo e vai degradar a qualidade.

Talvez tenha mesmo que colocar o sei RAW pra testarmos.  :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:09:46
Você tem o Photoshop instalado? Se tiver abra essa foto pelo camera raw e veja se continua sem definição.
Tenho sim. Correções (remoção de objetos, preenchimento, tratamento de pele, etc) são feito nele.
Ontem finalizando o trabalho, percebi exatamente isso: uma foto que achei que aconteceu o problema, precisei exportar pro PS pra remover alguns elementos indesejados, e achei que no PS voltou ao normal (ou praticamente imperceptível)...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm