Autor Tópico: [ARTIGO] Uso do Flash na Fotografia  (Lida 133638 vezes)

Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 28 de Julho de 2015, 22:31:18
Se o flash estiver montado na câmera, pode causar sombra.

O parassol serve para evitar que fontes de luz intensas atinjam diretamente o elemento frontal da lente, causando flare e perda de contraste. Só é útil com flash caso este esteja fora da câmera (disparado remotamente), e/ou caso essa situação de luz incidindo frontalmente se apresente, sendo ou não originária de flash(es).

Valeu !

Vou usá-lo montado na câmera, sendo assim, não usarei o para-sol.

Obrigado !  :ok:
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 22:45:46 por DMZamora »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #106 Online: 29 de Julho de 2015, 11:58:01
Excelente tutorial, aprendi bastante coisa que não tinha certeza aqui. Parabéns ao autor.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Carlos Guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #107 Online: 29 de Julho de 2015, 18:00:37
Muito interessante. Obrigado pelas dicas, infelizmente vou ter que me desfazer do flash por enquanto.


Ronan Liutti

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #108 Online: 30 de Julho de 2015, 01:00:12
Fica aqui o meu agradecimento ao autor.

Essa leitura me acrescentou muito e algumas coisas que não faziam sentido pra mim, agora fazem.

Abraço!



diegosimas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #109 Online: 30 de Julho de 2015, 16:36:30
gnt muito bom esse topico e como nos juda coisas antes obscuras agora com o flash tudo as claras rsrsrsr

abraços

Concordo!


Ricardo Lira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Observador e fotógrafo
Resposta #110 Online: 28 de Dezembro de 2016, 17:46:49
Bacana, obrigado.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 18 de Outubro de 2018, 17:09:31
Pessoal desculpa bancar o coveiro  :D mas estou passando por umas duvidas em relação ao flash TTL como luz de preenchimento, deixar a foto mais "natural" .
Já andei assistindo alguns videos e testando um pouco na pratica e ando bem perdido nas configurações a ser usada,
uso qual tipo de medicao na camera ? ponderada ao centro ? matricial ? ... ? sei que é dificil conseguir tipo uma "receita de bolo" pra eventos,mas fiz alguns testes e me frustei bastante e não quero esse "medo" de usar flash.

o setup é
Canon m50
sigma 17-50 2.8
godox v860ii

podem me indicar,algum video,artigo,seja o que for pra entender melhor de uma maneira mais pratica sobre a medição de fotometria + flash,
como voces fazem quando chegam num evento noturno.  8-)



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #112 Online: 18 de Outubro de 2018, 17:32:46
...

Haha poxa se eu te contar como EU faço vc vai me xingar...
É na tentativa e erro mesmo...  :aua: :aua:

Minha medição fica sempre pontual ou ponderada ao centro, meto o flash em manual e começo a testar com cargas mais baixas. Se for de dia, ligo o HSS e mando bala.
O que não está te agradando? A luz dura dele? e as sombras chapadonas? às vezes usar um difusor tipo softbox pode ajudar bastante a melhorar a "qualidade" da luz
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 20 de Outubro de 2018, 22:12:39
Haha poxa se eu te contar como EU faço vc vai me xingar...
É na tentativa e erro mesmo...  :aua: :aua:

Minha medição fica sempre pontual ou ponderada ao centro, meto o flash em manual e começo a testar com cargas mais baixas. Se for de dia, ligo o HSS e mando bala.
O que não está te agradando? A luz dura dele? e as sombras chapadonas? às vezes usar um difusor tipo softbox pode ajudar bastante a melhorar a "qualidade" da luz

rapaz to usando ponderada ao centro, usar flash em manual eu nem tentei essa possibilidade, ainda mais que alguns eventos são varios cenarios,varias constantes de luzes ,ambientação e etc , nao tenho conseguido equilibrar o flash com luz ambiente a nao ser com ISO alto, tipo 3200 ou +
eu nao uso nada de difusor, muitos comentaram que aquele "difusor" de plastico que vai na cabeça do flash é meio zoado que ele espalha a luz em todas as direções e que o "certo" seria usar aqule difusor/rebatedor que tem o lado branco e prata.
encontrei um PDF do Vernaglia no pai google sobre fotometria+flash e vou embarcar de cabeça pra estudar


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #114 Online: 21 de Outubro de 2018, 09:24:40
Não complica, medição matricial e ajusta a compensação do flash.

Atente que para usar como fill, sua exposição sem flash precisa está bem próxima da ideal já.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 23 de Outubro de 2018, 11:18:54
Não complica, medição matricial e ajusta a compensação do flash.

Atente que para usar como fill, sua exposição sem flash precisa está bem próxima da ideal já.

vlww
irei praticar mais em casa e no local onde moro pra ir pegando o jeito
o que me pega mais é nos eventos sociais onde existe muitas variações de iluminação e pessoas com varias cores de roupas  :(


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 23 de Outubro de 2018, 13:50:50
Dificilmente meu flash fica em 0 quando fotografo evento. Normalmente ele ta a -2EV de compensação, uso medição ponderada e o ISO sempre nas alturas. Mas a fotometria geral da cena sem o flash precisa estar bem feita pra o flash não entrar gritando como luz principal. Se vc ta fotometrando um ambiente em -2Ev na câmera não adianta por o flash em -2, tem que tacar um -3 (ou mais se o flash permitir), se não ele vai equilibrar como luz principal.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.866
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #117 Online: 29 de Outubro de 2018, 10:32:12
Pessoal desculpa bancar o coveiro  :D mas estou passando por umas duvidas em relação ao flash TTL como luz de preenchimento, deixar a foto mais "natural" .
Já andei assistindo alguns videos e testando um pouco na pratica e ando bem perdido nas configurações a ser usada,
uso qual tipo de medicao na camera ? ponderada ao centro ? matricial ? ... ? sei que é dificil conseguir tipo uma "receita de bolo" pra eventos,mas fiz alguns testes e me frustei bastante e não quero esse "medo" de usar flash.

o setup é
Canon m50
sigma 17-50 2.8
godox v860ii

podem me indicar,algum video,artigo,seja o que for pra entender melhor de uma maneira mais pratica sobre a medição de fotometria + flash,
como voces fazem quando chegam num evento noturno.  8-)



Vamos resumir: o TTL irá fazer dois disparos - o primeiro é uma luz rápida. Essa luz irá bater em algum objeto e refletir de volta para a lente. Ao entrar na lente, a câmera irá transmitir ao flash a informação de que X de luz é necessário para iluminar a cena corretamente.

Mas há alguns inconvenientes de se usar o TTL, sendo, primeiro:

1. Isso vale para o flash acima da câmera; ou se for para flash externo, a distância entre o flash e a pessoa ou objeto que se faz o foco; não importando nesse caso a distância entre objeto ou pessoa em foco e a câmera ;

2. No caso do flash em cima da câmera, o cálculo do TTL errará se você usar flash rebatido no teto ou na parede. Isso acontece porque a luz do primeiro disparo precisará ir até a parede ou teto, voltar até a câmera (a luz que se chama geralmente do primeiro disparo é o pré-flash).

3. Geralmente se você usa TTL rebatido em paredes brancas ou teto branco, a potência da luz do primeiro disparo será fraca, pois a luz do pré-flash perderá potência para ir até a parede ou teto e rebater e entrar na lente. Por isso o TTL pensará que a potência necessária de disparo será mais elevada; isso facilmente fará o TTL errar, disparando muito mais luz do que a necessária.

Sabendo-se disso vou te dizer como uso em eventos: uso flash em cima da câmera, com ISO 800, abertura 1/125 e abertura 5.6 . Flash em TTL na segunda cortina. Uso um difusor gambiarra que se constitui de uma tampa de plástico de pote de +- 30 cm de diâmetro ; com uma sacola plástica branca amarrada. Eu uso isso na frente do flash e suaviza muito a luz, deixando um aspecto bem natural nas fotos. Flash rebatido jamais uso; os resultados nunca me agradaram ah e conforme o caso uso compensação do flash em -1 , se o ambiente está muito claro, ou +1 se o ambiente está um pouco escuro.

Não uso isso em tudo; mas é uma fórmula que pra mim funciona muito bem.


diego7gnu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Texto pessoal
Resposta #118 Online: 30 de Outubro de 2018, 06:42:29
Ótimo artigo :)

Enviado de meu Moto C usando o Tapatalk

Corpo Nikon D7100 e D3000
Objetiva Nikkor 35mm 1.8G e 50mm 1.8D
Flash YN565 (2), YN622 NII (2) e YN622TX


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #119 Online: 06 de Novembro de 2018, 10:19:53
Muito bom  :clap: