Autor Tópico: Pentax K1000\Pentax-A 50mm\Takumar-A 70-200mm  (Lida 2643 vezes)

Natália Vital

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 24 de Maio de 2018, 22:47:57
Oi gente, boa noite. A mais ou menos um ano ganhei de um amigo uma Pentax K1000, uma objeitiva Pentax-A 1:2 50mm e uma Takumar-A 1:4 70-200mm. Tds estavam meio abandonados, cheios de poeira e bastante mofados, fiz uma limpeza superficial, porém as lentes ainda estão com os elementos internos mofados e o corpo da câmera tbm deve estar. Minha ideia é fazer a limpeza eu msm, já tenho alguma experiêcia e os equipamentos, estava pensando em começar pela Takumar por ser a mais difícil e tbm pq se acontecer qq coisa é a q menos me fará falta.

Preciso principalmente de indicações de produtos para eliminar o máximo dos fungos, uma vez q msm depois de limpar, eles voltaram na parte externa das lentes. Já andei pesquisei em alguns tópicos daqui, mas ainda estou com algumas dúvidas

Segue o link com as fotos: https://photos.app.goo.gl/4SJ2hsW0Fa141lXB2


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2018, 20:05:52
Olá Natália.

Sugiro que leias a o seguinte tópico:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6115.255
Tem dicas bem interessantes, repassadas por usuários mais experientes.

Infelizmente, eu não achei nenhum tópico onde estejam todas as dicas juntas condensadas, então a solução é ir pesquisando nas postagens.

Há algumas semanas eu comecei a me aventurar na limpeza de algumas lentes manuais que comprei. Repetindo o que me sugeriram, posso te sugerir que tenhas:
1 - muita paciência
2 - ferramentas adequadas: chaves de fenda pequenas, lens spanner (é uma ferramenta para abrir lentes), pinça, paninhos de microfibra, pincel de pelos macios, escova de dente para esfregar as partes mais sujas, bombinha de ar, luvas cirúrgicas para manusear os vidros
3 - espaço de trabalho adequado: amplo e bem iluminado, uma caixa para desmontar as lentes dentro dela e não perder nada, pequenos potes para ir depositando as partes da lente e os parafusos
4 - materiais adequados: álcol isopropílico e/ou benzina retificada (para a limpeza superficial), uma mistura de solução de amônia (eu usei Lysoform Amoniaco) e água oxigenada (para limpar os vidros com fungos), pasta Helimax XP (eu usei esta, comprada do EBay) ou graxa de silicone (para lubrificar o helicoide da lente, se necessário)
5 - papel, lápis e uma câmera para documentar a desmontagem da lente e facilitar a montagem após a limpeza

Uma sugestão importante: se vais desmontar o mecanismo de focagem, antes de desmontar, coloca o foco em infinito e faz uma marca nos dois elementos concêntricos. Se não fizeres isso a remontagem será um inferno, pois terás o foco desregulado e terás que fazer a regulagem na tentativa e erro.

Compartilha depois os resultados.

Boa sorte!

Luis


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Natália Vital

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2018, 23:18:31
Luis, mt obrigada pela ajuda.
Tenho pesquisado bastante aqui no forum sobre esse assunto, mas fiquei mais tranquila com suas indicações. Vou providenciar os materiais químicos para a limpeza, já tenho tds os equipamentos q vc citou. E vou pesquisar mais sobre essa questão do foco, pq acredito q eu tenha q desmontar completamente as lentes.




bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2018, 22:01:41

Alo Natalia  ....

Sugiro que voce mande para um tecnico especializado , vai valer a pena e com a garantia de um servico feito por um profissional . Do geito que as lentes se encontram , muito dificilmente voce conseguirá remover os fungos por completo . Fungos são microorganismos vivos , ou seja , ou voce MATA TUDO DE VEZ ou eles retornarão  com absoluta certeza .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2018, 22:05:47

Serviços recomendados  ....

www.portssar.com.br
sr . Peres .... galeria sete de abril sobre loja , centro São Paulo

QUALQUER UM DOS DOIS voce estará muito bem atendida
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !