Autor Tópico: Como medir distância de dois objetos da vida real em algum software?  (Lida 4456 vezes)

Otoniel Jr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
E aí pessoal!

 

Aqui quem fala é o Otoniel. Nessas últimas semanas estou dando continuidade a um projeto de gravação de vídeos experimentais de física na instituição que estudo. Eu queria que alguém pudesse me ajudar sobre como eu posso usar algum software (o After Effects, por exemplo) para medir a distância/ângulo/altura percorrida por um objeto na vida real.

 

       Por exemplo: Eu vou gravar uma cena lançando um foguete caseiro, e nessa cena eu preciso saber a distância, ângulo e altura percorrida pelo foguete. Como não estarei com fita métrica suficiente na vida real e nem um medidor de ângulo, eu queria saber se há como eu descobrir isso através de algum software de edição de vídeo.
 

Obs.: Para edição de meus vídeos, uso o Adobe Premiere e, para criação de animações, uso o After Effects. Porém, não sei se há como fazer isso nesses programas.

 

Fico no aguardo, abraços!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2018, 23:52:40
E aí pessoal!

 

Aqui quem fala é o Otoniel. Nessas últimas semanas estou dando continuidade a um projeto de gravação de vídeos experimentais de física na instituição que estudo. Eu queria que alguém pudesse me ajudar sobre como eu posso usar algum software (o After Effects, por exemplo) para medir a distância/ângulo/altura percorrida por um objeto na vida real.

 

       Por exemplo: Eu vou gravar uma cena lançando um foguete caseiro, e nessa cena eu preciso saber a distância, ângulo e altura percorrida pelo foguete. Como não estarei com fita métrica suficiente na vida real e nem um medidor de ângulo, eu queria saber se há como eu descobrir isso através de algum software de edição de vídeo.
 

Obs.: Para edição de meus vídeos, uso o Adobe Premiere e, para criação de animações, uso o After Effects. Porém, não sei se há como fazer isso nesses programas.

 

Fico no aguardo, abraços!

Olá, Otoniel! Bem vindo ao fórum.

Bem difícil isso que você quer. Se você estiver filmando de muito longe, e se a parábola do foguete (por sorte) estiver em um plano perpendicular à câmera (pra eliminar paralaxe), você pode ter uma aproximação boa do ângulo. Mas quanto à altura, a não ser que você tenha uma referência para comparar, não tem como. Quanto à distância, tem que medir de onde o foguete saiu até onde ele caiu. Tem como fazer esta medição específica com alguns smartphones (iPhone ou Android compatível com ARcore), mas vc não consegue filmar ao mesmo tempo.


sschuckk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2018, 12:31:13
Deve ser mais fácil e com melhor precisão, utilizar um Arduíno com acelerômetro e giroscópio. Coloca no foguete e depois extrai os dados para um PC, além de ser possível reutilizar em outros projetos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2018, 15:03:13
Deve ser mais fácil e com melhor precisão, utilizar um Arduíno com acelerômetro e giroscópio. Coloca no foguete e depois extrai os dados para um PC, além de ser possível reutilizar em outros projetos.

É interessante a idea. Pelo que eu já pesquisei (e posso estar bastante errado), a grande complicação desta solução é ter que integrar a aceleração (única grandeza mensurável pelo Arduino) pra ter velocidade, depois integrar de novo pra ter a posição. Estas operações adicionam erro bem significativo.