Autor Tópico: Foto perdendo definição após ajustes no LR  (Lida 4237 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:14:29
Tenho sim. Correções (remoção de objetos, preenchimento, tratamento de pele, etc) são feito nele.
Ontem finalizando o trabalho, percebi exatamente isso: uma foto que achei que aconteceu o problema, precisei exportar pro PS pra remover alguns elementos indesejados, e achei que no PS voltou ao normal (ou praticamente imperceptível)...


Juntando isso com o que o nando falou.

Acho que o LR está te mostrando um preview em baixa resolução, por isso a diferença.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:15:28
Acho que talvez não estejamos conseguindo nem ver o mesmo que você. Isso só poderia acontecer com o raw em nossas mãos.

Mas vou tentar identificar algumas possíveis causas.  :assobi:  :ponder:

1º - Não ocorre em todas as fotos. Ou seja, não é defeito no monitor. - fecha a conta e passa a régua nisso.
2º - Aquela foto talvez não seja a melhor amostra do que está acontecendo, pois o foco não me parece cravado.
3º - Você usa a aceleração pelo placa de vídeo? Se sim, tente desabilitar e veja o que ocorre.
4º - É feita alguma conversão antes do LR, ou você edita o raw direto? Creio que o processamento da imagem pelo LR esteja te mostrando mais os defeitinhos... Ainda aqui. Você carrega visualizações inteligentes? Ou cria 1:1 dessas imagens sempre? Se não, o LR pode fazer a visualização 1:1 de algumas imagens e de outras não.
5º - Na imagem que você exemplificou, usa 60 de nitidez aplicada... Pra mim, é excessivo e vai degradar a qualidade.

Talvez tenha mesmo que colocar o sei RAW pra testarmos.  :ok:
1 - Nem cogitei!  :D
2 - O foco não tá legal mesmo! :no:
3 - Uso, sim.. Testar depois, mas sempre usei   e antes não acontecia! Como tenho uma VGA relativamente potente, acho justo aliviar o processador e memórias (16Gb - qto mais tem mais come  8-) )
4 - Importo convertendo para DNG com visualizações 1:1, sempre!
5 - Apesar de estar alta a máscara está praticamente anulando, deixando mais suave apenas nos contornos. Mas como o Ronaldo disse, não ajuda mesmo!
6 - A noite tento postar o RAW pra vocês...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:23:14
Uma dica sobre a aba de detalhes, tente o Deconvolution Sharpening.
A 17-50 é a lente que mais noto diferença quando aplico esse tipo de Sharpening.

Details em 100, radius baixo(0.5 ou 0.7) e ajusta o valor do sharpen.
Em fotos com iso 100 eu geralmente não passo de 40.

Eu só uso a mascara quando a pele fica nitida demais e não vou fazer tratamento de pele demorado.
Ai vou subindo a mascara até ficar apenas os contornos de boca e rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:34:18
Uma dica sobre a aba de detalhes, tente o Deconvolution Sharpening.
A 17-50 é a lente que mais noto diferença quando aplico esse tipo de Sharpening.

Details em 100, radius baixo(0.5 ou 0.7) e ajusta o valor do sharpen.
Em fotos com iso 100 eu geralmente não passo de 40.

Eu só uso a mascara quando a pele fica nitida demais e não vou fazer tratamento de pele demorado.
Ai vou subindo a mascara até ficar apenas os contornos de boca e rosto.
Pow, vlw a dica, Vangelis!
Não conhecia esse método... Dei um google rapidinho aqui e achei um artigo interessante.
Vou me pesquisar mais depois.
Obrigado!  :ok:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Agosto de 2018, 14:15:11
Tenho sim. Correções (remoção de objetos, preenchimento, tratamento de pele, etc) são feito nele.
Ontem finalizando o trabalho, percebi exatamente isso: uma foto que achei que aconteceu o problema, precisei exportar pro PS pra remover alguns elementos indesejados, e achei que no PS voltou ao normal (ou praticamente imperceptível)...


Já me aconteceu do camera raw bugar, reinstalei o Adobe inteiro e voltou.

aconteceu isso quando mudou do normal pro CC Classic.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2018, 21:59:05
Atualizando vocês...

Mandei imprimir as fotos selecionadas, e o meu medo não aconteceu!
A fotos ficaram perfeitas e lindas com a qualidade original...
Já na seleção a cliente ficou apaixonada nas fotos, e acho que as impressas vão deixar ela doida  :hysterical: ainda mais que está vindo muito insatisfeita de outros trabalhos de colegas!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2018, 14:04:25
Mandei imprimir as fotos selecionadas, e o meu medo não aconteceu!
A fotos ficaram perfeitas e lindas com a qualidade original...
Que bom André. Isso que importa. Às vezes a gente encana demais com a imagem na tela, mas o resultado final é a única coisa que importa!