Autor Tópico: Lentes DX em câmeras FF NIKON  (Lida 7694 vezes)

Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:18:43
Se vc usa bem a 35mm na crop vai gostar da 50mm na FX, pois essas lentes têm o mesmo ângulo nas duas câmeras diferentes.

Meu set hoje vai de 14mm até 500mm, tanto em zoom como em fixas, e trabalho com FX (D700 e D810) e DX (D500 e D3400). A câmera mais versátil de todas é a D500, mas não abro mão da D810 em algumas situações. Em eventos levo as duas, mantendo lentes mais longas na cropada e mais abertas na FF.

A grande vantagem da 50mm é vc poder ter uma lente f/1.4, muito clara, sem ter que hipotecar a casa pra comprar.

Como vc ainda está montando o set, tem uma grande vantagem: pode vender todo seu equipamento cropado que a perda financeira será pequena. Falo isso sem ironia: vc deve ter recuperado já o investimento que fez na câmera com a lente do kit e a 35mm. Aliás, se for vender a 35mm me avise, eu tenho interesse pra usar na D500.

O problema é que sua única lente FF é a 85mm. Essa lente é ótima, mas não é versátil: ela vai limitar as fotos que vc consegue fazer e o espaço que vc vai necessitar. Sua primeira necessidade será uma lente mais aberta para FF. Qual vc deve usar, cabe a vc mesmo decidir: uma boa pedida é a 35mm para FF, outra uma 28 ou 24mm. Se vc pegar uma 28, por exemplo, não precisará da 35mm, mas pode sentir falta de uma lente mais longa, e aí vai acabar indo pra 50mm. Se pegar uma 35mm, pode acabar precisando de uma 20 ou 24mm.

Tem que ver que tipo de fotos vc faz e quais as suas necessidades, e ir trabalhando nelas. A minha 50mm (na realidade a primeira, pois tenho duas) eu comprei pra usar numa D90 e foi a primeira prime que comprei. Até então eu só tinha zoom, a do kit e outras duas. Eu usava a 50mm para retratos, do mesmo jeito que atualmente uso a 85 ou 105.

Quem avalia as necessidades e opções é vc. A gente só dá opinião, que não paga nada mas vale pouco mesmo.

Um abraço,

Miguel
Miguel quero migrar para uma FF, estou cansado de crop já e já usei quase todo o potencial da minha com a lente do kit, com a 35mm em pouco com a 85mm.... Quero partir para a D610 ou a D750, ou qualquer outra FF, quero poder usar o valor real da 35mm e da 85mm, poder pegar uma zoom para fazer "graça" talvez. Sair dessa de ficar na 50mm, acho uma lente agradável de se usar e não pegaria ela para usar em uma FF.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:22:02
:eek: mano do céu...  :eek:
Cara, me passa seu site ou qualquer plataforma que usa para mostrar seu trabalho por favor! Não vou denegrir seu trabalho, quero ver o jeito que trabalha.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:22:47
Felps seja sincero, alguém te bateu com uma 50mm???
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:24:11
Felps seja sincero, alguém te bateu com uma 50mm???
Vai me caro, mas odeio o fato de ser uma lente normal e BÁSICA que vejo muitos terem para fazer eventos, casamentos, ensaios de casal, newborn, 15 anos, retratos....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:28:05
Felps seja sincero, alguém te bateu com uma 50mm???
Sinceramente estou achando que você fotógrafa somente com a 50mm 1.8 e 1.4 uma na crop e a outra na FF

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #35 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:30:49
Cara acho que vc já teve a oportunidade de usar uma 35mm e uma 50mm em uma FF, então me diz é a mesma lente? Me diz isso por favor pq se você me falar isso eu compro a 50mm 1.4 da Nikon agora.

É você que não entende querendo me fazer toda hora pegar a 50mm.

35 e 50 são lentes diferentes tanto na crop quanto na FF. É incrível quando vejo pessoas dizendo que a 35mm se transforma na 50mm pode comprar, se a pessoa quer pegar uma lente para retrato e procura a 85mm, ai a outra pessoa bem e fala não, melhor lente para retrato é a 50mm pq ela é versátil, ela na crop se transforma em 85mm pode ir, na FF você tbm vai usar muito ela tbm para tudo.

As pessoas vão muito nessa. Cara nada a desrespeito a você, mas você sempre diz  pra seguir sua idéia do que fazer desde o outro post que fiz. Não é 50mm que vai me alegrar, já disse, trabalho com ensaios e eventos, tanto a 18-55 que usei por muito tempo tanto a 35mm que não é uma 50mm me ajudou bastante.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Calma, se acalme. Olha só:

A 35mm em crop pega um ângulo semelhante ao da 50mm em FF. Não são lentes iguais, não dão fotos iguais, mas vc vai usar a 50mm em FF nas mesmas situações em que usava a 35mm em crop.

Uma 35mm em FF é mais versátil que uma 50mm na mesma câmera, pois permite fotos em locais mais apertados, sem distorcer demais. Se vc for pegar uma 35mm terá como opções viáveis, não muito caras, a 35mm f/2.0 D, que é a que eu tenho, e a 35 mm f/1.8 G para FF, que não é muito cara mas é bem mais cara que a D e bem mais cara que a 50mm 1.4G. A vantagem é que com a 35mm vc tem uma lente que te permite tirar fotos em ambientes internos com maior conforto, sem ter que se espremer na parede. A desvantagem é que vc não terá fotos com o mesmo padrão de nitidez e desfoque que uma 50mm 1.4 dá.

Como vc já tem uma 85mm, pode pensar sim em pegar uma 35 ou 28 mm (um pouco mais aberta, equivale a 18mm na sua cropada), pois quando for fazer retratos terá uma excelente opção na 85mm, e de saída terá um kit respeitável. Entretanto, todas as lentes 1.4 são muito caras, com exceção da 50mm. Eu gosto de tirar fotos à noite, com iluminação ambiente, sem flash, e para isso a 50mm tem uma vantagem enorme, que nenhuma outra lente compensa. A abertura dela, pra mim, é mais importante que o comprimento. Quando preciso de outras lentes, porém, eu tenho, em razão de mais de 30 anos de fotografia juntando material (eu nunca vendi nenhum equipamento, só comprei. Sou hoarder). Isso me permite bastante flexibilidade na fotografia. Mesmo assim, é raro eu sair de casa com mais de três lentes na bolsa, pois sei o que vai me servir conforme a situação. Por isso digo que vc tem que avaliar o seu uso, e decidir com calma.

Só não concordo é vc se restringir de adquirir um equipamento melhor por se apegar ao kit crop que vc tem. Esse kit não é tão grande assim, são duas lentes e uma câmera. Uma das lentes é a do kit, que vc pode deixar na câmera pra usar em algumas situações menos críticas, ou vender tudo e usar o dinheiro pra comprar equipamento. Outra lente é a 35mm prime, que é muito fácil de vender, e vc não vai perder dinheiro com ela, pois vc já deve ter usado ela bastante, e ela se pagou.

Assim, se vc for passar pra D750, que é uma câmera anos luz à frente da que vc usa hoje, vale a pena pegar uma outra lente e começar bem. Qual lente cabe a vc decidir.

Abraço,

Miguel
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:34:12
Calma, se acalme. Olha só:

A 35mm em crop pega um ângulo semelhante ao da 50mm em FF. Não são lentes iguais, não dão fotos iguais, mas vc vai usar a 50mm em FF nas mesmas situações em que usava a 35mm em crop.

Uma 35mm em FF é mais versátil que uma 50mm na mesma câmera, pois permite fotos em locais mais apertados, sem distorcer demais. Se vc for pegar uma 35mm terá como opções viáveis, não muito caras, a 35mm f/2.0 D, que é a que eu tenho, e a 35 mm f/1.8 G para FF, que não é muito cara mas é bem mais cara que a D e bem mais cara que a 50mm 1.4G. A vantagem é que com a 35mm vc tem uma lente que te permite tirar fotos em ambientes internos com maior conforto, sem ter que se espremer na parede. A desvantagem é que vc não terá fotos com o mesmo padrão de nitidez e desfoque que uma 50mm 1.4 dá.

Como vc já tem uma 85mm, pode pensar sim em pegar uma 35 ou 28 mm (um pouco mais aberta, equivale a 18mm na sua cropada), pois quando for fazer retratos terá uma excelente opção na 85mm, e de saída terá um kit respeitável. Entretanto, todas as lentes 1.4 são muito caras, com exceção da 50mm. Eu gosto de tirar fotos à noite, com iluminação ambiente, sem flash, e para isso a 50mm tem uma vantagem enorme, que nenhuma outra lente compensa. A abertura dela, pra mim, é mais importante que o comprimento. Quando preciso de outras lentes, porém, eu tenho, em razão de mais de 30 anos de fotografia juntando material (eu nunca vendi nenhum equipamento, só comprei. Sou hoarder). Isso me permite bastante flexibilidade na fotografia. Mesmo assim, é raro eu sair de casa com mais de três lentes na bolsa, pois sei o que vai me servir conforme a situação. Por isso digo que vc tem que avaliar o seu uso, e decidir com calma.

Só não concordo é vc se restringir de adquirir um equipamento melhor por se apegar ao kit crop que vc tem. Esse kit não é tão grande assim, são duas lentes e uma câmera. Uma das lentes é a do kit, que vc pode deixar na câmera pra usar em algumas situações menos críticas, ou vender tudo e usar o dinheiro pra comprar equipamento. Outra lente é a 35mm prime, que é muito fácil de vender, e vc não vai perder dinheiro com ela, pois vc já deve ter usado ela bastante, e ela se pagou.

Assim, se vc for passar pra D750, que é uma câmera anos luz à frente da que vc usa hoje, vale a pena pegar uma outra lente e começar bem. Qual lente cabe a vc decidir.

Abraço,

Miguel
Sim Miguel, por isso perguntei se dava para usar a 35mm DX na FF, falaram que não, mas sei como funciona na FF a 35mm FX
Por isso quando vender a 18-55 e a 35mm irei pegar a 35 e não a 50mm como muitos dizem

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #37 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:39:05
Miguel quero migrar para uma FF, estou cansado de crop já e já usei quase todo o potencial da minha com a lente do kit, com a 35mm em pouco com a 85mm.... Quero partir para a D610 ou a D750, ou qualquer outra FF, quero poder usar o valor real da 35mm e da 85mm, poder pegar uma zoom para fazer "graça" talvez. Sair dessa de ficar na 50mm, acho uma lente agradável de se usar e não pegaria ela para usar em uma FF.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Pois então, minha sugestão:

1. Pegue uma D750;

2. Faça uns testes com a 35mm. Eu nunca usei essa lente DX então não sei exatamente quanto de vinheta vai dar na FX, mas vc vai ter uma vinheta pra lidar com ela.

3. Considere vender a 35mm e adquirir uma lente FX para a D750. Sugiro uma 24 ou 35mm, pois vc tem a 85mm para retratos, então ficaria coberto com uma dessas para eventos e grupos.

4. Não esquente a cabeça com a lente 18-55 do seu kit DX. Vc pode manter essa lente com a D5200 que vc tem e usar como segunda câmera, ou se achar que não tem necessidade de uma segunda câmera ou um kit mais leve (eu tenho e uso um kit D3400 + 18-55 para quando não dá pra levar muita coisa na bagagem), pode vender e usar o dinheiro pra te ajudar a comprar a lente que vai te faltar agora.

5. Com uma lente GA e a 85mm, vc pode fazer quase tudo que quiser, e vai muito longe. Um dia, quando pensar em outra lente, veja o que é que está te limitando e se programe pra adquirir.

Como lhe disse, hoje meu kit é super completo e termina que eu não tenho nenhuma lente em vista, mas, se for adquirir uma, será sempre uma lente rápida, pois é o que eu mais uso.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:43:12
Pois então, minha sugestão:

1. Pegue uma D750;

2. Faça uns testes com a 35mm. Eu nunca usei essa lente DX então não sei exatamente quanto de vinheta vai dar na FX, mas vc vai ter uma vinheta pra lidar com ela.

3. Considere vender a 35mm e adquirir uma lente FX para a D750. Sugiro uma 24 ou 35mm, pois vc tem a 85mm para retratos, então ficaria coberto com uma dessas para eventos e grupos.

4. Não esquente a cabeça com a lente 18-55 do seu kit DX. Vc pode manter essa lente com a D5200 que vc tem e usar como segunda câmera, ou se achar que não tem necessidade de uma segunda câmera ou um kit mais leve (eu tenho e uso um kit D3400 + 18-55 para quando não dá pra levar muita coisa na bagagem), pode vender e usar o dinheiro pra te ajudar a comprar a lente que vai te faltar agora.

5. Com uma lente GA e a 85mm, vc pode fazer quase tudo que quiser, e vai muito longe. Um dia, quando pensar em outra lente, veja o que é que está te limitando e se programe pra adquirir.

Como lhe disse, hoje meu kit é super completo e termina que eu não tenho nenhuma lente em vista, mas, se for adquirir uma, será sempre uma lente rápida, pois é o que eu mais uso.
Então pelos preços vou aderir usar a D610 como a 35 DX. Vi o preço de uma nova D750 e fica fora do orçamento.

Vou fazer fazer assim, vou usar a 35mm na FF como disse, ver se a vinheta não atrapalha muito, se atrapalhar vou vender e pegar uma Sigma da vida ou outra lente que seja FF.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 05 de Setembro de 2018, 17:58:15
Sinceramente estou achando que você fotógrafa somente com a 50mm 1.8 e 1.4 uma na crop e a outra na FF

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Ultimamente tô usando bastante a 58mm 1.4G e a 24mm 1.4G mas também uso a 105mm 1.4E
Quando quero fazer graça como você disse eu uso a 24-70 2.8E VR ou a 70-200 2.8G, também uso a 8-15 fisheye

Por enquanto essas lentes estão me atendendo muito bem obrigado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 05 de Setembro de 2018, 18:00:03
Ultimamente tô usando bastante a 58mm 1.4G e a 24mm 1.4G mas também uso a 105mm 1.4E
Quando quero fazer graça como você disse eu uso a 24-70 2.8E VR ou a 70-200 2.8G, também uso a 8-15 fisheye

Por enquanto essas lentes estão me atendendo muito bem obrigado.
Me fala a plataforma que usa para divulgar seu trabalho

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 05 de Setembro de 2018, 18:24:00
Me fala a plataforma que usa para divulgar seu trabalho

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Eu não trabalho amigo. Fotografia pra mim é um hobby que as vezes gera uma grana só isso.
 :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Felps_FSP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 05 de Setembro de 2018, 18:30:07
Eu não trabalho amigo. Fotografia pra mim é um hobby que as vezes gera uma grana só isso.
 :ok:
Tudo bem AMIGO sorte para você!

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 05 de Setembro de 2018, 20:14:33
Adorei esse tópico rsrsrs  :snack:
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 20:14:53 por YP »


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #44 Online: 05 de Setembro de 2018, 21:19:12
Eu não trabalho amigo. Fotografia pra mim é um hobby que as vezes gera uma grana só isso.
 :ok:


Aí sim! Quando crescer quero tirar um $$ do meu hobby também... kkk
Por enquanto é meu hobby que tira dinheiro de mim 🙄
« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 21:19:38 por penna_i »
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna