Autor Tópico: Migrando para mirrorless  (Lida 11382 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2018, 19:09:16
Fazendo um paralelo, vendi minha ultima câmera MF um kit Pentax 67 lindo, com 4 objetivas, visor etc... vendi porque estava difícil e caro revelar E6, não havia mais cromo, a câmera era super pesada, enfim, fiquei só com 35mm para filme, e ainda da linha Canon EOS que me permite usar as mesmas objetivas que a digital.
Atualmente tenho uma caixa com vários rolos de filme aqui pra queimar, porem não sinto mais prazer em fotografar com filme, tenho ampliador, tanques e todo o equipamento de revelação, aina tenho um pouco de químicos, papel para ampliar (vencido), etc... mas dá uma preguiça danada percorrer todo o processo, muita coisa nem lembro mais. Digamos que faz 10 anos que venho me afastando do filme, e nos últimos 5 anos, me afastei de vez.

Eu me conecto mais com a fotografia mesmo, acho prazeroso fotografar com digital, e muito mais prezeroso ainda editar no computador, já venci a barreita de aprender a editar e imprimir com jato de tinta, tenho até uma 3880 aqui, ja entendi os papeis fine-art, ja conheço os papéis que gosto.

Tudo isso é um processo, a tecnologia está mudando, e acho que está acontecendo novamente, imagine só, era inimaginável tem uma câmera com mais de 100 pontos de foco até alguns anos atrás, IBIS foco que acompanha os olhos, etc...
A tecnologia vem para dar liberdade para aqueles que querem se conectar com a fotografia, seja da maneira que for.


Só mandar pra cá essas belezuras, recentemente comprei uma Leica, uma Rolleiflex, uma Minolta e uma Olympus XA2 só pra brincar.

Adoro digital, mas o analógico pra mim é uma cachaça, todo o processo me agrada.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2018, 19:10:58
O IBIS não é essa maravilha toda também,  todo mundo já usou uma câmera com IBIS aqui?

É bom pra determinadas situações e existem situações em que o melhor é usar na lente.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2018, 19:50:33
O IBIS não é essa maravilha toda também,  todo mundo já usou uma câmera com IBIS aqui?

É bom pra determinadas situações e existem situações em que o melhor é usar na lente.
Sou Canon desde a a Rebel XT que foi a primeira câmera digital com a qual trabalhei... por favor, explica melhor pra eu entender, agradeço.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2018, 19:58:09
Sou Canon desde a a Rebel XT que foi a primeira câmera digital com a qual trabalhei... por favor, explica melhor pra eu entender, agradeço.
O IBIS não é efetivo numa câmera Full frame com uma lente 70-200. Se você tentar fazer uso do IBIS com uma lente dessas, certamente ele não será útil.

Também para filmagem profissional não agrega tanto se você tem uma lente com boa estabilização.

Agora o IBIS será útil com lentes fixas não estabilizadas para fotografia, porém funciona melhor em sensores menores,  nas Full frame  mirrorless não operam tão bem.

https://youtu.be/pSgF8TgxtZg


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2018, 20:01:09
O IBIS não é efetivo numa câmera Full frame com uma lente 70-200. Se você tentar fazer uso do IBIS com uma lente dessas, certamente ele não será útil.

Também para filmagem profissional não agrega tanto se você tem uma lente com boa estabilização.

Agora o IBIS será útil com lentes fixas não estabilizadas para fotografia, porém funciona melhor em sensores menores,  nas Full frame  mirrorless não operam tão bem.

https://youtu.be/pSgF8TgxtZg
Obrigado pela ajuda, to aprendendo, vou assistir o vídeo pra entender!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2018, 20:02:55
Sempre terá prego

e sempre terá parafuso...


Para mim, é inútil e nunca substituirá o Gimbal


para um amador que quer um remendo básico para as férias, é sensacional



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Gimbal estabiliza o movimento, para a sacudida da câmera é o IBIS ou uma lente estabilizada.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2018, 20:51:07
A respeito IBIS vs IS, achei esse video aqui, o cara mostra os testes, conclui que no geral ambos sistemas funcionam com praticamente a mesma eficiência, mas a conclusão do apresentador é a mesma que coloquei em posts anteriores, o IBIS não é mais eficiente, porem é um plus sobre o IS porque proporciona estabilização com qq lente comum sem IS.

Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2018, 22:43:22
A respeito IBIS vs IS, achei esse video aqui, o cara mostra os testes, conclui que no geral ambos sistemas funcionam com praticamente a mesma eficiência, mas a conclusão do apresentador é a mesma que coloquei em posts anteriores, o IBIS não é mais eficiente, porem é um plus sobre o IS porque proporciona estabilização com qq lente comum sem IS.

Infelizmente não.

Estabilizar um sensor maior é menos efetivo que um sensor menor o que não ocorre com o estabilizador nas lentes.

Um IBIS tem mais valor numa câmera de sensor menor que numa Full frame.

Na XH1 é possivel usar uma 90mm em velocidades muito baixas sem tremer, velocidades como 1/6 por exemplo.

Isso faz com que eu possa usar a lente não em velocidades extremamente baixas, mas reduzir um stop da velocidade ao invés de subir um stop no ISO. Pronto! Foi embora a vantagem de um stop mais claro para cameras Full frame!

Entende? Pra isso ajuda, mas é claro que lentes com excelente estabilização (como também é o caso das lentes Fuji que seguram 5 stops ou mais), esse diferencial inexiste.

Isso falando de fotografia, quando falamos de vídeo a coisa muda de figura um pouco.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2018, 07:34:36
Prefiro as DSLRs, mas se surgir uma mirrorless que dispare 20 fps com o foco cravado que nem nas 7D mk2 e 1 DX, um bom buffer, bateria pra mais de 2000 fotos, vou querer ter uma depois que montar o kit de DSLR que eu quero, mas não vou desfazer da DSLR.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2018, 15:33:15
O que é IBIS?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2018, 15:45:34
O que é IBIS?

In Body Image Stabilization.
É quando a câmera tem estabilização no sensor.


iapereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2018, 00:05:58
Pra quem naoh eh fotografo profissa, recomendam mudar de 6D para uma A7r III?

Abs


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2018, 07:24:38
Pra quem naoh eh fotografo profissa, recomendam mudar de 6D para uma A7r III?

Abs

Eu esperaria um pouco mais antes de trocar de sistema, uns 6 meses, caso a 6D esteja funcionando perfeitamente…

A Canon tem maior quantidade de lentes e acessórios no mercado atualmente, mantendo na marca você pode tirar proveito disso em futuro próximo.

Fora que os preços da Sony aqui é o mais caro das principais fabricantes, mas em mirrorless FF, tem o melhor acervo tanto nativo como com adaptador podendo usar a maioria das lentes no mercado atual, perde um pouco de desempenho ou algumas funções, mas é possível usar.

 Se for pelo peso, troca 6 por meia dúzia, se for pela qualidade da imagem, está valendo, mas iria pra 5D mark IV, ou pra Fuji/Panasonic, que tem praticamente todas as principais lentes,  um pequeno detalhe é APSC ou M 4/3.

Aguarde por mais opiniões, o que lhe agradar mais, pesquisa bem pra ver se vale a pena e boa sorte na escolha!


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2018, 07:44:05
Esqueci itens importante:

Dependendo das lentes que tem da Canon, vai pra 5D mark IV, pro ganho de qualidade de imagem;

Se for somente  pelo peso, Fuji ou Panasonic;

Se for pra ter mirrorless FF agora, pode pegar a A7R III sem medo, vai ser superior a 6D em quase tudo, mesmo que por pouco, talvez perca somente na velocidade do AF.

Eu esperaria uns 6 meses pra mudar definitivamente pra mirrorless FF, acredito que venha surpresa boa por parte da Canon, mas com o preço alto.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2018, 07:45:06 por Marcio WH »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2018, 08:30:36
Infelizmente não.

Estabilizar um sensor maior é menos efetivo que um sensor menor o que não ocorre com o estabilizador nas lentes.

Um IBIS tem mais valor numa câmera de sensor menor que numa Full frame.


Canon fala isso desde sempre, mas é malhada quando não bota isso numa ML com sensor FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs