Autor Tópico: Câmera fotográfica como teodolito ????????????????  (Lida 4153 vezes)

Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Janeiro de 2007, 01:52:55
Pessoal, esses dias me peguei pensando num modo de usar a câmera para calcular alturas, como se fosse um teodolito. Eu sei que minha S2 IS em 6 mm (wide total) produz um ângulo de cobertura vertical de 39,3°. Se a metade desse ângulo formaria um triângulo retângulo com ângulo de 19,65° entre o cateto adjacente e a hipotenusa, e se eu soubesse a distância da câmera até um suposto edifício creio que seria possível, fazendo cateto oposto (altura do edifício, que é X) dividido pelo cateto adjacente (que é a distância do edifício até na câmera) dando igual à tangente de 19,65 (0,357), eu descobriria a altura do edifício, que é X. Fiz um desenho para tentar explicar (não reparem a qualidade :P)




Em tese, seria possível usar a câmera como um teodolito. Evidentemente seria necessário fotografar o edifício abranjendo metade de toda a extensão vertical da foto e, no meu caso, em 6mm, wide total. Aí faria as contas acima expliacadas e acrescentaria à altura a distância da câmera até ao chão, para finalmente obter a altura do edifício.

Por enquanto não fiz nenhuma contra-prova, e evidentemente não seria extremamente preciso, talvez devido à distorção barril causada em wide, mas gostaria de saber a opinião dos mais experientes.


Abraços.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 02:16:11 por Marcos Henrique »


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:59:00
Ninguém?!  :bye2:

Pessoal, sintam-se à vontade para comentar!! Ou será que viajei demais...?  :mf_w00t2:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:10:07
Faz sentido.
Experimenta em casa com algum objeto a pequena distância. Se der certo vai na rua e mede o seu edifício.  :laughing:  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 21:37:50
pra q issu meu deus???
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:16:24
Deu certo !!!!!!!!

Medi a altura do meu gabinete:
1°.: Fotografei meu gabinete mantendo a altura da câmera no começo da altura do gabinete.
2°.: Fiz o enquadramento de modo que o gabinete ocupasse somente metade da extensão vertical da foto. É aí que ocorrem as imprecisões, já que vai muito do olho para saber se o gabinete está exatamente na metade do quadro.
3°.: Fiz o esquema das contas acima. A altura é igual à tangente de 19,65° multiplicada pela distância da câmera até o objeto. A tg de 19,65 é 0,35706 e a distância que a câmera estava era de 111 cm.

Se multiplicarmos os dois valores, o resultado será: 39,63 cm. Agora, adivinhem qual é a altura do gabinete, segundo uma trena de alfaiate com a qual fiz a medida?? 40 cm !!!




Para mim o resultado foi surpreendente. É só parar um pouco a chuva por aqui e vou para fora fazer umas medições  :laughing:

E então, o que acharam??  :mf_w00t2:  
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 15:11:08 por Marcos Henrique »


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:48:50
Marcos
Já trabalhei com topografia em uma siderúrgica em construção na década de 70.
A teoria é esta mesmo, já a prática...
Para "ter idéia" até serve, dimensões aproximadas, bem rudimentares.
Pô, os níveis e teodolitos que eu "usava" (prá dizer a verdade: carregava, montava a parte fácil e dava uma olhadinha quando o manda-chuva liberava) tinham precisão de menos de 1 milímetro a dezenas de metros de distância...
Vale como exercício de aplicação da trigonometria, execrada por muitos.

Vilso
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer


silascow

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2007, 17:55:07
..
.. É Marcos Henrique, tomara q pare de chover prá vc sair do rancho e ficar apenas nas fotos...

.. Mas valeu pelas demonstrações trigonométricas e, possibilidades da camera..

.. abrçs.
 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2007, 18:28:19
Legal o esquema, fazia no olhômetro pra descobrir altura de árvore, com a câmera fica mais fácil (afinal a precisão necessária é bem menor do que num prédio e um erro de mais ou menos 10% é mais do que aceitável)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:24:22
Eu vi há muito tempo na internet um teodolito caseiro feito com um disco de papelão, um transferidor de 180°, e outros materiais bem baratos e de fácil acesso. É uma pena que não lembro mais o endereço na web mas, prometo que vou procurar isso. Assim que tiver alguma coisa eu posto aqui.

O princípio é o mesmo: calcula-se a distância da base do teodolito até o objeto e depois usando a farinhanometria, quer dizer, trigonometria chega-se a altura.

A vantagem de se usar a máquina fotográfica é que ela já te dá essa primeira medida. Gostei pra caramba disso. Acho que tudo o que a gente aprende nunca é demais. Algum dia vai servir. Tenho certeza.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
-22.352971,-48.775582


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:49:25
Citar
S2 IS em 6 mm (wide total) produz um ângulo de cobertura vertical de 39,3°

como eu sei o da minha W70?


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:52:53
tg  = altura/distancia, entao vo jaja fazer os experimentos hehehe, descobrir o angulo


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2007, 00:24:48
Que bom que gostaram da idéia. Agora é só ir aperfeiçoando-a. Na S2 IS e outras compactas do gênero só é possível saber com segurança os ângulos de cobertura em wide ou tele total, já que quando não estamos em nenhuma dessas distâncias focais é impossível saber a distância focal exata. Nas reflex já deve ser bem fácil, pois a DF fica marcada na lente.

Imaginem que interessante você fotografar uma linda montanha e na mesma hora saber a altura aproximada dela? Mas, ainda é preciso descobrir os "bugs" da idéia, hehe  :laughing:

Já montei teodolitos caseiros. Eu fazia com um transferidor, canudinho de bar, e botava o bicho num apoio. Sai super barato, com 3 reais se faz um, e é muito útil.

Yhangr, para descobrir a distância focal em wide ou em tele basta olhar o que está escrito nas lentes  :doh: .  Para  saber os ângulo de cobertura vertical, horizontal e diagonal da lente da sua câmera, dá uma lida neste artigo: http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=2999

Assim de der certo, posto mais testes.  :thmbup:

Abraços a todos!  :bye1:  


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:31:06
marcos, nao precisa nem fotografar a partir do meio: fotografe o objeto inteiro, ele indo de uma ponta a outra da foto, aplique a formula, e no final multiplique por 2!!

Citar
Imaginem que interessante você fotografar uma linda montanha e na mesma hora saber a altura aproximada dela? Mas, ainda é preciso descobrir os "bugs" da idéia, hehe 


Esqueceu que temos que saber a distancia da montanha até a gente? hehe
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 22:32:14 por yhangr »


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2007, 00:28:14
Citar
marcos, nao precisa nem fotografar a partir do meio: fotografe o objeto inteiro, ele indo de uma ponta a outra da foto, aplique a formula, e no final multiplique por 2!!
Explica melhor a sua idéia... Por que multiplicar por 2?  :denken:


Citar
Esqueceu que temos que saber a distancia da montanha até a gente? hehe
Citar
Imaginem que interessante você fotografar uma linda montanha e na mesma hora saber a altura aproximada dela?
distância aproximada,  :thmbup: