Autor Tópico: Migrando para mirrorless  (Lida 11449 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Setembro de 2018, 12:33:56
Se 2018 será um marco na fotografia ainda não sei, mas o fato é que todos os principais fabricantes de equipamentos, aderiram às câmeras mirrorless.

Como usuário de SLR ha xx anos, para mim, e provavelmente pra muita gente, chegou o momento de pensar na migração, ou de pelo menos começar a pensar nisso. É certo que tem gente que precisa e que não precisa mudar nada agora, alguns vão querer, outros não; a intenção aqui é, supondo que vou mudar, imaginar de que maneira poderia fazer essa migração.

Os fabricantes sinalizam que, para um bom desempenho do sistema, a espinha dorsal tem que mudar, novos mounts, novas câmeras e lentes, novas tecnologias, um jeito diferente de portar os equipamentos e fotografar.


Bem vindos à discussão!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2018, 12:35:02
Começando:

Definitivamente IBIS é necessário ou não???



Conhecimento importa mais que equipamento.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2018, 13:00:17
Sou apenas um hobista e entusiasta, então minha visão sobre certas facilidades pode ser um tanto limitada.

Migrei de DSLR para ML em 2016 porque não aguentava mais carregar tanto peso e volume em viagens.  Passei a utilizar o sistema M4/3, ao qual me adaptei muito bem e não penso em mudar. 

Sobre o IBIS, acho verdadeiramente útil, principalmente quando estou brincando com usando lentes manuais analógicas (só por diversão, pois normalmente uso lente MFT mesmo). Mas não diria que é indispensável. Na verdade, não considero sequer o foco automático como algo indispensável. Os registros fotográficos mais icônicos de todos os tempo foram feitos em épocas em que nenhuma dessas facilidades existia. E ainda assim resultaram grandes fotos.

Como profissional de tecnologia, entendo que tecnologia boa é aquela que vem para facilitar a vida das pessoas. Caso contrário, não serve.
E nesse sentido, o IBIS é algo muito bom , pois ajuda mesmo. Mas indispensável não é.

Mas como disse, essa é a visão de um mero hobista. :ok:

Grande e forte abraço.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2018, 13:57:48
penso da mesma forma... tem muitas lentes interessantes prime que poderiam se beneficiar do IBIS.

mas como o pessoal disse no outro post (se não me engano o Thales) melhor ter um sistema de foco bom do que ter IBIS...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:10:07
Nessa vida sempre temos coisas novas, umas que facilitam a nossa vida e outras que não.

Creio que num momento "todos" vão migrar para mirrorless. É algo que veio para ficar e é uma das que facilitam obviamente.

Mas, sempre vou ter ao menos um corpo DSLR, ela é nossa atual companheira hehe
Pode ser que nem use mais (futuramente), porém vai ficar lá e vou lembrar o quanto essa tecnologia mais antiga foi importante na minha vida de fotógrafo.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:16:18

Definitivamente IBIS é necessário ou não???


NECESSÁRIO não acho, até mesmo pq sobrevivemos muito bem até então sem isso. Mas eu acho que toda tecnologia é bem vinda se for facilitar nosso trabalho.
Fazemos FOTOGRAFIA, a câmera é nosso instrumento pra fazer isso, e eu acho que quanto mais recursos ele tiver pra facilitar a fazer as fotos que meu olho e meu cérebro mandam, melhor.

Toda a minha vida fotográfica tem sido com camera sem IBIS e lentes sem estabilização e tenho me virado bem, mas é uma feature que pra mim é um forte argumento pra migração. Claro, não é uma tecnologia que não dá pra ser implementada numa DSLR, mas eu acho que, mesmo que o mercado mirrorless ainda esteja caminhando ligeiramente devagar, vai ser adotado fortemente no futuro e acho que as fabricantes não vão se dar ao trabalho de focar tanto esforço nas DSLRs

Hoje eu tenho curiosidade em ir pra mirrorless. Tive uma Sony Alpha Nex C3 a muitos anos atrás e adorava ela, por peso, tamanho mas principalmente pela questão de ela estar sempre em "live-view" e simulando a exposição. Hoje acredito que deve ser muuuuito interessante fotografar sabendo como vai sair sua foto, sem precisar fazer cliques de teste, sem precisar baixar a camera pra ver se a foto saiu boa. Mais uma tecnologia que pra mim seria extremamente bem vinda!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2018, 16:17:41 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:17:20
Nessa vida sempre temos coisas novas, umas que facilitam a nossa vida e outras que não.

Creio que num momento "todos" vão migrar para mirrorless. É algo que veio para ficar e é uma das que facilitam obviamente.

Mas, sempre vou ter ao menos um corpo DSLR, ela é nossa atual companheira hehe
Pode ser que nem use mais (futuramente), porém vai ficar lá e vou lembrar o quanto essa tecnologia mais antiga foi importante na minha vida de fotógrafo.

logo logo... daqui uns 40 anos vão todos migrar para o cameraless...

só colocar um chip de gravação no olho humano...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:24:17
logo logo... daqui uns 40 anos vão todos migrar para o cameraless...

só colocar um chip de gravação no olho humano...
:hysterical:

É...eu falei futuramente....


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:24:18
logo logo... daqui uns 40 anos vão todos migrar para o cameraless...

só colocar um chip de gravação no olho humano...

nessa época quero ser orgulhosamente VINTAGE de DSLR rsrs
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:25:59
nessa época quero ser orgulhosamente VINTAGE de DSLR rsrs

 8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2018, 16:28:07
aí os comentários vão ser:

"nossa você ainda não implantou o novo chip da DJI o Nikon Câmeraless? sério que você ainda usa câmera?"
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2018, 17:02:00
Fazendo um paralelo, vendi minha ultima câmera MF um kit Pentax 67 lindo, com 4 objetivas, visor etc... vendi porque estava difícil e caro revelar E6, não havia mais cromo, a câmera era super pesada, enfim, fiquei só com 35mm para filme, e ainda da linha Canon EOS que me permite usar as mesmas objetivas que a digital.
Atualmente tenho uma caixa com vários rolos de filme aqui pra queimar, porem não sinto mais prazer em fotografar com filme, tenho ampliador, tanques e todo o equipamento de revelação, aina tenho um pouco de químicos, papel para ampliar (vencido), etc... mas dá uma preguiça danada percorrer todo o processo, muita coisa nem lembro mais. Digamos que faz 10 anos que venho me afastando do filme, e nos últimos 5 anos, me afastei de vez.

Eu me conecto mais com a fotografia mesmo, acho prazeroso fotografar com digital, e muito mais prezeroso ainda editar no computador, já venci a barreita de aprender a editar e imprimir com jato de tinta, tenho até uma 3880 aqui, ja entendi os papeis fine-art, ja conheço os papéis que gosto.

Tudo isso é um processo, a tecnologia está mudando, e acho que está acontecendo novamente, imagine só, era inimaginável tem uma câmera com mais de 100 pontos de foco até alguns anos atrás, IBIS foco que acompanha os olhos, etc...
A tecnologia vem para dar liberdade para aqueles que querem se conectar com a fotografia, seja da maneira que for.




« Última modificação: 06 de Setembro de 2018, 17:07:26 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2018, 17:16:49
Quanto ao IBIS, sim posso viver sem ele, mas ainda tenho duvidas se no sistema Canon ML o estabilizador nas lentes é uma tecnologia a prova de futuro.

É incrível o fato de que posso fazer uso de toda e qualquer objetiva Canon, Nikon, Pentax, Zeiss, Contax (ou qualquer outra marca) nas câmeras mirrorless (usando adaptador), então quem tem IBIS tem uma vantagem em relação aos fabricantes que não tem, porque existirão situações onde nem tudo é perfeito e o IBIS fará diferença.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2018, 17:25:33
...porque existirão situações onde nem tudo é perfeito e o IBIS fará diferença.

concordo  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2018, 18:20:10
Sobre o IBIS, comentei outro dia que a GoPro usa IBIS digital. E, por coincidência acabei de apagar um vídeo da minha filha brincando no balanço da praça. O IBIS definitivamente estava trabalhando, dada a estabilidade da imagem. Mas vi uma coisa bem desagradável também: quando eu estava filmando, as oscilações da câmera acompanhando ela era bastante abruptas, fazendo com que o "bate e volta" fosse realmente pronunciado. Não sei se um IS/VR ótico suavizaria isso.