Autor Tópico: Migrando para mirrorless  (Lida 11451 vezes)

markusslima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 20 de Setembro de 2018, 11:44:40
Eu acho que a questão é, todo sistema tem seus prós e contras. Porém todo sistema tem limites e as DSLRs estão chegando neles.
As Mirroless estão ganhando o mercado não por serem superiores mas, por mostrarem que podem crescer ainda mais do que as DSLRs chegaram.
Quanto menos mecânico for, menos limitações terá. Obvio que nada é perfeito e sempre alguém vai sentir falta de alguma coisa, sobre sistemas
como foco, cor, iso isso tudo é uma questão de algorítimos que vão sendo melhorados com o tempo e como a Canon acertou muito bem no foco
de suas DSLRs o objetivo hoje é chegar nesse nível, alguns anos depois vai ser melhor.
Não digo que as DSLRs vão morrer, pelo menos nos próximos 10 anos, mas podem esperar revoluções tecnológicas maiores nas Mirroless,
não adianta retrucar uma hora não vai ter mais motivos para você ter uma DSLR.
Outra coisa IBS + IS da lente vai ser bem melhor que o IS sozinho, pode não ser muita hoje, mas daqui a pouco será.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2018, 11:46:35 por markusslima »
Samsung NX3000 + 30mm F2


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 20 de Setembro de 2018, 12:53:37
Eu acho que a questão é, todo sistema tem seus prós e contras. Porém todo sistema tem limites e as DSLRs estão chegando neles.
As Mirroless estão ganhando o mercado não por serem superiores mas, por mostrarem que podem crescer ainda mais do que as DSLRs chegaram.
Quanto menos mecânico for, menos limitações terá. Obvio que nada é perfeito e sempre alguém vai sentir falta de alguma coisa, sobre sistemas
como foco, cor, iso isso tudo é uma questão de algorítimos que vão sendo melhorados com o tempo e como a Canon acertou muito bem no foco
de suas DSLRs o objetivo hoje é chegar nesse nível, alguns anos depois vai ser melhor.
Não digo que as DSLRs vão morrer, pelo menos nos próximos 10 anos, mas podem esperar revoluções tecnológicas maiores nas Mirroless,
não adianta retrucar uma hora não vai ter mais motivos para você ter uma DSLR.
Outra coisa IBS + IS da lente vai ser bem melhor que o IS sozinho, pode não ser muita hoje, mas daqui a pouco será.


Nao quero estragar sua felicidade.  :snack:








AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #47 Online: 20 de Setembro de 2018, 17:48:13
não adianta retrucar uma hora não vai ter mais motivos para você ter uma DSLR.
Outra coisa IBS + IS da lente vai ser bem melhor que o IS sozinho, pode não ser muita hoje, mas daqui a pouco será.

Só deixarei de ter dslr quando e se pararem de fabricar. Tenho várias ML (Fuji, Pana, Oly e ja tive Sony) mas EVF é ruim demais em certas circunstâncias. E IBIS tem tanto em dslr quanto em ML ...

ML para mim é pelo fator peso e portabilidade mesmo.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 02 de Agosto de 2021, 14:56:32
Estava à procura de uma discussão com esse tema, mas o tópico está parado há quase 3 anos.
De lá para cá muita coisa mudou, modelos foram lançados, a tecnologia se desenvolveu.
Achei que poderíamos atualizar a discussão.

As questões:
Quem ainda não migrou mas está próximo a migrar?
Há quem não vá migrar? Porque?
Quem não migrou, foi por que motivo? Técnico, financeiro ou o que?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 02 de Agosto de 2021, 14:58:46
Há uma matéria de T Hogan que informa sobre vendas de DSLR e ML que achei interessante trazer para cá.

https://www.dslrbodies.com/newsviews-2/where-are-the-dslrs-going.html
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Agosto de 2021, 22:10:00
Comigo acabou que fiquei com os 2 sistemas, no momento usando os dois. Entrei para o mundo mirrorless mas não deixei a DSLR. Por exemplo para fazer still em mesa com flash ainda prefiro DSLR, acho mais fácil e rápido de resolver as fotos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #51 Online: 03 de Agosto de 2021, 00:41:40
Eu voltaria a ter uma DSLR dependendo do preço. Por exemplo, uma D3s por menos de 500 dólares cairia muito bem pra mim, pra usar com umas 35-50-85mm.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 03 de Agosto de 2021, 01:54:11
Questionamentos muito importantes, grande Mestre Jedí! rs  :hysterical:

Quem ainda não migrou mas está próximo a migrar?
Estou próximo a migrar; mas quando falo próximo é entre o final de 2021 e o ano todo de 2022, em algum ponto desses.

Há quem não vá migrar? Porque?
Eu estou próximo a migrar; o motivo da não migração: porque veio a pandemia, houve diminuição e proibição de eventos (festas) e eventos esportivos; a alta do dólar; e pessoas vendendo usados por preço de novo, acreditando que estes equipamentos usados realmente valem o que pedem (no mercadolivre, tem muita câmera usada que valia 4.000 e hoje tá 6.000, e o preço do novo é 6.500 rsrsrs) enfim, estes motivos somados me fizeram adiar a migração. É preciso um motivo técnico e um motivo profissional que justifique essa migração DSLR to Mirrorless.


Quem não migrou, foi por que motivo? Técnico, financeiro ou o que?
COmo disse acima, um pouco dos dois. Tenho uma Sony Nex que é uma câmera antiga só pra usar lentes manuais, mas vou ficar com a Canon R mesmo; só não decidi qual será (R, RP ou R6) . Dinheiro pra mim nunca foi problema (pelo contrário sempre é solução  :) ) mas fiquei pensando, uma R6 tá mais de 20.000 reais .... vale o investimento? Você precisa de tudo isso? Olha que 20.000 reais dá pra comprar ótimas câmeras e algumas lentes muito boas. No momento meu foco financeiro é outro !
« Última modificação: 03 de Agosto de 2021, 01:54:42 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 03 de Agosto de 2021, 11:32:25
Quem ainda não migrou mas está próximo a migrar?

As DSLRs que ainda tenho

Vendi todo meu set Canon.
Vendi migrei meu set Nikon.
Não me desfiz do meu set Pentax nem pretendo
Idem Sigma SD1 nem pretendo, mas tenho uma SD-Quattro que é mirrorless.
Idem Sony A900, embora tenha duas A7 e uma NEX

Há quem não vá migrar? Porque?
Quem não migrou, foi por que motivo? Técnico, financeiro ou o que?


As Pentax são WR e fantásticas, como um OVF excelente. Não vejo o menor motivo para vender.
A Sigma SD1 não tem equivalente. A Versão SD-Quattro mirrorless é inferior em alguns aspectos.
A Sony A900 me permite usar algumas lentes Minolta Maxxum excelentes.

Sem problemas técnicos ou financeiros quanto a ML

Tenho um bom set Panasonic e outro Sony. Ainda tenho uma Fuji. Cada um no seu quadrado e com características bem específicas. Zero Canon e zero Nikon no momento e não pretendo comprar mais nada. O chato é que essa tralha toda ocupa um espaço danado.

Tipo assim:

Panasonic para quando quero video ou levar algo muito leve e com reação muito rápida.
Sony A para uso geral, principalmente com objetivas manuais antigas e as objetivas Canon EF.
Pentax para astro e condições climaticas adversas, geralmente montanhas e clima muito frio.
A Fuji uso pouco, mas não justifica a venda. Mais para time lapse.
As outras para aplicações mais específicas.

Prefiro gastar dinheiro em outras coisas do que atualizar equipamento.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2021, 11:33:26 por AFShalders »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 03 de Agosto de 2021, 18:25:27
Eu não migrei ainda.
Faço trabalhos ocasionalmente e não vejo motivo atualmente para sair da D750 para a Z5 que seria
a equivalente. Não tive acesso a testar modelos novos ML como a Linha Z Nikon e R Canon para comparar.
Aqui onde moro quase ninguém migrou, os que tem ML são os que foram para as Sony há uns anos.
Não gosto das Sony. Antipatia por causa dos problemas que tive com a marca anteriormente.
Gostei muito da linha Canon.
O problema de mudar de marca é a chateação de vender tudo (geralmente mais barato) e comprar lentes, flash, etc, tudo mais caro.
Além disso com as dificuldades atuais, está mais difícil vender o equipamento anterior.
Finalmente esse mês, um amigo comprou uma Z5 e vou poder dar uma olhada de perto e avaliar.

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 03 de Agosto de 2021, 18:28:01
Pelo exposto acima, a não migração foi por motivo técnico, por não ter testado
os modelos novos (digamos 70%) e pela dificuldade da venda do material antigo (30%).
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #56 Online: 03 de Agosto de 2021, 18:46:06
Pelo exposto acima, a não migração foi por motivo técnico, por não ter testado
os modelos novos (digamos 70%) e pela dificuldade da venda do material antigo (30%).


Eu testei a EOS R por algumas horas e achei fantástica. Não tenho apego a marcas e usaria Nikon, Sony, sem problemas. Mas a pandemia realmente adiou o plano de muitos , isso não tenha dúvidas.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #57 Online: 03 de Agosto de 2021, 21:58:09
E convenhamos, só de 2 anos pra cá que o sistema de foco das mirrorless realmente evoluiu muito; isso pra quem precisa de fazer o tracking do objeto. Mas acredito que não este seja um ponto de muitos a se considerar em uma migração. Por exemplo, o foco no escuro e o foco no olho com Dual Pixel são motivos que me fizeram crer que a Canon está num caminho certo; eles fizeram o correto. A Sony já tem um sistema mirrorless consolidado e a impressão que tenho da Nikon é que ela resistiu a ir pro mirrorless e ficou pra trás; nada que não possa ser recuperado.

Se pensarmos de forma extremamente racional, vamos perceber que por mais 5 a 10 anos, quem tem boas DSLRs não precisará trocar. Por isso percebi que a Canon tem focado num mercado mais caro onde tem mais profissionais e ela parece ter encontrado um rumo lucrativo . Mas realmente motivo pra migrar ; ainda não me convenceram totalmente; e vai depender muito do fim da pandemia que só ficará pra fim de 2022 mesmo.


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 06 de Agosto de 2021, 18:24:19
Boa noite colegas

1. Quem ainda não migrou mas está próximo a migrar?

2. Há quem não vá migrar? Porque?
Quem não migrou, foi por que motivo? Técnico, financeiro ou o que?

Técnico e financeiro

Fotografo amador ou entusiasta de aves, 80% tempo.
 tecnico: Canon 80D, 90D e 7D não tenho ainda.
-45 pontos foco, dual pixel e 7 fotos p/segundo é (muito) importante na fotografia de aves

financeiro
Sonho ter Canon R6 mas não dá!!!


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 06 de Agosto de 2021, 20:28:49
Não sei o que aconteceu rs

1. Quem ainda não migrou mas está próximo a migrar?
Não

2. Há quem não vá migrar? Porque?
Quem não migrou, foi por que motivo? Técnico, financeiro ou o que?

Técnico e financeiro

Fotografo amador ou entusiasta de aves, 80% tempo.
 tecnico: Canon 80D, 90D e 7D não tenho ainda.
-45 pontos foco, dual pixel e 7 fotos p/segundo é (muito) importante na fotografia de aves
A Canon 80D é excelente, minha opinião.
Tenho Canon T5i, cerca 5 anos. Se eu conseguir ter, neste ano, a Canon 80D...5 anos passam.

financeiro
Sonho ter Canon R6 mas não dá!!! Custo alto

Rp ou R não interessam.