Autor Tópico: Orçamento para 1000 fotos. Quanto?  (Lida 3286 vezes)

andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Online: 16 de Agosto de 2018, 15:30:02
Caros, boa tarde.

Recebi um pedido para fotografar 500 livros (capa e contracapa, 1000 fotos) para um e-commerce. Eu nunca fotografei mais do que 200 produtos e para essa faixa (de 100 a 200 produtos) cobro 75 reais por foto. Agora, 1000? Realmente não sei o que seria adequado, já que se eu cobrar 75 reais inviabilizarei o projeto.

Algumas informações: Precisarei viajar 5 horas até o local para cada sessão de fotos (5h + 5h da volta), levarei um estúdio portátil, tripé e câmera. Penso que fazer 5 sessões de 200 fotos cada. Haverá pós produção para entrega das imagens em fundo transparente.

Enfim, é isso. Alguma sugestão dos amigos sobre valores?

Obrigado


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2018, 15:36:10
Se fossem só 200 livros, eles teriam condições de pagar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2018, 15:46:13
Se fossem só 200 livros, eles teriam condições de pagar?

Boa pergunta. Não tenho ideia... Nunca fiz livros, mas me parece bem mais simples do que jóias, por exemplo. O set de iluminação tende a ser o mesmo...Já com joias, prata, ouro, pedras é uma dureza pq cada produto reage de uma forma a iluminação. Sem contar o tratamento, infinitamente mais complicado.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2018, 16:28:29
Vc deve ser milionário, pq ganhar (até) R$ 15.000,00 (no mínimo R$ 7.500,00) por trabalho, ainda mais still.. Isso levando em conta que entregue só uma foto por produto!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2018, 16:29:14 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2018, 16:50:50
Vc deve ser milionário, pq ganhar (até) R$ 15.000,00 (no mínimo R$ 7.500,00) por trabalho, ainda mais still.. Isso levando em conta que entregue só uma foto por produto!

Milionário? Quem sabe um dia. Acontece que still não é minha principal fonte de renda. Faço quando chega a mim e tem chegado cada vez menos. Não procuro por esse tipo de trabalho, mas cobro um valor que me atende e atende a quem me busca. É uma questão de segmentação de clientes alvos e não apenas de pegar qualquer cliente... Se está acima ou abaixo de mercado, não sei. É isso que estou tentando descobrir aqui.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2018, 08:06:43
Caros, boa tarde.

Recebi um pedido para fotografar 500 livros (capa e contracapa, 1000 fotos) para um e-commerce. Eu nunca fotografei mais do que 200 produtos e para essa faixa (de 100 a 200 produtos) cobro 75 reais por foto. Agora, 1000? Realmente não sei o que seria adequado, já que se eu cobrar 75 reais inviabilizarei o projeto.

Algumas informações: Precisarei viajar 5 horas até o local para cada sessão de fotos (5h + 5h da volta), levarei um estúdio portátil, tripé e câmera. Penso que fazer 5 sessões de 200 fotos cada. Haverá pós produção para entrega das imagens em fundo transparente.

Enfim, é isso. Alguma sugestão dos amigos sobre valores?

Obrigado
Anderson. Claro que, como tu mesmo falou, a seleção de clientes e o valor agregado do teu trabalho só tu pode definir.
Eu entendo que no caso de fotografia still o valor da foto está diretamente relacionada ao valor do produto e a lucratividade que ele gera.
Imagina que muitos desses livros terão uma venda baixa. De algumas unidades por mês. Com lucratividade de 5-10 reais por unidade. O teu trabalho vai se tornar impagável.
Claro que quem tem que fazer esse cálculo é o cliente. Isso não te diz respeito.
Mas por outro lado, se os caras estão te procurando, a 5 horas de distância, significa que sabem o valor do teu trabalho.
No âmbito da fotografia, creio que seja infinitamente mais fácil fotografar livros do que jóias. Provável que depois do set montado, você faça o serviço a toque de caixa.
Seria importante que fizesse tudo numa tocada só. Pra reduzir teu custo.
Sei que não ajudei muito. 🤣

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2018, 09:34:07
Mas por outro lado, se os caras estão te procurando, a 5 horas de distância, significa que sabem o valor do teu trabalho.

Ou que não encontraram ninguém que faça "barato" na sua região, e estão procurando fora (O Anderson ainda não deu o preço).

Não da para atrelar o valor da fotografia de still ao valor do produto fotografado não Nando, um exemplo disso são as próprias jóias, certa vez me procuraram para fotografar bijuterias para um e-commerce, me mandaram algumas fotos de exemplo do que eles queriam, eram fotos de jóias reais, retiradas de sites de grife, eu falei com um amigo que fotografa still e ele me ajudou a montar um orçamento (não é minha área), quando eu dei o preço a moça quase infartou, depois de respirar ela me disse "Moço, são bijuterias, não jóias", eu expliquei para ela com muita paciência que o processo de fotografia era até mais complicado por que bijuteria tem muita imperfeição, ela entendeu e disse que iria procurar outras alternativas, pois não era viável gastar tanto. Mas na perspectiva dela, o valor justo seria pelo menos 10x menor do que o orçamento inicial, e mesmo assim ainda não seria relativo a diferença de valores entre joia e bijuteria.

Imagine um lucro de 5 - 10 reais por unidade, no máximo 10 livros já pagam a fotografia, um valor até baixo, bons livros vendem aos milhares.


Anderson, acho que você não pode fugir muito do seu valor, talvez baixar um pouco se o nível de dificuldade for menor, mas nada absurdo, e ainda levar em consideração o deslocamento, alimentação e tudo mais. Acho que compensa mais ficar em um hotel do que viajar toda essa distancia a cada sessão. E em uma situação dessa, jamais deixar pra receber na entrega, pelo menos metade tem que ser adiantado.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2018, 09:34:31 por Roberto Dellano »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2018, 09:55:23
Não da para atrelar o valor da fotografia de still ao valor do produto fotografado não Nando...
Claro que não, Dellano. Me expressei muito mal!
Quis dizer "aos olhos do cliente". Que no caso da still é uma empresa ou vendedor que irá colocar isso no preço de custo do produto...
O orçamento e o serviço deve ser balizado no custo que ele terá pra produzir essas imagens. Tu tá corretíssimo! Soou muito errada minha afirmação!  :aua:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2018, 10:08:54
Vc deve ser milionário, pq ganhar (até) R$ 15.000,00 (no mínimo R$ 7.500,00) por trabalho, ainda mais still.. Isso levando em conta que entregue só uma foto por produto!

x2
ou eu não entendi ou sei la... mas eu pensei exatamente isso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2018, 10:39:14
Um comercio de livro que não tem as fotos do livros me lembra as "lojinhas" de roupa no instagram.
São pessoas que tem 01 item de cada peça para vender e querem fazer campanhas de moda igual das grandes confecções têxtil.
Aí não tem orçamento que justifique porque eles não tem escala.

Assim como as roupas, eu acredito que as editoras já forneçam o material de divulgação.
Se forem 500 livros avulsos, não vai rolar nenhum orçamento que compense.
A menos que seja um nicho de livros caríssimos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2018, 11:37:05
Não seria plausível que se escaneasse as capas dos livros e vc cobraria apenas pelo tratamento das imagens?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2018, 12:11:48
Calcula o seu dia de trabalho e fotografa com um celular, acho que o cliente precisa de uma solução barata, não adianta viajar no preço porque ai queima o sensor*. Tem que pensar apenas no que é necessário para cumprir a missão de atender o cliente, com o melhor preço possível. Vc vai se preocupar com os reflexos nas capas, com as distorções na folha dos documentos, com a iluminação que será a mesma para tudo.. penso que não precisa de uma super resolução. Até mesmo com uma webcam do computador vc consegue fazer isso.


(*) versão moderna do jargão "queima o filme".
« Última modificação: 17 de Agosto de 2018, 12:12:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2018, 12:32:10
Anderson. Claro que, como tu mesmo falou, a seleção de clientes e o valor agregado do teu trabalho só tu pode definir.
Eu entendo que no caso de fotografia still o valor da foto está diretamente relacionada ao valor do produto e a lucratividade que ele gera.
Imagina que muitos desses livros terão uma venda baixa. De algumas unidades por mês. Com lucratividade de 5-10 reais por unidade. O teu trabalho vai se tornar impagável.
Claro que quem tem que fazer esse cálculo é o cliente. Isso não te diz respeito.
Mas por outro lado, se os caras estão te procurando, a 5 horas de distância, significa que sabem o valor do teu trabalho.
No âmbito da fotografia, creio que seja infinitamente mais fácil fotografar livros do que jóias. Provável que depois do set montado, você faça o serviço a toque de caixa.
Seria importante que fizesse tudo numa tocada só. Pra reduzir teu custo.
Sei que não ajudei muito. 🤣

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Obrigado, Nando. A questão é que são vendas recorrentes, então é complicado determinar o valor da foto pelo valor do produto. O que quero dizer é que se apenas 1 foto, nas condições que expus, custar 5 reais para a venda de 1 título de 15 reais apenas 1 vez, ela é cara, mas se esse mesmo livro for comprado 1000x por 15 reais, ela saiu muito barata. É complicado


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2018, 12:39:50
Calcula o seu dia de trabalho e fotografa com um celular, acho que o cliente precisa de uma solução barata, não adianta viajar no preço porque ai queima o sensor*. Tem que pensar apenas no que é necessário para cumprir a missão de atender o cliente, com o melhor preço possível. Vc vai se preocupar com os reflexos nas capas, com as distorções na folha dos documentos, com a iluminação que será a mesma para tudo.. penso que não precisa de uma super resolução. Até mesmo com uma webcam do computador vc consegue fazer isso.


(*) versão moderna do jargão "queima o filme".

Olá Lindsay. O equipamento não me incomoda. Como você disse será simples...Uma câmera, um estúdio portátil e tripé. Já era! Só vou trocando os livros. Quem está cotando comigo é uma agência de publicidade e não o cliente direto que é uma Editora... O valor dar fotos, para viabilizar, pode ficar entre 5-10 reais, imagino. O problema maior é o deslocamento e o valor da minha hora nesse deslocamento. São 10 horas se eu for e voltar no mesmo dia... Mas já vi que isso não será viável, portanto, terei de ficar no local e fazer em fases... Enfim, vamos ver o que dá.


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2018, 12:40:35
Não seria plausível que se escaneasse as capas dos livros e vc cobraria apenas pelo tratamento das imagens?

Pode ser uma solução. Eu não havia pensado nisso...