Autor Tópico: Rumores Canon FF Mirrorless em 05/09/2018. Será?  (Lida 50724 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2018, 12:04:46
RF Mount (New mount, possible EF compatibility?)

Essa parte que eu não consigo entender ainda. Uma baioneta nova, mas compatível com EF? Além disso, uns rumores antigos diziam que a Canon vinha adiando o lançamento da mirrorless porque não conseguia resolver questões de compatibilidade da baioneta com as lentes EF. Ou seja, me parece que não deve ser via adaptador...

Não consigo imaginar que tipo de solução a Canon busca.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2018, 12:18:41
Essa parte que eu não consigo entender ainda. Uma baioneta nova, mas compatível com EF? Além disso, uns rumores antigos diziam que a Canon vinha adiando o lançamento da mirrorless porque não conseguia resolver questões de compatibilidade da baioneta com as lentes EF. Ou seja, me parece que não deve ser via adaptador...

Não consigo imaginar que tipo de solução a Canon busca.

Uma especulação seria fazer um novo mount EF, na pegada do EF-s.
Em que o elemento traseiro da lente invade a caixa do espelho.

Assim as novas lentes poderiam chegar próximas do sensor mesmo mantendo a flange do EF.



Diagrama da ef-s 18-135mm.
Já tem uma flange menor, de 36,5mm, aproveitando o espelho pequeno do aps-c.

Essa solução seria a cara da Canon, cortando a asinha de todo mundo que quer usar lentes de outros sistemas :hysterical:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2018, 12:31:24 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2018, 12:30:22
Em que o elemento traseiro da lente invade a caixa do espelho.

Assim as novas lentes poderiam chegar próximas do sensor mesmo mantendo a flange do EF.

Hmmm, isso faz sentido mesmo. Daí o tamanho das lentes ER pode ser menor também, pelo menos quando encaixadas na câmera, deixando o conjunto mais compacto... Seria algo interessante, mas daí também teria que ver se seria o suficiente para as pessoas comprarem lentes ER ao invés de EF.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2018, 12:35:26
Senão me falha a memoria, o ef-s só tem vantagem na ponta wide.
Precisa confirmar se a 55-250 faz uso disso mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2018, 12:39:17
Senão me falha a memoria, o ef-s só tem vantagem na ponta wide.
Precisa confirmar se a 55-250 faz uso disso mesmo.

Eu acho que sim, mas a distância de flange é a mesma da EF, 44mm. Uma suposta mirrorless poderia ter distância de flange bem reduzida e acho que traria vantagens para todas as lentes, mesmo que a diferença seja grande só nas GA...


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2018, 14:00:38
Canon EOS R Information:

Name: Canon EOS R
RF Mount (New mount, possible EF compatibility?)
No reports of new “RF” lenses being announced alongside the body.
Similar ergonomics to the EOS M50
Slightly larger body than the EOS M50
Will compete with the Sony A7R III & Nikon Z6
24mp or 28mp (Two different reports)
Announcement September 5, 2018

Duvido que virá próximo a uma A7III. Mas é interessante para uma maior briga no mercado de mirrorless.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2018, 14:31:36
Se a distância da flange fosse a mesma, poderia usar tbm as mesmas lentes de hoje.
Se a distância é menor a flange tem que ser maior pra viabilizar o projeto ótico e qualidade de imagem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Agosto de 2018, 14:35:36
O mercado vem praticando três preços de cameras FFno lançamento: US$ 2k, 3,5k e acima de 6k.
Acho que a Canon não fará nada muito diferente disso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 29 de Agosto de 2018, 14:50:19
Uma especulação seria fazer um novo mount EF, na pegada do EF-s.
Em que o elemento traseiro da lente invade a caixa do espelho.

Assim as novas lentes poderiam chegar próximas do sensor mesmo mantendo a flange do EF.



Diagrama da ef-s 18-135mm.
Já tem uma flange menor, de 36,5mm, aproveitando o espelho pequeno do aps-c.

Essa solução seria a cara da Canon, cortando a asinha de todo mundo que quer usar lentes de outros sistemas :hysterical:

Tudo faz muito sentido. Especialmente a parte que não concordo, em fazer um sistema que inviabiliza (ou dificulta) o uso de lentes de terceiros. Mas creio que parte do sucesso da Sony foi justamente facilitar este uso...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 29 de Agosto de 2018, 18:25:18
O fato da lente traseira estar mais próximo do sensor traz vantagens para lentes GRANDE ANGULARES (se a empresa assim projetar)  mas não para lentes normais e teleobjetivas... e creio que somente em FIXAS (pq zoom tb não aproveita isso)

Uma 300mm F4 (uma das lentes mais nítidas do mercado) tem a lente traseira certa de 10cm DENTRO DA LENTE...ela é metade OCA !!!

É, isso é verdade mesmo, pra lentes tele não influencia em nada... E mesmo assim, se mudasse algo, seriam só alguns milímetros em lentes de dezenas de centímetros, nem faria cócegas...

Então outra dúvida pinta. Pra que criar uma baioneta nova se na prática não vai mudar muito no tamanho das lentes? Só pra criar GAs menores? Sei lá... Kkkk


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #25 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:03:30
Segundo o último rumor, o mount RF aceitará lentes EF: https://www.canonrumors.com/a-hypothesis-concerning-the-rf-mount/.

Só não sei como será isso. Será que vai ser compatibilidade total?

O artigo menciona que a baioneta adotaria dois protocolos RF e EF e alteraria entre um e outro automaticamente dependendo da lente que está acoplada (a maior parte do tópico trata mais da voltagem de funcionamento das lentes, pelo que entendi).

Se for isso mesmo, a Canon adquiriria um trunfo quase inigualável no mercado. Ai só dependeria de lançar sensores que possam competir com os da Sony.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #26 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:05:57
Pois é...e a Nikon, por ex, ao invés de fazer GAs menores, fez GAs enormes (em relação ao equivalente DSLR) e escuras, tipo... não entendi nada...E preços 3x maiores que o equivalente DSLR...

E, na Canon, quem curte tecnologia DE FATO, está feliz nos 50Mpix das Canon 5DS R, DESDE 2015 e tem a disposição, lentes de 11mm (FF) :eek: a 800mm e lentes mais claras.
E tá pouco se f... pelas 200g a menos de uma ML ou mudanças de encaixes


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Eu não estou nem aí para o peso da minha 5DIII quando saio para fotografar com ela. Mesmo com a minha gigante 150-600mm. Nesse caso os 300g a menos da a7III, por exemplo, basicamente não fazem diferença.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #27 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:19:57
Eu não estou nem aí para o peso da minha 5DIII quando saio para fotografar com ela. Mesmo com a minha gigante 150-600mm. Nesse caso os 300g a menos da a7III, por exemplo, basicamente não fazem diferença.

Exatamente. Isso que eu não consigo entender. Até hoje (creio que nunca acontecerá) não conseguiram desenvolver uma 100-400mm f/4.5-5.6 para câmeras FF e com peso 500g ou algo próximo disso. Sendo assim, ainda tenho preferido as "gigantes" canon, por exemplo 5d3. Pois, assim, tem-se um melhor acesso aos botões e o devido contra-peso do corpo e lente.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2018, 16:21:04 por rafael1904 »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:26:53
Exatamente. Isso que eu não consigo entender. Até hoje (creio que nunca acontecerá) não conseguiram desenvolver uma 100-400mm f/4.5-5.6 para câmeras FF e com peso 500g ou algo próximo disso. Sendo assim, ainda tenho preferido as "gigantes" canon, por exemplo 5d3. Pois, assim, tem-se um melhor acesso aos botões e o devido contra-peso do corpo e lente.

Vão usar fresnel mas vai perder em nitidez...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #29 Online: 30 de Agosto de 2018, 16:30:45
Só para alimentar mais os rumores, os sites de fofoca fotográfica estão especulando o lançamento de uma RF 24-70mm f2.0, junto com a câmera (https://www.canonrumors.com/is-a-canon-rf-24-70mm-f-2-launching-with-the-eos-r/).

Segundo o site, a mesma fonte que noticiou essa lente também informou que a nova câmera teria somente um slot SD. Mancada da Canon, se for verdade.
Canon 5D MK III - Sony A7III