Autor Tópico: Lentes DX em câmeras FF NIKON  (Lida 7767 vezes)

Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Setembro de 2018, 09:07:47
Meu kit de lentes  são as 18-55mm; 35mm 1.8g e 85mm 1.8g e com elas a minha crop D5000.

Gostaria de saber quais desvantagens de passar para uma FF ao usar essas lentes? Comprar uma lente FX acaba sendo muito caro, e vender tudo séria quase desperdício de dinheiro.

Vale a pena mudar para uma FF D610/D750? Ou se vale a pena continuar nas crop e pegar a linha D7000 pra cima. ?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2018, 11:16:00
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2018, 11:25:38
não sou profissional nem grande entendedor, mas vou postar minha pequena experiencia nesse tema

Depois que mudei para a D610, continuei usando minha lente DX Nikkor 55-300 mm, em paralelo com a FX 24-120 mm.

Vou dizer que tenho tido bastante nitidez com essa lente DX. A nitidez pra uma mesma distancia focal, desta lente DX, algumas vezes me agrada mais do que da própria lente FX 24-120mm. O sistema de foco, me pareceu mais rápido na camera nova do que na antiga D3100.

Como ela só gera captura de imagem na porção central do sensor FX, acaba gerando uma imagem/arquivo menor.

o fato é que pensei que fosse vender essa lente e correr atrás de outra FX que chegasse a 200 ou 300mm, mas por hora não vejo necessidade, pelo menos para meu uso (fotos de filhos, viagens, passeios - diversão mesmo, nada profissional)... vou acabar pegando uma lente fixa de 35 mm FX

Não fiz muitos testes comparando elas, mas devo ter algo em casa, depois posto aqui
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2018, 11:37:31
o que tenho no flicker, não são os mesmos parametros, mas fotos semelhantes com lentes diferentes na camera FF


LENTE FX:

IPA_1647 by Ivan Penna, no Flickr


LENTE DX
(essa tinha errado na exposição e tem mais ruído de pós edição)
IPA_1647 by Ivan Penna, no Flickr



LENTE FX

IPA_3717 by Ivan Penna, no Flickr

LENTE DX

IPA_3670 by Ivan Penna, no Flickr

LENTE DX


IPA_3659 by Ivan Penna, no Flickr
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2018, 11:41:16
mas só acho que se você não pensa em comprar lentes FX no futuro, talvez não valha a pena comprar a FF. Por outro lado, se quer uma camera nova agora, pra continuar usando suas lentes, mas num futuro breve pensa adquirir alguma lente "principal" FX, acho que vale a pena...

eu fiz o caminho inverso... minha 18-55 estragou, e ao comprar uma lente para substitui-la, já peguei uma lente FX, pensando em depois pegar o corpo FF... acho que é um raciocionio semelhante
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2018, 12:20:48
a 18-55 é do kit da câmera DX, se vc for vender, venda o kit todo, será mais fácil.

A 35mm deve ser a DX, embora vc não tenha especificado. Ela deve permitir fotografar em FF, porém com uma vinheta pronunciada em aberturas maiores. Seria interessante trocar essa por uma 50mm 1.8, que será melhor e mais útil, e é quase o mesmo preço.

A 85mm é originalmente FX, ótima para retratos. Ela na FF terá um ângulo semelhante ao da 55mm na DX, pra vc ter uma idéia.

Resumindo: se pegar uma FX, pense em pegar pelo menos uma 50mm junto. Vc encontra muitas em preços bem atrativos, principalmente usadas.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:42:13
mas só acho que se você não pensa em comprar lentes FX no futuro, talvez não valha a pena comprar a FF. Por outro lado, se quer uma camera nova agora, pra continuar usando suas lentes, mas num futuro breve pensa adquirir alguma lente "principal" FX, acho que vale a pena...

eu fiz o caminho inverso... minha 18-55 estragou, e ao comprar uma lente para substitui-la, já peguei uma lente FX, pensando em depois pegar o corpo FF... acho que é um raciocionio semelhante
Discordo do fato de não valer a pena não comprar uma FF. Assim para quem usa casual não vale a pena mesmo, mas eu faço ensaios e eventos e preciso de uma rapidez e qualidade maior cada vez mais.

Eu comprei as lentes sem pesquisar muito, tipo tinha ouvindo de um cara que as lentes iriam servir tanto nas crop quanto nas FF, mas depois que eu vim pesquisar é totalmente o contrário.

Eu não corro pra comprar as lentes FX, mas fico triste ao saber que a 35mm DX ainda vai ficar com vinheta ou algo do tipo na FF.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:46:11
a 18-55 é do kit da câmera DX, se vc for vender, venda o kit todo, será mais fácil.

A 35mm deve ser a DX, embora vc não tenha especificado. Ela deve permitir fotografar em FF, porém com uma vinheta pronunciada em aberturas maiores. Seria interessante trocar essa por uma 50mm 1.8, que será melhor e mais útil, e é quase o mesmo preço.

A 85mm é originalmente FX, ótima para retratos. Ela na FF terá um ângulo semelhante ao da 55mm na DX, pra vc ter uma idéia.

Resumindo: se pegar uma FX, pense em pegar pelo menos uma 50mm junto. Vc encontra muitas em preços bem atrativos, principalmente usadas.
Eu repúdio a 50mm acho uma lente tão inútil como uma 18-55mm, não me leve a mal, sei que tem nego que adora essa lente, mas acho uma lente muito besta! Não dá para vender todo o kit pelo fato da minha D5000 estar chegando perto da vida útil, então é mais fácil para mim tentar vender a lente 18-55 já vi tantos anúncios dessa lente Canon e Nikon, venderia para ter um dinheiro mesmo que seja pouco.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:47:26
Dá uma lida neste post aqui...

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132056.0.html

o cara que abriu o post queria saber se dava pra usar uma 85mm numa DX... aconselhei ele a comprar uma FF...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:52:36
Dá uma lida neste post aqui...

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132056.0.html

o cara que abriu o post queria saber se dava pra usar uma 85mm numa DX... aconselhei ele a comprar uma FF...
Fui eu que abri o post, e bem já usei em alguns ensaios  e me dei super bem com a lente....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:53:53
Fui eu que abri o post, e bem já usei em alguns ensaios  e me dei super bem com a lente....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Eu sei que foi você.  :ok:

E agora tá querendo ir pra FF?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:55:37
Eu sei que foi você.  :ok:

E agora tá querendo ir pra FF?
Sim, qual o problema? Não é a lógica de pegar uma DSLR de entrada e seguir para uma FF?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:57:53
Sim, qual o problema? Não é a lógica de pegar uma DSLR de entrada e seguir para uma FF?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Não tem problema algum... só é um pensamento de Youtuber e Grupo de Facebook.

Eu particularmente uso FF e sou feliz...  8-)

Como também uso Crop e sou feliz...  8-)

O que quero dizer é que ambos os sistemas tem suas vantagens... não é uma escalada... é um equilíbrio...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 15:58:04 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2018, 15:59:19
Se me perguntar qual câmera eu compraria hoje (se precisasse) seria uma D500 Crop... que custa só um pouco a mais que uma D750 FF... pq? pq ela tem um sistema de foco matador e ganha em ISO em muitas câmeras FF.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2018, 16:07:06
Se me perguntar qual câmera eu compraria hoje (se precisasse) seria uma D500 Crop... que custa só um pouco a mais que uma D750 FF... pq? pq ela tem um sistema de foco matador e ganha em ISO em muitas câmeras FF.
E a qualidade do sensor? Pra que comprar uma lente digamos 35mm e não poder usar o valor real dela? Por isso estou querendo ir para a FF, poder usar mais a 85mm até em espaços pequenos e com mais qualidade, poder pegar uma 35mm FX e poder fotografar com ela, e por aí vai.... Me dou muito bem com o modo de foco da D5000 e indo para a d610 ou qualquer outra FF sei que vou me dar bem. Valeu cara, mas não quero ir para outra crop.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk