Autor Tópico: OLYMPUS OM D ... diferenças  (Lida 4632 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Agosto de 2018, 03:01:58
Alo pessoal ...
Sou um velhinho ( 70 anos ) com duas profissões , uma delas é fotografo , e Gracas a DEUS aposentado em ambas . Nikon maniaco há 50 anos , me interessei pela OM D . Entretanto , ainda NÃO consegui entender direito as diferenças entre os modelos . Meu interesse é focado em lentes manuais e assim permanecerá , com ajustes de iso , abertura e velocidade tambem na forma manual ..... ( o cerebro ainda é analogico ... :hysterical:  )

Poderiam os colegas , que dispõem do ( s ) modelo em questão me passar essas diferenças
de forma que um ex fotografo de lambe lambe consiga entender ... ? ...  :hysterical:

Obrigado .....  :assobi:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, 03:03:27 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2018, 09:03:19
A linha tem a Om D 1 que é a topo de linha, a 5 é a intermediária e a 10 a mais simples.

A OM-D 1 tem 20 mega pixels e as outras 16.

Todas têm controles manuais e são muito boas.

Você quer usar lentes manuais antigas nelas? Vai precisar de adaptadores.

Enviado de meu SM-G955U usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2018, 09:12:13
ac  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2018, 09:35:41
A linha tem a Om D 1 que é a topo de linha, a 5 é a intermediária e a 10 a mais simples.

A OM-D 1 tem 20 mega pixels e as outras 16.

Todas têm controles manuais e são muito boas.

Você quer usar lentes manuais antigas nelas? Vai precisar de adaptadores.

Enviado de meu SM-G955U usando o Tapatalk

As EM1 e EM5 têm o corpo selado também (weatherproof), e obviamente só mantêm o selamento se vc usar lentes seladas.
Mas hein, em sites q fazem comparativos vc consegue ver as diferenças. O próprio Dpreview faz isso (vc pode colocar várias câmeras na comparação).
Acho que o mais importante é saber que serão necessários adaptadores, se for usar marcas diferentes de lentes vai precisar de um adaptador pra cada marca.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, 09:37:59 por Helena Bsb »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2018, 11:02:57
Bjorn,

Recomendo fortemente que antes de comprar faça uma pesquisa se as lentes que você gostaria de ter para ela, nativas do MFT estão disponíveis e dentro do seu orçamento porque aqui elas estão caríssimas. Uma 14-42 do kit não está saindo por menos de uns 800 reais usada, o que é um absurdo, não é nem tanto por causa do dólar, é pela falta no mercado de usados aqui. Recomendo também dar uma olhada na Panasonic GX7, eu preferi ela à EM5.

Outra coisa que é bom ter em mente é que as Fujis (XE2/XT1) tem muito mais oferta, tanto de lentes quanto de corpos e as vezes acaba saindo mais barato que as MFT.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2018, 12:04:37
Bjorn,

Recomendo fortemente que antes de comprar faça uma pesquisa se as lentes que você gostaria de ter para ela, nativas do MFT estão disponíveis e dentro do seu orçamento porque aqui elas estão caríssimas. Uma 14-42 do kit não está saindo por menos de uns 800 reais usada, o que é um absurdo, não é nem tanto por causa do dólar, é pela falta no mercado de usados aqui. Recomendo também dar uma olhada na Panasonic GX7, eu preferi ela à EM5.

Outra coisa que é bom ter em mente é que as Fujis (XE2/XT1) tem muito mais oferta, tanto de lentes quanto de corpos e as vezes acaba saindo mais barato que as MFT.

Eu tive sorte de pegar uma onda de muita oferta de lente aqui no fórum. Das minhas 7 lentes nativas, 4 foram compradas aqui, e 3 vieram de fora (foram 4 compradas fora no total, uma já foi vendida). Agora é raridade ver algo.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2018, 13:24:42
...Nikon maniaco há 50 anos , me interessei pela OM D . Entretanto , ainda NÃO consegui entender direito as diferenças entre os modelos . Meu interesse é focado em lentes manuais e assim permanecerá , com ajustes de iso , abertura e velocidade tambem na forma manual ..... ( o cerebro ainda é analogico ... :hysterical:  )

Poderiam os colegas , que dispõem do ( s ) modelo em questão me passar essas diferenças
de forma que um ex fotografo de lambe lambe consiga entender ... ? ...  :hysterical:
Obrigado .....  :assobi:


Sao 3 modelos de OM-D: a E-M1, E-M5 e E-M10. A primeira e segunda já estão nas versões mk II e a E-M10 na mk III. Essa ultima é a mais compacta e as duas primeiras seladas. Das mk I recomendaria somente a E-M1 que ainda se mantem muito competiviva em termos de recursos (mas a E-M5 mk I tb é muito boa, caso apareça alguma oportunidade irresistível). Das E-M10 dê preferencia a mk II (corpo de metal, estabilizador no corpo de 5 eixos, live composite..) e a mkIII (idem, mas com video 4K). A E-M5 mk II tem recursos extras em relaçao a E-M10, pois esta em faixa de preço superior, é mais sofisticada e com muitos recursos da E-M1, que basicamente tem velocidades de captura bem superiores as das outras OM-Ds, além de 20 mp, pro capture (na mk II) etc.. Obviamente a escolha, imagino, deva estar relacionada a um orçamento. Se for restrito,  o melhor custo-beneficio será a OM-D E-M10 mk II, mas por pequena diferença muitas vezes se consegue uma E-M5 mk II.
Qualquer dos modelos mencionados é compativel com lentes manuais mediante adaptadores mecânicos, nao ópticos,  bem baratos (faixa de 10 dolares fora),  q se pode comprar da China pelo correio. Toda lente manual, de qualquer distancia focal, será estabilizada pela camera, um grande vantagem das Olympus, muito eficiente nesse quesisto.
Já adaptadores para lentes eletronicas Canon e Nikon exigem adaptadores com elementos opticos/eletronicos e custam mais caro. As lentes do sistema por aqui nao sao incomuns, mas a procura hoje é muito maior do que no passado recente, o motivo é a popularizaçao na área de video das cameras Panasonic  (GH3, GH4, GH5) e Black Magic (BMPCC) que tem a mesma baioneta das Olympus. A maior parte das lentes que tenho vendido sao para videomakers, inclusive a ultima, uma Pana Leica 15mm que vendi em poucos dias..
Demais detalhes técnicos para efeito de comparaçao se consegue facilmente em sites como o Dpreview, como dito anteriormente.
A propósito, tenho  duas  E-M5 mkII, uma prata com 3.280 clicks e outra preta, nova, recem adquirida que comprei em uma oportunidade de viagem. Em breve vou por a prata a venda..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2018, 18:28:15
Srs Rjansenbr , fabianob , AfShalders , angelone e sra Helena Bsb ....

MUITO OBRIGADO pelas respostas , o velhinho finalmente conseguiu entender tudo .
Um abraço a todos .
« Última modificação: 24 de Agosto de 2018, 18:32:37 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2018, 19:31:25
bjorn,

Nao sei o uso que vai dar na camera e longe de mim querer mostrar pelo em ovo, mas com seus 50 anos de Nikon (SLR) leria também um tópico que rolou aqui sobre visores óticos x eletrônicos, dando desconto nos exageros dos dois lados.

Quanto mais informação melhor.

ps. tenho uma omd e me acostumei.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2018, 23:38:59
com 50 anos de técnida com slrs, vai tirar as digitais de letra. vai matar a pau com qualquer uma que pegar. realmente as omds, assim como as fujis, tem o visual mais retro. espero que curta esse novo mundo.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2018, 00:46:36
bjorn,

Nao sei o uso que vai dar na camera e longe de mim querer mostrar pelo em ovo, mas com seus 50 anos de Nikon (SLR) leria também um tópico que rolou aqui sobre visores óticos x eletrônicos, dando desconto nos exageros dos dois lados.Quanto mais informação melhor.
ps. tenho uma omd e me acostumei.

Alo cx postal ...

Obrigado pela resposta .
Conforme falei ali acima , me aposentei nas 2 profissões , montei uma pequena empresa de serviços fotograficos e agora ficarão com a patroa e a filha , minha fotografia agora será apenas para diversão. Custou muito chegar essa fase da vida mas finalmente chegou .

Eu gosto muito da fotografia analogica mas inegavelmente a digital tem inumeras vantagens acima dela . No quesito cameras , me interessa experimentar minhas lentes antigas , todas manuais , em uma camera 4/3 por causa do fator de corte . Estou com umas ideias ( somente como passatempo ) e imaginando os resultados que posso obter com lentes de 12 , 20 , 24 , 28 , 35~105 , 50 , 58 , 85 , 135 , 600 .... com foco mais preciso na 12mm f 2.8 , 28 f 2.8 , 50 f 1.2 e na 135 f 2.0 ..... dai o meu interesse na OM D ....

Como de certa forma tenho facilidade de algum colega trazer - me de fora uma câmera , o custo NÃO me torna tão exorbitante assim . Porem , mesmo com a inegavel qualidade das lentes olympus , NÃO pretendo ter nenhuma , caso eu venha a comprar alguma coisa , seriam as lentes da voigtländer ....  https://www.voigtlaender.de/objektive/mft/  ..... mas ai acabo perdendo o foco anterior e criando um novo sistema , o que NÃO é do meu interesse , apesar da excepcional qualidade das lentes .

Obrigado e um abraço
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2018, 01:03:00
com 50 anos de técnida com slrs, vai tirar as digitais de letra. vai matar a pau com qualquer uma que pegar. realmente as omds, assim como as fujis, tem o visual mais retro. espero que curta esse novo mundo.
....

Alo adriano ...

Matar a pau , que nada. Te confesso , sem vergonha nenhuma , que tenho uma dificuldade muito grande com as digitais , principalmente se colocadas em auto iso , auto focus , auto tudo. Para voce talvez seja dificil aceitar o que eu digo , mas para mim fica muito mais dificil trabalhar com as cameras fazendo tudo , justamente por que ... " ELAS " ... não estão sabendo o que EU quero ...  :hysterical:  .... velho tem dessas coisas . Outro dia fui na empresa em que me aposentei , predio novo , moderno , elevadores de ultima geração e ai meu amigo , ...  :hysterical: ... procurei de um lado , de outro e nada de achar , CADE OS BOTÕES dos andares ...  :hysterical: .... NUM TINHA , LEVARAM TUDO .. ? ... ai entraram outras  pessoas e eu só....  :assobi: ... e ai eles simplesmente falaram os andares e NÃO é que o elevador obedeceu direitinho ....  :hysterical: ... e a volta foi pior , eu no corredor pensando , falo ou não falo .... quero descer ... quero descer ...  :no: .... nada disso , fica perto da porta e uma foto celula faz ele parar . Até descobrir isso meu amigo , daria tempo para tomar um cafe , almoçar e jantar ....  :hysterical:

Agradeço pela ajuda , mas o interesse ficará nas digitais em que eu ainda possa mandar . O elevador foi facil , imagine eu com uma camera super super , vou chegar aos 100 anos e nem ligar vou ter conseguido ...  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2018, 12:47:07
....

Alo adriano ...

Matar a pau , que nada. Te confesso , sem vergonha nenhuma , que tenho uma dificuldade muito grande com as digitais , principalmente se colocadas em auto iso , auto focus , auto tudo. Para voce talvez seja dificil aceitar o que eu digo , mas para mim fica muito mais dificil trabalhar com as cameras fazendo tudo , justamente por que ... " ELAS " ... não estão sabendo o que EU quero ...  :hysterical:  .... velho tem dessas coisas . Outro dia fui na empresa em que me aposentei , predio novo , moderno , elevadores de ultima geração e ai meu amigo , ...  :hysterical: ... procurei de um lado , de outro e nada de achar , CADE OS BOTÕES dos andares ...  :hysterical: .... NUM TINHA , LEVARAM TUDO .. ? ... ai entraram outras  pessoas e eu só....  :assobi: ... e ai eles simplesmente falaram os andares e NÃO é que o elevador obedeceu direitinho ....  :hysterical: ... e a volta foi pior , eu no corredor pensando , falo ou não falo .... quero descer ... quero descer ...  :no: .... nada disso , fica perto da porta e uma foto celula faz ele parar . Até descobrir isso meu amigo , daria tempo para tomar um cafe , almoçar e jantar ....  :hysterical:

Agradeço pela ajuda , mas o interesse ficará nas digitais em que eu ainda possa mandar . O elevador foi facil , imagine eu com uma camera super super , vou chegar aos 100 anos e nem ligar vou ter conseguido ...  :hysterical:

uma camera digital que vc iria curtir é a Nikon DF, mas custa os olhos da cara e já está um pouco datada.
as OMDs tem praticamente os mesmos botoes e dials do tempo das SLRs. vai curtir. questão de costume.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2018, 19:19:21
Ia comentar sobre o fator de corte para as lentes manuais, mas vi que você está ciente.
Parece que você quer uma câmera nova, mas se for pegar usada, lembre que alguns modelos antigos (como a EM-5 mk 1) não tem focus peaking.
Apesar de que tem quem só use foco manual e prefira  a magnificação ao peaking.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2018, 23:11:51
<...>
uma camera digital que vc iria curtir é a Nikon DF
<...>

Se não falha minha memória acho que ele já tem uma dessa! :wub:

O bjorn é old school, mas ao mesmo tempo moderno. Vai tirar de letra a Oly.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna