Autor Tópico: Lightroom CC + Classic | Como vocês organizam os catálogos?  (Lida 1649 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 20 de Agosto de 2018, 08:00:04
Fala rapaziada, beleza?

Me surgiu uma dúvida aqui sobre organização de catálogos que me deixou com uma pulga atrás da orelha, e eu queria as opiniões de vocês sobre como acham melhor proceder.

Até pouco tempo atrás, eu só usava o LR Classic, criando um catálogo pra cada evento. Comecei a trabalhar com as Collections pra me organizar melhor ainda dentro de cada catálogo e tava indo tudo de boa. Só que a maldita lentidão no modo de DEVELOP do LR começou a me tirar do sério e a atrapalhar a velocidade com que eu entregava meus trabalhos  :aua:

Eis que vi um ou outro vídeo no YT da galera sincronizando o Classic com o CC e editando no CC por ser infinitamente mais rápido (além de poder editar no celular, tablet, onde for). Comecei a sincronizar algumas Collections do Classic com o CC e notei que meu workflow melhorou bastante em termos de velocidade na edição.

Mas aí começou a dor de cabeça. O Classic só sincroniza 1 catálogo por vez, e eu tenho um MONTE deles. Cada vez que alterno entre um job, tenho que ativar a sincronização e ele tem que sincronizar TUDO DE NOVO. E às vezes demora...  :no:

Por causa disso comecei a me indagar sobre a necessidade de criar 1 catálogo pra cada job, ou se eu me organizo de uma maneira diferente, criando catálogos MESTRE por exemplo. Conheço fotógrafos que se organizam assim, criam tipo um catálogo CASAMENTOS, outro ENSAIOS, etc, e se organizam nas Collections dentro dele. Por questões de sincronização com o LR CC acredito que fique mais simples e rápido, não?

Como vcs costumam fazer? Sincronizam fotos com o CC? Como me sugerem proceder?
Se eu optar por me organizar com 1 catálogo só, como eu consigo puxar tudo que eu fiz em um outro catálogo pra dentro dele, pra não perder todo o trabalho que eu já fiz em eventos anteriores?
  :ponder:

Abraços e valeu!!
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2018, 08:09:33
Oi Gui.
Eu usava um só catálogo até o ano passado, quando percebi que tava lento demais.
Daí fui dividindo um catálogo por evento.
Acho que pode otimizar teu uso e agilizar teu flow no uso das visualizações.
Eu sempre crio visualizações inteligentes + "incorporados e auxiliares".
A transição entre as imagens fica mais rápida, e só crio a 1:1 em imagens que eu já selecionei e vou finalizar o tratamento.
Não consigo imaginar por que usar 2 programas pode ser mais rápido que usar 1 só.
Mas se o teu flow ainda tiver lento, tá na hora de investir em mais memória ou até num SSD rapidão.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2018, 08:38:45
...

Fala nando. Então, eu já faço isso ai tudo auhauha
Tenho SSD, Crio as visualizações inteligentes, buildo os previews Standard pra todas e 1:1 nas que vou editar. Mesmo assim tá uma carroça infelizmente :no:
Confesso que o PC precisa de um upgrade, mas não imagino uma melhora tão significante assim, sei lá... o CC tem performado tão bem...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2018, 08:39:40 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2018, 08:55:58
Fala nando. Então, eu já faço isso ai tudo auhauha
Tenho SSD, Crio as visualizações inteligentes, buildo os previews Standard pra todas e 1:1 nas que vou editar. Mesmo assim tá uma carroça infelizmente :no:
Confesso que o PC precisa de um upgrade, mas não imagino uma melhora tão significante assim, sei lá... o CC tem performado tão bem...
Pode ser que o caminho seja o upgrade mesmo.
Confesso que nunca tentei fazer um job no novo CC. Só testei ele e já desisti.
Mas o flow no LR Classic não é pra ser lento a ponto de te irritar.
Você mantém os catálogos e o LR no SSD?
Se não, isso pode te dar um pouco mais de velocidade.
Acho sinceramente que usar catálogos grandões só vão piorar tua situação.



Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2018, 09:56:25
Pode ser que o caminho seja o upgrade mesmo.
Confesso que nunca tentei fazer um job no novo CC. Só testei ele e já desisti.
Mas o flow no LR Classic não é pra ser lento a ponto de te irritar.
Você mantém os catálogos e o LR no SSD?
Se não, isso pode te dar um pouco mais de velocidade.
Acho sinceramente que usar catálogos grandões só vão piorar tua situação.



Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

também concordo.

o problema é se tiver muitas coleções em um catálogo precisa otimizar ele, tem uma função para isso no classic.

nas últimas versões o LR classic ficou muito bom, bem rápido e fluido.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.