Autor Tópico: Polarizador: Filter Factor X Light Reflexion Level  (Lida 2464 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Agosto de 2018, 01:44:16
Recentemente resolvi investir em um filtro polarizador de alta qualidade para acompanhar o padrão de uma lente nova recem adquirida.
Minha idéia inicial era conciliar um polarizador com alta taxa de transmissao de luz que permitisse utiliza-lo quase sempre na camera. Relacionei essa taxa com o filter factor, pois quanto mais baixo,  menor a perda de luz. Ocorre que  quanto menor o filter factor em filtro polarizador, maior o preço. Por exemplo, o Hoya C-PL  HD3 com filter factor de 1,25X perde somente 0.3 stops de luz, enquanto que um C-PL normal perde de 1,5 a 2,5 stops. Mas isso tem um custo, pois o HD3 custa 175 dolares (72mm), muito para o meu "gosto".  Encontrei outros Hoyas na faixa de 90 a 100 dolares de alta qualidade também, com filter factor 1.7 (0,8 stop), como o Hoya NTX Plus, mas no final acabei comprando um Kenko  da série Celeste, caro também, mas que, aparentemente, tinha qualidades unicas. A marca é  pouco respeitada por aqui por que só chegam as versões básicas, mas eles possuem um linha Pro também. Essa linha nao é encontrada nos Estados Unidos, com certeza por questoes estratégicas, já que a Hoya é marca da Kenko Tokina, quem fabrica os filtros e distribui nos USA. No site da Kenko USA  constam apenas 2 tipos filtros super basicos. Os demais modelos, bem poucos, quando aparecem por lá, sao de importadores independentes. Mas a marca é bastante forte na Asia onde vende uma ampla linha de filtros. Por tudo isso, mesmo sem ter maiores referencias, tive segurança na marca e na sua linha mais top de filtros. 
Infelizmente um item que muito me atraia, que é o Filter Factor, nao consta em nenhuma especificaçao técnica dos filtros da Kenko, tb nao consegui encontrar pesquisando na web.

O que me chamou a atençao na série de filtros Celeste é o baixo indice de reflexao de luz (0,3% nos C-PL) e o numero de camadas anti-reflexivas: 18 (9 de cada lado), além de ser repelente a óleo, agua e pó.O Hoya HD3 tem 16 camadas, o NXT Plus 10, o EVO 16, enfim, todos com menos camadas.  Tudo quase perfeito no Celeste, faltou somente a informaçao para do Filter Factor. Já pesquisando há algum tempo, e com sérias duvidas em relaçao aos concorrentes da Hoya, acabei comprando um cpl Celeste em uma promoçao de 1 dia, mesmo sem saber o tal Filter Factor e a perda de luz em f stops. Imaginei que seria pouca perda, já que o indice de reflexao é dos mais baixos (senao o mais baixo) para polarizador.
Enfim o filtro chegou e fui fazer os primeiros testes. Primeiro para conferir se o filtro é original, chequei o codigo de barras (ok), detalhes da caixa e impresso no filtro (ok)  e depois se repelia a agua como aparecia nos filmes do fabricante (ok). Tudo bateu, ótimo!  Agora a parte que mais me interessava: mesmo nao sabendo o Filter Factor (estou aguardando até hoje resposta do fabricante), comparei com um polarizador 72mm  Hoya HRT que tenho aqui e para minha surpresa, ambos tem o mesmo Filter Factor de 2,5X, ou seja, uma diminuiçao de 1,3 a 1,5 stops. Confesso q fiquei muito decepcionado, apesar das outras possiveis qualidades que o filtro possa ter em relaçao a flare, definiçao, aberraçao cromática, etc..
Resumindo: por esse "detalhe"  do filter factor, ainda fico em duvida se o filtro é original ou não.. A minha pergunta é:  um indice tão baixo de refletividade (0,3%) nao deveria implicar em um filter factor  consideravelmente mais baixo porque há menos perda de luz?

Kenko Celeste:
http://www.kenkoglobal.com/photo/filters/series/celeste/celeste_c-pl.html

Hoya HD3:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1177610-REG/hoya_xhd3_72crpl_72mm_hd3_circular_polarizer.html

Hoya NXT Plus:
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1405863-REG/hoya_a_nxtpl72crpl_72mm_nxt_plus_circular.html
« Última modificação: 06 de Agosto de 2018, 01:55:09 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2018, 03:06:40
Ótimo o seu depoimento, Ernesto!
Realmente a Kenko Tokina é o fabricante e distribuidor, a Hoya apenas uma marca deles..
Com certeza existe vários filtros identicos mas etiquetados como marcas e modelos distintos para os diferentes mercados, além dos particulares como voce mencionou.
Até agora tudo indica que o meu C-PL Celeste é um Kenko original, mas só vou ter certeza mesmo quando tiver confirmaçao segura do Filter Factor, fora isso os demais detalhes que já conferi batem com as caracteristicas do original.. Ao que tudo indica deve ser original mesmo.. 

Até algum tempo atrás eu pensava como a maioria, que a Kenko era uma segunda linha da Hoya, mas mudei de idéia depois que comecei a pesquisar a respeito, confirmando tudo que voce mencionou acima, tanto que resolvi comprar Kenko. Só nao sabia da relaçao da Kenko Tokina com a Samsung..
Em relaçao similaridade dos Kenkos Celestes com algum Hoya, pelo que já pesquisei nao tem equivalente, pois nao tem nenhum Hoya, q eu saiba, que tem 18 camadas anti-reflexivas. O top da Hoya, que parece ser o HD3 tem 16.. Antes de comprar fiquei tentando descobrir também qual seria o Kenko equivalente do Hoya para escolher o mais em conta rsrs.. Um que estava considerando era o Kenko RealPro, mas que é inferior aos da série Celeste.

Lembrei  que voce tem um Hoya HD.. Se tiver tempo uma hora dessas, seria ótimo se pudesse conferir quanto é a perda de luz em f stops (para tambem sabe o filter factor), para podermos comparar com os outros, se é que esse "detalhe" é importante para voce.. Para quem faz uso esporádico do polarizador, principalmente em ambiente claro (luz do dia), seguramente nao parece ter muita importancia essa caracteristica.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2018, 08:26:38
Eu acabei comprando com um amigo aqui do Rio um da Breakthrough Photography, ele sempre falou bem do filtro e no fim de semana experimentei.

Lendo seu relato, fiz uns testes com ele e verifiquei que ele tem filter factor de 0.5x

Lendo alguns reviews e pro meu caso que sou paisagista, isso por incrível que pareça não é bem uma vantagem, mas uma desvantagem pois às vezes quero borrar a água e como eu usarei o CPL sempre em dias claros ou em um tripé, o filter factor mais alto se tornaria vantagem e não desvantagem.

De qualquer forma acabei comprando com esse mesmo amigo um CPL da B+W que acredito ter um filter factor maior, porém serve pra apenas uma de minhas lentes, vou pesquisar e testar, depois informo.

Ainda preciso gastar dinheiro com um filtro desses pra 62mm...

... Haja dinheiro!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2018, 09:35:28
Agora a parte que mais me interessava: mesmo nao sabendo o Filter Factor (estou aguardando até hoje resposta do fabricante), comparei com um polarizador 72mm  Hoya HRT que tenho aqui e para minha surpresa, ambos tem o mesmo Filter Factor de 2,5X, ou seja, uma diminuiçao de 1,3 a 1,5 stops. Confesso q fiquei muito decepcionado, apesar das outras possiveis qualidades que o filtro possa ter em relaçao a flare, definiçao, aberraçao cromática, etc..
Resumindo: por esse "detalhe"  do filter factor, ainda fico em duvida se o filtro é original ou não.. A minha pergunta é:  um indice tão baixo de refletividade (0,3%) nao deveria implicar em um filter factor  consideravelmente mais baixo porque há menos perda de luz?

Um polarizador que se preza necessariamente corta parte da luz recebida. Você não vai ver aquele monte de reflexos indesejados, mas eles também contam pra luminosidade recebida. Logo, dependendo do que você vai fotografar, haverá uma queda maior ou menor na luminosidade. Esse fator tão baixo deve ser o mínimo do polarizador quando, obviamente, ele não gera efeito perceptível na cena.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2018, 09:47:38
Um polarizador que se preza necessariamente corta parte da luz recebida. Você não vai ver aquele monte de reflexos indesejados, mas eles também contam pra luminosidade recebida. Logo, dependendo do que você vai fotografar, haverá uma queda maior ou menor na luminosidade. Esse fator tão baixo deve ser o mínimo do polarizador quando, obviamente, ele não gera efeito perceptível na cena.

Eu iria perguntar justamente se não seria isso.

Imagino que temos 2 perdas, a da polarização em si e o "t-stop" do filtro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2018, 11:49:20
Eu iria perguntar justamente se não seria isso.

Imagino que temos 2 perdas, a da polarização em si e o "t-stop" do filtro.

É. Pelo que entendi, o diferencial deste filtro do Angelone é ter um "t-stop" menor que os filtros mais comuns. Mas a polarização não tem como mudar.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2018, 13:18:51
É isso aí.. Com 0.3% só pode ser o Kenko ZX C-PL do Japão... é mesmo alguma variação sobre algum dos Hoya HD... não achei qual...pode ser um acima do HD3 ... e que ainda não "cruzou para o ocidente" ... talvez não lancem nunca aqui com a marca Hoya... já que batizaram de Celeste no ocidente... (não é o Hoya HD Nano pq este é o Kenko Zeta Quint que é o de vidro temperado, contra boladas...)

perde 2/3 a 1 Stop..  (usei o Google tradutor mas teria que achar alguém fluente em japonês técnico...)

É esse Aqui (ele não chama Celeste, no Japão)

CONFERE E ME DIZ:
http://www.kenko-tokina.co.jp/imaging/filter/pl/4961607542521.html



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Nossa, esse Kenko ZX parece ser a referencia da referencia em filtros polarizadores.. Excelente a pagina da Kenko ressaltando os diferenciais, dá para entender a importancia de algumas caracteristicas que um CPL deve ter... O preço de 615 reais no Japão (18.500 yens  o de 72mm), certamente vai manter o danado muito tempo por lá rsrs.. Ele tem muitas das caracteristicas do C-PL  Celeste, como o baixo indice de 03% de refletividade, mas  com outras mais, projeto de alto nível. Portanto, nao parece ser o Celeste, mas talvez alguma variaçao dos Hoyas HDs, como vc sugeriu. Nao é o HD3, que tem o filter factor de apenas 1,25X (0,3 stop). Mas o mais provável é que nao tenha nenhum Hoya equivalente, ainda, pois é o Celeste é o "único" (q conheço) do fabricante que tem 18 layers.  É fato que quantidade de variaçoes de modelos deixa a gente "zonzo" rsrs..

Quem quiser, pode conferir as caracteristicas do Kenko Zeta ZX na pagina traduzida abaixo:

https://translate.google.com/translate?prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&u=http://www.kenko-tokina.co.jp/imaging/filter/pl/4961607542521.html&sl=auto&tl=pt

Há algum tempo, tinha visto um video do Zeta Quint e fiquei imaginando para que alguém precisaria de um filtro protetor tão animal,  até voce mencionar "bolada", ai percebi o quanto deve ser importante para fotografos esportivos, futebol principalmente  :D

« Última modificação: 06 de Agosto de 2018, 13:20:41 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2018, 13:23:42
Eu acabei comprando com um amigo aqui do Rio um da Breakthrough Photography, ele sempre falou bem do filtro e no fim de semana experimentei.

Lendo seu relato, fiz uns testes com ele e verifiquei que ele tem filter factor de 0.5x

Lendo alguns reviews e pro meu caso que sou paisagista, isso por incrível que pareça não é bem uma vantagem, mas uma desvantagem pois às vezes quero borrar a água e como eu usarei o CPL sempre em dias claros ou em um tripé, o filter factor mais alto se tornaria vantagem e não desvantagem.

De qualquer forma acabei comprando com esse mesmo amigo um CPL da B+W que acredito ter um filter factor maior, porém serve pra apenas uma de minhas lentes, vou pesquisar e testar, depois informo.

Ainda preciso gastar dinheiro com um filtro desses pra 62mm...

... Haja dinheiro!

Boas aquisiçoes, heim!  Os filtros da B+W são de alta qualidade, com certeza, também comprei um B+W UV nano  para usar na minha lente de 72mm, mas  "sonhava" em praticamente só usar o polarizador com filter factor baixo, sem o UV.. Mas, tem o problema do preço, em primeiro lugar, caso do Hoya HD3 só tem 0,3 stop de perda mas é muito caro! Outra questão, que concordo com voce, é que o ff (filter factor) baixo pode ser uma desvantagem em  muitas situaçoes em que se quer exatamente fazer longas exposiçoes diurnas, já tinha pensado nisso também.. Para quem mora no litoral como voce, ao lado do mar, e prioriza paisagens, com certeza é uma desvantagem, ai um polarizador com maior ff seria melhor, mas no meu caso em que agua nao esta no meu entorno, nem tanto. Mas pensando bem é melhor ter um polarizador meio termo no quesito perda de luz, algo do tipo 1 a 1,5 mesmo, já me conformei,  :D, além do que existem muitas outras variáveis fundamentais a considerar, com resistencia a flare, distorçao de cores, e outras.. Logo, a questao do ff nao é tao fundamental assim. Mas é fato também, que os filtros baratos e de baixa qualidade tem um filter factor bem alto, que chega perdas de 2,5 a 3 stops de luz.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2018, 13:39:14 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2018, 13:49:08
Um polarizador que se preza necessariamente corta parte da luz recebida. Você não vai ver aquele monte de reflexos indesejados, mas eles também contam pra luminosidade recebida. Logo, dependendo do que você vai fotografar, haverá uma queda maior ou menor na luminosidade. Esse fator tão baixo deve ser o mínimo do polarizador quando, obviamente, ele não gera efeito perceptível na cena.

Verdade, é por ai.. Em alguns modelos da Hoya é dada essa variaçao, por exempo no polarizador Hoya HRT que tem perda de 1.3 a 1.5 stop. Em outros, como o Hoya HD3 é mencionado somente perda de 0.3 stop, indice baixissimo. Como é um filtro muito especial e superior a média dos top, inclusive em relaçao a preço, nao duvido muito que seja um valor constante. O mesmo, talvez seja válido para o Kenko ZX citado anteriormente. Em relaçao ao Celeste ainda nao testei na luz do dia (chegou ontem no fim do dia). Vou tentar conferir hoje, se der.. mas provavelmente deve variar dentro da margem do HRT, ao que tudo indica..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2018, 14:05:27
Eu acabei comprando com um amigo aqui do Rio um da Breakthrough Photography, ele sempre falou bem do filtro e no fim de semana experimentei.

Lendo seu relato, fiz uns testes com ele e verifiquei que ele tem filter factor de 0.5x..

Esqueci de comentar sobre esse seu filtro.. Quando voce menciona o filter factor de 0.5X voce deve estar se referindo a perda de 0.5 stop, nao é? o que já é super baixo e colocaria o seu filtro em uma categoria diferenciada.. No meu caso, para conferir a perda de luz, testei em ambiente interno, com luz artificial e constante, mesma lente e mesma distancia focal, ai nao teve erro.
Lembro também que o filter factor do Hoya HD3 é 1,25X e equivale a perda de 0,3 stop. Logo, se a sua mediçao estiver correta, o  seu deve ter 1.4X de filter factor, mas para ter certeza  confira na tabela de conversão do link abaixo:

https://en.wikipedia.org/wiki/Filter_factor
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2018, 03:01:12
Complementando com informaçoes e comentários sobre os filtros  mencionados anteriormente:  Kenko Celeste e ZX, Hoya HD3 e o Breakthrough Photography.
Primeiramente a confirmaçao que uma certa desconfiança minha em relaçao a originalidade do Kenko Celeste CPL nao se confirmou, felizmente  :D .  Primeiro estava meio encanado com a questao do Filter Factor e da perda de luz em  f stop, chegando até a confundir taxa de refletividade com o Filter Factor, mas lendo e sendo  esclarecido por um colega do forum. Primeiro que o Filter Factor depende do projeto do fabricante e nao tem relaçao direta com refletividade e que "a refletividade nao tem nada a ver com o fator de polarização, nao a torna mais ou menos eficiente, isso é caracteristica do polimero usado no filtro"  e quanto menor a refletividade menor a perda por reflexão, obviamente. Por sinal, hoje fiz um teste de refletividade que mostrou a importancia da presença e  qualidade  das multi-camadas em filtros polarizadores: colocando-me de costas para o Sol forte, coloquei o filtro em minha frente posicionando-o de modo a refletir o Sol. Para comparar utilizei o Kenko Celeste, o Hoya HRT (nao coated) e um Vivitar , todos CPL. O Hoya e o Vivitar refletiram o Sol na plenitude, impossivel até fixar o olhar.. Já o Kenko Celeste refletia apenas o circulo perfeito do Sol, sem estourar, provando que a maior parte da luz era transmitida e nao refletida como nos demais. Essa para mim foi a prova definitiva da originalidade do filtro (apesar de ainda nao saber, oficialmente, qual o Filter Factor dele, ou melhor, só saber empiricamente qdo comparei com o Hoya HRT).


Em relaçao ao Hoya HD3 polarizador, o modelo topo de linha da Hoya, meu interesse nele ERA devido a baixissima perda de apenas 0.3 stop,  que aparece como caracteristica nas especificaçoes na BH. Para o meu uso seria muito util porque poderia utiliza-lo direto na camera em viagens no lugar do UV,  servindo como protetor da lente também.. Ocorre que alguns compradores da BH desse modelo resolveram conferir essa pretensa qualidade e constataram que a perda de luz nao é de 0.3 mas de 1 a 1,3 fstops :D ... inclusive  aferindo com fotometros manuais de alta qualidade, ou seja, perda padrão de luz de outros CPLs tops. https://www.bhphotovideo.com/c/product/1177610-REG/hoya_xhd3_72crpl_72mm_hd3_circular_polarizer.html#customerReview

Curiosamente no site da hoya filter usa, o filter factor e perda em f stops nao aparece nas especificaçoes.. Propaganda enganosa ou erro da BH ou Hoya, dificil saber, mas fica o alerta. Por outro lado, no site da Hoya é mostrada outras qualidades do filtro, como sendo o mais resistente já feito (4X mais resistente do que a concorrencia), entre outras vantagens interessantes para justificar o alto preço. Considerando a caracteristica da resistencia,  tudo indica que  parece ser o Kenko Quint  renomeado (vendido no Japão). O HD3 polarizador tem 16 layers e o UV incríveis 32 camadas de proteçao/anti-reflexão e usa o vidro optico Schoott B270, que parece demonstrar que a Hoya/Kenko nao produz elemento óptico desse nível. https://hoyafilterusa.com/product/hd3-cir-pl/


Sobre os filtros Breakthrough Photography do Sosa, confesso que desconhecia completamente a marca. Resolvi dar uma pesquisada e fiquei realmente impressionado: são filtros de altíssimo nível, babei rsrs.. Sao filtros selados (sal, poeira, agua, vento..), 25 anos de garantia, nano coating de 16 layers e um design incrivelmente prático, diferente dos outros filtros, com ressalto em relaçao na rosca que permite facil manuseio, eliminando uma dificuldade tipica de rotacionar o filtro como nos demais polarizadores. Além disso usam como base um vidro optico  de alto nível, o Schoott B270. Para completar afirmam que é o polarizador com melhor cor neutra do mundo, que nao duvido.. O concorrente atual da Hoya, lançado em 2017 apenas no Japão, pelo menos com essa caracteristica da neutralidade da cor, é o Zetta ZX, mas preço por preço o Breakthrough custa menos, "apenas"  139 dolares nos Estados Unidos, "barato" comparando com  o Hoya HD3. Em resumo, um filtro fantástico! O site é muito informativo, recomendo: https://breakthrough.photography/products/x4-circular-polarizer]
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, 03:18:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2018, 03:22:29
Sobre os filtros Breakthrough Photography do Sosa, confesso que desconhecia completamente a marca. Resolvi dar uma pesquisada e fiquei realmente impressionado: são filtros de altíssimo nível, babei rsrs.. Sao filtros selados (sal, poeira, agua, vento..), 25 anos de garantia, nano coating de 16 layers e um design incrivelmente prático, diferente dos outros filtros, com ressalto em relaçao na rosca que permite facil manuseio, eliminando uma dificuldade tipica de rotacionar o filtro como nos demais polarizadores. Além disso usam como base um vidro optico  de alto nível, o Schoott B270. Para completar afirmam que é o polarizador com melhor cor neutra do mundo, que nao duvido.. O concorrente atual da Hoya, lançado em 2017 apenas no Japão, pelo menos com essa caracteristica da neutralidade da cor, é o Zetta ZX, mas preço por preço o Breakthrough custa menos, "apenas"  139 dolares nos Estados Unidos, "barato" comparando com  o Hoya HD3. Em resumo, um filtro fantástico! O site é muito informativo, recomendo: https://breakthrough.photography/products/x4-circular-polarizer
 
**Moderadores: favor conferir alguns bugs que estão aparecendo nesse e no post anterior,  relacionados ao  tamanho e tipo de fontes que sao introduzidas aleatoriamente pelo sistema..
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, 03:25:15 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2018, 12:32:33
Sobre os filtros Breakthrough Photography do Sosa, confesso que desconhecia completamente a marca. Resolvi dar uma pesquisada e fiquei realmente impressionado: são filtros de altíssimo nível, babei rsrs.. Sao filtros selados (sal, poeira, agua, vento..), 25 anos de garantia, nano coating de 16 layers e um design incrivelmente prático, diferente dos outros filtros, com ressalto em relaçao na rosca que permite facil manuseio, eliminando uma dificuldade tipica de rotacionar o filtro como nos demais polarizadores. Além disso usam como base um vidro optico  de alto nível, o Schoott B270. Para completar afirmam que é o polarizador com melhor cor neutra do mundo, que nao duvido.. O concorrente atual da Hoya, lançado em 2017 apenas no Japão, pelo menos com essa caracteristica da neutralidade da cor, é o Zetta ZX, mas preço por preço o Breakthrough custa menos, "apenas"  139 dolares nos Estados Unidos, "barato" comparando com  o Hoya HD3. Em resumo, um filtro fantástico! O site é muito informativo, recomendo: https://breakthrough.photography/products/x4-circular-polarizer
 
**Moderadores: favor conferir alguns bugs que estão aparecendo nesse e no post anterior,  relacionados ao  tamanho e tipo de fontes que sao introduzidas aleatoriamente pelo sistema..
Aqui duplicou, darei uma olhada e comunicarei ao Sysop.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2018, 12:33:57
Fiz duas fotos com um Kenko Pro 1 Digital que comprei na internet por não ter tempo pra pegar o BP do tamanho correspondente...

Infelizmente o tapatalk não gira a imagem.

A primeira é com e a segunda é sem.

Depois faço uns testes contra a luz pra ver como se comporta.

Ainda não medi quantos stops ele perde.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, 12:35:04 por cfcsosa »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2018, 13:18:41
Com certeza a melhora na definição e cores é evidente, como se vê na imagem. Também havia cogitado o Kenko Pro1 Digital, que tem multi camadas, único modelo da Kenko q se acha por aqui a um preço acessível... Ou ele ou o Hoya HRT q estavam na mesma faixa de preço. Optei pelo HRT (não conhecia a Kenko) mas me arrependi, pois o esse Hoya não tem camadas anti-reflexo ( mas já me desfiz dele..). O resultado pratico do teste de reflexão do Sol foi o esperado, como comentei em post anterior: reflexão total..  Achei esse "teste" bem útil para checar a qualidade básica de um filtro. Para confirmar  resolvi fazer o teste com vários filtros q tenho aqui: Hoya, Vivitar e Kenko, todos sem multi camadas e, óbvio, todos refletiram o sol na totalidade, praticamente como se estivessemos olhando diretamente. Como tira-teima peguei 2 outros filtros UVs de marca para comparar: um Olympus D58 PRO (de proteção) e um B+W UV Nano.. O resultado foi muito diferente dos demais: sol  quase "redondo", não estourado, demonstrando o baixo nível de refletividade, e por tabela o alto nível de transmitibilidade óptica.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2018, 13:27:17 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..