Autor Tópico: Fotografia de construções  (Lida 2237 vezes)

Michele_Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • Entusiasta pela vida
Online: 04 de Setembro de 2018, 15:18:31
Oi, tudo bom?
Eu estou começando a tirar foto de interior e exterior de construção. Eu tenho uma Nikon D7200, a lente dela é uma 18-140. Bom, meus problemas são (kkkk):
Minhas fotos não ficam com ângulo reto, as paredes nas bordas ficam curvadas, como se fosse um "olho de peixe", é bem suave mas me incomoda, como resolver?
Geralmente no interior das obras possui espelhos e vidros, seria interessante um disparador? Se sim, qual?
Estou pensando em comprar um tripé devido ao problema anterior também, dicas?
Em alguns cômodos das casas a iluminação é amarela e fraca demais. Resolve com o tripé deixando um maior tempo de exposição ediafragma maior ou alguém sabe de um equipamento de iluminação com preço legal?

Obrigada pela atenção, se alguém tiver dicas para quem está entrando nessa área, agradeço muito!
 


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2018, 15:30:09
Oi, tudo bom?
Eu estou começando a tirar foto de interior e exterior de construção. Eu tenho uma Nikon D7200, a lente dela é uma 18-140. Bom, meus problemas são (kkkk):
Minhas fotos não ficam com ângulo reto, as paredes nas bordas ficam curvadas, como se fosse um "olho de peixe", é bem suave mas me incomoda, como resolver?
Por software você resolve essa distorção.
Citar
Geralmente no interior das obras possui espelhos e vidros, seria interessante um disparador? Se sim, qual?
Creio que nesse caso aqueles mais simples, sem fio vão resolver.
Citar
Em alguns cômodos das casas a iluminação é amarela e fraca demais. Resolve com o tripé deixando um maior tempo de exposição ediafragma maior ou alguém sabe de um equipamento de iluminação com preço legal?
Se você já vai comprar o tripé para aumentar a exposição, acha que precisará ainda de alguma outra iluminação? Quanto a luz amarela você configura na hora o WB(ou acerta na pós). Se a luz for insuficiente talvez qualquer flash genérico rebatido possa te ajudar.
 :ok:


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2018, 15:30:50
Algumas câmeras possuem a função de ajustar a foto pelo perfil da lente.

Outra maneira de ajustar isso é fotografando em RAW e ajustando na pós produção, escolhendo o perfil da lente no software e corrigindo/ajustando conforme você queira.

A ideia do disparador não sei se será muito útil o ideal é escolher uma composição/posição que você não saia na foto e fazer a foto por ali.

O tripé só vai ser mais um item a aparecer na foto, sugiro ao invés disso procurar composições que sejam interessantes e que você não apareça na foto.

A D7200 possui uma boa qualidade de foto até em ISO alto, seria melhor um flash externo na sapata hot shoe para dar uma ajuda na luz, se você deseja manter a luz ambiente subir o ISO já melhora a situação.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Michele_Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • Entusiasta pela vida
Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2018, 19:22:49
Oi, erickdlm, obrigada pela resposta.
Você tem o link de algum tutorial? Pq eu edito pelo PS a proporção mas não fica bom, eu queria resover esse problema na câmera mesmo ou pela lente. Mas manda o link se tiver que já me ajuda muito.
Sobre o disparado, qualquer um é compatível com o modelo que eu tenho? Alguma dica de modelo ou marca?

"Se você já vai comprar o tripé para aumentar a exposição, acha que precisará ainda de alguma outra iluminação? Quanto a luz amarela você configura na hora o WB(ou acerta na pós). Se a luz for insuficiente talvez qualquer flash genérico rebatido possa te ajudar."
Obrigada pelas dicas, foram muito úteis, vou fazer uns testes!


Michele_Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • Entusiasta pela vida
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2018, 19:28:04
Oi fabianob, obrigada pela resposta.

"Algumas câmeras possuem a função de ajustar a foto pelo perfil da lente.
Outra maneira de ajustar isso é fotografando em RAW e ajustando na pós produção, escolhendo o perfil da lente no software e corrigindo/ajustando conforme você queira."
Teria como vc me mandar um link de como ajustar? Eu não entendi muito bem como fazer esse ajuste pelo perfil da lente (desculpa o incômodo é que não achei no Google como fazer).

Obrigada pelas outras dicas, vou tentar primeiro a do erickdlm, pq acho que não tenho condições para comprar um flash no momento. Mas vou tentar aumentar o ISO também!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2018, 20:52:34
Oi, erickdlm, obrigada pela resposta.
Você tem o link de algum tutorial? Pq eu edito pelo PS a proporção mas não fica bom, eu queria resover esse problema na câmera mesmo ou pela lente. Mas manda o link se tiver que já me ajuda muito.
Sobre o disparado, qualquer um é compatível com o modelo que eu tenho? Alguma dica de modelo ou marca?

"Se você já vai comprar o tripé para aumentar a exposição, acha que precisará ainda de alguma outra iluminação? Quanto a luz amarela você configura na hora o WB(ou acerta na pós). Se a luz for insuficiente talvez qualquer flash genérico rebatido possa te ajudar."
Obrigada pelas dicas, foram muito úteis, vou fazer uns testes!
A internet está cheia de tutoriais sobre correção de perspectiva, videos, etc.  Esse por exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=IQzY9TwsyFc


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2018, 00:51:51
Bem menor a distorção se a câmera ficar nivelada, viu???

Antes de entrar no sftw de correção, procure tirar a foto com a menor distorção possível. E só pra contar, a Nikon tem lentes tilt and shift, mas com poucas opções de comprimento focal, preço elevado, e potencial reduzido se vc usar com um sensor cropado.

« Última modificação: 05 de Setembro de 2018, 00:52:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Michele_Peres

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
  • Entusiasta pela vida
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2018, 08:52:42
Bem menor a distorção se a câmera ficar nivelada, viu???
Oi Lindsay, obrigada pela resposta. Vou fazer umas experimentações com o tripé e com o que me recomendaram acima e vou ver se dá certo, mas acredito que não seja apenas desnivelamento.

É uma pena eu não saber disso antes de comprar minha câmera, agora é trabalhar com o que tenho.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2018, 08:56:57
Interiores normalmente requerem lentes grande angulares, o que vai te trazer distorção. É um fenômeno óptico que pode ser corrigido com lentes especiais (tilt shift) como o Lindsay indicou, ou na pós produção.
O próprio Câmera Raw, presente no Lightroom e no Photoshop e quase todos os softwares de pós produção têm a aplicação de perfil de câmera e lente - com opção de correção de perspectiva. Normalmente ainda precisa de mais alguns ajustes depois. O Lightroom possui uma funcionalidade de correção de distorção que chama "Upright", que é uma barbadinha.
Tripé é fundamental, no meu ponto de vista, pro trabalho. Disparador nem tanto - use o modo disparo com timer e tudo se resolve.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2018, 09:44:05
MIchele só uma dica... não precisa tirar as Tags do HTML quando for responder o post... assim fica mais fácil de ler o que você escreveu.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2018, 09:44:57
Bem menor a distorção se a câmera ficar nivelada, viu???

Antes de entrar no sftw de correção, procure tirar a foto com a menor distorção possível. E só pra contar, a Nikon tem lentes tilt and shift, mas com poucas opções de comprimento focal, preço elevado, e potencial reduzido se vc usar com um sensor cropado.

2x...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2018, 20:47:08

Alo Michelle ...
Eu sou um fotografo velhinho e já aposentado , entendo o seu problema , de NÃO querer fazer correções em software , porque eu pessoalmente nunca fiz e realmente NÃO gosto . Uma boa distorção , bem controlada e sem exageros , confere na minha tosca opinião , um certo charme à mais na fotografia .... ( bem controlada e sem exageros ) ...

Minha atividade principal sempre foi a arquitetura , e posso lhe passar algumas oucas dicas
Uma lente de 20mm em full frame ( leia tambem analógico ) foi o maximo que me permiti quanto à distorções. Será de pouca valia na sua 7200 devido ao fator de corte , nesse caso teria de ser uma 14mm .

Ajudará e muito , se o visor for reticulado .
Coloque uma das linhas verticais do visor em uma das linhas verticais no tema a ser fotografado , dá para VER  no vsor qual será a distorção NAQUELE fotograma , basta treiar um pouco a sua visão.  Quanto mais centrada no tema estiver a sua câmera , MAIOR será a distorção , e quanto mais para o lado daquela cena estiver , aquela tal linha vertical de que te falei acima , menor será a distorção.
Câmeras niveladas distorcem menos , e a distorção aumentará na medida em que esse desnivelamento aumentar ou diminuir . Fotos de abóbodas de igreja por exemplo praticamente não distorcem se voce deitar - se no chão.
O uso de tripé vai te dificultar a vida ao invez de ajudar ... ( regulagens )
O uso de 1/30 com f8 resolve a maioria das situações de iluminação , basta subir o ISO 

Se quiser conversar mais a respeito , e assim o desejar me mande msg que responderei com prazer
Boas fotos
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !