Autor Tópico: Equipamento para Aventura  (Lida 1900 vezes)

luanfurlan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 05 de Agosto de 2018, 06:11:47
Bom dia a todos.

Ultimamente tenho feito algumas trilhas e travessias, mas tenho observado algumas limitações em meus equipamentos, então estou em busca de ajuda para "atualizá-lo".

Possuo hoje uma Nikon D5300 com as seguintes lentes: 18-55 mm (kit) e 50 mm 1.8.

Como estou sempre "no meio do mato", tenho uma limitação enorme em utilizar minha 50 mm devido à combinação "sensor crop + falta de espaço no ambiente"..  sendo assim, fico limitado à minha lente do kit.

Utilizo minha câmera mais para fotos de natureza/paisagens, pessoas e, eventualmente, astrofotografia. Sendo assim, não sei se devo investir em lentes, apesar da câmera ser crop, ou se seria melhor atualizar o corpo da minha câmera para uma fullframe, pois aí poderia utilizar a 50 mm com maior liberdade. Meu medo de atualizar para fullframe seria o peso do equipamento.

Além da D5300, levo sempre minha GoPro.

O que fariam? Investir em lentes ou no corpo?

Estou até considerando trocar para mirrorless e ganhar no quesito "peso" e por ser mais compacta, já que estarei utilizando em mochilões e etc, mas fico com medo de perder no quesito qualidade da imagem.

Grato.


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2018, 10:37:09
Bom dia a todos.

Ultimamente tenho feito algumas trilhas e travessias, mas tenho observado algumas limitações em meus equipamentos, então estou em busca de ajuda para "atualizá-lo".

Possuo hoje uma Nikon D5300 com as seguintes lentes: 18-55 mm (kit) e 50 mm 1.8.

Como estou sempre "no meio do mato", tenho uma limitação enorme em utilizar minha 50 mm devido à combinação "sensor crop + falta de espaço no ambiente"..  sendo assim, fico limitado à minha lente do kit.

Utilizo minha câmera mais para fotos de natureza/paisagens, pessoas e, eventualmente, astrofotografia. Sendo assim, não sei se devo investir em lentes, apesar da câmera ser crop, ou se seria melhor atualizar o corpo da minha câmera para uma fullframe, pois aí poderia utilizar a 50 mm com maior liberdade. Meu medo de atualizar para fullframe seria o peso do equipamento.

Além da D5300, levo sempre minha GoPro.

O que fariam? Investir em lentes ou no corpo?

Estou até considerando trocar para mirrorless e ganhar no quesito "peso" e por ser mais compacta, já que estarei utilizando em mochilões e etc, mas fico com medo de perder no quesito qualidade da imagem.

Grato.


Já pensou na lente nikon dx 18-300? embora cause maior distorção pela ampla variação da distnacia focal, pode ser uma boa opção para aventureiros/viagem. Te da uma boa capacidade de zoom e por outro lado uma boa grande angular. Além de dispensar a troca de lentes, que pode realmente encher o saco em viagens e passeios. No mais você já tem uma lente fixa que não te atrapalhará com distorção e perda de qualidade, quando isso lhe importar mais...

quando eu tinha uma nikon d3100, comprei uma lente dessas, mas necessitava de fazer ajuste de foco, o que minha camera não fazia (D3100), acabei trocando por uma 24-120 FX pensando em depois migrar para uma FF (o que acabou dando certo)
« Última modificação: 05 de Agosto de 2018, 10:38:46 por penna_i »
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2018, 00:02:33
Possuo hoje uma Nikon D5300 com as seguintes lentes: 18-55 mm (kit) e 50 mm 1.8.
Como estou sempre "no meio do mato", tenho uma limitação enorme em utilizar minha 50 mm devido à combinação "sensor crop + falta de espaço no ambiente"..  sendo assim, fico limitado à minha lente do kit.
O problema aqui nao é a limitaçao do "sensor crop + falta de espaço no ambiente" para usar a sua 50mm,  ou seja,  o problema é a 50mm que voce escolheu  que equivale a uma 75mm, ou seja,  muito fechada para o que voce necessita. Equivalente a 50 real na sua camera cropada (APS-C), seria uma 35mm ou de menor distancia focal, ie, uma grande angular como uma 16mm (24mm equivalente FF).


Citar
Utilizo minha câmera mais para fotos de natureza/paisagens, pessoas e, eventualmente, astrofotografia. Sendo assim, não sei se devo investir em lentes, apesar da câmera ser crop, ou se seria melhor atualizar o corpo da minha câmera para uma fullframe, pois aí poderia utilizar a 50 mm com maior liberdade. Meu medo de atualizar para fullframe seria o peso do equipamento.
Como disse anteriormente, o problema nao esta na camera/sensor, mas na lente corretamente escolhida. Seguramente a qualidade da sua camera deve atender  bem, basta utilizar lentes certas e de qualidade. As DSLRs FF custam bem mais caro, sao grandes e pesadas, mas as lentes é que fazem a grande diferença, estas sim volumosas e pesadas, principalmente as zoons claras, mesmo em cameras mirrorless FF q sao significativamente menores onde as lentes continuam igualmente grandes.
A melhor relaçao peso/tamanho/volume de corpo e lentes voce encontra nas mirrorless m4/3 (micro quatro terços), padrão utilizado pelas Olympus e Panasonics, sistema muito pouco usado em terras tupiniquins. Se quiser conferir a qualidade delas, que tem sensor um pouco menor do que as APS-C, pesquise, por exemplo, no Flickr sobre Olympus EM-1, EM-5, Panasonic GH5, GX85 etc.. Algumas dessas cameras e várias lentes sao seladas, ideais para atividades outdoors..
Esqueça cameras  com lentes nao intercambiáveis,  que normalmente tem sensores minusculos, quase do tamanho de sensor de camera de celular. Entretanto, se quiser qualidade decente e praticidade,  tem cameras desse tipo com sensor de uma polegada (1")  mas  tanto as superzoons (Panasonic) quanto as embolsáveis com esses sensores (Sony, Panasonic..), sao para um publico amador endinheirado, ou seja, custam caro, melhor continuar no seu sistema investindo em boas lentes ou  pensar no m4/3, melhor custo-beneficio para o tipo de uso que voce faz (e eu tambem  :D).

« Última modificação: 06 de Agosto de 2018, 00:08:07 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2018, 14:31:31
Bom dia a todos.

Ultimamente tenho feito algumas trilhas e travessias, mas tenho observado algumas limitações em meus equipamentos, então estou em busca de ajuda para "atualizá-lo".

Possuo hoje uma Nikon D5300 com as seguintes lentes: 18-55 mm (kit) e 50 mm 1.8.

Como estou sempre "no meio do mato", tenho uma limitação enorme em utilizar minha 50 mm devido à combinação "sensor crop + falta de espaço no ambiente"..  sendo assim, fico limitado à minha lente do kit.

Além da D5300, levo sempre minha GoPro.

O que fariam? Investir em lentes ou no corpo?

Grato.

troca a 50mm por uma 35mm 1.8 DX.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


luanfurlan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2018, 01:37:29

Já pensou na lente nikon dx 18-300? embora cause maior distorção pela ampla variação da distnacia focal, pode ser uma boa opção para aventureiros/viagem. Te da uma boa capacidade de zoom e por outro lado uma boa grande angular. Além de dispensar a troca de lentes, que pode realmente encher o saco em viagens e passeios. No mais você já tem uma lente fixa que não te atrapalhará com distorção e perda de qualidade, quando isso lhe importar mais...

quando eu tinha uma nikon d3100, comprei uma lente dessas, mas necessitava de fazer ajuste de foco, o que minha camera não fazia (D3100), acabei trocando por uma 24-120 FX pensando em depois migrar para uma FF (o que acabou dando certo)

Bom dia..

Essa seria uma ótima opção para ter que levar uma única lente, porém andei lendo alguns reviews e ela parece ser pesada e escura. Então não sei se seria mais vantajoso do que levar 2 lentes, por exemplo (é claro que o fato de evitar a troca de lentes ajuda muito). Na sua experiência, o que achou com relação a esses pontos?

O problema aqui nao é a limitaçao do "sensor crop + falta de espaço no ambiente" para usar a sua 50mm,  ou seja,  o problema é a 50mm que voce escolheu  que equivale a uma 75mm, ou seja,  muito fechada para o que voce necessita. Equivalente a 50 real na sua camera cropada (APS-C), seria uma 35mm ou de menor distancia focal, ie, uma grande angular como uma 16mm (24mm equivalente FF).

Como disse anteriormente, o problema nao esta na camera/sensor, mas na lente corretamente escolhida. Seguramente a qualidade da sua camera deve atender  bem, basta utilizar lentes certas e de qualidade. As DSLRs FF custam bem mais caro, sao grandes e pesadas, mas as lentes é que fazem a grande diferença, estas sim volumosas e pesadas, principalmente as zoons claras, mesmo em cameras mirrorless FF q sao significativamente menores onde as lentes continuam igualmente grandes.
A melhor relaçao peso/tamanho/volume de corpo e lentes voce encontra nas mirrorless m4/3 (micro quatro terços), padrão utilizado pelas Olympus e Panasonics, sistema muito pouco usado em terras tupiniquins. Se quiser conferir a qualidade delas, que tem sensor um pouco menor do que as APS-C, pesquise, por exemplo, no Flickr sobre Olympus EM-1, EM-5, Panasonic GH5, GX85 etc.. Algumas dessas cameras e várias lentes sao seladas, ideais para atividades outdoors..
Esqueça cameras  com lentes nao intercambiáveis,  que normalmente tem sensores minusculos, quase do tamanho de sensor de camera de celular. Entretanto, se quiser qualidade decente e praticidade,  tem cameras desse tipo com sensor de uma polegada (1")  mas  tanto as superzoons (Panasonic) quanto as embolsáveis com esses sensores (Sony, Panasonic..), sao para um publico amador endinheirado, ou seja, custam caro, melhor continuar no seu sistema investindo em boas lentes ou  pensar no m4/3, melhor custo-beneficio para o tipo de uso que voce faz (e eu tambem  :D).



Olá, angelone..
Estou pensando em trocar minha 50 mm por uma 35, como o fabianob também sugeriu..


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2018, 07:32:29

Olá, angelone..
Estou pensando em trocar minha 50 mm por uma 35, como o fabianob também sugeriu..

vai nessa que não vai se arrepender... a 35mm dx tem vidro especial tenho uma e não abro mão.

e como sempre digo, você consegue usar em aberturas grandes até em FF que a vinheta é bem aceitável.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2018, 09:14:19
Bom dia a todos.

Ultimamente tenho feito algumas trilhas e travessias, mas tenho observado algumas limitações em meus equipamentos, então estou em busca de ajuda para "atualizá-lo".

Possuo hoje uma Nikon D5300 com as seguintes lentes: 18-55 mm (kit) e 50 mm 1.8.

Como estou sempre "no meio do mato", tenho uma limitação enorme em utilizar minha 50 mm devido à combinação "sensor crop + falta de espaço no ambiente"..  sendo assim, fico limitado à minha lente do kit.

Utilizo minha câmera mais para fotos de natureza/paisagens, pessoas e, eventualmente, astrofotografia. Sendo assim, não sei se devo investir em lentes, apesar da câmera ser crop, ou se seria melhor atualizar o corpo da minha câmera para uma fullframe, pois aí poderia utilizar a 50 mm com maior liberdade. Meu medo de atualizar para fullframe seria o peso do equipamento.

Além da D5300, levo sempre minha GoPro.

O que fariam? Investir em lentes ou no corpo?

Estou até considerando trocar para mirrorless e ganhar no quesito "peso" e por ser mais compacta, já que estarei utilizando em mochilões e etc, mas fico com medo de perder no quesito qualidade da imagem.

Grato.

Não ficou claro o quê vc pretende com a lente. Pelo jeito, vc precisa de uma lente mais clara que a do kit, nessa mesma faixa de comprimento. Se for isso, seria interessante pegar uma 35mm f1.8 DX, que vai te dar um ângulo "normal" de visão e é bem clara, além de ter um preço bastante interessante.

Outras opções baratas seriam as lentes da série D da Nikon, mas essas têm o problema da falta de motor de foco, o que vai introduzir nova limitação na sua câmera.

Finalmente, vc poderia partir pra uma Tamron 17-50 2.8, que te daria a mesma faixa de zoom que a sua lente de kit, porém com mais claridade, a um preço bem razoável.

Se, por outro lado, vc quiser uma zoom mais longa, poderia tentar a 55-200 da Nikon, que é leve, barata, e vai te dar ujm zoom de respeito. O problema será o fato dela também ser 5.6, o que vai limitar em relação à exposição.

Como regra, a gente faz upgrade de lentes antes de fazer de câmera. Quando eu tinha a D90 eu comprava lentes FF, já pensando no upgrade futuro. Quando finalmente cheguei na FF já contava com um kit de lentes bem razoável: 20, 35, 50, 70-200. Todas FF.

Seria interessante vc pensar nos seus planos para o longo prazo.

Um abraço e boa sorte,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2018, 09:41:22
Pelo que entendi ( posso estar errado ) o que ele quer é uma lente de maior ângulo, provável mais do que os 18 mm da lente do kit e mais clara de preferência. Levando em consideração que quanto maior o range, menos qualidade final vc vai ter, vc poderia, se esse fosse o caso, optar por lentes tipo 11-16, 10-20, 12-24.


luanfurlan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2018, 14:32:50
Boa tarde..
Muito obrigado a todos pelas respostas!

Não ficou claro o quê vc pretende com a lente. Pelo jeito, vc precisa de uma lente mais clara que a do kit, nessa mesma faixa de comprimento. Se for isso, seria interessante pegar uma 35mm f1.8 DX, que vai te dar um ângulo "normal" de visão e é bem clara, além de ter um preço bastante interessante.

Outras opções baratas seriam as lentes da série D da Nikon, mas essas têm o problema da falta de motor de foco, o que vai introduzir nova limitação na sua câmera.

Finalmente, vc poderia partir pra uma Tamron 17-50 2.8, que te daria a mesma faixa de zoom que a sua lente de kit, porém com mais claridade, a um preço bem razoável.

Se, por outro lado, vc quiser uma zoom mais longa, poderia tentar a 55-200 da Nikon, que é leve, barata, e vai te dar ujm zoom de respeito. O problema será o fato dela também ser 5.6, o que vai limitar em relação à exposição.

Como regra, a gente faz upgrade de lentes antes de fazer de câmera. Quando eu tinha a D90 eu comprava lentes FF, já pensando no upgrade futuro. Quando finalmente cheguei na FF já contava com um kit de lentes bem razoável: 20, 35, 50, 70-200. Todas FF.

Seria interessante vc pensar nos seus planos para o longo prazo.

Um abraço e boa sorte,

Miguel

Olá, Miguel.

Estou pensando em no futuro migrar para as mirrorless pelo fato de serem mais compactas e facilitarem na hora dos "mochilões"  :D

Analisei bem algumas opções, considerando a opinião de todos aqui, e cheguei em algumas opções. Não sei se seriam ideal, por isso aceito sugestões:

1) Sigma 17-50 f/2.8 + Nikkor 55-200 f/4.5-5.6;
2) Nikkor 35 f/1.8 + Nikkor 24-120 f/4; (opção mais pesada, cerca de 910g)
3) Nikkor 35 f/1.8 + Nikkor 55-200 f/4.5-5.6; (opção mais leve, cerca de 500g)
4) Nikkor 18-200 f/3.5-5.6.

No meu caso, o que realmente facilitaria seria utilizar apenas uma lente com boa qualidade, porém entro no problema de "lente escura e pesada". A única que achei "razoável" foi a 18-200.
Então, como irei trocar minha 50 mm pela 35 mm e ela é bem leve, posso colocar ela como "standby" para situações de baixa luminosidade e deixar conectada e pronta para uso alguma outra lente durante o dia.
Quanto à Sigma, pesquisei bem e algumas pessoas disseram que possui uma qualidade um pouco acima da Tamron. Alguém pode confirmar se é verdade?

A Nikkor 24-120 parece uma boa lente, mas bem pesada.  :shock:

Obrigado a todos!


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2018, 16:40:17
Eu dei uma relida no tópico, e quero dar minha opinião, com algumas referências:

1. O último "mochilão" que fiz, com direito a acampamento, fogueira e fome, foi em 1988, salvo engano. Naquela época eu levei uma Nikon N-4004 (SLR, 35mm) com duas lentes: 35-70 f/3.3-4.5 e 70-200 f/4-5.6, mais um saco de filmes, mais tripé, mais flash, mais pilhas - uns 3 a 4 kg de tralha fotográfica. As fotos estão enterradas em algum armário na casa de meus pais, em SP.

2. Tenho duas câmeras superzoom da Nikon: a P510 e a P600. Quase não uso, pois são difíceis de focar, as lentes são muito escuras, as fotos só ficam boas se o sujeito delas estiver parado, com bastante luz.

3. Tenho uma W130 (à prova dágua) com lente que equivale, salvo engano, à 24-120 f/2.8. Pequena e leve, é a que coloco no bolso quando o objetivo é a aventura. O chato é que ela só fotografa em jpg, e eu gosto de raw pela possibilidade de edição depois. Mas essa câmera pode ir à praia, molhar, fazer filme, entrar na água e etc. Não se compara com uma DSLR.

4. Tenho também uma D3400, que uso praticamente só com a lente do kit, 18-55. Estou pensando em comprar uma segunda lente, talvez a 18-200, para colocar nela quando viajo. Ela é bem leve, produz fotos em excelente qualidade, não atrapalha, pode ficar pendurada no pescoço o dia todo que não pesa. Se colocar flash ela funciona à noite com a mesma qualidade das profissionais. A única coisa que falta nela, para o meu uso, é a capacidade de fazer bracketing automático. Se eu botar uma lente mais longa nela vai ser pra ter mais opções quando viajar, sem carregar mais equipamento.

5. Tenho outras câmeras: D700, D500, D810 - e lentes, incluindo uma 200-500. Entretanto, o peso para carregar limita demais o uso delas. Como normalmente saio a pé pra fotografar, prefiro carregar pouco peso. Afinal a idade já pesa bastante. Assim, se eu não for de carro, não for fotografar um bicho que eu sei que vai estar lá, eu deixo a tele em casa. Cada uma dessas câmeras tem uma lente preferida: a D500 eu uso com a Macro 105mm ou com uma 35mm f/2 D; a D810 com a 24-70 f/2.8 (2kg de peso no conjunto!); a D700 com uma 50mm f/1.4 D. Dependendo do que tenho em mente fotografar eu carrego o conjunto que mais se adequa naquela hora.

6. No final das contas, termino por fotografar mais com a D3400 do que com o resto das câmeras todas juntas. Claro, se for fazer um book pra uma modelo, eu levo a D810 com as lentes compatíveis, pois aí a diferença na qualidade fala mais alto. Mas para caminhadas, aventuras, etc, minha sugestão é uma câmera mais barata e leve, com uma lente mais flexível. Pelo que vc falou, eu acrescentaria ao equipamento a 35mm e a 18-200, ou, alternativamente, a 55-200. Para fotos após o por do sol, arrume um tripé leve. Eu comprei um chinês parecido com um Gorillapod por menos de 20 reais na feirinha da Av Paulista que resolve o problema com a D3400. As outras câmeras ele não segura, pois são muito pesadas pra ele. Sua D5300 ainda deve ter muito caldo pra dar antes de trocar.

Abraço e boas fotos!
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2018, 17:30:23
Olá, Luan!

Vc falou que lhe falta espaço para compor o que deseja, neste caso, optaria por uma zoom grande-angular, como as 10-20mm!
A Nikon 24-120mm f/4 riscaria das opções, já tive uma e a imagem não era tão boa quanto a 18-50mm f/2.8 ou 50mm f/1.8!

Hoje para passeios curtos, pouca caminhada, faço como o outro colega falou aqui no post, levo macro, flash, tudo, inclusive tele e tripé apropriado!
Para passeios que irei caminhar o dia todo, sem apoio de carro e tendo que carregar tudo, optei pela Nikon D7500 + Sigma 15-50mm, e, às vezes ... 80-200mm f/2.8 e tripé!
Para acampar, com mochilão, levo apenas a D7500 +17-50mm e tripé "tipo" gorilapod!
Mas isso tudo, principalmente o mochilão, depende do seu preparo físico e a disposição entre carregar mais ou menos peso!

Eu investiria em lentes!

Abraços

Getter