Autor Tópico: Vale a Pena Entrar No Mundos das Mirrorless Agora?  (Lida 7380 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #75 Online: 16 de Agosto de 2021, 17:34:47
Acabei de testar aqui. É disso mesmo que estamos falando?
Canon M50, Movo AV (Prioridade de abertura).

É disso que o cara estava falando no outro post. Mas como não uso Canon, e não encosto em uma já a uns 3 anos, eu não saberia dizer. Mas esse que vc mostrou é o comportamento que eu esperaria. No outro post, o cara falou que isso não funcionava.

« Última modificação: 16 de Agosto de 2021, 17:35:44 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 16 de Agosto de 2021, 21:23:19
É disso que o cara estava falando no outro post. Mas como não uso Canon, e não encosto em uma já a uns 3 anos, eu não saberia dizer. Mas esse que vc mostrou é o comportamento que eu esperaria. No outro post, o cara falou que isso não funcionava.

Achei isso:

Citar
The Canon mirrorless cameras do not link the exposure meter to the AF point exactly. That can be a source of confusion. Select spot, center weighted or partial metering, and it meters the center spot/area every time.

But, when you use evaluative metering, the metering follows the AF point. Its easy to see, hold the camera still and move the AF point to a darker or lighter area of a scene and watch the exposure change. I don't have a M50, but it should work the same way.

So the answer is yes and no, it depends on the metering mode and AF point/area selection. As long as you use evaluative metering, the metering will follow the AF point. The other metering modes do not do this.

Se colocar a medição em spot, realmente a medição não segue o ponto de AF, ficando travado no centro.
O que é uma coisa bem confusa e contra intuitiva.
Pois no modo  evaluative metering, ele segue o ponto de AF.

Inclusive resolve o meu problema, vou colocar center weighted.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #77 Online: 17 de Agosto de 2021, 01:03:58
Achei isso:

Se colocar a medição em spot, realmente a medição não segue o ponto de AF, ficando travado no centro.
O que é uma coisa bem confusa e contra intuitiva.
Pois no modo  evaluative metering, ele segue o ponto de AF.

Inclusive resolve o meu problema, vou colocar center weighted.

Nunca tinha nem futucado este ajuste aqui. Na minha X-E2 velhinha, tem como configurar pro ponto de fotometria seguir o foco ou não. Veio habilitado de fábrica, e eu nunca mexi.