Autor Tópico: Um grande marco da Canon? EF-M 32mm F/1.4 STM  (Lida 6611 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 30 de Agosto de 2018, 12:03:00
Há um tempo está rolando rumores de uma EF-M 32mm f/1.4 STM para o sistema EOS M da Canon.
Bom, agora os rumores estão praticamente confirmados e o anuncio está bem próximo.

Não cheguei a dar muita bola pra esse lançamento, mas acabei de perceber que ele pode ser um grande marco da Canon.
O mount EF-M está recebendo algo que a Canon não fez em 14 anos no mount EF-S.
Não existem lentes EF-S mais rápidas do que f/2.8. Quando notei isso percebi o quão significante pode ser essa lente f/1.4 para APS-C.

Outro detalhe interessante é que até então todas as fixas para o APS-C da Canon, EF-S ou EF-M, são lentes macro ou pancakes. Essa será a primeira fixa "normal" e rápida para o sistema.

E o preço provavelmente vai ser bem em conta. A lente STM mais cara atualmente é a 24-105 IS STM, que é para FF, e que gira em torno de $600.
O pessoal está esperando algo em torno de $350 por essa 32mm f/1.4, similar a 50mm f/1.4, a única lente f/1.4 da Canon que não é uma L e custa menos de $1000.

O que acham desse lançamento? Pode ser o início de uma "fujificação" do APS-C da Canon?
« Última modificação: 30 de Agosto de 2018, 12:12:01 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2018, 12:18:37
Tomara. Concorrência é sempre bom pra todo mundo.

Que venha logo uma boa 18mm, pra ver se a Fuji se coça em atualizar a dela. Não que seja ruim (é a que eu mais uso), mas é aquém da maioria.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2018, 13:48:30
Pois é, com a 22mm f/2 da quase pra montar um ser de fixas nativo.

Só precisa de uma 15mm f/2 e uma 50mm f/1.4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2018, 14:17:10
Eu acho interessante e pra mim mostra certo comprometimento com a linha. Não sei quais os planos futuros da Canon pós mirrorless FF, mas espero que não abandonem a M.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2018, 15:33:11
Eu acho interessante e pra mim mostra certo comprometimento com a linha. Não sei quais os planos futuros da Canon pós mirrorless FF, mas espero que não abandonem a M.

Acho que não devem abandonar.
As M conquistaram um grande público no mercado oriental.
Na minha opinião essa 32mm é um reflexo disso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2018, 18:14:40
Acho que não devem abandonar.
As M conquistaram um grande público no mercado oriental.

Também acho que não abandonarão. Mas é que vi gente apostando nisso.

Assim como tem gente que aposta que um dia, num futuro distante, as Rebel serão substituídas pelas M.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2018, 20:28:12
Assim como tem gente que aposta que um dia, num futuro distante, as Rebel serão substituídas pelas M.

Quando o EVF ganhar produção em escala e ficar mais barato que o combo espelho + OVF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2018, 21:43:02
Eu acho interessante e pra mim mostra certo comprometimento com a linha. Não sei quais os planos futuros da Canon pós mirrorless FF, mas espero que não abandonem a M.
Tá aí uma coisa que a Canon me surpreendeu. Apesar dos primeiros modelos não serem essa maravilha a marca continuou firme com o sistema e veio evoluindo. Eu quase comprei uma M100 porque tem uma imagem muito boa para o tamanho e agora com o Dual Pixel ficou uma delícia de usar.
E também tem outra coisa, a EOS M é a Mirrorless mais vendida do mundo (ou Japão!?).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2018, 21:43:51
Eu acho interessante e pra mim mostra certo comprometimento com a linha. Não sei quais os planos futuros da Canon pós mirrorless FF, mas espero que não abandonem a M.
Depois que arqui rival lançou a sua logo logo a Canon aparece com a dela (dizem ser próximo mês).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2018, 22:27:08
Cara, para mim seria um sonho. Eu compraria sem sombras de dúvidas, até porque 50mm é minha distância focal preferida em FF.  :wub:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2018, 09:52:44
Quando o EVF ganhar produção em escala e ficar mais barato que o combo espelho + OVF.

Exatamente. Quando a gente fala que o DLSR vai acabar, a primeira coisa é que não vai acabar de fato, assim como passeio de carruagem não acabou. E vai diminuir bastante porque os EVFs vão, em algum momento, ficar tão bons e baratos que a diferença vai deixar de compensar.

O mesmo já se observa em painéis de carros: cada vez mais usam uma tela LCD ao invés do típico painel de instrumentos com ponteiros.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2018, 09:54:43
Exatamente. Quando a gente fala que o DLSR vai acabar, a primeira coisa é que não vai acabar de fato, assim como passeio de carruagem não acabou. E vai diminuir bastante porque os EVFs vão, em algum momento, ficar tão bons e baratos que a diferença vai deixar de compensar.

O mesmo já se observa em painéis de carros: cada vez mais usam uma tela LCD ao invés do típico painel de instrumentos com ponteiros.

pra que manter espelho em uma câmera EVF? se até o shutter é mecânico nas ML?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2018, 09:55:28
Uma lente muito boa e interessante para uma Canon se armando para a guerra que vai começar...


como você disse a guerra do conta gotas está começando...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2018, 01:05:34
Eu acho que o EOS M vai morrer, ou então eles vão ficar pior que a Sony, cheios de mounts e câmeras desconexas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2018, 01:33:00
Pois é aí que eu queria chegar  :ok:

Como desenvolver um conjunto bom de lentes profissionais, a longo prazo, com tanta versão de encaixe ???

Hoje mesmo eu falei: Vou pra Sony !!!

E  fui olhar grande angular fixa Sony.. Kd ??  :shock:
NÃO TEM !!! pqp !!! :shock:

Outro dia fui procurar teleobjetivas... entre 200 e 300 ... NÃO TEM...

Macros profissionais 200mm  ?  :shock:   :doh:  :hysterical: Ha...a Sony me respondeu mentalmente... tá me tirando ? Nem GA fixa tem...


Como se espera crescer com tanto padrão ???


Mataram o A-Mount e CINCO anos depois o que temos ???

Um monte de zoomzinha e lente fixa normal ???



Esses montes  padrões não vão a lugar nenhum...


Lança "3 cameras novas por ano" e lente nada ???

Mirrorless tem que acompanhar o DSLR... não é esse lança-lança-lança frenético de câmera IGUAL COMPACTA e quando se vai ver...kd lentes ???



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Um monte de lente adaptada.