Autor Tópico: Analisando o olho humano em termos fotográficos  (Lida 18784 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #45 Online: 12 de Junho de 2006, 00:49:34
Citar
Alo a todos

Ivan ,Leo e outros  poderiam explicar oque é  DESCONDICIONMENTO DO OLHAR ?

Obrigado

Abraços
Não tem a ver com foto. Ou melhor, tem. Tem a ver com cada sentimento atitude olhar palavra, emoções enfim, que teu corpo (cerebro?) produz. Pense na expressão que o Ivan usou: "Ilusão por persistência de imagem".

Pense também nessas imagenas já comentadas no tópico:



E pense ainda nisso do Leo: Estamos sempre reprogramando nossos sentidos e suas prioridades, estamos sempre reajustando nossa forma de sentir o mundo, ou seja, ela é totalmente influenciada por nossas experiências, pela interação dos sentidos, pelos padrões culturais aos quais vc é submetido e dai pra cima...

Tem a ver com usar a consciência pra ver um pouco mais além, ou um pouco diferente do que sempre viu, ou observar com um pouco mais de atenção pra perceber o que estava invisível para o olhar condicionado.

Deve ser mais ou menos isso. ;) :D  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


alexandre luna

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 12 de Junho de 2006, 23:46:52

 Obrigado Xiru


:up:  :up:  :up:  

:worshippy:  :worshippy:  :worshippy:


Abraços
 
Alexandre Augusto de Maia Luna
Cirurgião Dentista

dentistaalexandre@globo.com
maialuna@globo.com
Minhas Fotos
Meu filho


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 13 de Junho de 2006, 07:56:18
Alexandre

Não existe DESCONDICIONAMENTO DO OLHAR. Isso é uma expressão sem sentido, pois olhar é um condicionamento, ou seja, ver implica em empregar certos condicionamentos.

O que se pode querer não é descondicionar o olhar, mas conhecer seus condicionamentos de modo a poder interpretá-los, usá-los propositalmente, contrariá-los de propósito, etc.

 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #48 Online: 13 de Junho de 2006, 09:15:07
:stop:
Citar
Aliás, proponho uma brincadeira:
QUE TAL FAZERMOS UMA COLAGEM "A LÁ HOCKNEY"? Cada um faz a sua e inauguramos um tópico para msotrá-las la na sala de exibição de imagens... O que acham? Um termendo exercício de descondicionamento do olhar.
-_-  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #49 Online: 13 de Junho de 2006, 18:08:45
Eu não acho que seja possível fazer um "descondicionamento". Isso só reprogramando o cérebro (aliás reprogramando não, porque redes neurais não são programáveis), porque é assim que nossos olhos funcionam, e a não ser que alguém tenha alguma deficiência, é assim que enxergamos as coisas.

Eu por exemplo sou daltônico, e não há nada que possa ser feito quanto a isso. Aliás eu levei 22 anos da minha vida para descobrir isso, porque pra mim o que eu enxergava era normal... :)
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #50 Online: 13 de Junho de 2006, 18:33:57
Pô Xiru.... risos

Acho que vou lá editar o post só para não ser pego na contradição -gargalhadas.

Sim e não. Depende de como usamos a palavra. A rigor, não existe descondicionamento do olhar, mas podemos isso sim explorar os condicionamentos, conhecê-los...

Abraços,
Ivan

 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #51 Online: 13 de Junho de 2006, 18:34:01
Sim, vc não pode descondicionar assim, nessa interpretação. Assim como não pode mudar seu sistema digestivo. Mas da maneira como eu interpretei o que li mais no início do tópico, e expus, dá sim. É algo manos "fisiológico" e mais "cultural".


EDIT: heheheh.. na mesma hora. ;)
« Última modificação: 13 de Junho de 2006, 18:34:31 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #52 Online: 10 de Dezembro de 2008, 09:44:21
Up para o ótimo tópico!

:ok:
Deutschland

Flickr


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 10 de Dezembro de 2008, 10:36:02
Respondendo a questão inicial das propriedades óticas da visão, e abrindo um parenteses na questão da percepção:

Comprimento focal: de 15.9 a 17.2 mm, dependendo da fonte.
Profundidade de campo: ? (eu sei que é baixa, mas ainda não peguei pra calcular)
Abertura: aproximadamente F/3 - F/11
Uma mini revisão bibliográfica de pesquisas sobre a distância focal de visão humana (english required):
http://hypertextbook.com/facts/2002/JuliaKhutoretskaya.shtml

Object focal length of the eye = 16.7 mm
Image focal length of the eye = 22.3 mm
The object focal length is for rays coming OUT OF THE EYE. But for an image on the retina, the image focal length is what one wants… So this explains the commonly cited ~17mm focal length, but the correct value is ~22 mm focal length."

Já a respeito da abertura eu tive dificuldade de achar alguma coisa sólida (isto é, artigos acadêmicos produzidos sob critérios rigoros, revisados e publicados em periódicos científicos), mas o Wikipedia afirma que é "from about f/8.3 in a very brightly lit place to about f/2.1 in the dark", e cita um livro de física: http://en.wikipedia.org/wiki/F-number#Human_eye


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:39:43
Interessantíssimo!! Ainda não tinha visto esse tópico.

Estudei muito sobre percepção acústica que tem fenômenos de complexidade similar ao da visão e até já tinha feito algumas analogias. Na verdade todo o sistema nervoso tem comportamento muito análogo.

Uma coisa que noto na minha visão é que nas bordas além da baixa nitidez é como se a taxa de amostragem  (termo errôneo pois não há similar na biologia mas foi o melhor que achei) fosse menor que a da área central. Pontos de luz com LEDs vermelhos de rádio relógio por exemplo, aparecem como um movimento descontínuo ao deslocarmos nossa visão sobre uma cena. Se os mesmos pontos estiverem no centro da visão isso não ocorre.

O grande barato aí é o sistema nervoso que tem uma capacidade de processamento tão absurda que não é comparável a nenhuma tecnologia desenvolvida pelo homem.

Fugindo apenas um pouco do tópico consegui pensar em dois exemplos bacanas que misturam os sentidos da visão e audição:

* Quando se está ouvindo um grupo de pessoas conversando ao longe fica muito mais fácil diferenciar as frases quando os interlocutores são conhecidos mesmo que depois não possam ser mais vistos.
Isso porque o sistema nervoso é capaz filtrar os padrões da voz e interpretá-los. É um caso parecido com o da madeira citado pelo Léo que é uma intereção entre visão e tato.

* Outro exemplo:

A identificação da posição dos sons depende das diferenças entre as intensidades e fases das orelhas direita e esquerda. Interessante que pode ser facilmente reproduzido em uma gravação binaural e fones comuns.
Vejam esse exemplo interessantíssimo:
http://atalibaneto.wordpress.com/2008/11/03/gravacao-binaural/

Se o sistema que identifica a posição dos sons trabalha em conjunto com o histórico visual do ambiente ele é extremamente preciso.
Porém se a visão é suprimida o sistema funciona de forma menos eficiente e existirão situações onde a localização fica indefinida. É mais um caso de interação visão e audição.

Nesses caso de falta de informação visual ou histórica do ambiente a solução que nosso corpo acha é mais interessante ainda. Por instinto damos uma leve guinada na cabeça e a nova informação cruzada com a anterior nos permite enfim identificar a origem do som.

Não sei se meu comentário foi pertinente ou útil, mas não deixem de ver o link pois de qualquer forma é fantástico.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #55 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:55:11
 :clap: :clap: :clap:
Que ótimo artigo.
Só tenho a aprender, muito mais.
O que eu posso dizer é que já fiz alguns cursos de pituras e sei de minha capacidade limitada para tal, abstrato só, e os professores falavam, que para virem os erros em suas obras eles "tapavam" um olho e viam mais os erros que com os dois.
Para pintar certas coisas, sempre tapavam um olho e observavam de um outro ângulo. Isso aconteceu com grandes mestes da pintura mundial.

 :clap: :clap: :clap: :clap:
 :worship: :worship: :worship:
 :worship: :worship: :worship:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 12 de Dezembro de 2008, 00:33:00
Eu por exemplo sou daltônico, e não há nada que possa ser feito quanto a isso. Aliás eu levei 22 anos da minha vida para descobrir isso, porque pra mim o que eu enxergava era normal... :)

Meu pai tem 65 anos e é daltônico, não consegue diferencir tons de verde de marrom e até hoje não acredita.

Ele sempre responde "Não sou daltônico, só não conheço bem o nome das cores"  :hysterical: :hysterical:

Que ótimo artigo.
Só tenho a aprender, muito mais.
O que eu posso dizer é que já fiz alguns cursos de pituras e sei de minha capacidade limitada para tal, abstrato só, e os professores falavam, que para virem os erros em suas obras eles "tapavam" um olho e viam mais os erros que com os dois.
Para pintar certas coisas, sempre tapavam um olho e observavam de um outro ângulo. Isso aconteceu com grandes mestes da pintura mundial.
 :clap: :clap: :clap: :clap:
 :worship: :worship: :worship:

Não tá como artigo  :(. Poderia estar ou pelo menos travado num local reservado às grandes discussões.

Legal esse exemplo Mateus.  :ok:

Imagino que pra quem está pintando, tapar um dos olhos e observar a mesma cena de outro ângulo deve dar ao cérebro uma interpretação totalmente nova do ambiente.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #57 Online: 12 de Dezembro de 2008, 13:50:53
Up para o ótimo tópico!

:ok:

Aê pessoal, Vivas pro Marcelo que ressuscitou o tópico.  :clap: :clap:
Só agora descobri, mas que tal aceitarmos o desafio do Ivan?
"QUE TAL FAZERMOS UMA COLAGEM "A LÁ HOCKNEY"? Cada um faz a sua e inauguramos um tópico para msotrá-las la na sala de exibição de imagens... O que acham? Um termendo exercício de descondicionamento do olhar."


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 21 de Janeiro de 2009, 09:58:41
Pessoal,

Um artigo interessante em inglês:

O Olho Fotográfico - Como nosso olho vê X como nossas câmeras veem

http://www.bhphotovideo.com/c/find/newsLetter/The-Photographic-Eye.jsp&print=Y

By Allan Weitz
- Rodrigo -


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #59 Online: 22 de Janeiro de 2009, 19:24:44
Wellington, tópicos assim nao merecem ficar enterrados, temos que ressuscitar mesmo :ok:

Mais uma contribuicao que eu achei interessante, a comunicacao entre os nossos olhos e cérebro:

De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.

Sohw de bloa.



Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua  mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO
NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35!
R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO,
M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453
4UTOM4T1C4M3NT3,S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO?
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
Deutschland

Flickr