Autor Tópico: Migrando para mirrorless  (Lida 11381 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Setembro de 2018, 09:14:04
A respeito da estabilização na EOS R com as novas lentes, já encontrei relatos que é diferente, mais moderno, atualizado e ainda mais efetivo que nos antigos modelos que tinham só com estabilização nas lentes. Essa informação é nova pra mim, estou pesquisando mais sobre isso.
Funciona assim: O corpo da câmera  tbm tem um sensor. Um novo algoritmo considera o shake do corpo da câmera em conjunto com a objetiva para calcular a compensação. Dizem que é bem mais eficiente do que antes.
Se o que já era bom, realmente conseguiu evoluir, palmas pra Canon!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2018, 11:08:35
A respeito da estabilização na EOS R com as novas lentes, já encontrei relatos que é diferente, mais moderno, atualizado e ainda mais efetivo que nos antigos modelos que tinham só com estabilização nas lentes. Essa informação é nova pra mim, estou pesquisando mais sobre isso.
Funciona assim: O corpo da câmera  tbm tem um sensor. Um novo algoritmo considera o shake do corpo da câmera em conjunto com a objetiva para calcular a compensação. Dizem que é bem mais eficiente do que antes.
Se o que já era bom, realmente conseguiu evoluir, palmas pra Canon!!!

Isso é verdade. Minha M50 também tem isso.
É uma feature do novo processador digic 8 que está presente nas duas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Setembro de 2018, 20:04:40
Canon fala isso desde sempre, mas é malhada quando não bota isso numa ML com sensor FF.
Estabilização em sensor FF é ineficaz, melhor estabilizar as lentes, a Canon fez o certo.



adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #33 Online: 09 de Setembro de 2018, 15:03:59
Estabilização em sensor FF é ineficaz, melhor estabilizar as lentes, a Canon fez o certo.

entre as que usei, a diferença entre a estabilização da sony a7II e de de varios modelos olympus é absurda. evidente que é vai facil estabilizar um sensor com a metade do tamanho.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Setembro de 2018, 16:41:40
entre as que usei, a diferença entre a estabilização da sony a7II e de de varios modelos olympus é absurda. evidente que é vai facil estabilizar um sensor com a metade do tamanho.
Não ficou Claro pra mim, voce disse, que a Olympus é melhor???
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 09 de Setembro de 2018, 17:20:58
Quanto a IBIS ou não, acho que depende muito do tipo de fotografia. Tenho diversos sistemas, com IS na lente, no corpo e sem nada e consigo trabalhar perfeitamente com qualquer um.

Acho que pessoa que está querendo usar 1/8s segurando na mão confia demais em estabilizador de imagem. Para mim está é usando a ferramenta errada, tipo usando uma chave de fenda em um parafuso Phillips. Funciona mas não é 100% garantido.

Experimentei ao longo do tempo varios tipos de IBIS, Olympus, Panasonic (sim, a GX7 tem Ibis), Pentax e Sony. São legais, ajudam. Principalmente com lentes antigas de foco manual desde que sejam fixas, pois IBIS com zoom de foco manual é o cão chupando manga para usar. Ah, mas por que usar uma zoom Manual ? Experimente uma Leica Vario Elmar 35-70 F4 Makro que você irá entender, a lente é incrivelmente boa e janta qualquer uma nesse comprimento focal, de qualquer fabricante... Mas zoom é um porre porque tem que informar ao IBIS em qual comprimento focal está, todas as vezes !

Já fiz muitas experiencias de IBIS x IS (lente). Na real, em condições normais são absolutamente equivalentes, e nas muito forçadas nem o IBIS mais avançado aguenta o tranco e você acaba tendo que ir para o tripé. Em diversas situações o estabilizador não ajuda em nada, como por exemplo, fotografia de esportes rápidos que tem que ter acompanhamento com a câmera, como surf e snowboard.

Hoje em dia com ISOs altos perfeitamente aceitaveis e com programas especificos para redução de ruido, o IBIS/IS pelo menos para mim, é secundário, mesmo com os de 5 eixos. Mas cada um é cada um...

Dá para viver sem IS/IBIS ? Lógico que dá. Mas depende muito da situação, por exemplo, na Pentax K3-II com a Sigma 18-35 F1.8 não faz a menor diferença porque essa lente é tremendamente nítida já em 1.8 e a câmera vai facil facil a ISO 6400...

Não sinto a menor falta do IBIS nas Fujis. O IS da Fuji é muito bom, e as lentes sem IS são bem nítidas perto da abertura máxima, além de irem a um ISO bem alto.

Isso de dizer que um ibis de 5 eixos aguenta 3 ou 4 stops não é bem assim. Uma coisa são 3 stops abaixo de 1/250 e outra completamente diferente abaixo de 1/15.

Na Sigma SD1 Merrill por sua vez, o IS é muito bem vindo, porque ela é para ser usada em ISO 100-200 e qualquer 2 pontos ajuda e muito...

IBIS com sensor grande é complicado mais por causa da inércia que é muito maior. Casa sistema tem seus prós e contras, um amigo meu, em uma viagem ao Marrocos deixou a Sony dele cair e de problema no IBIS. Resultado: nenhuma das 4 lentes Zeiss que ele levou serviram para nada, porque a câmera dava um código de erro e não inicializava. Acabou tendo que fazer a viagem toda com uma Panasonic LX3... Se fosse IS na lente teria sido outra estória.

Bem, são só comentários sobre situações que me vieram em mente, nada deficitico, obviamente.



« Última modificação: 09 de Setembro de 2018, 17:26:30 por AFShalders »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #36 Online: 10 de Setembro de 2018, 00:33:11
Não ficou Claro pra mim, voce disse, que a Olympus é melhor???

sim, muito melhor. mas é aquilo que foi dito, sensor com a metade do tamanho. consigo fazer em velocidades proximas de 1', sem muitas dificuldades, com a camera na mao com a pen-f ou a em5 mkii. com a sony nunca consegui nada proximo disso.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 12 de Setembro de 2018, 14:34:24
Com IBIS ou sem IBIS???

1) Se a principal atividade for para fotografia:
Estou lembrando aqui que eu fotografo há muitos anos sem IBIS (e sem IS) em comprimentos focais até 70mm/80mm pra mim é super tranquilo.
Acima disso estabilização já cumpre o seu papel.

Na hora de escolher tem que perguntar:

"Qual é a minha prioridade focal???"
"Quantas vezes por dia eu uso teleobjetivas???"
"Onde e de que maneira faço uso delas???"


2) Se o foco for vídeo:
Sim haverão situações onde o IS e IBIS vão ajudar muito, aqui o IBIS pode ser mais versátil. Mas estabilização interna não é tudo, não é garantia de um vídeo estável, porque IBIS ou IS anulam o shake da câmera, mas não consegue estabilidade uniforme em todos os tipos de movimentos em filmagens continuas. Neste caso tem que chamar o Gimbal para ajudar, o Gimbal vai cumprir o seu papel.

Tem que se perguntar:

"O que é melhor para aquilo que quero fazer, só a estabilização interna vai resolver a minha parada???"
"Vou precisar de um Gimbal ou não???"

Quando falamos em estabilização, a câmera perfeita não existe, na hora de escolher tem que colocar essas respostas em um lado da balança.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2018, 05:39:44
Pelo que entendi Panasonic e Olympus sao melhores.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2018, 10:58:25
Pelo que entendi Panasonic e Olympus sao melhores.

em estabilização nada supera o que a olympus ja colocou no mercado. mas conforme ja foi dito por aí, estabilização no corpo não é um fator preponderante para a maioria das pessoas.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 18 de Setembro de 2018, 19:46:58
Jarred colocou um vídeo que mais ou menos expressa o jeito que eu estou pensando essa questão de adaptação ao design ML, saindo de DSLR: A familiaridade, o design... a "usabilidade".
Se alguém disser que sou intoxicado pelas DSLRs vou concordar. Não vejo isso no sentido pejorativo, entendo que é resultado de décadas de vivência DSLR. Mais adiante, lembro tbm que não terei a oportunidade de errar (R$), tão pouco a possibilidade de experimentar pra valer as marcas, ou seja, tenho que tomar essa decisão antes de comprar, seja a que for, qualquer uma delas.

« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 19:52:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Setembro de 2018, 21:59:43
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2018, 02:25:34
Deus queira que lancem logo essa A9 II...


Afff...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Tá chegando o dia Ernesto, mas será que vão lançar mesmo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2018, 02:26:16
Tô curioso pra saber as novidades da Sony...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2018, 10:51:11
Ainda estou esperando o mercado lançar algo, no mínimo, melhor do que o DSLR que eu já tenho...(em qualidade fotográfica e não botões coloridos)


Todas as vezes que eu testei eu me arrrlependi...

Sony A6000
Fuji X-E2
Fuji X-T2
Nikon 1 V2
Panasonic Lumix GH3

Todas são horríveis e sempre prometem resolver tudo na versão seguinte

Eu já acho que em qualidade fotográfica todas estão, sem exceção, muito boas. O que diferencia hoje uma câmera da outra são justamente os "botões coloridos" (que a Pentax foi a primeira a usar, por falar nisso).

Mas, claro, todas as que você citou têm um defeito incorrigível: a falta do espelho...  8-)