Autor Tópico: Timelapse e vida útil de partes da câmera  (Lida 3463 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 10 de Agosto de 2018, 11:49:42
Bom dia, amigos.

Tenho uma Canon SL2 e gosto de timelapses, e pensei em fazer alguns do nascer do Sol. Ao conversar isso com um amigo meu que tem uma Canon 80D e que gosta de timelapses ele disse que está evitando para preservar o equipamento. Eu já tinha feito dois timelapses, e disse a ele que o obturador ao que me parece não tem problema, já que na SL2 (e provavelmente na 80D também) o obturador abre, fechando apenas ao término da timelapse. Então mecanicamente não há diferença com a fotografia. Não sei se algumas câmeras fazem timelapse fazendo uma fotografia por frame, no sentido de que o espelho abre e fecha a cada frame, e assim aumentando o número de clicks da câmera consideravelmente.

Pesquisei algo sobre isso, e percebi que há dois tipos de obturação. A mecânica e a eletrônica. Na SL2, o timelapse é uma captura eletrônica, e o espelho só se abre no início e no final. Na eletrônica, apenas o sensor sofre desgaste com o timelapse (assim como na filmagem). Neste sentido, como o sensor tem boa durabilidade, creio que não faz mal fazer timelapses, a não ser que eu faça manualmente cada foto e junte tudo em um vídeo (o que é bem menos viável, mas que talvez seja o processo quando se usa um intervalômetro, e não sei pois não tenho um).

Uma preocupação minha é com o brilho do Sol no sensor. Esse alto brilho pode fazer aparecer dead ou hot pixels no sensor? Se sim, isso é raro ou é quase certo que vai ocorrer? Há alguma informação adicional ou recomendações de vocês quanto a isso?

Obrigado.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2018, 13:38:53
acho que é o espelho que só mexe na primeira e última foto, o obturador no Timelapse usa o mecânico e abre e fecha a cada foto... pelo menos é o que acontece com a maioria das câmeras mesmo as ML.

O problema do Timelapse é o sobreaquecimento da câmera em situações com muitas fotos, o que a princípio começa fazendo a imagem ficar com mais ruído até em casos que podem causar a falha de alguma parte.

Mas sinceramente acho que só vai dar problema "precoce" se usar diariamente para registrar várias horas, um ou outro Timelapse não é pra dar problema algum já que é função da câmera fotografar.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2018, 14:49:46
A Nikon D850 e as mirrorless da Sony fazem timelapse com o obturador eletrônico, ou seja, desgaste zero. Creio que nas Fuji tbm seja o caso.

O superaquecimento depende muito do tempo de exposição de cada foto usada para a time-lapse, além do intervalo entre as fotos e o número total delas.

acho que é o espelho que só mexe na primeira e última foto, o obturador no Timelapse usa o mecânico e abre e fecha a cada foto... pelo menos é o que acontece com a maioria das câmeras mesmo as ML.

O problema do Timelapse é o sobreaquecimento da câmera em situações com muitas fotos, o que a princípio começa fazendo a imagem ficar com mais ruído até em casos que podem causar a falha de alguma parte.

Mas sinceramente acho que só vai dar problema "precoce" se usar diariamente para registrar várias horas, um ou outro Timelapse não é pra dar problema algum já que é função da câmera fotografar.



Enviado de meu SM-G930F



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2018, 15:17:21
A Nikon D850 e as mirrorless da Sony fazem timelapse com o obturador eletrônico, ou seja, desgaste zero. Creio que nas Fuji tbm seja o caso.

O superaquecimento depende muito do tempo de exposição de cada foto usada para a time-lapse, além do intervalo entre as fotos e o número total delas.


isso mesmo... que eu saiba apenas estas fazem uso do eletrônico... as demais só não mexem o espelho se configurar para mirror up.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2018, 17:57:46
E pra quem faz tudo no manual ? Conto o tempo e aciono o disparo a cada vez que chega o tempo.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:01:11
E pra quem faz tudo no manual ? Conto o tempo e aciono o disparo a cada vez que chega o tempo.
Por quê, meu Deus?

Algum sentimento de culpa interior?
Impulso auto-destrutivo?
Tempo livre demais?
Tédio?



Enviado de meu SM-G930F



eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2018, 18:56:18
Por quê, meu Deus?

Algum sentimento de culpa interior?
Impulso auto-destrutivo?
Tempo livre demais?
Tédio?




Enviado de meu SM-G930F

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rapaz só pode ser mesmo. Mas respondendo, aí certamente desgastará a câmera!
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2018, 19:58:59
A Nikon D850 e as mirrorless da Sony fazem timelapse com o obturador eletrônico, ou seja, desgaste zero. Creio que nas Fuji tbm seja o caso.

O superaquecimento depende muito do tempo de exposição de cada foto usada para a time-lapse, além do intervalo entre as fotos e o número total delas.



Enviado de meu SM-G930F

Mas então... se o timelapse for do por do sol (como foi perguntado), o sensor fica o tempo todo exposto ao sol? Imagino que não seja tanto problema, porque já cansei de deixar o celular com a câmera pra cima, debaixo de sol, e nada aconteceu nunca.

Fiz o teste aqui, e minha Fuji fecha o obturador (mecânico) durante a exposição, mas fica aberto o resto do tempo. Não vejo muita chance de superaquecimento por causa do uso do sensor, uma vez que é assim mesmo que ela trabalha.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:01:48
A minha câmera é uma T5, sem recurso nativo de time-lapse. O que me faz acionar o cronometro externo e a cada tempo ,  acionar o obturador. Eu poderia instalar o Magic Lantern, mas nem sei se é aconselhável.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:11:19
A minha câmera é uma T5, sem recurso nativo de time-lapse. O que me faz acionar o cronometro externo e a cada tempo ,  acionar o obturador. Eu poderia instalar o Magic Lantern, mas nem sei se é aconselhável.
Mas não rola de comprar um intervalometro? Vc acha por 50 reais no mercado livre.

Enviado de meu SM-G930F



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:13:25
Mas então... se o timelapse for do por do sol (como foi perguntado), o sensor fica o tempo todo exposto ao sol? Imagino que não seja tanto problema, porque já cansei de deixar o celular com a câmera pra cima, debaixo de sol, e nada aconteceu nunca.

Fiz o teste aqui, e minha Fuji fecha o obturador (mecânico) durante a exposição, mas fica aberto o resto do tempo. Não vejo muita chance de superaquecimento por causa do uso do sensor, uma vez que é assim mesmo que ela trabalha.
Mas você não consegue fazer timelapse com apenas com o shutter eletrônico ativo?

Enviado de meu SM-G930F
« Última modificação: 14 de Setembro de 2018, 23:13:52 por davi_ssilva »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:20:39
davi_ssilva

Ela não tem shutter eletrônico, não tem como ativar.
Instalei no meu smartphone o TetherMonkey pra poder fazer de intervalômetro e não funcionou devido ao cabo. Mas acho que essa do cabo se resolve.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2018, 23:44:25
Mas você não consegue fazer timelapse com apenas com o shutter eletrônico ativo?

Enviado de meu SM-G930F
Talvez tenha, mas teria que primeiro ativar o obturador eletrônico somente (a opção default é mecânico somente). Não é a opção padrão.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2018, 00:15:26
felipemendes

eu vi uma opção de AE/AF lock, por acaso é ela a que acionar ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro