Autor Tópico: Acompanhando fotógrafo experiente  (Lida 4021 vezes)

gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 01 de Setembro de 2018, 22:55:19
Olá gente

É comum cobrarem para deixar um novato acompanhar um evento por ex? Observei que existem fotógrafos q cobram e outros não.

Outra dúvida. Qdo acompanhamos um fotógrafo em evento e usamos o nosso equipamento para fazermos algumas fotos, com a finalidade de aprender e entender a dinâmica de trabalho, podemos usar estas imagens em portfólio?

Obrigada!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2018, 10:00:10
1 - Eu nunca vi ninguém cobrar, mas é muito raro alguém levar.
Existem alguns problemas em levar um "aprendiz" em um casamento ou aniversário, uma boa parte dos buffet's aqui da região, cobram a metade do valor de uma pessoa para cada profissional, e isso quem paga são os noivos, quando você leva alguém "extra" na equipe é como o convidado que leva um amigo, vai sair do bolso dos noivos.
Outro problema é que um aprendiz não é um assistente que está lá para carregar mochilas e fazer "células", ele está lá para fotografar, e na ansiedade para dar cliques, pode atrapalhar, principalmente quando tem cinegrafistas.

2 - Usar ou não a imagem é uma questão complicada, são raros os profissionais que deixam um freelance ou mesmo um funcionário usar as imagens, pois isso envolve uma serie de questões, desde privacidade dos noivos até o uso indevido de imagem, ou até mesmo pelo simples fato do fotógrafo não querer, e esse também é um dos motivos para que fotógrafos não levem "qualquer um" em seus eventos.


Resumindo, se você quer ir em algum evento para pegar experiencia, e tem um profissional disposto a te levar, converse antes, tire suas duvidas, pergunte o que pode e o que não pode, e se não concordar, NÃO VÁ. Mas se for, respeite os limites que ele colocar.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2018, 11:05:15
Nossa, nunca vi fotógrafo cobrar pra levar um assistente, rsrs... Eu, sempre quando levo alguém a mais que está lá pra aprender, pago pelo menos uma ajuda de custo... Nem que seja R$100, mas pago, acho justo. Mas isso vai de cada fotógrafo, se o cara é famoso e tem um monte de gente querendo ir com ele pra aprender, vai da cabeça dele.

Quanto a usar as fotos depois, tem que se combinar com o fotógrafo antes. Em hipótese alguma use as foto sem ele autorizar, e muito menos use as fotos como se fosse de clientes seus. Tem muitas pessoas e muitos fornecedores envolvidos, tem que ser bem cuidadoso na hora de usar as fotos. Como sempre dizem, o combinado não sai caro, é tudo questão de conversar explicitamente com o fotógrafo antes sobre isso.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2018, 14:25:49
Outro problema é que um aprendiz não é um assistente que está lá para carregar mochilas e fazer "células", ele está lá para fotografar, e na ansiedade para dar cliques, pode atrapalhar, principalmente quando tem cinegrafistas.


Entendi q existem alguns problemas em levar um aprendiz. No caso de atrapalhar a filmagem, eu toparia ficar de assistente, sem fotografar, acredito q mesmo assim estaria aprendendo. Qual deve ser meu discurso ao abordar um profissional? Vc acha q sugerindo dar assistência seria mais fácil p eu conseguir?


Quanto a usar as fotos depois, tem que se combinar com o fotógrafo antes. Em hipótese alguma use as foto sem ele autorizar, e muito menos use as fotos como se fosse de clientes seus. Tem muitas pessoas e muitos fornecedores envolvidos, tem que ser bem cuidadoso na hora de usar as fotos. Como sempre dizem, o combinado não sai caro, é tudo questão de conversar explicitamente com o fotógrafo antes sobre isso.

Sim, claro, entendo q o cliente é dele e n meu. Vc acha indelicado eu pedir p usar como portfolio? Um pedido desse queimaria meu filme, visto q o cliente é dele?



gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2018, 14:37:05
Nossa, nunca vi fotógrafo cobrar pra levar um assistente, rsrs... Eu, sempre quando levo alguém a mais que está lá pra aprender, pago pelo menos uma ajuda de custo... Nem que seja R$100, mas pago, acho justo. Mas isso vai de cada fotógrafo, se o cara é famoso e tem um monte de gente querendo ir com ele pra aprender, vai da cabeça dele.


Aconteceu comigo uma vez de um profissional me cobrar para ir com ele num aniversário. Ele disse q seria como uma aula particular. Eu topei, afinal não é tão fácil encontrar alguém disposto a levar alguém. Paguei R$150,00 para ir. Ele me ensinou, mas achei um tanto estranha a atitude. Mais estranho ainda foi ele me pedir algumas imagens q fiz durante a festa. Eu aprendi c ele, mas me senti um pouco usada. No caso ele não era famoso, nem nada.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2018, 14:40:24
Sim, claro, entendo q o cliente é dele e n meu. Vc acha indelicado eu pedir p usar como portfolio? Um pedido desse queimaria meu filme, visto q o cliente é dele?

A questão não é nem essa de "meu cliente x seu cliente", mas é que o contrato dos clientes é com o fotógrafo, detalhes de contrato que foram fechados com ele, o que inclui utilização das fotos, divulgação de imagens de pessoas, de fornecedores... Se um desses envolvidos encontrar uma foto dele no site de outro fotógrafo pode rolar uma situação ruim até que tudo seja esclarecido.

Não acho nem um pouco indelicado perguntar se pode usar as fotos não. Na verdade, isso vai ser ma das primeiras coisas que o fotógrafo vai falar, rsrs...

Eu por exemplo, não tenho nenhum problema dos meus assistentes usarem as fotos dos eventos que forem comigo. Só peço duas coisas: 1 - que esperem eu entregar as fotos aos clientes antes de publicar; 2 - que coloquem em algum lugar visível que fizeram as fotos em um evento me acompanhando. Essas duas medidas já evitam vários tipos de problemas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2018, 14:42:59
Mais estranho ainda foi ele me pedir algumas imagens q fiz durante a festa.

Cobrar pra te levar eu acho muito estranho, eu jamais faria uma coisa dessas. Sempre que levei gente iniciante eu não cobrei nada e até paguei quando foi possível.

Pedir pra usar as fotos que você fez eu não acho nada estranho, acho bem normal, queira ou não queira, você foi de assistente num evento dele. E tudo o que puder fazer para entregar um trabalho melhor ao cliente, acho justo que faça.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2018, 14:48:25
Cobrar pra te levar eu acho muito estranho, eu jamais faria uma coisa dessas. Sempre que levei gente iniciante eu não cobrei nada e até paguei quando foi possível.

Pedir pra usar as fotos que você fez eu não acho nada estranho, acho bem normal, queira ou não queira, você foi de assistente num evento dele. E tudo o que puder fazer para entregar um trabalho melhor ao cliente, acho justo que faça.

Obrigada Humberto pelos esclarecimentos!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2018, 16:49:27
Cobrar para levar?
Já vi alguns "cursos vip" com evento real envolvido, e aí a cobrança é justificada. Agora, só cobrar para levar a pessoa acho estranho. De qualquer forma é preciso conversar muito antes sobre o que fotografar, o que fazer durante o evento, o que pode é o que é restrito, como proceder com as imagens, etc.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


teol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2018, 21:21:28
Que estranho você pagar para acompanhar.
O que eu vejo é que geralmente os fotógrafos pagam entre R$ 100,00 e R$ 150,00 quando precisam de um assistente. E outra prática comum é você disponibilizar as fotos que fez para o fotógrafo, já que ele está te pagando.
Canon 6D
EF 50mm f/1.4 | EF 24-70mm f/2.8L II
Godox V860II C | Godox Xpro-C | Godox AD600BM


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2018, 09:48:59
O que significa "acompanhar"?

Se caso isso seja trabalhar como assistente, eh a primeira vez na vida que fico sabendo que tem fotografo cobrando e gente pagando para trabalhar.

Sinceramente, se vc pagar para um fotografo para ser o assistente dele, mesmo como aprendiz, o fotografo no minimo deve oferecer trabalhos que haja condicoes em que permita que o assistente fique com as fotos dele e possa usar como portfolio. E mesmo assim penso que ser uma furada pagar para ser assistente.

Claro que isso seria outra historia se o fotografo alem da parte pratica, oferecesse aulas teoricas com certificado de formacao para quem terminasse o curso. Caso contrario, jamais.

Quer ganhar pratica? Tem muita gente humilde financeiramente no Brasil que ficariam mais do que agradecidos em poder ter um fotografo aprendiz para fotografar o casamento deles sem custo.

Eu sei que tem muita gente que fica se quixando que casamento de pobre nao tem decoracao chic, nao tem bolo alto e reto, nao tem gente bonita com dentes brilhantes e vestido elegante para sairem "como modelo" nas fotos, etc. Mas eu vejo isso como desculpa para quem tem outro objetivo alem da fotografia, ao qual quer chegar pela fotografia, pq nada disso importa para quem verdadeiramente quer ganhar pratica. Se a pessoa realmente quer ser fotografo, ela nao vai ficar procurando obstaculos mas sim solucoes.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2018, 10:04:03 por C R O I X »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2018, 15:02:18

Boa !

É o que eu sempre venho explicando !



eu entendi a referência...  8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2018, 05:14:59

Levar alguem , só levei a minha filha no inicio dela , alem do ajudante ( que era minha esposa ) . Sempre me preocupei muito com esse negocio de imagem .

ALEM DO MAIS , nunca fui importante o suficiente ( sorte minha ...  :hysterical: ) para que alguem me pedisse para me acompanhar . Eu levaria sim , com reservas quanto à ele / ela produzirem imagens .

NÃO pagaria nada pois seria um passeio , já que ele NÃO faria absolutamente NADA , consequentemente também não cobraria .

ALIAS , nunca nem ouvi falar dessa situação do fotografo cobrar .
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 05:33:21 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2018, 10:02:44
O que eu vejo é que geralmente os fotógrafos pagam entre R$ 100,00 e R$ 150,00 quando precisam de um assistente...

Existe uma diferença entre um assistente e alguém que esta acompanhando para praticar ou aprender.


Assistente é a pessoa que segura a luz, que carrega a mochila enquanto o fotógrafo está na "correria", que fica de olho nos equipamentos quando não tem um lugar seguro para deixar as tralhas, que manobra o carro (se for habilitado), etc, e se sobrar tempo e ele tiver interesse, pode dar uns cliques, mas nem câmera ele precisa ter.
Esse quando eu levo eu pago.


O aprendiz que nos acompanha vai exclusivamente para praticar, no máximo que posso pedir para ele é para segurar o flash nos fotos posadas, e mesmo assim assim é um aprendizado.
Esse é raro eu levar, já levei e tive problema, mas se ainda eu levar, é de graça, não pago, mas também não cobro.


E tem ainda o segundo fotógrafo, que tem uma diferença monstruosa para os casos citados ai em cima e muita gente que está começando procura por freelance se oferecendo como segundo fotógrafo, quando nem de longe são.
O segundo fotógrafo é o cara que se me der uma dor de barriga na hora da cerimonia eu posso ir cag*r na minha casa que ele faz o casamento sozinho se precisar, ou seja, é um fotógrafo do mesmo nível (ou quase) de quem o contrata.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2018, 10:27:00
Existe uma diferença entre um assistente e alguém que esta acompanhando para praticar ou aprender.

O aprendiz que nos acompanha vai exclusivamente para praticar, no máximo que posso pedir para ele é para segurar o flash nos fotos posadas, e mesmo assim assim é um aprendizado.
Esse é raro eu levar, já levei e tive problema, mas se ainda eu levar, é de graça, não pago, mas também não cobro.


Eu já levei quem estava começando para eventos pequenos, nunca tive problemas, mas sei que podem ocorrer, a última vez que levei foi um 15 anos, a fotógrafa foi pegar experiência, me ajudou com algumas coisas e dei a liberdade dela fazer fotos num ângulo diferente do meu, e ela fez algumas fotos muito boas e que eu aproveitei .. então paguei. Agora se for mão única... eu levo para um evento meu... eu dou as dicas... e não tenho nenhum retorno.. aí fica realmente difícil pagar..