Autor Tópico: Acompanhando fotógrafo experiente  (Lida 4043 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2018, 11:13:36
[...] nunca fui importante o suficiente ( sorte minha ...  :hysterical: ) para que alguem me pedisse para me acompanhar . [...]

A sua insignificancia me faz sentir melhor comigo mesmo.  :D

Mas o que vcs chamam de acompanhar e assistente tem outro significado no meu mundo.

Ja me pediram para "ver/acompanhar", o que no caso nao significa trabalhar como assistente (ou como segundo fotografo), mas literalmente apenas ficar vendo nos bastidores mesmo. E se puder eu nao me importo de levar pessoas para as sessoes de fotos, mas eu digo que se for tera que ajudar (carregar material, segurar rebatedor de luz, ajustar potencia de flash quando eu precisar mudar ou durante testes, etc), e dependendo to tipo de sessao de foto, tera que se retirar durante a sessao. Ou seja, ser assistente, se nao ta fora.

O que vcs chamam de assistente (e usam como sinonimo "acompanhar"), no meu mundo eh chamado de segundo fotografo ou fotografo assistente. Ou seja, alguem que fotografa ao lado ou junto com o fotografo principal.

Eu mesmo fui assistente de video em dois eventos esportivos ano passado. O que significa que eu nao segurei nenhma camera e nao registrei nenhuma imagem. Eu apenas carreguei material, ajustei e posicionei materiais de acordo com a demanda do videografo, e tomei conta dos equipamentos. Se eu tivese apenas acompanhado, eu nao faria nada alem de apenas ficar vendo mesmo.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 11:17:13 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2018, 11:20:44
Existe uma diferença entre um assistente e alguém que esta acompanhando para praticar ou aprender.


Assistente é a pessoa que segura a luz, que carrega a mochila enquanto o fotógrafo está na "correria", que fica de olho nos equipamentos quando não tem um lugar seguro para deixar as tralhas, que manobra o carro (se for habilitado), etc, e se sobrar tempo e ele tiver interesse, pode dar uns cliques, mas nem câmera ele precisa ter.
Esse quando eu levo eu pago.


O aprendiz que nos acompanha vai exclusivamente para praticar, no máximo que posso pedir para ele é para segurar o flash nos fotos posadas, e mesmo assim assim é um aprendizado.
Esse é raro eu levar, já levei e tive problema, mas se ainda eu levar, é de graça, não pago, mas também não cobro.


E tem ainda o segundo fotógrafo, que tem uma diferença monstruosa para os casos citados ai em cima e muita gente que está começando procura por freelance se oferecendo como segundo fotógrafo, quando nem de longe são.
O segundo fotógrafo é o cara que se me der uma dor de barriga na hora da cerimonia eu posso ir cag*r na minha casa que ele faz o casamento sozinho se precisar, ou seja, é um fotógrafo do mesmo nível (ou quase) de quem o contrata.

Droga, gastei teclado atoa...  >:(

Eu pensei que o vocabulario usado aqui era apenas o vocabulario brasileiro. Mas agora estou vendo que eh a galera aqui que eh ignorante mesmo.  :D

Seus bandu d' ignoranti.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 11:22:21 por C R O I X »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2018, 11:51:45
A sua insignificancia me faz sentir melhor comigo mesmo.  :D ....
...

Agradeço pela ... " ... insignificância ... " ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2018, 13:23:27
este tópico tá cada vez mais filosófico e inspirador...  :D
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2018, 16:20:18
Acho que talvez a ideia seria uma "mentoria". Essas modinhas que existem agora.. Coaching, mentoria... Sei lá qual a validade disso.. Nunca fiz pra opinar. Mas já vi gente que cobra por isso, sim.  ;) :assobi:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2018, 04:02:38
Acho que talvez a ideia seria uma "mentoria". Essas modinhas que existem agora.. Coaching, mentoria... Sei lá qual a validade disso.. Nunca fiz pra opinar. Mas já vi gente que cobra por isso, sim.  ;) :assobi:
Fotografos estao indo de mal a pior ein.
Daqui a pouco vao levar barraquinha de cachorro quente e pipoca para vender aos clientes, assistentes e demais equipe durante o intervalo.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2018, 07:53:16
Fotografos estao indo de mal a pior ein.
Daqui a pouco vao levar barraquinha de cachorro quente e pipoca para vender aos clientes, assistentes e demais equipe durante o intervalo.
Vi isso num evento chamado "Fotoconhecimento", Croix.
Se tu fosse nesse evento ia te apavorar. Sabe congresso de autoajuda? Foi isso. Muito blá blá blá e pouquíssimo papo sobre fotografia.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2018, 09:19:24
Vi isso num evento chamado "Fotoconhecimento", Croix.
Se tu fosse nesse evento ia te apavorar. Sabe congresso de autoajuda? Foi isso. Muito blá blá blá e pouquíssimo papo sobre fotografia.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Eh o fim dos tempos mesmo...  :no: Bom era a epoca em que fotografo ganhava a vida com fotografia.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2018, 09:20:38 por C R O I X »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 06 de Setembro de 2018, 09:31:02
Eh o fim dos tempos mesmo...  :no: Bom era a epoca em que fotografo ganhava a vida com fotografia.
Teve até fotógrafo famosInsta falando da "espiral de Febernati" :eek: :hysterical: :hysterical: :hysterical: - ele chamou assim mesmo  :aua: :aua: :aua:
Mas no geral, foram muitas lágrimas e histórias de superação absoluta (até trabalhar pra Ana Maria Braga - depois deslanchou).  :doh: :hysterical:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2018, 10:02:46
Teve até fotógrafo famosInsta falando da "espiral de Febernati" :eek: :hysterical: :hysterical: :hysterical: - ele chamou assim mesmo  :aua: :aua: :aua:
Mas no geral, foram muitas lágrimas e histórias de superação absoluta (até trabalhar pra Ana Maria Braga - depois deslanchou).  :doh: :hysterical:

essa referência é daquele cara que registrou o termo casamento de rua?
só consigo pensar numa palavra sobre esse cara... o-p-o-r-t-u-n-i-s-t-a
« Última modificação: 06 de Setembro de 2018, 10:03:00 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2018, 12:42:06
essa referência é daquele cara que registrou o termo casamento de rua?
só consigo pensar numa palavra sobre esse cara... o-p-o-r-t-u-n-i-s-t-a
Não tô sabendo. São 2 referências diferentes ali.
Mas assim. Eu não julgo ninguém. Até por que não tenho conhecimento de causa suficiente pra fazer isso.
Vai que o cara dá ótimas dicas e impulsiona o trabalho dos seus alunos/discípulos... Sei lá.
Só acho que pra mim não serve. Me soa como charlatanismo essa historinha de coaching/mentoria.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



roberto souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2018, 21:55:07
Não tô sabendo. São 2 referências diferentes ali.
Mas assim. Eu não julgo ninguém. Até por que não tenho conhecimento de causa suficiente pra fazer isso.
Vai que o cara dá ótimas dicas e impulsiona o trabalho dos seus alunos/discípulos... Sei lá.
Só acho que pra mim não serve. Me soa como charlatanismo essa historinha de coaching/mentoria.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Penso o mesmo sobre isso, quando tive estomago para escutar este cara falando me pareceu bem isso... Charlatanismo puro. Vendendo esperança para os incautos.
Nikon D610 D7000 / D90 /NIKON 17-55 2.8mm / 50mm 1.8 / SB900 YUNGNOU685


gabisalessr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #27 Online: 16 de Setembro de 2018, 11:25:15
Jah acompanhei fotógrafo experiente como assistente e tbm jah fiz freela e tbm pego casamentos sozinha para fazer às vezes!

Em todos os casos aprendi que o melhor eh uma conversa franca sobre com o fotógrafo que voce vai no evento, pergunte se pode usar as imagens para portfolio porque tem a questao do direito de imagem dos noivos que normalmente é dado somente para o tal fotografo contratado.

Agora, pagar para acompanhar nunca vi!