Autor Tópico: Dúvida em trocar de Superzoom  (Lida 4453 vezes)

Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Maio de 2018, 11:04:13
Bom dia a todos!

Sou novo no fórum e amador em fotografia. Em 2012 comprei minha primeira câmera com ajustes manuais, uma Nikon Coolpix P100 semi nova para começar a aprender sobre fotografia e melhorar as fotos. Como iniciante/amador, para fotografar paisagens, assuntos a longa distância, passeios noturnos e aprendizagem dos controles manuais, dou nota 8 pra ela.

Como ponto negativo:
* falta um pouco mais de nitidez nas fotos de paisagens, principalmente nas longas distâncias;
* vividez nas cores tb nas fotos de paisagens;
* tb acho que essas fotos ficam com um "efeito de neblina" deixando elas um pouco esbranquiçadas nos motivos distantes (derrepente, por falta de perícia, estou deixando as fotos estourarem);
* o modo automático vacila com o foco às vezes prejudicando quem quer pra "point and shoot".
* tempo de exposição é curto, 4 segundos apenas;

Como pontos positivos:
* tem muitas funções (ideal pra quem quer aprender os controles manuais);
* fotos de centro urbano (média distância), curta distância e macro são muito boas (não ficam esbranquiçadas e as cores vibram, tudo focado manualmente);
* o estabilizador funciona bem;
* pra quem curte, o flash é forte;
* display móvel;
* zoom 26x;
* possui viewfinder;

Bem, recebi uma proposta de troca em uma Canon sx50 hs com viewfinder mofado voltando R$ 150,00 para o proprietário da Canon. Pergunto aos senhores se essa Canon é melhor em fotos de paisagens a longa distância que a minha Nikon, se vale a pena por esse valor ou, na prática, o que é melhor dessa câmera pra minha pois pude observar que o zoom é maior porém a lente mais escura.

Na internet acho muitas especificações técnicas mas eu queria mesmo era saber na prática quanto a qualidade das fotos de uma pra outra.

Obrigado!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2018, 08:37:26
 Se tem mofo, a câmera foi mal armazenada. eu não compraria uma câmera que não foi bem cuidada.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.674
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2018, 14:20:58
Se tem mofo, a câmera foi mal armazenada. eu não compraria uma câmera que não foi bem cuidada.

x2

tem muita propostas no ML se garimpar acha coisa boa.
aqui no fórum também na parte de classificados vai encontrar ótimas propostas com equipamentos sem fungo.

no seu caso eu tentaria vender primeiramente e depois comprar outra em melhor estado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2018, 16:36:27
Sr. Ernesto, obrigado pela aula. Adoro fotografias mas acho que não tenho o "Dom" mesmo. Leio bastante, aplico as regras e tudo mais (só não edito no computador) porém, mesmo assim, as fotos não passam de "ok" (isso as melhores).

Hj peguei a câmera na mão e verifiquei o mofo do viewfinder. Não é mofo, está bastante arranhado por ficar limpando de qualquer jeito. A lente não tem nada, intacta.

Fiz algumas fotografias com ela e percebi que a Canon realmente faz as cores mais vivas (às vezes exagera). No modo normal, o casaco vermelho desbotado que minha mulher estava usando ficou vermelho cereja (sangue, vivo, ferrari).

Realmente as fotos da nikon são mais claras à noite, acredito que por causa da abertura da lente né? Em compensação, na Canon, o estabilizador de imagem é melhor e dá pra compensar com o tempo de abertura do obturador. Achei as imagens mais nítidas porém ainda esbranquiçada (menos q na nikon). Aparentemente tudo está funcionando perfeitamente nela. Quanto a focar, achei mais fácil na nikon que geralmente acerta de segunda. Na Canon, por vezes só no manual. Usando o mesmo cartão de memória, a nikon é mais rápida tanto para a próxima foto como na função Sporting (várias fotos por segundo). A Canon "malandramente" parece fazer um video com taxa de quadros baixa. A Canon não tem a função de panorâmica nativa.

Quanto a pegada da máquina, a Canon tem mais cara de profissa, mais pesada, o display do viewfinder é melhor, tem mais botões de atalho para as funções, protetor da objetiva pode ficar direto nela mesmo ligada, o display LCD vira pra frente podendo tirar uma "selfie". Por outro lado achei o menu mais complicado, usa mais plásticos pelo corpo, o disco pra regular as funções de velocidade/abertura/foco fica numa péssima posição para se usar com o viewfinder e os conectores USB e hdmi ficam do mesmo lado que o botão obturador, atrapalhando manusear a maquina com algum cabo conectado.

Já a nikon é menor, mais leve, os botões do obturador, disco de modos e do zoom são de metal, o disco de regulagens fica bem localizado pra se usar tanto com o display como com viewfinder. Desvantagens fica por conta do display móvel que não vira pra frente, o protetor da objetiva deve ser retirado para operar a máquina mesmo se não for fotografar e a bateria tem menor capacidade.

A câmera não tem nenhuma marca de queda, arranhado ou riscado porém aparenta ter dado, no mínimo,  o dobro de clicks da minha por causa do botão func que está desbotando.

Acho que é isso.



Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 16:47:30 por Clerecutzo »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2018, 17:51:52
Aparentemente vc vai trocar 6 por meia dúzia, e ainda pagar por isso. Vale pensar bastante sobre essa troca!!
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 17:55:16 por Helena Bsb »


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2018, 20:29:27
Helena, esse foi o medo mas pra mim que viajo de moto, andar com uma dslr é muito complicado. O risco de estragar o equipamento é grande e sem falar na falta de espaço. De moto, tudo tem que ser otimizado. Vc pode até citar que o celular é suficiente (galaxy note 4 e s5 neo da esposa) mas à noite eles tomam uma surra da p100. Existe super zoom melhor ou é tudo parecida? A p100 é uma câmera de 2010 e a sx50 de 2013 acho. Pensei que seria uma baixa diferença. Olhando no Flickr,  vi umas imagens bem bacanas da sx50hs mas da p100 não tem muita coisa e o que tem tá mal feito.

Vou tentar postar aqui umas fotos. Ainda não fiz pq meu PC não tá funcionando.

Fabiano,  não vi nenhuma sx50 no ml por menos de 1000. Considerando que minha p100 deva valer uns 500, ia ficar muito puxado.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk
« Última modificação: 24 de Maio de 2018, 20:31:10 por Clerecutzo »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2018, 21:43:41
Helena, esse foi o medo mas pra mim que viajo de moto, andar com uma dslr é muito complicado. O risco de estragar o equipamento é grande e sem falar na falta de espaço. De moto, tudo tem que ser otimizado. Vc pode até citar que o celular é suficiente (galaxy note 4 e s5 neo da esposa) mas à noite eles tomam uma surra da p100. Existe super zoom melhor ou é tudo parecida? A p100 é uma câmera de 2010 e a sx50 de 2013 acho. Pensei que seria uma baixa diferença. Olhando no Flickr,  vi umas imagens bem bacanas da sx50hs mas da p100 não tem muita coisa e o que tem tá mal feito.

Vou tentar postar aqui umas fotos. Ainda não fiz pq meu PC não tá funcionando.

Fabiano,  não vi nenhuma sx50 no ml por menos de 1000. Considerando que minha p100 deva valer uns 500, ia ficar muito puxado.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk

é tudo meio parecido nessa categoria.
E a questão aqui não é nem trocar por uma reflex, nem cogitei isso. Mas de repente uma câmera até mais compacta, tipo as canon sx 2xx (sx 240, sx 270...). São mais compactas e ainda têm bastante zoom, e o resultado vai ser semelhante ao dessas SZ aí que vc tem.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2018, 09:22:05
é tudo meio parecido nessa categoria.
E a questão aqui não é nem trocar por uma reflex, nem cogitei isso. Mas de repente uma câmera até mais compacta, tipo as canon sx 2xx (sx 240, sx 270...). São mais compactas e ainda têm bastante zoom, e o resultado vai ser semelhante ao dessas SZ aí que vc tem.

Apesar de ter uma NEX e uma t5i, a camera que eu levo no dia a dia é uma canon sx270. Muito pequena, cabe no bolso, sensor retroiluminado, 20X de zoom, filma em 1080p a 60fps. Opinião de quem já teve superzoom grande: a vantagem das compactas é o tamanho. Se for prá ter uma camera grande, melhor uma DSLR. Uma sx50hs (minha esposa tem) tem quase o mesmo tamanho da t5i. Pelo que li, a melhor qualidade da sx50 é que cada pixel tem 3 subpixels. E o por R$1000,00 tem muita t3i anunciada.
« Última modificação: 25 de Maio de 2018, 09:25:39 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2018, 09:30:11
Apesar de ter uma NEX e uma t5i, a camera que eu levo no dia a dia é uma canon sx270. Muito pequena, cabe no bolso, sensor retroiluminado, 20X de zoom, filma em 1080p a 60fps. Opinião de quem já teve superzoom grande: a vantagem das compactas é o tamanho. Se for prá ter uma camera grande, melhor uma DSLR. Uma sx50hs (minha esposa tem) tem quase o mesmo tamanho da t5i. Pelo que li, a melhor qualidade da sx50 é que cada pixel tem 3 subpixels. E o por R$1000,00 tem muita t3i anunciada.
Então Gilberto, essa câmera apareceu na base de troca da minha p100 com volta de 150,00. Vale a pena? Eu estou fazendo umas fotografias com ela e vejo que as fotos estão mais vivas. Ainda não consegui testar à noite direito, a nível de comparação.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk

« Última modificação: 25 de Maio de 2018, 09:35:36 por Clerecutzo »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2018, 09:39:15
Então Gilberto, essa câmera apareceu na base de troca da minha p100 com volta de 150,00. Vale a pena? Eu estou fazendo umas fotografias com ela e vejo que as fotos estão mais vivas. Ainda não consegui testar à noite.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk

O limite para fotos boas em compactas é ISO 400. Quanto menor, melhor.  Sim, as cores são mais vivas que minha sx270, talvez pelo que falei dos subpixels. Se ela estiver em bom estado acho que vale o negócio na troca, mas se fosse comprar eu indicaria outra coisa.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2018, 11:04:58
O limite para fotos boas em compactas é ISO 400. Quanto menor, melhor.  Sim, as cores são mais vivas que minha sx270, talvez pelo que falei dos subpixels. Se ela estiver em bom estado acho que vale o negócio na troca, mas se fosse comprar eu indicaria outra coisa.

Ainda acho que não vale a troca porque seria trocar 6 por meia dúzia. Câmeras superzoom tem seus limites. Poderia até trocar por uma SX50, mas ainda creio que voltar dinheiro. Já vi usadas no OLX e Mercadolivre por algo em torno de 700 reais e, aparentemente, em bom estado.

Eu gosto de pesquisar equipamento sem pressa. Outra sacada legal é usar o Facebook que agora tem o Facebook Market, lá você consegue pesquisar boas ofertas de câmeras. Mas precisa ir com calma, checar o equipamento, nunca pagar nada adiantado, marcar um lugar seguro pra checar os equipamentos, ver se não tem fungos, sinais de queda, essas coisas.



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2018, 11:32:05
Ainda acho que não vale a troca porque seria trocar 6 por meia dúzia. Câmeras superzoom tem seus limites. Poderia até trocar por uma SX50, mas ainda creio que voltar dinheiro. Já vi usadas no OLX e Mercadolivre por algo em torno de 700 reais e, aparentemente, em bom estado.

Eu gosto de pesquisar equipamento sem pressa. Outra sacada legal é usar o Facebook que agora tem o Facebook Market, lá você consegue pesquisar boas ofertas de câmeras. Mas precisa ir com calma, checar o equipamento, nunca pagar nada adiantado, marcar um lugar seguro pra checar os equipamentos, ver se não tem fungos, sinais de queda, essas coisas.

Já vi nessa faixa de preço Canon t3i , Nikon D3100. Sony nex, então.... parece tabelado em R$ 700,00. Por isso que não indicaria na compra. Na troca parece justo, a sx50 tem imagem melhor que a maioria das compactas.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2018, 16:36:17
Senhores, obrigado pelo retorno.

Resolvi arriscar na troca depois de fazer um breve teste na mesma. Como a principal finalidade neste momento são fotos de paisagens pelo passeio que vou fazer até a Patagônia, achei que essa câmera atende um pouco melhor que a P100 por ter cores mais fortes, mesmo que exageradamente.

Em suma não é absolutamente melhor que a Nikon mas, para o momento, as características agradam.
« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 16:36:31 por Clerecutzo »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2018, 10:29:25
Já vi nessa faixa de preço Canon t3i , Nikon D3100. Sony nex, então.... parece tabelado em R$ 700,00. Por isso que não indicaria na compra. Na troca parece justo, a sx50 tem imagem melhor que a maioria das compactas.

T3i por 700? Se tiver me avise por favor que compro na hora rs

No OLX e ML só encontro o corpo por, no mínimo, 1.000 reais.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2018, 17:13:22
T3i por 700? Se tiver me avise por favor que compro na hora rs

No OLX e ML só encontro o corpo por, no mínimo, 1.000 reais.

Esses dias mesmo tinha, devem ter vendido. Procure em canon em geral, não só a T3i.
Eu precisava de um flash para minha nex e procurando achei uma nex c-3 com 10 mil clicks, flash, e tudo, com caixa, menos a lente por R$ 300,00, quase o preço do flash no ML.
Tem que procurar todos os dias que tem alguem precisando vender.
« Última modificação: 13 de Julho de 2018, 17:14:42 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount