Autor Tópico: [TUTORIAL] Digitalização "caseira" de negativos  (Lida 84179 vezes)

k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Online: 15 de Janeiro de 2007, 21:23:54
Escrevi este tutorial para descrever melhor o processo de digizaliação caseiro que tenho usado para escanear meus negativos. Gostaria da opinião de vocês quanto ao texto e possivelmente formas de melhorar o processo.

[]'s


Como escanear negativos em casa, usando sua câmera digital

Este tutorial visa compartilhar a técnica de digitalização de negativos caseira. Ela não é muito perfeita, e talvez a qualidade da imagem gerada por ela só sirva para Web.
Esta técnica foi usada para digitalizar negativos preto e branco e possivelmente pode ser utilizada para digitalização de cromos. Negativos coloridos provavelmente poderão ser digitalizados (vide nota no final).

Material:
- O monitor onde você está lendo esse tutorial;
- Uma câmera digital (com funcionalidade de macro);
- Tripé;
- Durex e apoio para o negativo (isso pode variar, veja ao longo do tutorial a função deste item para melhor entender).

Se você estiver interessado apenas no tutorial e não no "histórico" do mesmo, pule para a sessão "Montagem".

O conceito:
Para digitalizar o filme, é necessário haver uma fonte de luz difusa (ao invés de uma fonte pontual, como uma lâmpada) na parte anterior do negativo. A luz difusa distribui uniformemente a luz por todo o negativo e permite que a exposição da foto seja bem distribuída.
Sempre pensei em qual luz difusa poderia utilizar. Talvez uma caixa com uma lâmpada dentro e uma folha de seda em um dos lados... achei complicado e talvez a luz não fosse tão difusa assim. Pensando um pouco mais, notei que o próprio monitor (amigo de tantas horas por dia) poderia servir para a tarefa.

Primeiras abordagens:
Preparei o monitor para exibir uma tela branca, aumentando o contraste e brilho do mesmo para o máximo. Depois grudei o negativo com durex contra a tela e tirei uma foto.
Dessa abordagem tirei a primeira lição: um tripé é extremamente necessário, visto que muitas vezes utilizo exposições inferiores a 1/10, além da minha lente macro ser 300mm.

Utilizando um tripé, tirei outra foto. Esta ficou "nítida"! Mas ainda havia um pequeno problema: o padrão de distribuição da matriz de pontos no monitor (CRT) causava interferência na imagem final:



Minha solução para o problema foi afastar o negativo do monitor. Desta forma, poderia contar com a profundidade de campo reduzida que iria desfocar os pontos da matriz do meu monitor.
Outro ponto que notei em algumas (poucas) fotos foi o reflexo da minha câmera. Para resolver isso apaguei a luz da sala e reduzi a área branca exibida no monitor para apenas um pequeno retângulo no centro da tela.




Montagem:
Prepare um pequeno "afastador" de filme. No meu caso, usei um pedaço de papelão e colei nele um pedaço da  fita plástica que envolve o filme depois de revelado. Esta fita possibilitava a estabilização e o avanço do filme, sem que o mesmo seja arranhado.



Depois preparei uma imagem com a resolução do meu monitor no Paint e um retângulo branco no centro:



Apertando Ctrl + F esta imagem fica em tela cheia e deixa apenas um quadrado branco no meio do seu monitor. Lembre-se de desligar o MSN nesta hora, pois o monitor deve ficar estático nesta tela para tirar as fotos.

Depois, monte a câmera no tripé e utilize o modo Macro para enquadrar o maior frame possível. Procure usar uma abertura que proporcione a maior nitidez.



Aconselho usar o auto-foco para focalizar a o negativo a cada frame digitalizado. Por mais cuidadoso que eu tenha sido na hora de tirar a foto, muitas delas saíram fora de foco quando usei o auto-foco somente no primeiro negativo.

Apague a luz do quarto.

Fotometre a cena (isso pode variar de foto para foto, vide nota no final). Tire a foto.

Este é um exemplo de como fica a foto do negativo, usando uma Sigma 70-300 macro:



Quanto ao tempo de exposição, ainda não cheguei a uma conclusão muito boa. Eu normalmente exponho a cena até um pouco antes dos detalhes brancos estourarem (minha câmera pisca as regiões de highlights e facilita o trabalho).

Depois de tirada a foto, faltam os ajustes finais. Eu utilizei o Photoshop CS2 para tal.

Para "cropar" a imagem, utilizei a ferramenta própria para isso do Photoshop:



Esta ferramenta tem a opção de recorte em perspectiva, que é muito útil para a tarefa. Lembre-se de deixá-la marcada.



Em seguida, defina as bordas da imagem usando essa ferramenta:



O resultado do crop deve ficar próximo a este:



Neste ponto, pode haver problema na proporção da imagem. Em algumas fotos, a imagem resultante do recorte não tinha a proporção correta de 3:2. Talvez caiba aqui um ajuste no tamanho da imagem para acertar esta proporção.

Os passos seguintes foram:
1. Converter a imagem para preto e branco: para isso, usei o Channel Mixer (Image > Adjustments > Channel Mixer) para aproveitar melhor o canal verde que (pelo menos para mim) tem melhor latitude. A configuração que usei foi R: +20, G: +60 e B: +20.



2. Aplicar níveis (ou Auto Levels, se você estiver fazendo um batch);
3. Inverter as cores (Ctrl + I);
4. Mudar para modo Grayscale;
5. Eventualmente rotacionar a foto.

O resultado final é este:



Esta imagem pode ser vista no flickr com melhor resolução: http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/354320288/

A qualidade da imagem não fica 100%, mas acho que fica razoável para uso na Web.

Críticas são bem vindas!
 
Notas e melhoras:
- Qual é a exposição correta da foto?
- É possível escanear negativos coloridos? Como seria o processo de troca de cores, sendo que um Ctrl + I não resolve o problema?
- Quando faço o crop da imagem no photoshop, ela pode mudar de proporção. Existe alguma forma de contornar isto?
- Um melhor apoio para o negativo, porque esse de papelão é bem tabajara...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 17:26:02 por Pictus »
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 22:32:21
Bem interessante. Também já fiz algo do tipo, só que usando uma mesa de luz. Relatei o procedimento aqui:

http://rfpereira.multiply.com/journal/item/13


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2007, 22:41:23
Bem interessante os dois processos, mas não existe um adaptador para scaner normal capturar negativos? Faz muito (MUITO) tempo li alguma viagem dessas, ou isso não existe? :-)
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 22:41:51 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2007, 22:49:14
RFP, Kergi, vlw pelos comentários!

Kergi, acho que alguns scanners já vêm com esse adaptador. Não sei se existe um genérico...

[]'s
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


Amaurí

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 21:50:01
sobre digitalização:
tenho um scaner HP 3570 que digitaliza slides, portanto digitaliza negativos, é só colocalos na gavetinha dos slides. Aliás ele "revela" os negativos também.

No passado como eu usava muito slides, era comum usar um copiador de slides que eu prendia na frente da minha antiga Ricoh singlex, acho que ainda se acha para vender.


fumach

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2007, 09:00:33
Sobre a "cropagem" no photoshop..

Para manter a proporção da foto basta setala nos campos "height" e "width" que aparecem na barra de ferramentas quando o "crop tool" eh selecionado...
Só não sei se é possivel fazer essa setagem no modo "perspective"...

Espero ter ajudado!


mvortex

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2007, 10:45:56
Interessantíssimo.


Arturpovoa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 318
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2007, 12:00:06
muito bom
vou testar agora mesmo...
Artur Póvoa
Brasilia - DF<br />Canon 40D - 28-135mm - 50mm - 70-300mm - 200E - Canon S3 IS....<br /><br />Flickr


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2007, 01:52:49
Muito bom o artigo.
Parabéns!
Mas o negativo era pxb?
A qualidade ficou muito boa.

Agora para quem tem scanner, basta scannear o negativo normalmente e depois inverter as cores no photoshop - não fica também lá grandes coisas, mas dá para mandar na web tb.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2008, 16:35:26
Ressuscitando o post! hehehehehe
E para fotos coloridas, é a mesma coisa? Vi um artigo do Rodrigo (meu chará), mas o filme colorido ainda não ficou claro para mim... Dá para fazer igual a captura, porém o tratamento, como é o melhor jeito?

Valeu, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


maryares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2008, 15:17:33
Nao sabia dessa tatica! Adorei!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2008, 01:41:41
Ressucitando o tópico pois me deu muita diversão esse fim de semana...

Aproveitei a idéia pra fazer pareciso aqui em casa. Mas a Gambiarra foi além.

* Usei uma lente 50mm pentax com um tudo extensor que já tinha feito pra a D30 pra usála como macro.
* Fiz um tubo na frente da lente de modo que o negativo ficasse já numa distância fixa e que nenuma luz entrasse pela frente dele, apenas pelo fundo.
* O mecanismo de foco da lente permitia um ajuste fino do foco o que me deu uma resolução final interessante, no nivel de resolução próximo dos grãos do filme.
* Usei o próprio PopUp pra iluminar refletindo numa superfície branca afastada do negativo, gerando uma luz bem difusa.
* A intensidade da luz é regulada pelo próprio E-TTL do flash, podendo ser compensada se necessário.

Gambiarra pra fixar o nagativo numa distância fixa. O tudo extensor não está aí pois esqueci de fotografar:


Foto Exemplo só pra ilustrar o tamanho. Essa eu cliquei com a cam mesmo pois já tinha ela em 10x15. A gambiarra tá ajustada pra meio quadro de um afilme 35mm apenas.


Agora um crop 100% do negativo digitalizado com a gambiarra e já invertido. O processo de inverter as cores não é tão simples mas tb não é bicho de 7 cabeças.
É só uma questão de fazer o balanço de cores antes de inverter e é tudo meio ao contrário  :D.




Bom, os resultados ainda não são maravilhosos mas são promissores. Vou tentar aperfeiçoar.



Agora a melhor parte!

Tinha uns cromos antigos aqui daqueles monóculos de meio quadro que vendia em festas. Coisa de uns 40 anos atrás, já bem desbotado... Com cromo não precisa inverter. As cores estão ruins pois é coisa muito velha mesmo.

Meus pais ainda namorando. Isso tem mais de 35 anos.


Esse era quase impossível de recuperar algo pois estava todo torto e rasgado. Duvido que alguém escaneasse pra mim numa lojinha. Meu pai e minha irmã mais velha antes e depois de uma Photoshopada muito trabalhosa:




k_rio_k,

Gostaria de agradecer o tutorial!!  :clap: :clap:
Mudei bastante coisa mas foi a partir da idéia dele que recuperei essas fotos e me diverti bastante  :D.

Blasius, pra vc que tem a super macro Canon fica mole. Qualquer coisa te explico os passos.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


k_rio_k

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
    • http://www.flickr.com/photos/k_rio_k/
Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2008, 18:05:46
rogerio_prazeres, fiquei mt feliz em ver a idéia de 1 ano e pouco atrás ainda valendo a pena ser usada  :clap:

Gostei mt do resultado que vc obteve com suas fotos. No caso do negativo dos seus pais, tente ajustar pelos níveis e ver se chega numa cor mais próxima do original. Em último caso, vale colocar a foto em p/b e pintar as cores próximas das originais.

[]'s
Membro Clube FotoRio
Flickr | Nikon D200 /Nikon F3 / Yashica Mat 6x6


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:37:04
Ôpa! Achei que o dono do tutorial nem dava mais as caras por aqui.

Eu já tentei ajustar os níveis, curves e as cores mas como tem pouca informação é difícil conseguir um resultado bom.

Essas fotos são aqueles cromos feitos na hora em festas e feirinhas. Eram revelados na hora e colocados num monóculo. Eles novos já não prestavam muito, depois de 35 anos sem conservação adequada então...

Mas depois vou tentar aperfeicoar o método pra negativos novos. Se ficar bom eu posto aqui.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 11:31:11
Rogério, foi bem a propósito a indicação do tópico, pois foi justamente inspirado nele que fiz minhas tentativas. Só que eu o acompanhei até o post do 'Neocosmo', não tinha visto suas experiências. Aquela do cromo rasgado então, vc fez quase um milagre...

Vou tentar sua dica, pois o resultado parece ter ficado melhor que o meu em relação à distribuição da luz.

Quanto à digitalização de negativos em cores, gostaria de saber se tem uma 'receita pronta' básica para o ajuste das cores. Ou seja, um ajuste inicial para todos os negativos, a partir do qual pode-se proceder ao ajuste individual, para melhorar o resultado de cada foto.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde