Autor Tópico: Software p/ edição em raw  (Lida 1835 vezes)

Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 13 de Agosto de 2018, 18:08:10
Sou amador em fotografia, porém já me convenci de que fotografar em raw traz vantagens inegáveis. Minha dúvida é: qual software é mais indicado p/ quem edita uma pequena quantidade de fotos, sem finalidades comerciais, apenas p/ postar na web e eventualmente imprimir. Entre o Lightroom, o Adobe Camera Raw e o DxO Optics 11, os tres com os quais tenho alguma familiaridade, qual voces acreditam ser o mais interessante?
Claudio_2009


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2018, 19:21:03
Software é que nem religião, cada um tem o seu e é complicado ficar discutindo. O que te digo é que não existe conversor raw que seja bom em tudo, depende de qual câmera e se você precisa ou não integrar com outros programas, se quer ser dissidente ou simplesmente seguir a manada.

Se você quer algo barato, tem o Luminar (plug-ins a parte e são bem carinhos), e o DxO Basico, ambos excelentes. Um bem legal é o ON1.

Se precisar de recursos mais sofisticados tem o DxO Elite e o monstro do lago Ness, o RawTherapee. O DxO Elite é excelente e o preço não te destrói.

O Capture 1 e o Silkypix Pro 8E são muito bons também, mas são bem salgados, na casa dos 300 dólares.

O bom é que dá para baixar versões de avaliação de todos eles.

Mas esses são conversores e não editores. Se precisar de um editor a sério, recomendo o Affinty Photo.


Cada um tem seus prós e contras. Pessoalmente, saí do eixo Adobe-LR-PS desde que eles aderiram ao sistema de assinaturas.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2018, 08:44:55
x2
Shalders falou tudo...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2018, 17:03:37
Obrigado pelas informações. Também achei muito ruim ter que pagar uma assinatura p/a acessar os produtos da Adobe, talvez seja viável para profissionais, o que não é meu caso. A minha vence em dezembro e não pretendo renova-la. Dos programas que vc mencionou, conheço bem o DxO, que é disponibilizado nas versões Essential (a que você chama de 'básico') e Elite. Eu aproveitei uma campanha promocional deles e baixei o Essential gratuitamente - não sei se ainda estão mantendo isso. Achei o programa bem completo e recentemente comprei um aplicativo deles chamado DxO ViewPoint para correções de perspectivas, que complementa essa minha versão mais simples. Tentei o Raw Therapee mas a curva de aprendizado dele é bem longa, desencorajando amadores. Por enquanto vou deixando o LR e ficando com o DxO e minha versão antiga, porém oficial, do PS CS5. Abraços!
Claudio_2009


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2018, 19:04:02
Obrigado pelas informações. Também achei muito ruim ter que pagar uma assinatura p/a acessar os produtos da Adobe, talvez seja viável para profissionais, o que não é meu caso. A minha vence em dezembro e não pretendo renova-la. Dos programas que vc mencionou, conheço bem o DxO, que é disponibilizado nas versões Essential (a que você chama de 'básico') e Elite. Eu aproveitei uma campanha promocional deles e baixei o Essential gratuitamente - não sei se ainda estão mantendo isso. Achei o programa bem completo e recentemente comprei um aplicativo deles chamado DxO ViewPoint para correções de perspectivas, que complementa essa minha versão mais simples. Tentei o Raw Therapee mas a curva de aprendizado dele é bem longa, desencorajando amadores. Por enquanto vou deixando o LR e ficando com o DxO e minha versão antiga, porém oficial, do PS CS5. Abraços!


É por aí mesmo. Tem também o DxO Film Pack.